Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

IRS - Truques e Dicas

Publicações recomendadas

O pessoal que já anda a receber/ou que aparece liquidação processada é tudo malta que fez automatico?

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal que já anda a receber/ou que aparece liquidação processada é tudo malta que fez automatico?

Manual, dia 30

Compartilhar este post

Link para o post

Submeteres agora, ou no final de Maio é o mesmo... o prazo de pagamento é sempre 31 de Agosto

pensava que não, thanks.

Nice esse prazo.

Compartilhar este post

Link para o post

Os meus pais deixaram de me ter como dependente a partir do dia 15 de Maio. Neste caso, devem-me colocar como dependente ou há algum tratamento especial, por ser só mais ou menos meio ano?

Compartilhar este post

Link para o post

Quando não dá para fazer irs automático é porquê mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post

Os meus pais deixaram de me ter como dependente a partir do dia 15 de Maio. Neste caso, devem-me colocar como dependente ou há algum tratamento especial, por ser só mais ou menos meio ano?

Depende. Podes ser considerado dependente até aos 25 anos (inclusive) desde que tenhas recebido menos que o salário mínimo anual (para 2016 são 7420€). É fazerem simulações das várias maneiras e ver o que compensa mais.

Quando não dá para fazer irs automático é porquê mesmo?

O sistema vai buscar os dados do IRS do ano passado e as condições são as seguintes:

Os contribuintes abrangidos pelo IRS Automático, são os que, cumulativamente:

Não tenham dependentes;

Não tenham direito a deduções por ascendentes;

Não usufruam de benefícios fiscais

Sejam Residentes em Portugal durante todo o ano;

Não detenham o estatuto de Residente Não Habitual;

Obtenham rendimentos apenas em Portugal;

Obtenham apenas rendimentos do trabalho dependente (categoria A) e/ou de pensões (categoria H), bem como rendimentos tributados por taxas liberatórias e não pretendam optar pelo seu englobamento quando permitido, com exclusão das gratificações não atribuídas pela entidade patronal e dos rendimentos de pensões de alimentos;

Não tenham pago pensões de alimentos;

Não tenham direito a deduções por deficiência fiscalmente relevante nem por dupla tributação internacional.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende. Podes ser considerado dependente até aos 25 anos (inclusive) desde que tenhas recebido menos que o salário mínimo anual (para 2016 são 7420€). É fazerem simulações das várias maneiras e ver o que compensa mais.

No meu caso, cumpro esses requisitos: durante o ano de 2016 tive até 25 anos (inclusive) e recebi menos do que esse montante. Quando falas em simulações, seria (1) os meus pais fazerem o IRS indicando-me como dependente (nesse caso, eu não faria IRS) ou (2) eu fazer o IRS como independente, correcto?

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso, cumpro esses requisitos: durante o ano de 2016 tive até 25 anos (inclusive) e recebi menos do que esse montante. Quando falas em simulações, seria (1) os meus pais fazerem o IRS indicando-me como dependente (nesse caso, eu não faria IRS) ou (2) eu fazer o IRS como independente, correcto?

Exacto.

Uma cena que eu não tenho a certeza e não sei se aplica ao teu caso: uma vez que saíste de casa, à partida terás encargos com imoveis - seja rendas ou emprestimo à habitação.

O empréstimo a habitação sendo posterior a 2011 já não dá direito a deduções, mas no caso das rendas as deduções provenientes daí são razoáveis. No caso de teres rendas, eu não tenho a certeza se as deduções serão contabilizadas caso vás como dependente. Nunca me calhou um caso assim, até porque à partida quem tem encargos com imóveis já faz o IRS sozinho :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Os encargos são respeitantes a um empréstimo à habitação que foi contraído antes de 2011.

Estou nesta situação há já alguns anos, portanto. :mrgreen: uma vez que o meu pai já fez as simulações e, overall, compensa colocar-me como dependente, pelo que devemos optar por essa alternativa.

Apenas uma última questão: acontece que eu já submeti o meu IRS há uns dias, como posso fazer para eliminar essa submissão? Pelo que me parece, só dá para submeter nova. Se der, como consigo fazê-lo? Se não, submetendo uma nova, conseguiria o efeito de que "não submeter IRS" de alguma forma? Que imbróglio que aqui está. :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Os encargos são respeitantes a um empréstimo à habitação que foi contraído antes de 2011.

