Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Abraxas

Razia nos resultados de Matemática no 4.º e 9.º ano

Publicações recomendadas

Em relação a esta matéria eu pessoalmente gosto muito das críticas deste senhor:

Tenho vindo a acompanhar as intervenções dele no campo da educação e gosto bastante do que ele diz e da maneira como ele pensa. Se quiserem vejam, vale a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, com turmas cada vez maiores, vai ser cada vez mais difícil a um professor resolver os problemas de todos os alunos.

Também já pensei nisso. Dão a matéria no tempo que sobrar depois de fazer a chamada :mrgreen:

Agora mais a sério, já com a minha turma que tinha 20 alunos penso eu, era difícil para o professor tirar dúvidas individuais (12º ano), imagino agora com mais alunos...

Compartilhar este post

Link para o post

Um colega meu tirou 0% no teste de intermédio,

Porque é que não estou admirado?

Compartilhar este post

Link para o post

Escola Secundária Alves Martins.

:lol: A tal que consegue mandar 30 e poucos alunos para faculdades de medicina :lol: Tudo bem que do 9º ao 12º ainda vai muita coisa a melhorar mas quando 90% chumba, dificilmente os outros 10% terao bases suficientes para sacar de 19 e 20's a Matematica A. Ha muito facilitismo mesmo :lol: Falo por mim que na Secundaria de Viriato, na disciplina de Quimica houve quatro 20's, em alunos que no2º periodo tinham 17, a Matematica uma turma, uns 4 ou 5 subiram de 16 para 19, e isto antes dos exames. Como o ano passado foi facil, os que tinham 19 mantiveram e ainda houve uma melhoria significativa de notas.

Quanto à noticia, ja disseram tudo nas paginas anteriores, tanto a culpa passa pelos pais, alunos, professores e ministerio.

Editado por Kimi Raikkonen

Compartilhar este post

Link para o post

:prayer:

Pareço eu ! Mas os miudo de hoje em dia não têm qualquer sentido de responsabilidade ! São uns mal educados! Só me apetece chegar ao pé de uns que conheço e espetar-lhes dois bananos na tola (se calhar eu tinha o mesmo efeito quando tinha a idade deles :biggrin: )

Quando eu andava na básica também acontecia muito isso, mas na secundária já não há nada disso, ninguém se mete com ninguém, tirando uma turma de "rebeldes". E pelo que eu vejo, é cool ter uma nega, responder a um professor, levar uma falta e ir pra rua, porque para eles isso é desafiar a autoridade, e acabam por se integrar melhor no seu grupo de amigos, ou na turma até mesmo. Claro que há excepções, mas na minha escola era muito isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Também já pensei nisso. Dão a matéria no tempo que sobrar depois de fazer a chamada :mrgreen:

Agora mais a sério, já com a minha turma que tinha 20 alunos penso eu, era difícil para o professor tirar dúvidas individuais (12º ano), imagino agora com mais alunos...

Podia sempre marcar aulas de apoio para quem tem negativa e serve para outros lá tirarem as suas duvidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Podia sempre marcar aulas de apoio para quem tem negativa e serve para outros lá tirarem as suas duvidas.

Sim e isso existia. Mas o problema é que na minha escola pelo menos, eram só 2-3 horas numa quarta à tarde onde iam todos os alunos do 12º. No fundo iam por volta de 20-25 alunos, na altura dos testes mais. Nunca rendia. Aliás, fui uma vez e desisti. Editado por 1906

Compartilhar este post

Link para o post

Sim e isso existia. Mas o problema é que na minha escola pelo menos, eram só 2-3 horas numa quarta à tarde onde iam todos os alunos do 12º. No fundo iam por volta de 20-25 alunos, na altura dos testes mais. Nunca rendia. Aliás, fui uma vez e desisti.

Aqui era 1 hora mas na teoria era so para a minha turma.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu andava na básica também acontecia muito isso, mas na secundária já não há nada disso, ninguém se mete com ninguém, tirando uma turma de "rebeldes". E pelo que eu vejo, é cool ter uma nega, responder a um professor, levar uma falta e ir pra rua, porque para eles isso é desafiar a autoridade, e acabam por se integrar melhor no seu grupo de amigos, ou na turma até mesmo. Claro que há excepções, mas na minha escola era muito isto.

Exacto, os valores alteraram-se e agora ja' nao se ganha respeito nem se e; reconhecido pelos colegas e amigos pelas suas qualidades, mas sim pelos actos negativos que descreveste, e como alguem ja disse, muito devido 'as influencias da TV e do proprio PC por consequencia da falta de limitacoes impostas pelos responsaveis destes.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha altura as aulas de apoio eram uma hora, e ainda por cima antes da hora da aula. Tipo, eu tive apoio a Francês, uma hora de apoio e depois tinha aula a seguir. Quando ia para a aula já tava farto da matéria e da prof. :lol:

Ainda por cima faziam-me ir uma hora mais cedo para a escola para aprender aquele idioma da treta.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha altura as aulas de apoio eram uma hora, e ainda por cima antes da hora da aula. Tipo, eu tive apoio a Francês, uma hora de apoio e depois tinha aula a seguir. Quando ia para a aula já tava farto da matéria e da prof. :lol:

Ainda por cima faziam-me ir uma hora mais cedo para a escola para aprender aquele idioma da treta.

Nunca tive aulas de apoio, nem fazia ideia que eram dadas na hora antes da aula. Que enjoo.

Eu por acaso também sempre odiei francês lulz

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca tive aulas de apoio, nem fazia ideia que eram dadas na hora antes da aula. Que enjoo.

Eu por acaso também sempre odiei francês lulz

Não sei como é actualmente, mas há uns anos era assim. Pelo menos na minha escola.

