Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
htc

Descontos do Pingo Doce provocam caos nas lojas

Publicações recomendadas

Ó Tio, dá aí uma ajuda na questão do IVA, que eu já estou a ficar maluco. :mrgreen:

O MCoelho é contabilista ou parecido.

Acho que já não há grandes dúvidas.... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O Pep diz que o PD pagou o IVA como se não houvesse desconto nenhum. Ou seja os clientes pagam metade do preço, mas o IVA é suportado na totalidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Stout, ele é contabilista, mas eu não desisto. :mrgreen: O Cavaco também é economista e vale o que vale. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Olha que chega. A Jerónimo Martins não negoceia preços, impõe preços. Na esmagadora maioria dos produtos alimentares tem margens na ordem dos 50/60%. Tendo em conta que quase certamente impuseram um desconto por parte dos produtores para esta promoção, essas margens devem ter subido, talvez, para 55/65%.

Não. Eles negoceiam preços com base na quantidade e o local de entrega.

Podem impor preços nos produtos deles.

Achas que alguma grande superfície pode impor preços a uma Coca-cola, sumol compal, Johnson & Johnson , SCJ entre outros?

Perdiam vendas.

O MCoelho é contabilista ou parecido.

Acho que já não há grandes dúvidas.... :mrgreen:

Sou um contabilista vendido à logística.

O Pep diz que o PD pagou o IVA como se não houvesse desconto nenhum. Ou seja os clientes pagam metade do preço, mas o IVA é suportado na totalidade.

Não me parece.

Compra de 100€

Iva (a ser todo a 23% para servir de exemplo)=23€

Total da compra 123€

Metade são 61.5€

Iva de 23€

Total da compra sem iva= 38.5€

Desconto efectivo= 61.5%.

Não me parece...

Alguém tem um talão para tirar as dúvidas?

Qual o montante pago e qual o valor do iva das compras no pagamento?

Compartilhar este post

Link para o post

As pessoas pagavam metade mas "no papel" era como se pagassem a totalidade no que diz respeito ao IVA. Conta de 100€ com IVA incluído, cliente paga 50€, PD suporta os restantes 50. O preço dos produtos não foi para metade, o valor total é que foi e aí o IVA já foi aplicado, Se não é o cliente a pagar o IVA desses 50€ de desconto, terá de ser o PD.

Isto pelo menos é a minha visão da coisa. Só em descontos aplicados a produtos individuais é que o IVA baixa, descontos aplicados à conta final pagam o mesmo IVA ao estado porque os produtos foram vendidos na mesma e o preço não mudou.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso pode acontecer em qualquer lado, até num hospital. :lol: É algo que foge ao controlo deles.

Mas há sempre planos de emergência para isso. Queria era ver isso com aquela gente toda lá dentro. Não estavam minimamente preparados para isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui no Cacém pelo que sei a polícia deixava entrar alguns, fechava as portas e só entravam mais quando saíssem os outros. De qualquer forma diz que foi uma confusão gigantesca cá fora à porta.

Compartilhar este post

Link para o post

Achas que alguma grande superfície pode impor preços a uma Coca-cola, sumol compal, Johnson & Johnson , SCJ entre outros?

Perdiam vendas.

Sim, mas neste caso, de certeza que houve desconto dos produtores.

Nessas não, mas mesmo não impondo, arrisco-me a dizer que eles conseguem margens na ordem dos 50% mesmo nesses produtos.

As pessoas pagavam metade mas "no papel" era como se pagassem a totalidade no que diz respeito ao IVA. Conta de 100€ com IVA incluído, cliente paga 50€, PD suporta os restantes 50. O preço dos produtos não foi para metade, o valor total é que foi e aí o IVA já foi aplicado, Se não é o cliente a pagar o IVA desses 50€ de desconto, terá de ser o PD.

Isto pelo menos é a minha visão da coisa. Só em descontos aplicados a produtos individuais é que o IVA baixa, descontos aplicados à conta final pagam o mesmo IVA ao estado porque os produtos foram vendidos na mesma e o preço não mudou.

Exacto.

É o que estou a dizer desde o início. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou leigo na matéria, mas o que o MCoelho faz-me muito mais sentido do que estão a dizer de o IVA ser cobrado à totalidade. E a ideia que tenho é que o IVA não é um imposto que tenha algum interesse às finanças do pingo doce (e aos outros todos intermediários) uma vez que o ele paga sobre o preço que compra aos fornecedores é depois resposto na venda ao consumidor final.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou leigo na matéria, mas o que o MCoelho faz-me muito mais sentido do que estão a dizer de o IVA ser cobrado à totalidade. E a ideia que tenho é que o IVA não é um imposto que tenha algum interesse às finanças do pingo doce (e aos outros todos intermediários) uma vez que o ele paga sobre o preço que compra aos fornecedores é depois resposto na venda ao consumidor final.

