Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

IRS - Truques e Dicas

Publicações recomendadas

Tinha 1 factura em educação e 2 que estavam por seleccionar que também eram educação, meti em educação, mas o valor da dedução e do total, só está da que já lá estava. E já meti à 1 semana. Acaba por ir ao sítio ou mais vale mandar mail para lá?

Já passou um mês, e continua igual :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Não é sobre IRS mas anda lá perto.

Há alguma forma de pedir a declaração de abertura de actividade via portal das finanças? A minha maria não sabe onde raio arrumou a sua e precisava disto. Só para não ter que ir às finanças que aquilo é a desgraça total.

E se sim, podem explicar-me onde é que faço o pedido pelo site? Aquilo tem tanto separador que já perdi imenso tempo à procura e nada.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Cidadãos > Obter > Comprovativos > Actividade > Início de Actividade

Mesmo à frente dos olhos :lol: obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Estava aqui a validar umas faturas no portal e surgiu-me uma dúvida: tenho algumas faturas em papel sem o meu número de contribuinte, coisas menores tipo refeições ou assim, mas a fatura tem o código direitinho e tudo o mais.

Vale a pena estar a inserir essas? Ou como não solicitei com o número de contribuinte logo no acto de compra, torna-se inválido estar a registá-las?

Compartilhar este post

Link para o post

Não são válidas. No caso de teres pedido com contribuinte e não aparecerem no portal é q as podias registar. Nesse caso, não.. ;)

Editado por gunthi

Compartilhar este post

Link para o post

amigos, tenho umas dúvidas de irc.

eu não consigo perceber em modo como é que funciona o cálculo do rendimento líquido.

todo ele, desde descobrir o lucro tributável, ao calcular a materia coletada, estimativa etc etc até chegar ao valor do rlp.

ya, é para um teste. por favor, quem souber explicar; ajudem um gajo.

desde já obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não há tópico da Segurança Social, se houver algum mod que mude este post porque não encontrei.

Em Novembro ou Outubro já não me recordo, recebi a carta com aumento do escalão, tinha os 10 dias para alterar, que fiz através da Segurança Social directa, onde não me apareceu nenhum erro e assumo que tenha "entrado".

Estou a tentar pagar a segurança social, e o meu banco está a assumir como sendo o escalão que me atribuiram e que eu entretanto alterei. Como faço? É erro? É que supostamente deveria pagar menos.

Compartilhar este post

Link para o post

por falar nisso, alguém ajuda a cancelar os recibos verdes pelo portal das finanças?

não sei os passos e queria cancela-los pfv.

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

por falar nisso, alguém ajuda a cancelar os recibos verdes pelo portal das finanças?

não sei os passos e queria cancela-los pfv.

obrigado

Tenho a ideia que só podes cancelar x dias após a emissão (não sei se 5 se 10, mas está entre estes dias)

Consultar -> recibos verdes -> escolhes o recibo, e aparece do lado direito em cima, "anular"

Compartilhar este post

Link para o post

eu nao quero cancelar/anular UM recibo, quero mesmo cessar actividade. era nisto que precisava de ajuda. Obrigado malta, desde já.

Compartilhar este post

Link para o post

eu nao quero cancelar/anular UM recibo, quero mesmo cessar actividade. era nisto que precisava de ajuda. Obrigado malta, desde já.

Tentei mandar PM mas acho que tens a caixa cheia

Aqui vai

Cidadãos > Entregar > Declarações (Atividade) > Cessação de Atividade >

Metes a data da cessação tanto em IVA (se for o caso) como em IRS e a opção em ambos os casos é a alinea b)

Se precisares de mais ajuda diz ;)

Abraço

Acho que não há tópico da Segurança Social, se houver algum mod que mude este post porque não encontrei.

Em Novembro ou Outubro já não me recordo, recebi a carta com aumento do escalão, tinha os 10 dias para alterar, que fiz através da Segurança Social directa, onde não me apareceu nenhum erro e assumo que tenha "entrado".

Estou a tentar pagar a segurança social, e o meu banco está a assumir como sendo o escalão que me atribuiram e que eu entretanto alterei. Como faço? É erro? É que supostamente deveria pagar menos.

