Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
htc

Descontos do Pingo Doce provocam caos nas lojas

Publicações recomendadas

As ações do Grupo Jerónimo Martins, segundo o psi20.net, subiram 4%.

Compartilhar este post

Link para o post

E em 2º lugar nas sugestões do google quando se escreve "pingo doce". E é capaz de ir para 1º, foi épico.

Compartilhar este post

Link para o post

o famaboys já faleceu

Compartilhar este post

Link para o post
O dilema Pingo Doce

Dizem os sindicatos que os trabalhadores da Auchan, Continente e da Jerónimo Martins foram pressionados para trabalhar hoje, dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador.

O meu avô sempre disse, num misto de ironia e de amargura, que este era um dia que, por natureza, os trabalhadores deviam trabalhar, pois se era o seu dia. Eu dizia que não, que tinham de comemorar as conquistas feitas, os direitos adquiridos.

Hoje, o Pingo Doce tem uma promoção irrecusável: nas compras a partir de 100 euros, o cliente paga metade do que gastar. Não é dinheiro guardado num cartão para gastar na semana seguinte, como no Continente, que nos deixa presos a consumir só ali.

De manhã ligam-me a dar conta da fila no Pingo Doce de Telheiras, gente à porta desde as quatro da manhã, disposta a gastar 800 euros para trazer 1600 de compras; no Pingo Doce de Loures, a fila do peixe tinha 180 números à espera. À minha porta, no pequeno Pingo Doce do bairro há famílias inteiras com carrinhos cheios de fraldas, papel higiénico e leite. Gente feliz, sorridente.

O meu filho está verdadeiramente zangado comigo porque não estamos dentro de um supermercado a encher carrinhos de compras. "Pois não, nós estamos já a perder direitos e salário, o desemprego passa dos dois digitos. Neste dia não compramos. Eu quero que, quando chegares ao mercado de trabalho, tenhas direitos. Não quero que regressemos ao século XIX."

Ele não percebe como é que estou a deixar passar uma promoção destas e "os trabalhadores vão ganhar mais porque trabalham no feriado, não percebes? É bom para eles.", reage.

"Percebo que vivemos uma grave crise económica que é também de valores, que vale tudo para continuarmos a consumir; que os hipermercados são os grandes responsáveis pelas importações, pelo desequilibrio da balança comercial; que criam muitos postos de trabalho com salários baixos e horários que impossibilitam às mulheres serem mães; que não produzem verdadeira riqueza como uma fábrica que exporte; que são responsáveis pela falência de pequenas empresas de produtores e distribuidores porque demoram demasiado tempo a pagar-lhes. Portanto, eu não vou ao supermercado no dia do trabalhador."

"Estás a tornar-te numa 'comuna'...", diz-me num insulto velado. Aprendeu a palavra 'comuna' com a sua avó, a minha mãe, filha do meu avô.

"Essa palavra não existe! Já nem os velhos a usam... Estou somente preocupada com o vosso futuro."

"Então vai às compras, para termos dinheiro para gastar noutras coisas!", responde.

"Não vamos retomar esta conversa!"

"Porque não tens argumentos válidos!"

"Porque precisas de ir estudar."

"Então, não é o dia do trabalhador? Os trabalhadores devem comemorar os seus direitors, etc, etc..."; desafia-me.

"Exactamente, não é o dia do estudante! Vai estudar!"

BW

http://www.educaremportugues.com/2012/05/o-dilema-pingo-doce.html

a bold:

"Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) demonstram que o Pingo Doce (da Jerónimo Martins) e o Modelo Continente (do grupo Sonae) estão entre os maiores importadores portugueses."

Porque é que estes dados não me causam admiração? Talvez porque, esta semana, tive a oportunidade de verificar que a zona de frescos dos supermercados parece uns jogos sem fronteiras de pescado e marisco. Uma ONU do ultra-congelado. Eu explico.

