Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

IRS - Truques e Dicas

Publicações recomendadas

Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Declaração certa mais de 1 mês depois

Não chegou a um mês, mas a minha também só passou a certa hoje.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha já passou de certa a com reembolso, fui surpreendido com um aumento substancial do reembolso, quando comparado com o que dava no simulador.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 47 minutos:

A minha já passou de certa a com reembolso, fui surpreendido com um aumento substancial do reembolso, quando comparado com o que dava no simulador.

Descoberto novo militante do PS.

• Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , Em 05/05/2023 at 14:41:

A minha diz liquidação processada há dois dias...

Compartilhar este post

Link para o post

Um mês certo desde a submissão até receber o dinheiro. De dia 15 a dia 15.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas malta.

É o seguinte,no ano passado estive 2 semanas a trabalhar em França e acabei por receber 1K brutos(com contrato e enviaram-me por e-mail o salary papper,com o que recebi em líquidos,em brutos,o quanto x foi para o estado etc.) ,mas por motivos pessoais não me convinha que os meus pais soubessem que tive rendimentos.

A cena é,ainda tenho 25 anos o que significa que ainda conto como dependente e a minha morada fiscal ainda está localizada na casa dos meus pais(os meus pais divorciaram-se em abril do ano passado,atualmente só a minha mãe reside na casa onde tenho morada fiscal).

Apesar de ser dependente posso fazer o IRS sozinho ou tenho que falar com um deles para me darem a senha e depois eu preencher o que tenho a preencher? No melhor das hipóteses não me convinha que eles soubessem dos meus rendimentos mas também não queria que eu e os meus pais tivessem estrondos  com as finanças.

Editado por Pablo Escobar

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pablo Escobar, há 10 minutos:

Boas malta.

É o seguinte,no ano passado estive 2 semanas a trabalhar em França e acabei por receber 1K brutos(com contrato e enviaram-me por e-mail o salary papper,com o que recebi em líquidos,em brutos,o quanto x foi para o estado etc.) ,mas por motivos pessoais não me convinha que os meus pais soubessem que tive rendimentos.

A cena é,ainda tenho 25 anos o que significa que ainda conto como dependente e a minha morada fiscal ainda está localizada na casa dos meus pais(os meus pais divorciaram-se em abril do ano passado,atualmente só a minha mãe reside na casa onde tenho morada fiscal).

Apesar de ser dependente posso fazer o IRS sozinho ou tenho que falar com um deles para me darem a senha e depois eu preencher o que tenho a preencher? No melhor das hipóteses não me convinha que eles soubessem dos meus rendimentos mas também não queria que eu e os meus pais tivessem estrondos  com as finanças.

EDIT: fui pesquisar e até 25 anos e com menos de 9mil anuais podes continuar como dependente. 

Quanto ao preenchimento, tendo em conta que a parte do dependente é preenchido por quem faz o IRS, diria que terás que falar com essa pessoa pois não podes preencher parcialmente uma declaração, ela é preenchida na totalidade e entregue, não dá para simplesmente entrares e colocares a tua parte.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 2 minutos:

Diria que se tens 25 anos e recebeste um salário, deixaste de ser dependente.

Acho que só aos 26 ou se receberes acima dos 14 salários mínimos anualmente deixas de ser considerado dependente, foi o que sempre depreendi no irs. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 1 minuto:

Acho que só aos 26 ou se receberes acima dos 14 salários mínimos anualmente deixas de ser considerado dependente, foi o que sempre depreendi no irs. 

Sim, já corrigi.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin, há 23 minutos:

EDIT: fui pesquisar e até 25 anos e com menos de 9mil anuais podes continuar como dependente. 

Quanto ao preenchimento, tendo em conta que a parte do dependente é preenchido por quem faz o IRS, diria que terás que falar com essa pessoa pois não podes preencher parcialmente uma declaração, ela é preenchida na totalidade e entregue, não dá para simplesmente entrares e colocares a tua parte.

Mas basta avisar a um deles ou tenho que avisa-los os 2? Eles desde Abril do ano passado que estão divorciados e por isso devem fazer o IRS separados I guess. Se pedir a um deles ou os 2 a minha passe posso aceder com o meu NIF e a minha senha ao portal das finanças e depois preencher o que tenho a preencher? ou tenho que pedir  a minha própria senha as finanças?

Editado por Pablo Escobar

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 7 minutos:

https://www.doutorfinancas.pt/impostos/irs/quem-esta-isento-de-entregar-o-irs/

Com 1k julgo que estás isento de entregar declaração. De qualquer das formas, fui várias vezes trabalhar sazonalmente para França e nunca na vida declarei esses rendimentos.

Trabalhaste com contrato ou sem? e fizeram retenção de fonte?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pablo Escobar, Agora:

Trabalhaste com contrato ou sem? e fizeram retenção de fonte?

Já foi aos anos, mas sim, sempre com contrato diretamente com o empregador e retenção na fonte.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 2 minutos:

Já foi aos anos, mas sim, sempre com contrato diretamente com o empregador e retenção na fonte.

Então isso é declarado lá, digo eu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 6 minutos:

Hmm então assim acho que não preciso de fazer declaração i guess.

Se bem que a muita informação contraditória em relação a isso,acho que o melhor que tenho a fazer é esclarecer isso num balcão das finanças idk.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 minutos:

Então isso é declarado lá, digo eu.

Sim foi o que eu supus, mas verdade seja dita, na altura não pensava lá muito nisto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pablo Escobar, há 1 hora:

Mas basta avisar a um deles ou tenho que avisa-los os 2? Eles desde Abril do ano passado que estão divorciados e por isso devem fazer o IRS separados I guess. Se pedir a um deles ou os 2 a minha passe posso aceder com o meu NIF e a minha senha ao portal das finanças e depois preencher o que tenho a preencher? ou tenho que pedir  a minha própria senha as finanças?

Se vais no IRS como dependente não tens que preencher nada. Quanto muito os teus pais terão que colocar que o dependente X teve X rendimento. 

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, se um elemento do agregado, não tiver rendimentos, apesar de tar casado com alguém que tem a reforma, pode ser colocado como ascendente no IRS do filho?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de footboy23, há 2 horas:

Boas, como faço para proceder ao pagamento do IRS em prestações?

já te mando o IBAN por MP

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de footboy23, Em 27/06/2023 at 22:30:

Boas, como faço para proceder ao pagamento do IRS em prestações?

Contata-os usando o chat do Portal. Por norma, respondem rápido

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...