Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Snake Eyes

10 Cursos Superiores a Evitar neste Momento

Publicações recomendadas

Pois, em Coimbra.

Aquele curso de Viseu é para todos, mas é dada preferência a quem vem de cursos profissionais relacionados. E a media anda perto dos 11/12, se bem me lembro.

Não sabia, mas há tempos quando andou por ai aquela tabela do jornal económico com a taxa desemprego de cada curso, de cada faculdade, jornalismo na fluc tinha uma taxa de 0.9! Mais baixa que as taxas de engenharia, por isso deve ser mesmo desvalorização dos cursos "tipo" ciências da comunicação.

Compartilhar este post

Link para o post

E isso de tirar uma licenciatura só para ter a vida feita é muito giro. Depois arriscam-se a ficar presos a um trabalho/vida que detestam. Tudo em nome da boa vida.

Bingo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu por ex. prefiro demorar 10 anos a tirar um curso de Engenharia e depois ter uma vida pela frente (mesmo que tenha de ir embora daqui) do que tirar um curso de Arqueologia em 3 anos com média de 18 e f*der o resto da vida, mas lá está, isso sou eu.

Mas o que te faz pensar que um gajo que demore 10 anos a tirar Engenharia, conseguia 18 a Arqueologia em 3 anos? Essa basófia anda alta, anda.

Compartilhar este post

Link para o post

Close enough.

E isso de tirar uma licenciatura só para ter a vida feita é muito giro. Depois arriscam-se a ficar presos a um trabalho/vida que detestam. Tudo em nome da boa vida.

E pior, arriscam-se a ser maus profissionais.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o que te faz pensar que um gajo que demore 10 anos a tirar Engenharia, conseguia 18 a Arqueologia em 3 anos? Essa basófia anda alta, anda.

Deixa lá, ainda há aquela mania parva que as ciências sociais fazem-se a cagar :lol:

Havia de ser giro ver amigos meus que são muito bons a Ciências em Humanidades ou Socio-Económicas, de certeza absoluta que se enterravam fortemente. É uma questão de aptidões, não de facilidade absoluta.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu (no meu caso) adoro o que faço, tive sorte em ser bom a matemática e nos computadores, não posso falar dos outros. Obviamente acredito que muitos optem por cursos só para parecer bem ou para terem a vida feita, eu, felizmente, optei por um curso que gostei e que me garante saída no mercado de trabalho (pelo menos por enquanto) .

Atenção: não estou a atacar ninguém, mas os cursos em que se sai com mais facilidade são os cursos que cá foram têm mais desemprego, não pretendo atacar ninguém. Até porque eu como já disse sou fanático de Filosofia por ex., obviamente nunca me iria meter num curso de Filosofia, sabendo que existiram cerca de 84% de hipóteses de quando acabar o curso ir para o desemprego.

Correcto. De qualquer maneira, prefiro ir para fora de Portugal e trabalhar na área em que me licenciei do que ficar por cá e tirar um curso que não gosto e que não me diz nada só porque no final da Licenciatura a percentagem de emprego é superior a X.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa lá, ainda há aquela mania parva que as ciências sociais fazem-se a cagar :lol:

Havia de ser giro ver amigos meus que são muito bons a Ciências em Humanidades ou Socio-Económicas, de certeza absoluta que se enterravam fortemente. É uma questão de aptidões, não de facilidade absoluta.

Isso é que é a mais pura das verdades. Agora o que eu nunca entendi foi o porquê dessa generalização.

Compartilhar este post

Link para o post

Esquece a média de 18, mas acabava o curso no máximo em 4 anos. Não percebo o porquê de me estarem a tirar a razão, toda a gente sabe que há cursos mais fáceis do que outros.

Editado por Thomas

Compartilhar este post

Link para o post

Isto resume-se a:

Engenharias + Tecnologias + Matemática + Saúde = Winners

O meu curso tem isso tudo.

post-71856-1318868265.jpg

E andava eu preocupado com a empregabilidade...

Compartilhar este post

Link para o post

Correcto. De qualquer maneira, prefiro ir para fora de Portugal e trabalhar na área em que me licenciei do que ficar por cá e tirar um curso que não gosto e que não me diz nada só porque no final da Licenciatura a percentagem de emprego é superior a X.

Sim, aliás eu próprio disse que tinha ido para o curso porque gostava. E tal como já disse, por enquanto o curso até tem saída, no futuro pode não ter e eu ter que ir para o estrangeiro. Agora não podemos colocar todos os licenciados no mesmo saco, isso não. É diferente tirar um curso de Medicina (por ex.) do que um curso de Filosofia. Estarei errado ?

Editado por Thomas

Compartilhar este post

Link para o post

Somos 2, querem que sejamos engenheiros e médicos só para "ter emprego garantido" guess what I don't give a fuck, quero tirar um curso que goste e não que agrade a terceiros e para ficar num emprego que detesto.

Temos é de procurar, pesquisar e esforçarmo-nos para encontrar o que queremos.

