Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

IRS - Truques e Dicas

Publicações recomendadas

Sou fisioterapeuta trabalho a recibos verdes, sou obrigado a fazer o anexo ss certo?

é que não estou a perceber como tenho de preencher o quadro 4 do anexo ss

Sim és.

Tendo em conta a tua atividade, preenches o campo 405 e/ou 406. No teu caso o campo 406 só serve no caso de prestares serviços a empresas, senão vai tudo para o campo 405: não acredito que alguém com atividade aberta tenha sessões de fisioterapia e meta isso como gastos para a sua atividade :mrgreen:

Editado por gunthi

Compartilhar este post

Link para o post

Dá para ver em algum lado o que temos a receber/pagar? Mandei fazer na contabilista e não vou poder lá ir buscar os papéis e gostava de saber.

Compartilhar este post

Link para o post

Dá para ver em algum lado o que temos a receber/pagar? Mandei fazer na contabilista e não vou poder lá ir buscar os papéis e gostava de saber.

Se fores a aplicação e clicares na opção que aparece na imagem ele carrega a ultima declaração submetida. Depois é só simulares e ver quanto de dá: (isto só funciona se a contabilista já tiver enviado o deste ano, senão carrega a declaração do ano passado)

x6JX67r.png

Compartilhar este post

Link para o post

Já me contataram das finanças. Gunthi preciso da tua ajuda :mrgreen:

Tive uma divergência na declaração de IRS, em que solicitaram comprovativo do declarado em rendas durante 9 meses.

Enviei prontamente as faturas das rendas no dia seguinte.

Contataram agora passado duas semanas. Aparentemente o problema deve-se a eu ter (e sempre tive) morada fiscal no norte e o sistema não aceitar.

A senhora disse para fazer um requerimento para o diretor do serviço de finanças da minha residência fiscal, enviando contrato e faturas das rendas.

Problema: no contrato original que tenho não está o meu nome e só foi feito aditamento 3 meses depois de eu sair da casa.

O advogado que vivia comigo diz para fazer o requerimento, anexar o contrato original que serve como prova do reconhecimento que o senhorio me reconhece como inquilino, e anexar as faturas das rendas que em conjunto com o contrato original são prova que lá residi. Assim passará?

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto tempo até receber informação de que está tudo bem?

Compartilhar este post

Link para o post

1 semana, em principio.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu entreguei dia 1 deste mês e só ontem passou a "Declaração certa", portanto...

Compartilhar este post

Link para o post

No site já me aparece em liquidação desde à uns dias, mas até agora nada, quanto tempo costuma demorar depois de aparecer isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Já me contataram das finanças. Gunthi preciso da tua ajuda :mrgreen:

Tive uma divergência na declaração de IRS, em que solicitaram comprovativo do declarado em rendas durante 9 meses.

Enviei prontamente as faturas das rendas no dia seguinte.

Contataram agora passado duas semanas. Aparentemente o problema deve-se a eu ter (e sempre tive) morada fiscal no norte e o sistema não aceitar.

A senhora disse para fazer um requerimento para o diretor do serviço de finanças da minha residência fiscal, enviando contrato e faturas das rendas.

Problema: no contrato original que tenho não está o meu nome e só foi feito aditamento 3 meses depois de eu sair da casa.

O advogado que vivia comigo diz para fazer o requerimento, anexar o contrato original que serve como prova do reconhecimento que o senhorio me reconhece como inquilino, e anexar as faturas das rendas que em conjunto com o contrato original são prova que lá residi. Assim passará?

Bold: é o esperado, porque só se pode usar as rendas para a dedução se for para habitação própria permanente, o que no teu caso não se verifica porque o teu domicílio fiscal era diferente dessa morada. Em relação à resolução não faço ideia, nunca tive caso semelhante. Mas tenta isso que o teu colega sugeriu. Se não resultar, alguém nas finanças saberá como te ajudar. O chato é que andas enrolado com isso uns tempos até receber o dinheiro.

No site já me aparece em liquidação desde à uns dias, mas até agora nada, quanto tempo costuma demorar depois de aparecer isso?

No meu caso foram 2/3 dias, por aí...

Compartilhar este post

Link para o post

Já te disseram alguma coisa? Continuo na mesma

Já vi que já te responderam entretanto, a mim nada. Acho que 2ª vou às Finanças aqui da zona. É que nem tenho nenhuma "questão" do género da tua...

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem sabe a quantas andam as finanças agora? Estou vai para 10 dias só em RECEPCIONADA - AGUARDA VALID.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu irs foi entregue dia 20/04, no dia 13/05 apareceu liquidação em processamento...até agora nada. Não era suposto já ter recebido?

Compartilhar este post

Link para o post

entreguei ontem, conjuntamente com os meus pais. Vamos receber.

Deixa lá ver como é que isto se processa.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei por entregar a declaração de substituição sem as rendas. Menos 380€ a receber, até dói

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem sabe a quantas andam as finanças agora? Estou vai para 10 dias só em RECEPCIONADA - AGUARDA VALID.

Eu entreguei a minha dia 9 e também está nesse estado.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu irs foi entregue dia 20/04, no dia 13/05 apareceu liquidação em processamento...até agora nada. Não era suposto já ter recebido?

Umas que preenchi a meio de Abril apareceu isso e passado 2 dias já tinham pago. Outra foi perto do final do mês e está assim desde sexta ou sábado.

Compartilhar este post

Link para o post

Onde vejo isso ? É que queria saber como está a minha situação. Meti no dia 23 e ainda nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Está desde do dia 14 em liquidação em processamento. É normal ainda não ter recebido ?

Compartilhar este post

Link para o post

Está desde do dia 14 em liquidação em processamento. É normal ainda não ter recebido ?

A mim está desde dia 13, por isso suponho que seja "normal"

Compartilhar este post

Link para o post

Entreguei dia 18/05, ontem, 26/05 já aparece como declaração certa, vou receber :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho acções não cotadas em bolsa de uma das empresa onde trabalho, nunca declarei nada porque quem gere isto é uma empresa sediada no Luxemburgo, sempre tranquilo. No verão passado, algumas reestruturações foram feitas na empresa e o valor das acções q comprei este ano é inflacionado em 50% mediante os resultados obtidos em Portugal, como tal, foi-me dito que declarasse a compra de acções feita este ano no modelo 4 do IRS. A carta chegou ontem a casa e tenho que entregar isto até ao final do dia mas um amigo meu disse-me para não declarar nada, para o fazer só quando as quisesse vender. Que dizem? Há problema se não declarar?

Compartilhar este post

Link para o post

Recebi mail a dizer que fecharam a divergência (entreguei declaração de substituição retirando as rendas), já deram a nova como certa mas no tipo aparece "2. F.PRAZO".

Tenho alguma penalização por causa disto? A primeira foi entregue em Abril, arrastou foi por causa da divergência...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...