O IVA nunca é aplicado ao preço final em Pingos Doce e afins. Nem sequer faz sentido porque há produtos que têm IVA's diferentes. O IVA é sempre aplicado a cada produto, nunca ao preço total.

Compartilhar este post

Link para o post

como é que é possível algumas pessoas entrevistadas acharem que eles fizeram isto para ajudar o povo e que podem até ter prejuízos por isso :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

o iva declarado ao estado é referente ao €€ recebido, se receberam metade só vão declarar metade.

Compartilhar este post

Link para o post

o iva declarado ao estado é referente ao €€ recebido, se receberam metade só vão declarar metade.

Mas isso assim é o mesmo que dizer que os produtos dos 50% de desconto foram vendidos sem IVA. Que eu saiba isso não pode acontecer, o que acho que acontece é que o PD suporta esse IVA.

Compartilhar este post

Link para o post

Perdiam vendas.

Sou um contabilista vendido à logística.

Não me parece.

Compra de 100€

Iva (a ser todo a 23% para servir de exemplo)=23€

Total da compra 123€

Metade são 61.5€

Iva de 23€

Total da compra sem iva= 38.5€

Desconto efectivo= 61.5%.

Não me parece...

Alguém tem um talão para tirar as dúvidas?

Qual o montante pago e qual o valor do iva das compras no pagamento?

Já te aqui meto o scan de um talão de ontem.

Já agora, vai haver mais acções destas ainda este ano.

Editado por Mesut Ozil

Compartilhar este post

Link para o post

O IVA nunca é aplicado ao preço final em Pingos Doce e afins. Nem sequer faz sentido porque há produtos que têm IVA's diferentes. O IVA é sempre aplicado a cada produto, nunca ao preço total.

Nem eu disse isso. O IVA obviamente é cobrado conforme o produto, mas se os teus produtos reduzem para metade o teu IVA também o fará, não vejo o celeuma em isso ser aplicado. Além do mais o IVA devia ser cobrado à transação, se é com promoção total ou singular pouco interessaria, na minha ótica. E é como disse atendendo que o IVA é um imposto que não tem interesse para os intermediários entre o produtor e o consumidor qual é a lógica do Pingo Doce desembolsar do próprio bolso e de livro vontade esse x% de imposto? É que como o MCoelho ilustrou o desconto passava a ser superior e pelo menos mais valia apregoarem esse desconto que era capaz de ser mais eficaz em termos de marketing. Eu até estou só a manifestar o que me faz mais sentido, porque se é assim ou não na realidade, não faço a minima ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

como é que é possível algumas pessoas entrevistadas acharem que eles fizeram isto para ajudar o povo e que podem até ter prejuízos por isso :lol:

É evidente que eles lucram bastante com isto, mas não vejo onde está o problema (para além do facto de ser 1º de Maio).

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui estão os talões.

digitalizar0001.jpg

No talões do Pingo Doce não há diferenciação de I.V.A, algo que já acontece no talão ao lado. Só nas facturas é que aparece o valor do IVA.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso assim é o mesmo que dizer que os produtos dos 50% de desconto foram vendidos sem IVA. Que eu saiba isso não pode acontecer, o que acho que acontece é que o PD suporta esse IVA.

por exemplo as lojas de roupa nos tempos de saldos a fazerem descontos de 80%, achas que só recebem 20% do valor e vão pagar o iva a 100%?, não é assim que funciona, essas lojas não aguentavam, ainda por cima tudo iva 23.

Compartilhar este post

Link para o post

IKEA com descontos de 50% até dia 13 de Maio.

A moda pegou.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

por exemplo as lojas de roupa nos tempos de saldos a fazerem descontos de 80%, achas que só recebem 20% do valor e vão pagar o iva a 100%?, não é assim que funciona, essas lojas não aguentavam, ainda por cima tudo iva 23.

Mas é precisamente isso que estou a dizer. No PD a promoção é aplicada ao valor final, ao conjunto de todos os produtos, aí os produtos já foram registados e o IVA aplicado ao valor dos mesmos.

Numa loja que faça 80% de promoção numa camisola, essa camisola em vez de custar 100€, passa a custar 20, e o IVA é sim aplicado apenas aos 20€. Compreendes a diferença? No PD não havia produtos com desconto, um pacote de leite a 50 cêntimos, ontem custava 50 cêntimos na mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...