Editado por Leston

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma boa amiga em Psicologia, más notícias pra ela :-|

só alguém, digamos, ignorante é que vai para Psicologia e não sabe o que espera.

Engenharias + Tecnologias + Matemática + Saúde = Winners; Restantes = Loosers

um de inglês era bom para ti hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Esquece a média de 18, mas acabava o curso no máximo em 4 anos. Não percebo o porquê de me estarem a tirar a razão, toda a gente sabe que há cursos mais fáceis do que outros.

E tirava em 4 porquê? Isso é baseado em algum estudo que eu desconheça, Arqueologia é assim tão fácil? Se calhar devia ter tirado Latim e Grego clássicos como cadeiras de opção, se era assim tão acessível subiam-me a média!

Sim, aliás eu próprio disse que tinha ido para o curso porque gostava. E tal como já disse, por enquanto o curso até tem saída, no futuro pode não ter e eu ter que ir para o estrangeiro. Agora não podemos colocar todos os licenciados no mesmo saco, isso não. É diferente tirar um curso de Medicina (por ex.) do que um curso de Filosofia. Estarei errado ?

E deve haver muito médico que não conseguia tirar Filosofia. E então?

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que é diferente. Claro que a empregabilidade é diferente mas se alguém quiser seguir Filosofia, porque é que não o poderá fazer? Só porque a taxa de emprego é baixa? Se gostam, vão à luta. Procurem e esforcem-se por encontrar um bom sítio onde leccionar (penso que seja uma das principais saídas no curso de Filosofia) numa Universidade ou Escola Secundária. Se não for em Portugal, então no estrangeiro. Quem tirar esse curso tem é que saber ao que vai.

Editado por Naitch

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim é que eu gostava de seguir estudos europeus na Faculdade de Letras :lol:

Se gostas vai. Tenta ter uma boa média e ter um bom currículo, se cá não der sempre tens a hipótese do estrangeiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção: não estou a atacar ninguém

Isto depois de dizer que quem não é de "Engenharias + Tecnologias + Matemática + Saúde" é "looser", e de nos rebaixar considerando os nossos cursos "fáceis". btw, "looser" não significa "perdedor", algo que terias aprendido se tivesses prestado atenção às aulas de uma certa disciplina da área dos "perdedores". Havia de ser giro tirares Latim clássico, lá se ia o curso de Arqueologia em 4 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema não é tirarem ciencias sociais, quem quer tirar que tire...

O problema é quem tira esses cursos e depois se queixa que não tem emprego...se não sabiam que o curso tinha baixa empregabilidade, deviam se ter informado antes...

Compartilhar este post

Link para o post

O problema não é tirarem ciencias sociais, quem quer tirar que tire...

O problema é quem tira esses cursos e depois se queixa que não tem emprego...se não sabiam que o curso tinha baixa empregabilidade, deviam se ter informado antes...

Isso é verdade. Quem entra nelas tem de saber que corre este risco.

E também sou da opinião que se ignora demasiado essa área, que é mais essencial do que muita gente pensa.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que ser repensado talvez o número de cursos/vagas nessas áreas tendo em conta a empregabilidade, mas acho que quem quer uma área deve procurar seguir essa mesma área.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é verdade. Quem entra nelas tem de saber que corre este risco.

E também sou da opinião que se ignora demasiado essa área, que é mais essencial do que muita gente pensa.

Sim é obvio que é importante, aliás como todas as profissões são.

Agora a realidade é que muitas vezes, nomeadamente na colocação de professores, aparecerem recém licenciados na televisão, a dizerem que estudaram 5 anos para tirar historia, e agora 95% dos recém-licenciados ficaram sem colocação "Pergunto ao senhor ministro, como vamos sobreviver?" Ora isto é algo completamente ridículo, as pessoas já deviam saber que o curso de historia não tem grande empregabilidade e não é o Estado (que somos todos nós) que temos de resolver esta situação (Se bem que pudessem reduzir as vagas em historia para 10% do que são hoje, mas ai as pessoas iam se queixar que não podiam estudar o que gostavam)

Compartilhar este post

Link para o post

Para 10% não digo, que isso entravam menos de 5 pessoas por ano. Mas reduzir, sem dúvida.

A área de História, especificamente, precisa mesmo disso. Não sei quantos entraram este ano em Coimbra, mas houve um ano em que entraram cerca de 60 alunos; isto é um disparate. Mas a redução, volto a frisar, deveria acontecer porque se dá pouca importância aos conhecimentos adquiridos neste curso, não porque estes são inúteis. Aliás, História dá um background de conhecimentos que poucos cursos das várias áreas conseguem igualar. E a sensibilidade com que a História aborda os problemas tem feito falta no mundo actual.

PS: Quem diz História, diz Filosofia, Psicologia ou outras áreas do género. Já tenho maiores dificuldades em dizer o mesmo de Estudos Portugueses, Ingleses, Americanos e outros que tais.

Lol, porque?

Porque está pior que História.

Editado por BlackHawk

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...