Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
htc

Descontos do Pingo Doce provocam caos nas lojas

Publicações recomendadas

É uma questão de produtos químicos. Prefiro comprar às mulherzitas do campo que não metem químicos. Nos hipers os produtores usam químicos. Se bem que já lá tens de agricultura biológica, mas como deves saber o preço é um abuso.

é, isso é :lol:

Trabalhei 4 anos na compra e venda de frutas e hortaliças e sei muito bem o que os agricultores locais usam. Tb sei que o que é vendido nos supermercados da esquina e nos hipers vem quase tudo do mesmo sítio.

Compartilhar este post

Link para o post
My-Life-Is-A-Lie-severus-snape-29988484-546-239.jpg Editado por Sr.Sérgio

Compartilhar este post

Link para o post

é, isso é :lol:

Trabalhei 4 anos na compra e venda de frutas e hortaliças e sei muito bem o que os agricultores locais usam. Tb sei que o que é vendido nos supermercados da esquina e nos hipers vem quase tudo do mesmo sítio.

Pois eu também sei. E sei que vou ao mercado e compro às mulheres do campo. Aliás até vou à casa da mulher e trago de lá directamente as coisas por vezes. Portanto a realidade com a qual tens contacto não sei, mas a minha é assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca comi carne comprada em super-mercados aqui em casa ou o meu pai não fosse talhante, isso da carne ser boa depende tanto dos animais como também da maneira como é cortada etc. Não vou muito ao PD mas há lá duas coisas brutais, a lasanha e os bolinhos húngaros (que vendem lá) :heart:

A nível de fruta compra-se essencialmente na praça, excepto as mangas do Continente que costumam ser muito boas, tais como as meloas.

Editado por Ricardo Silva

Compartilhar este post

Link para o post

Pois eu também sei. E sei que vou ao mercado e compro às mulheres do campo. Aliás até vou à casa da mulher e trago de lá directamente as coisas por vezes. Portanto a realidade com a qual tens contacto não sei, mas a minha é assim.

e eu sei que quem vendia no mercado tb nos vendia a fruta e hortaliças que depois eram vendidas no MAP a supermercados\frutarias da rua, e a pessoas que tinham banca na praça. Para os hipers era costume parar nos centros de distribuição dos hipers e deixar lá a fruta. Basicamente a fruta que ia para os hipers era a mesma que ia para o MAP.

Ah, em relação aos pesticidas. Por exemplo os grandes produtores usam garrafas com feromonas, perto das laranjeiras, para matar a mosca enquanto o agricultor tradicional usa o velho tractor a borrifar pesticida em cima da laranjeira.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma questão de produtos químicos. Prefiro comprar às mulherzitas do campo que não metem químicos. Nos hipers os produtores usam químicos. Se bem que já lá tens de agricultura biológica, mas como deves saber o preço é um abuso.

se achas que as mulherzitas do campo não metem quimicos andas muito enganado :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

e eu sei que quem vendia no mercado tb nos vendia a fruta e hortaliças que depois eram vendidas no MAP a supermercados\frutarias da rua, e a pessoas que tinham banca na praça. Para os hipers era costume parar nos centros de distribuição dos hipers e deixar lá a fruta. Basicamente a fruta que ia para os hipers era a mesma que ia para o MAP.

Ah, em relação aos pesticidas. Por exemplo os grandes produtores usam garrafas com feromonas, perto das laranjeiras, para matar a mosca enquanto o agricultor tradicional usa o velho tractor a borrifar pesticida em cima da laranjeira.

Eu não estou a falar de toda a gente que vende na praça, estou a falar das mulheres do campo. São pessoas que produzem em pequenas quantidade e vendem na praça/lota.

E em relação às laranjas por acaso quando é laranjas costumo ir à casa do homem fazer a apanha e comprá-las. E não tem pesticidas nenhuns, aliás tenho de andar à luta com os mosquitos para as apanhar.

Em relação aos revendedores da praça acredito que venha tudo do mesmo sítio.

se achas que as mulherzitas do campo não metem quimicos andas muito enganado :lol:

É como digo, não sei a vossa realidade, mas não me acredito que as mulheres do campo aí da zona usem todas pesticidas.