Também eu. Só sei o básico. :lol:

Até chegar ao 7º sempre ouvi dizer: ah, vais puder escolher entre francês, espanhol e alemão... Cheguei ao 7º e cadê a escolha? A mim ninguém me perguntou nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Relativamente à notícia, os resultados não me surpreendem em nada, e temos que ver que há escolas que até fazem falcatruas para os resultados não serem piores, como mais de metade dos alunos de uma turma adoecerem todos subitamente no dia da prova :lol: Imagino se não o fizessem.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei como é actualmente, mas há uns anos era assim. Pelo menos na minha escola.

Também eu. Só sei o básico. :lol:

Até chegar ao 7º sempre ouvi dizer: ah, vais puder escolher entre francês, espanhol e alemão... Cheguei ao 7º e cadê a escolha? A mim ninguém me perguntou nada.

Isso faz me lembrar a minha escola no básico.

Quando me fui inscrever no 7º ano dizia assim: Francês - Alemão - Espanhol em letras pequeninas dizia Alemão e Espanhol não abrem lool

Compartilhar este post

Link para o post

Isso faz me lembrar a minha escola no básico.

Quando me fui inscrever no 7º ano dizia assim: Francês - Alemão - Espanhol em letras pequeninas dizia Alemão e Espanhol não abrem lool

:prayer: :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não vi o teste do 9º ano (nem vou ver provavelmente), mas a minha prof de matemática disse à minha turma que aquele teste era bastante complicado e inclusivamente mal feito. Já não me lembro é das razões que ela apontou :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que as piores notas deste ano dos exames evidenciam claramente um aumento da dificuldade dos próprios exames. Não acredito que os alunos deste ano sejam menos inteligentes e capazes que os do ano passado. Se esse aumento de dificuldade é positivo ou negativo é outra conversa.

O que me parece abusivo é tirar conclusões que vão além do que eu afirmei no parágrafo anterior a partir destes resultados. Dizer que a qualidade do ensino piorou não tem qualquer sustentação. Tal como me parece sem sentido procurar responsáveis pelos resultados (se a culpa é dos alunos, dos pais, dos professores, do Ministro, do sistema de ensino ou da televisão). Até parece que só agora se descobriu que existem problemas no sistema educativo português. Os problemas existem e já vêm de há muito tempo. São estruturais. E nem as políticas socráticas de facilitismo em que se trabalhava para as estatísticas conseguiram mascarar essas deficiências.

Os problemas da educação em Portugal não se evidenciam nas notas dos alunos, nos resultados de exames ou nos rankings das escolas. Esses são apenas indicadores que podem funcionar como instrumentos para conhecer melhor a realidade e apontar pistas para definir políticas. Mas não é um problema em si.

O facto da média das notas na Prova de Aferição de Matemática no 4º Ano ter baixado mais de 20% face ao ano anterior não constitui um problema. É apenas um dado. Um sintoma. Problema é a eventual fraca capacitação dos alunos na transição para o 5º Ano. E eu não acredito que esta seja 20% menor este ano do que era no ano passado. Problema é a fraca capacitação média dos alunos que entram na Universidade todos os anos. E o problema maior é a fraca capacitação média dos indivíduos que entram no mercado de trabalho depois de concluirem os seus cursos superiores.

E para esses problemas eu identifico duas causas primordiais:

1 - A fraca interligação entre os diferentes níveis de ensino e entre as Universidades e as empresas;

2 - A cultura da mediania, para não dizer da mediocridade, que tão impregnada está na nossa sociedade e, por consequência, no sistema educativo.

Compartilhar este post

Link para o post

1 - A fraca interligação entre os diferentes níveis de ensino e entre as Universidades e as empresas;

2 - A cultura da mediania, para não dizer da mediocridade, que tão impregnada está na nossa sociedade e, por consequência, no sistema educativo.

Exactamente, quem estuda não está a ser bem preparado para integrar o mercado de trabalho da sua área de ensino, aliás, existem muitos cursos que para ser sincero tem programas que estão totalmente desfazados da realidade que é a saída dos mesmos.

É incompreensivel haver um aluno que esteja num curso de Turismo que não saiba falar pelo menos dois idiomas, e falo desta área em concreto por conhecimento de causa.

É certo que alguns destes casos existem porque os alunos estão-se nas tintas, e aí já avançamos para a 2ª causa que apontas.

Compartilhar este post

Link para o post

E é exactamente isso que acaba estar errado na mentalidade de muitos hoje. Pensar que por se ser rebelde se vai ter mais amigos e integrar-se mais. Não sei o caso da tua escola a fundo, portanto não posso comentar muito, mas a minha opinião é fazer isso não implica directamente que faça mais amigos porque muitos podem achar "fixe" o que ele faz, não quer dizer que se torne amigo dele. Mas isso também depende um bocado do conceito de amizade que se tem. Mas a verdade muitos desses "rebeldes" podem ser um fenómeno de sucesso durante algum tempo com os colegas mas á medida que o tempo passa o efeito também passa e acabam por perder muitas dessas amizades aue eram apenas superficiais. È claro que também pode haver o efeito contrário, o de outros terem receio dele por ser tão desafiador perante os adultos e não saber o que esperar dele.

Editado por fringe_fan1993

Compartilhar este post

Link para o post

Duas grandes verdades.

Compartilhar este post

Link para o post

No TI de matemática 9º era até acessível a eles o exercício dos circulos (4), ao contrário do que disseram aqui.

Era só escrever que a expressão para calcular o nº de bolas pretas é x-1+x sendo x o nº do termo.

no caso era

100-1+100 = 199

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...