Por alto, vi: camarão do Equador, burrié da Irlanda, perca egípcia, sapateira de Madagáscar, polvo marroquino, berbigão das Fidji, abrótea do Haiti… Uma pessoa chega a sentir vergonha por haver marisco mais viajado que nós. Eu não tenho vontade de comer uma abrótea que veio do Haiti ou um berbigão que veio das exóticas Fidji. Para mim, tudo o que fica a mais de 2.000 quilómetros de casa é exótico. Eu sou curioso, tenho vontade de falar com o berbigão, tenho curiosidade de saber como é que é o país dele, se a água é quente, se tem irmãs, etc.

Vamos lá ver. Uma pessoa vai ao supermercado comprar duas cabeças de pescada, não tem de sentir que não conhece o mundo. Não é saudável ter inveja de uma gamba. Uma dona de casa vai fazer compras e fica a chorar junto do linguado de Cuba, porque se lembra que foi tão feliz na lua-de-mel em Havana e agora já nem a Badajoz vai. Não se faz. E é desagradável constatar que o tamboril (da Escócia) fez mais quilómetros para ali chegar que os que vamos fazer durante todo o ano. Há quem acabe por levar peixe-espada do Quénia só para ter alguém interessante e viajado lá em casa. Eu vi perca egípcia em Telheiras… fica estranho. Perca egípcia soa a Hercule Poirot e Morte no Nilo. A minha mãe olha para uma perca egípcia e esquece que está num supermercado e imagina-se no Museu do Cairo e esquece-se das compras. Fica ali a sonhar, no gelo, capaz de se constipar.

Deixei para o fim o polvo marroquino. É complicado pedir polvo marroquino, assim às claras. Eu não consigo perguntar: "tem polvo marroquino?", sem olhar à volta a ver se vem lá polícia. "Queria quinhentos de polvo marroquino" - tem de ser dito em voz mais baixa e rouca. Acabei por optar por robalo de Chernobyl para o almoço. Não há nada como umas coxinhas de robalo de Chernobyl.

Eu, às vezes penso: o que não poupávamos se Portugal tivesse mar. Boa Páscoa.

Nota: O autor escreveu esta crónica segundo os princípios da Sexta-feira Santa: só peixe, sem referências a carne. E algum vinho…

Notícias de Marca Branca

1. Preço da gasolina voltou a subir para um novo máximo histórico: já saiu o livro "1001 aumentos do preço da gasolina que tem de ver antes de morrer".

2. A linha de bitola europeia para Badajoz que o Governo quer construir não tem continuidade assegurada no outro lado da fronteira. A partir de Sines vai ser em bitola submarina. Proponho que seja tudo em bitola Flintstones .

3. Troika não descarta corte permanente de subsídios de férias e Natal em Portugal: a troika é eterna.

4. Bruxelas quer Vítor Gaspar com mais poderes: vai ser picado por uma aranha de Fukushima.

5. Marcelo Rebelo de Sousa, no comentário semanal na TVI, acusou António José Seguro de promover uma "golpaça" com a revisão dos estatutos do PS. Marcelo está a preparar uma golpaça na Casa de Bragança.

6. Portugal atinge 35,4 % de desemprego jovem - e isto é já com o factor incluído.

7. Novo recorde no preço da gasolina: 1,764 euros /litro. A nossa gasolina deve ser o Moët dos combustíveis. Deve ser Super envelhecida em cascos de carvalho. Queremos o preço da gasolina indexado ao site do governo!

Data:2012-04-05 12:09:00

http://m.negocios.pt/opn.aspx?ID=549575

Compartilhar este post

Link para o post

já tamos a levar tanga online ?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não me importo de trabalhar num feriado. Causa-me muito mais indignação que se trabalhe ao domingo.

Compartilhar este post

Link para o post

"Eu, às vezes penso: o que não poupávamos se Portugal tivesse mar. Boa Páscoa."

:prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Foi uma loucura. Desapareceu tudo num ápice. Filas até mais não, 5 caixas abertas das 9 às 20h (apesar de termos fechado às 18h). Pessoal sentado nas paletes vazias por baixo das prateleiras... Carrinhos à pinha... Não houve problemas de maior.