É como as que metem gelo no peixe e o vendem de um dia para o outro, fazem, mas nem todas. E é fácil de identificar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não estou a falar de toda a gente que vende na praça, estou a falar das mulheres do campo. São pessoas que produzem em pequenas quantidade e vendem na praça/lota.

E em relação às laranjas por acaso quando é laranjas costumo ir à casa do homem fazer a apanha e comprá-las. E não tem pesticidas nenhuns, aliás tenho de andar à luta com os mosquitos para as apanhar.

1º bold: lol;

2º bold: mosca da laranja =/= mosquitos.

3º: essas mulheres do campo que produzem em pequena quantidade são os mesmos que nos vinham vender umas 10 caixas de laranja q depois eram vendidas no MAP ou metidas numa palete para um hiper.

edit: se o homenzinho te mandasse apanhar laranjas depois de desinfectadas não andavas cá para contar a história.

Editado por Harmonium

Compartilhar este post

Link para o post

1º bold: lol;

2º bold: mosca da laranja =/= mosquitos.

3º: essas mulheres do campo que produzem em pequena quantidade são os mesmos que nos vinham vender umas 10 caixas de laranja q depois eram vendidas no MAP ou metidas numa palete para um hiper.

edit: se o homenzinho te mandasse apanhar laranjas depois de desinfectadas não andavas cá para contar a história.

Sei lá se eram mosquitos ou moscas da laranja. Disse mosquitos porque para mim pareciam, agora não sou campónio não sei ver essas coisas.

LOL, mas agora estás a dizer que o homem usa pesticidas? A que propósito? Nem conheces o homem. Ou achas que toda a gente usa pesticidas? :lol:

Vai na volta o vaso com hortelã que tenho ali na cozinha também tem pesticidas e eu não sei. :lol:

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

LOL, mas agora estás a dizer que o homem usa pesticidas? A que propósito? Nem conheces o homem. Ou achas que toda a gente usa pesticidas? :lol:

pq conheço muitos homenzinhos desses que dizem que é tudo natural e depois passas pelo armazém onde eles têm as coisas e vês lá sacos de pesticidas e fertelizantes do mais forte que há.

Vai na volta o vaso com hortelã que tenho ali na cozinha também tem pesticidas e eu não sei. :lol:

comparar a plantação e os cuidados a ter com a hortelã, fruta ou hortaliças é de génio

Compartilhar este post

Link para o post

pq conheço muitos homenzinhos desses que dizem que é tudo natural e depois passas pelo armazém onde eles têm as coisas e vês lá sacos de pesticidas e fertelizantes do mais forte que há.

comparar a plantação e os cuidados a ter com a hortelã, fruta ou hortaliças é de génio

Tá bem não digo que não. Mas não me acredito que sejam todos.

Mas diz-me lá uma maneira de identificar as frutas e hortaliças sem pesticidas.

É de génio nada, tavas a dizer que tudo e todos usam pesticidas, só fui mais longe.

Compartilhar este post

Link para o post

Este fim de semana, desconto na xixa!

Compartilhar este post

Link para o post

Tá bem não digo que não. Mas não me acredito que sejam todos.

Mas diz-me lá uma maneira de identificar as frutas e hortaliças sem pesticidas.

seres tu a plantar ou comprares a produtores marcadamente biológicos.

Pensar que a fruta lá por ter manchas, ser pequena ou qd se vai apanhar está no chão ou apodrecida é um erro.

Mas a fruta ter fertilizantes ou pesticidas não é um mau sinal. Existem pesticidas e fertilizantes biológicos que não são prejudiciais à saúde. Os espanhóis (e cada vez mais em portugal) usam muito os pesticidas que não entram em contacto com a fruta. Como já disse atrás enquanto cá borrifam com o tractor as laranjas lá metem umas garrafas com feromonas junto às laranjeiras.

A grande diferença da fruta do agricultor vizinho e dos grandes agricultores é que a fruta é apanhada em processos de maturação diferentes. No caso dos grandes agrciultores como a fruta tem como objectivo aguentar mais tempo nos canais de distribuição esta é apanhada antes de tempo e isso acaba por alterar o sabor desta.

edit: btw, houve cá no algarve uns gajos que se diziam agricultores biológicos que foram apanhados a usar fertelizantes e pesticidas não biológicos na fruta. Por isso já nem sei se estes são de confiança :lol:

Editado por Harmonium

Compartilhar este post

Link para o post

seres tu a plantar ou comprares a produtores marcadamente biológicos.