Jimpo, isso demora sempre alguns meses a dar a decisão... não é automático.. Tens duas opções:

- se a diferença não for muita, paga o que aparece até sair a decisão e depois falas com a SS e pedes para acertar a conta corrente;

- vais ao portal da SS: Conta corrente > Emitir documentos para pagar (...) > selecionas o mes que queres pagar aquilo gera entidade e referencia, depois quando fores pagar, metes só o valor para o qual pediste a redução do escalão... quando sair a decisão, se for aceite pagaste logo o valor correto não mexe mais; senão for aceite precisarás de pagar a diferença acrescida de juros de mora (que são baixinhos na SS)

Editado por gunthi

Compartilhar este post

Link para o post

Jimpo, isso demora sempre alguns meses a dar a decisão... não é automático.. Tens duas opções:

- se a diferença não for muita, paga o que aparece até sair a decisão e depois falas com a SS e pedes para acertar a conta corrente;

- vais ao portal da SS: Conta corrente > Emitir documentos para pagar (...) > selecionas o mes que queres pagar aquilo gera entidade e referencia, depois quando fores pagar, metes só o valor para o qual pediste a redução do escalão... quando sair a decisão, se for aceite pagaste logo o valor correto não mexe mais; senão for aceite precisarás de pagar a diferença acrescida de juros de mora (que são baixinhos na SS)

Pensei que fosse automático!

É que isto é ridículo, uma pessoa está a recibos verdes, fazem as contas relativamente ao que ganhei o ano passado. Estive 4 meses agora a ganhar 350/400€ e aumento de escalão e fico a pagar 180€ de segurança social. Enfim.

Que é que aconselhas? Pago o valor que eles dizem, ou o escalão para qual pedi autorização? Se pagar os 180, depois quando for aceite não fazem acerto pois não? Do tipo, paguei a mais pago menos depois?

obrigado desde já

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei que fosse automático!

É que isto é ridículo, uma pessoa está a recibos verdes, fazem as contas relativamente ao que ganhei o ano passado. Estive 4 meses agora a ganhar 350/400€ e aumento de escalão e fico a pagar 180€ de segurança social. Enfim.

Que é que aconselhas? Pago o valor que eles dizem, ou o escalão para qual pedi autorização? Se pagar os 180, depois quando for aceite não fazem acerto pois não? Do tipo, paguei a mais pago menos depois?

obrigado desde já

Pois, é por isso que está em cima uma proposta para se passar a pagar a SS com base nos rendimentos dos últimos três meses. ( http://sol.sapo.pt/artigo/535565/aprovadas-novas-regras-para-os-recibos-verdes )

Tal como tinha sido negociado entre o Governo e o BE, passam a contar os últimos três meses de rendimentos para o cálculo dos descontos para a Segurança Social.

A proposta inicial de Orçamento deixava esse ponto em aberto, mas uma alteração proposta pelo BE e aprovada com os votos de PS, BE, PCP, PEV e PAN clarificou que serão mesmo os três meses o período de referência para o cálculo.

Senão te fizer muita mossa na carteira, paga os 186,13€ que eles fixaram e depois quando sair a decisão, se o pedido de redução for aceite terás que lhes pedir um extrato de conta corrente para ver quanto é que pagaste a mais. Depois esse crédito que ficou vais usando nos meses seguintes.

Agora se te fizer muita diferença em termos monetários é fazeres como eu disse: emites a guia, usas a entidade e referência que vêm na guia mas pagas só o valor que solicitaste a redução.

Deixo um quote que pode interessar:

Quando pedir para mudar de escalão?

Existem três alturas especiais do ano para pedir a mudança de escalão de rendimento de trabalhadores independentes: novembro, fevereiro e junho.

De início ao fim dos meses de fevereiro e de junho, os trabalhadores recibos verdes podem solicitar a alteração de escalão fixado em novembro do ano anterior.

Os trabalhadores independentes que tenham reiniciado a atividade desde março podem solicitar a mudança de escalão fixado no reinício da atividade.

Também é possível para mudar de escalão em novembro/dezembro, após se receber a notificação de escalão (que acontece entre outubro e novembro), num prazo de dez dias úteis.

Os pedidos de alteração realizados em junho aplicam-se a 1 de julho. O trabalhador independente deve sempre esperar até obter resposta da Segurança Social quanto ao seu pedido antes de mudar o valor do pagamento das suas contribuições.

Como pedir a mudança de escalão?

Os pedidos de mudança de escalão são feitos online na Segurança Social Direta, selecionando "Emprego" > "Trabalhadores Independentes" > "Solicitar a alteração do escalão de contribuições".