Estou nesta situação há já alguns anos, portanto. :mrgreen: uma vez que o meu pai já fez as simulações e, overall, compensa colocar-me como dependente, pelo que devemos optar por essa alternativa.

Apenas uma última questão: acontece que eu já submeti o meu IRS há uns dias, como posso fazer para eliminar essa submissão? Pelo que me parece, só dá para submeter nova. Se der, como consigo fazê-lo? Se não, submetendo uma nova, conseguiria o efeito de que "não submeter IRS" de alguma forma? Que imbróglio que aqui está. :medinho:

Eish.. assim tá complicado. Não há maneira de eliminar a submissão. É que não é apenas a substituição da declaração.. passas de sujeito passivo de IRS para dependente. Acho que devias ligar à linha de apoio ou dirigir-te ao Serviços de Finanças para esclarecer a situação e ver como corrigir. Porque acho que se os teus pais submeterem uma declaração contigo como dependente vai dar divergência a dizer que o teu NIF já está como sujeito passivo noutra declaração. Só mesmo as Finanças é que te podem ajudar neste caso...

Editado por gunthi

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz automático dia 2.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz dia 4 (conta de outrem + independente) e hoje "foi considerada certa após validação central"

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

:compinchas: Thanks. Pode ser que pingue em breve :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Já tanta gente a receber, a minha mãe fez-me isto logo no primeiro ou segundo dia e enviou para lá e ainda não recebi nada, hoje fui lá ver e mudou o estado, da última vez que tinha visto dizia que tinha sido recebido mas aguardava validação, agora já diz declaração certa tipo 1 D. Prazo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eish.. assim tá complicado. Não há maneira de eliminar a submissão. É que não é apenas a substituição da declaração.. passas de sujeito passivo de IRS para dependente. Acho que devias ligar à linha de apoio ou dirigir-te ao Serviços de Finanças para esclarecer a situação e ver como corrigir. Porque acho que se os teus pais submeterem uma declaração contigo como dependente vai dar divergência a dizer que o teu NIF já está como sujeito passivo noutra declaração. Só mesmo as Finanças é que te podem ajudar neste caso...

Entretanto liguei para as finanças e, aparentemente, dá para anular. Segundo a senhora, é um processo bastante célere, tendo apenas de ir a uma repartição de finanças e pedir a anulação. Vamos ver!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

A minha namorada aparece no simulador dois traços, estamos a achar muito estranho porque ela tem quase 10k de rendimentos e pede factura em tudo, o ano passado com menos rendimento recebeu 500 e tal € e este ano não recebe nada?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Já Agora, os recibos verdes q passei não me aparecem automáticamente, é normal?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou com problemas com o plug in Java.

Ja tentei mudar de browser, instalar java, desinstalar, etc... E nada. Nao me abre nada, na parte que é para fazer a declaração, aparece-me sempre o abiso do plug in ou então quando não aparece dá-me a info para esperar maa nunca abre nada...

Alguém me pode auxiliar?

Compartilhar este post

Link para o post

A minha namorada aparece no simulador dois traços, estamos a achar muito estranho porque ela tem quase 10k de rendimentos e pede factura em tudo, o ano passado com menos rendimento recebeu 500 e tal € e este ano não recebe nada?

E ela tem retenção na fonte? É que só consegues receber no IRS se tiveres feito retenção na fonte ao longo do ano.

Já Agora, os recibos verdes q passei não me aparecem automáticamente, é normal?

Sim é normal não aparecerem, tu é que tens que inserir o valor.

Eu estou com problemas com o plug in Java.

Ja tentei mudar de browser, instalar java, desinstalar, etc... E nada. Nao me abre nada, na parte que é para fazer a declaração, aparece-me sempre o abiso do plug in ou então quando não aparece dá-me a info para esperar maa nunca abre nada...

Alguém me pode auxiliar?

Usa o internet explorer. Se mesmo assim não resultar (que é pouco provavel), saca a aplicaçao e faz offline

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...