John Bonifácio Publicado 23 Agosto 2016 Imagino que ligar para a tua repartição de finanças seja muito old fashion. :grin: Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 15 Setembro 2016 Tinha 1 factura em educação e 2 que estavam por seleccionar que também eram educação, meti em educação, mas o valor da dedução e do total, só está da que já lá estava. E já meti à 1 semana. Acaba por ir ao sítio ou mais vale mandar mail para lá? Já passou um mês, e continua igual :confuso: Compartilhar este post Link para o post
Roma Publicado 1 Novembro 2016 Não é sobre IRS mas anda lá perto. Há alguma forma de pedir a declaração de abertura de actividade via portal das finanças? A minha maria não sabe onde raio arrumou a sua e precisava disto. Só para não ter que ir às finanças que aquilo é a desgraça total. E se sim, podem explicar-me onde é que faço o pedido pelo site? Aquilo tem tanto separador que já perdi imenso tempo à procura e nada. Obrigado. Compartilhar este post Link para o post
JoaoFer Publicado 2 Novembro 2016 Cidadãos > Obter > Comprovativos > Actividade > Início de Actividade Compartilhar este post Link para o post
Roma Publicado 2 Novembro 2016 Cidadãos > Obter > Comprovativos > Actividade > Início de Actividade Mesmo à frente dos olhos :lol: obrigado! Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 7 Dezembro 2016 Estava aqui a validar umas faturas no portal e surgiu-me uma dúvida: tenho algumas faturas em papel sem o meu número de contribuinte, coisas menores tipo refeições ou assim, mas a fatura tem o código direitinho e tudo o mais. Vale a pena estar a inserir essas? Ou como não solicitei com o número de contribuinte logo no acto de compra, torna-se inválido estar a registá-las? Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 8 Dezembro 2016 (editado) Não são válidas. No caso de teres pedido com contribuinte e não aparecerem no portal é q as podias registar. Nesse caso, não.. ;) Editado 8 Dezembro 2016 por gunthi Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 14 Dezembro 2016 estava com a ideia que os gastos na restauração estavam no 'Geral'.. Bah :facepalm: Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 14 Dezembro 2016 amigos, tenho umas dúvidas de irc. eu não consigo perceber em modo como é que funciona o cálculo do rendimento líquido. todo ele, desde descobrir o lucro tributável, ao calcular a materia coletada, estimativa etc etc até chegar ao valor do rlp. ya, é para um teste. por favor, quem souber explicar; ajudem um gajo. desde já obrigado. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 15 Dezembro 2016 Acho que não há tópico da Segurança Social, se houver algum mod que mude este post porque não encontrei. Em Novembro ou Outubro já não me recordo, recebi a carta com aumento do escalão, tinha os 10 dias para alterar, que fiz através da Segurança Social directa, onde não me apareceu nenhum erro e assumo que tenha "entrado". Estou a tentar pagar a segurança social, e o meu banco está a assumir como sendo o escalão que me atribuiram e que eu entretanto alterei. Como faço? É erro? É que supostamente deveria pagar menos. Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 15 Dezembro 2016 por falar nisso, alguém ajuda a cancelar os recibos verdes pelo portal das finanças? não sei os passos e queria cancela-los pfv. obrigado Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 15 Dezembro 2016 por falar nisso, alguém ajuda a cancelar os recibos verdes pelo portal das finanças? não sei os passos e queria cancela-los pfv. obrigado Tenho a ideia que só podes cancelar x dias após a emissão (não sei se 5 se 10, mas está entre estes dias) Consultar -> recibos verdes -> escolhes o recibo, e aparece do lado direito em cima, "anular" Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 15 Dezembro 2016 por falar nisso, alguém ajuda a cancelar os recibos verdes pelo portal das finanças? não sei os passos e queria cancela-los pfv. obrigado https://www.economias.pt/como-anular-um-recibo-verde/ Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 15 Dezembro 2016 eu nao quero cancelar/anular UM recibo, quero mesmo cessar actividade. era nisto que precisava de ajuda. Obrigado malta, desde já. Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 15 Dezembro 2016 (editado) eu nao quero cancelar/anular UM recibo, quero mesmo cessar actividade. era nisto que precisava de ajuda. Obrigado malta, desde já. Tentei mandar PM mas acho que tens a caixa cheia Aqui vai Cidadãos > Entregar > Declarações (Atividade) > Cessação de Atividade > Metes a data da cessação tanto em IVA (se for o caso) como em IRS e a opção em ambos os casos é a alinea b) Se precisares de mais ajuda diz ;) Abraço Acho que não há tópico da Segurança Social, se houver algum mod que mude este post porque não encontrei. Em Novembro ou Outubro já não me recordo, recebi a carta com aumento do escalão, tinha os 10 dias para alterar, que fiz através da Segurança Social directa, onde