Pensar que a fruta lá por ter manchas, ser pequena ou qd se vai apanhar está no chão ou apodrecida é um erro.

Mas a fruta ter fertilizantes ou pesticidas não é um mau sinal. Existem pesticidas e fertilizantes biológicos que não são prejudiciais à saúde. Os espanhóis (e cada vez mais em portugal) usam muito os pesticidas que não entram em contacto com a fruta. Como já disse atrás enquanto cá borrifam com o tractor as laranjas lá metem umas garrafas com feromonas junto às laranjeiras.

A grande diferença da fruta do agricultor vizinho e dos grandes agricultores é que a fruta é apanhada em processos de maturação diferentes. No caso dos grandes agrciultores como a fruta tem como objectivo aguentar mais tempo nos canais de produção esta é apanhada antes de tempo e isso acaba por alterar o sabor desta.

Comprar produtos marcados biológicos. :mrgreen: Isso é para ricos.

Compartilhar este post

Link para o post

Comprar produtos marcados biológicos. :mrgreen: Isso é para ricos.

pois é, ás vezes andam a comprar gato por lebre.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu cá continuo na minha. Sinto-me mais seguro a comprar a pessoas com quem tenho mais ou menos confiança do que aos hipers onde não sei de onde vem, como vem, e o que lhe aconteceu.

Se tivesse terreno podes crer que plantava o que comia, ma não tenho.

Compartilhar este post

Link para o post

Nada como ir ao mercado aos sábados da manhã :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Nada como ir ao mercado aos sábados da manhã :carinhoso:

Beber uma ginjinha?

Compartilhar este post

Link para o post

duvido seriamente que qualquer agricultor a não ser q se trate de agricultura biológica(e mesmo esses) não use produtos quimicos no tratamento do produto, seja ele qual for.

e tou a falar assim porque eu tenho uma quinta e tenho lá muita produção de fruta, vegetais, e até vinho... e conheço os meus vizinhos de lá que por acaso até é maioria familiares e todos usam, torna-se dificil manter a produção seja do que quer que for com qualidade sem produtos quimicos, digo-te que o meu campo de laranjeiras tem de ser sulfatado todos os anos com o tratamento e que as laranjas que saem de lá são muito mais saborosas e melhores do que qualquer uma que compre em supermercados.

Compartilhar este post

Link para o post

duvido seriamente que qualquer agricultor a não ser q se trate de agricultura biológica(e mesmo esses) não use produtos quimicos no tratamento do produto, seja ele qual for.

e tou a falar assim porque eu tenho uma quinta e tenho lá muita produção de fruta, vegetais, e até vinho... e conheço os meus vizinhos de lá que por acaso até é maioria familiares e todos usam, torna-se dificil manter a produção seja do que quer que for com qualidade sem produtos quimicos, digo-te que o meu campo de laranjeiras tem de ser sulfatado todos os anos com o tratamento e que as laranjas que saem de lá são muito mais saborosas e melhores do que qualquer uma que compre em supermercados.

Eu não acho. Mas claro que se é um produtor de vinho, já é um produtor grande.

Produtores mais pequenos e locais são de mais confiança, acho eu.

Então se as laranjas da tua quinta são mais saborosas que as do supermercado ainda me dás mais razão para comprar às mulheres da praça. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

nop não é nada grande, quem trata da quinta é o meu pai e eu e o meu irmão as vezes ao fim de semana apenas, não vendemos nada do que produzimos é tudo para consumo próprio e dar a familiares\amigos.

Compartilhar este post

Link para o post

E o homem produz vinho em pequenas quantidades? Sempre pensei que não compensasse em termos de custo.

Eu cá continuo na minha. Enquanto no hiper tenho a certeza que todas as hortícolas e frutas têm pesticidas (excluindo as orgânicas), na praça sei que não é assim. Mesmo que sejam só 10% dos vendedores que vendem sem pesticidas, mas ao menos são 10% contra 0% do hiper.

Já para não falar no preço que é mais barato.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...