É necessário indicar um endereço eletrónico pessoal para acompanhamento do pedido e selecionar a opção “Alteração para outro escalão de entre os dois escalões imediatamente inferiores ou superiores ao escalão do rendimento relevante”, inserindo então o escalão desejado (entre dois acima ou dois abaixo do que ficou oficialmente colocado), confirmando por fim a seleção.

Também pode pedir para alterar o escalão das contribuições pessoalmente nos serviços de atendimento da Segurança Social.

Pode depois consultar o pedido de alteração através do menu “Emprego” > “Trabalhadores Independentes” > “Consultar pedidos de alteração do escalão de contribuições”.

https://www.economias.pt/reducao-da-taxa-de-seguranca-social-de-trabalhadores-independentes/

Editado por gunthi

Compartilhar este post

Link para o post

Estava agora a verificar o portal efatura, e tenho montes de faturas de alimentação e reparação automovel a cair nas Despesas Gerais. Porque? Como posso corrigir isto?

Compartilhar este post

Link para o post

Estava agora a verificar o portal efatura, e tenho montes de faturas de alimentação e reparação automovel a cair nas Despesas Gerais. Porque? Como posso corrigir isto?

Possívelmente devido ao CAE que essas empresas possuem...por exemplo as faturas da Norauto não dá para por em reparação automóvel porque o CAE é "Comércio de peças de automóveis".. tenta alterar se o "sistema" deixa fixe. Senão der ele dá-te o erro de "CAE inválido" ou cena parecida..

Compartilhar este post

Link para o post

Pois um dos problemas parece ser esse, enquanto que outro parece-me ser apenas um bug visual do site quando filtro por categoria, aparece por vezes linhas de outras categorias.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, tenho aqui um pequeno grande problema que me está a deixar na m*rda.

Eu ando a trabalhar num atelier desde o final do ano passado, onde comecei à experiência e me pagava pouco mais que o subsídio de alimentação e transportes.

Quando o período à experiência terminou fui abrir a actividade, já que tudo indicava que ia continuar por cá.

Aberta a actividade, no mês seguinte recebi exactamente o mesmo e fui conversar com o meu patrão, que me veio com uma conversa da treta sobre ainda não estar pronto para ser remunerado com colaborador a full time, yada yada yada. Houve uma certa discussão e consegui um aumento. Mas esse aumento foi quase irrisório e o que tenho vindo a receber desde então é uma autêntica vergonha, que não corresponde àquilo que tínhamos acordado. Assim, tal como tinha feito enquanto estava à experiência continuei a não passar recibos, mesmo tendo actividade aberta. Tinha isenção de pagamento de segurança social e eventualmente iria ser aumentado, por isso não estava a perder nada. Tenho noção que é uma ilegalidade, mas os valores já são tão baixos que decidi ficar com aquele pouco que tinha.

Os meses passaram-se e nunca me pediram recibos nem nada, portanto nunca mais pensei muito no assunto. Também fui deixando actividade aberta, porque não andava a pagar Seg. Social. E porque sou parvo :lol:

Esta semana aparece aqui uma contabilista, que vi praí duas vezes na vida e com o qual nunca falei, que vem ter comigo e pergunta se vou passar recibos verdes ou acto isolado, para lhe entregar isso na semana que vem.

Óbvio que estou na m*rda, nunca pensei que por estes valores me viessem pedir recibos sobre o que recebi, por isso agora tenho que resolver isto.

Percebi que a maior parte dos meus colegas vai passar um acto isolado. No entanto eu tenho a actividade aberta, não me compensa mais passar um recibo verde na totalidade dos meses que tenho para trás? Não é possível passar agora de vários meses pois não? Teria de ser um de novembro com os valores de janeiro a novembro não?

E ainda para a malta que saiu agora da faculdade, se eu passar um recibo verde aqui já percebi que não posso fazer o IEFP neste atelier certo? Que para mim é indiferente, que quero é que este gajo se f*da e assim que possa vou tentar mudar, mas o que tenho medo é de não poder fazer o IEFP noutro lado.

Obrigado pela atenção!

:smilie_cmpt: :smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

Não pagas mais pelo acto isolado? É que por recibo verde não pagas Iva se for abaixo de ser certa quantia acho eu

Compartilhar este post

Link para o post

Se tu passares um acto isolado ou um RV passas pelo valor que recebeste mais IVA. para a empresa é indiferente porque depois recupera o IVA. Não sejas anjinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é indiferente se ele quiser recuperar mas depois ficar com esse valor não? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...