não me apareceu nenhum erro e assumo que tenha "entrado". Estou a tentar pagar a segurança social, e o meu banco está a assumir como sendo o escalão que me atribuiram e que eu entretanto alterei. Como faço? É erro? É que supostamente deveria pagar menos. Jimpo, isso demora sempre alguns meses a dar a decisão... não é automático.. Tens duas opções: - se a diferença não for muita, paga o que aparece até sair a decisão e depois falas com a SS e pedes para acertar a conta corrente; - vais ao portal da SS: Conta corrente > Emitir documentos para pagar (...) > selecionas o mes que queres pagar aquilo gera entidade e referencia, depois quando fores pagar, metes só o valor para o qual pediste a redução do escalão... quando sair a decisão, se for aceite pagaste logo o valor correto não mexe mais; senão for aceite precisarás de pagar a diferença acrescida de juros de mora (que são baixinhos na SS) Editado 15 Dezembro 2016 por gunthi Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 15 Dezembro 2016 Jimpo, isso demora sempre alguns meses a dar a decisão... não é automático.. Tens duas opções: - se a diferença não for muita, paga o que aparece até sair a decisão e depois falas com a SS e pedes para acertar a conta corrente; - vais ao portal da SS: Conta corrente > Emitir documentos para pagar (...) > selecionas o mes que queres pagar aquilo gera entidade e referencia, depois quando fores pagar, metes só o valor para o qual pediste a redução do escalão... quando sair a decisão, se for aceite pagaste logo o valor correto não mexe mais; senão for aceite precisarás de pagar a diferença acrescida de juros de mora (que são baixinhos na SS) Pensei que fosse automático! É que isto é ridículo, uma pessoa está a recibos verdes, fazem as contas relativamente ao que ganhei o ano passado. Estive 4 meses agora a ganhar 350/400€ e aumento de escalão e fico a pagar 180€ de segurança social. Enfim. Que é que aconselhas? Pago o valor que eles dizem, ou o escalão para qual pedi autorização? Se pagar os 180, depois quando for aceite não fazem acerto pois não? Do tipo, paguei a mais pago menos depois? obrigado desde já Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 16 Dezembro 2016 (editado) Pensei que fosse automático! É que isto é ridículo, uma pessoa está a recibos verdes, fazem as contas relativamente ao que ganhei o ano passado. Estive 4 meses agora a ganhar 350/400€ e aumento de escalão e fico a pagar 180€ de segurança social. Enfim. Que é que aconselhas? Pago o valor que eles dizem, ou o escalão para qual pedi autorização? Se pagar os 180, depois quando for aceite não fazem acerto pois não? Do tipo, paguei a mais pago menos depois? obrigado desde já Pois, é por isso que está em cima uma proposta para se passar a pagar a SS com base nos rendimentos dos últimos três meses. ( http://sol.sapo.pt/artigo/535565/aprovadas-novas-regras-para-os-recibos-verdes ) Tal como tinha sido negociado entre o Governo e o BE, passam a contar os últimos três meses de rendimentos para o cálculo dos descontos para a Segurança Social. A proposta inicial de Orçamento deixava esse ponto em aberto, mas uma alteração proposta pelo BE e aprovada com os votos de PS, BE, PCP, PEV e PAN clarificou que serão mesmo os três meses o período de referência para o cálculo. Senão te fizer muita mossa na carteira, paga os 186,13€ que eles fixaram e depois quando sair a decisão, se o pedido de redução for aceite terás que lhes pedir um extrato de conta corrente para ver quanto é que pagaste a mais. Depois esse crédito que ficou vais usando nos meses seguintes. Agora se te fizer muita diferença em termos monetários é fazeres como eu disse: emites a guia, usas a entidade e referência que vêm na guia mas pagas só o valor que solicitaste a redução. Deixo um quote que pode interessar: Quando pedir para mudar de escalão?Existem três alturas especiais do ano para pedir a mudança de escalão de rendimento de trabalhadores independentes: novembro, fevereiro e junho. De início ao fim dos meses de fevereiro e de junho, os trabalhadores recibos verdes podem solicitar a alteração de escalão fixado em novembro do ano anterior. Os trabalhadores independentes que tenham reiniciado a atividade desde março podem solicitar a mudança de escalão fixado no reinício da atividade. Também é possível para mudar de escalão em novembro/dezembro, após se receber a notificação de escalão (que acontece entre outubro e novembro), num prazo de dez dias úteis. Os pedidos de alteração realizados em junho aplicam-se a 1 de julho. O trabalhador independente deve sempre esperar até obter resposta da Segurança Social quanto ao seu pedido antes de mudar o valor do pagamento das suas contribuições. Como pedir a mudança de escalão? Os pedidos de mudança de escalão são feitos online na Segurança Social Direta, selecionando "Emprego" > "Trabalhadores Independentes" > "Solicitar a alteração do escalão de contribuições". É necessário indicar um endereço eletrónico