Compartilhar este post

Link para o post

E sempre é uma boa forma de se livrarem de stocks de produtos cuja validade estava no fim. Aposto que nem deixaram os trabalhadores fazerem as pausas a que têm direito.

Deixaram.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi uma loucura. Desapareceu tudo num ápice. Filas até mais não, 5 caixas abertas das 9 às 20h (apesar de termos fechado às 18h). Pessoal sentado nas paletes vazias por baixo das prateleiras... Carrinhos à pinha... Não houve problemas de maior.

Não sei se no Pingo Doce onde trabalhas está exposto assim mas aqui alguns produtos que tem maior saída, deixam naquelas caixas grandes, na vez de serem colocados nas prateleiras. Uma velhota pegou numa caixa onde estava o açúcar e fez disso carrinho de compras porque já tinha acabado. Segundo me disseram, chegou à rua e com a chuva a caixa desfez-se e espalhou tudo :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest TDS

:(

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se no Pingo Doce onde trabalhas está exposto assim mas aqui alguns produtos que tem maior saída, deixam naquelas caixas grandes, na vez de serem colocados nas prateleiras. Uma velhota pegou numa caixa onde estava o açúcar e fez disso carrinho de compras porque já tinha acabado. Segundo me disseram, chegou à rua e com a chuva a caixa desfez-se e espalhou tudo :lol:

Aqui não houve gente a pegar nessas caixas, seria impossível transportar em condições tudo o que se comprou...

Compartilhar este post

Link para o post

No Lidl isso das caixas é costume habitual.

Compartilhar este post

Link para o post

Retirei este texto de um blog

Os detalhes da campanha do Pingo doce já todos sabemos. Não vale a pena repetir.

Os sindicatos acusaram a empresa de "atentado ao dia do trabalhador". Visões de uma esquerda sem ideias e agarrada ao passado. Estão mesmo convencidos que a acção foi para provocar os sindicatos e os trabalhadores? Nem vontade de rir tenho com tanto estupidez.

Do ponto de vista da insígnia do grupo de Alexandre Soares dos Santos sem dúvida que tiveram um retorno mediático elevado e um volume de facturação acima da média. O dia de ontem serviu para "limpar" stocks e aumentar liquidez momentânea.

Não considero uma boa iniciativa de marketing. Aliás, duvido que o departamento de marketing concorde com o que se passou ontem.

Para os mais necessitados foi uma óptima oportunidade de pouparem algum dinheiro, para os que foram apanhados no meio do turbilhão, pouparam sem contar.

A Jerónimo Martins concedeu um dia extra de folga a todos os funcionários que ontem deram o corpo ao manifesto. Além disso é um dos maiores empregadores portugueses e honra os seus compromissos com trabalhadores e fornecedores.

Não vale e pena criticar só para denegrir.

:handclap:

Editado por Makneeac

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui não houve gente a pegar nessas caixas, seria impossível transportar em condições tudo o que se comprou...

Eu consegui arranjar um carro de um casal de ciganos que entraram e disseram que não estavam para aturar tantos malucos juntos, mais três dos muitos carros que eu sabia que havia no armazém, no tempo que lá trabalhei, que foram retirados porque eram do Feira Nova. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem só deu Pingo Doce em Portugal, tudo o resto esteve às moscas, impressionante. Deviam ter estado melhor preparados, os cenários eram previsíveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixaram.

Pelo que o Donnie contou, entrou as 6 e saiu para almoçar já passava das 15, para depois comer rápido e voltar para lá.

No Lidl isso das caixas é costume habitual.

Acho que eles estavam a falar das caixas que são quase do tamanho das paletes :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

hoje já ouvi falar que os gajos podem levar com uma multa por terem vendido abaixo do preço. isso é mesmo verdade?

e falaram aí da ASAE intervir ontem, a ASAE faria o quê mesmo? e porquê?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...