pessoal para acompanhamento do pedido e selecionar a opção “Alteração para outro escalão de entre os dois escalões imediatamente inferiores ou superiores ao escalão do rendimento relevante”, inserindo então o escalão desejado (entre dois acima ou dois abaixo do que ficou oficialmente colocado), confirmando por fim a seleção. Também pode pedir para alterar o escalão das contribuições pessoalmente nos serviços de atendimento da Segurança Social. Pode depois consultar o pedido de alteração através do menu “Emprego” > “Trabalhadores Independentes” > “Consultar pedidos de alteração do escalão de contribuições”. https://www.economias.pt/reducao-da-taxa-de-seguranca-social-de-trabalhadores-independentes/ Editado 16 Dezembro 2016 por gunthi Compartilhar este post Link para o post
del9y Publicado 16 Dezembro 2016 Estava agora a verificar o portal efatura, e tenho montes de faturas de alimentação e reparação automovel a cair nas Despesas Gerais. Porque? Como posso corrigir isto? Compartilhar este post Link para o post
gunthi Publicado 17 Dezembro 2016 Estava agora a verificar o portal efatura, e tenho montes de faturas de alimentação e reparação automovel a cair nas Despesas Gerais. Porque? Como posso corrigir isto? Possívelmente devido ao CAE que essas empresas possuem...por exemplo as faturas da Norauto não dá para por em reparação automóvel porque o CAE é "Comércio de peças de automóveis".. tenta alterar se o "sistema" deixa fixe. Senão der ele dá-te o erro de "CAE inválido" ou cena parecida.. Compartilhar este post Link para o post
del9y Publicado 17 Dezembro 2016 Pois um dos problemas parece ser esse, enquanto que outro parece-me ser apenas um bug visual do site quando filtro por categoria, aparece por vezes linhas de outras categorias. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 20 Dezembro 2016 Malta, tenho aqui um pequeno grande problema que me está a deixar na m*rda. Eu ando a trabalhar num atelier desde o final do ano passado, onde comecei à experiência e me pagava pouco mais que o subsídio de alimentação e transportes. Quando o período à experiência terminou fui abrir a actividade, já que tudo indicava que ia continuar por cá. Aberta a actividade, no mês seguinte recebi exactamente o mesmo e fui conversar com o meu patrão, que me veio com uma conversa da treta sobre ainda não estar pronto para ser remunerado com colaborador a full time, yada yada yada. Houve uma certa discussão e consegui um aumento. Mas esse aumento foi quase irrisório e o que tenho vindo a receber desde então é uma autêntica vergonha, que não corresponde àquilo que tínhamos acordado. Assim, tal como tinha feito enquanto estava à experiência continuei a não passar recibos, mesmo tendo actividade aberta. Tinha isenção de pagamento de segurança social e eventualmente iria ser aumentado, por isso não estava a perder nada. Tenho noção que é uma ilegalidade, mas os valores já são tão baixos que decidi ficar com aquele pouco que tinha. Os meses passaram-se e nunca me pediram recibos nem nada, portanto nunca mais pensei muito no assunto. Também fui deixando actividade aberta, porque não andava a pagar Seg. Social. E porque sou parvo :lol: Esta semana aparece aqui uma contabilista, que vi praí duas vezes na vida e com o qual nunca falei, que vem ter comigo e pergunta se vou passar recibos verdes ou acto isolado, para lhe entregar isso na semana que vem. Óbvio que estou na m*rda, nunca pensei que por estes valores me viessem pedir recibos sobre o que recebi, por isso agora tenho que resolver isto. Percebi que a maior parte dos meus colegas vai passar um acto isolado. No entanto eu tenho a actividade aberta, não me compensa mais passar um recibo verde na totalidade dos meses que tenho para trás? Não é possível passar agora de vários meses pois não? Teria de ser um de novembro com os valores de janeiro a novembro não? E ainda para a malta que saiu agora da faculdade, se eu passar um recibo verde aqui já percebi que não posso fazer o IEFP neste atelier certo? Que para mim é indiferente, que quero é que este gajo se f*da e assim que possa vou tentar mudar, mas o que tenho medo é de não poder fazer o IEFP noutro lado. Obrigado pela atenção! :smilie_cmpt: :smilie_cmpt: Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 20 Dezembro 2016 Passares o RV ou o ato isolado é indiferente, creio eu. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 20 Dezembro 2016 Não pagas mais pelo acto isolado? É que por recibo verde não pagas Iva se for abaixo de ser certa quantia acho eu Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 20 Dezembro 2016 Se tu passares um acto isolado ou um RV passas pelo valor que recebeste mais IVA. para a empresa é indiferente porque depois recupera o IVA. Não sejas anjinho. Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 20 Dezembro 2016 Não é indiferente se ele quiser recuperar mas depois ficar com esse valor não? :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post