Luís Silvares Publicado 13 Julho 2012 Aluna fez-se substituir na realização dos exames do secundário Uma aluna ter-se-á feito substituir por outra pessoa que fez os exames de Biologia e Geologia A, Física e Química A e Matemática. Depois de uma denúncia, o caso está a ser investigado pela Inspecção-Geral de Educação. À SIC, a estudante admitiu a fraude. Segundo a SIC, uma aluna do ensino recorrente apresentou-se a exame às disciplinas de Português, Matemática, Biologia e Geologia A e Física e Química A numa escola secundária pública de Lisboa. A estudante só precisava de fazer o exame de Matemática mas inscreveu-se nos quatro com o objectivo de obter melhores notas para ingressar no curso desejado: Medicina. Contudo, depois de uma denúncia anónima, as caligrafias dos quatro exames foram comparadas e a estudante foi chamada à escola. Ali, não foi capaz de identificar os professores que tinham vigiado as provas. No entanto, um dos docentes disse que aquela não era a aluna que tinha chegado atrasada ao exame e tinha apresentado um comprovativo do pedido de Cartão de Cidadão, em vez do documento propriamente dito. É aqui que reside a fraude, uma vez que o comprovativo é uma folha de papel sem um carimbo ou selo branco a fotografia pode ser adulterada. A aluna, três dias antes de realizar o primeiro exame, pediu o Cartão de Cidadão alegando que teria perdido os documentos durante as festas dos santos populares, em Lisboa. À SIC, a estudante admitiu a fraude e revelou que fez apenas o exame de Português tendo pedido a outra pessoa, que descobriu na Internet, que a substituisse na realização das outras três provas. A essa substituta pagaria 600 euros quando saíssem as notas. Mas, em vez das classificações, na pauta está escrito "suspensa" à frente do seu nome, em cada um dos exames. A rapariga confessou ainda que o esquema de usar um falso comprovativo do pedido de Cartão de Cidadão não é novo. A Inspecção-Geral de Educação está agora a investigar o caso. Desconhece quantas situações semelhantes poderão ter ocorrido este ano ou em anos anteriores. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 13 Julho 2012 600€? Fdx, não dá para arranjar um lugar para mim? Compartilhar este post Link para o post
Pistoleiro Silva Publicado 13 Julho 2012 600 euros para tirar pelo menos acima de 16 nos exames todos? Fazia esse negocio Compartilhar este post Link para o post
depina Publicado 13 Julho 2012 Tinham feito a mesma proposta a um amigo meu, neste caso seria com o B.I e não o CC, o método era cortar o B.I e substituir a foto Compartilhar este post Link para o post
Inka Publicado 13 Julho 2012 Queria uma boa média, agora tem é um bom crime. Compartilhar este post Link para o post
Floribello Publicado 13 Julho 2012 Um processo judicial por fraude para as duas é o mínimo. Compartilhar este post Link para o post
Swarley Publicado 13 Julho 2012 Já tinha pensado nisso, mas dá muito trabalho. Compartilhar este post Link para o post
Jonyh_12 Publicado 13 Julho 2012 600€ ? Devia ser pobrezinha :lol: Compartilhar este post Link para o post
lucho^ Publicado 13 Julho 2012 Não é a primeira vez que ouço isto. Muito boa gente anda na faculdade à pala destas fraudes todas descobertas este ano. Ainda anteontem descobri que um explicador de matemática muito famoso na região do Porto andou a mandar aos seus alunos mensagens com a resolução das EM, sendo que os miúdos pediam pra ir à casa de banho (acho isto incrível, na minha escola não deixam ninguém ir) para decorar as opções. Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 13 Julho 2012 Não é a primeira vez que ouço isto. Muito boa gente anda na faculdade à pala destas fraudes todas descobertas este ano. Ainda anteontem descobri que um explicador de matemática muito famoso na região do Porto andou a mandar aos seus alunos mensagens com a resolução das EM, sendo que os miúdos pediam pra ir à casa de banho (acho isto incrível, na minha escola não deixam ninguém ir) para decorar as opções. Quando algum se cagar na sala se calhar começam a pensar duas vezes. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
1906 Publicado 13 Julho 2012 (editado) Não é a primeira vez que ouço isto. Muito boa gente anda na faculdade à pala destas fraudes todas descobertas este ano. Ainda anteontem descobri que um explicador de matemática muito famoso na região do Porto andou a mandar aos seus alunos mensagens com a resolução das EM, sendo que os miúdos pediam pra ir à casa de banho (acho isto incrível, na minha escola não deixam ninguém ir) para decorar as opções. Eish... Que mau. Esses professores deviam ser penalizados duramente, não se faz... Editado 13 Julho 2012 por 1906 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 13 Julho 2012 O pior é que nem assim conseguiu o que queria, mas tenho de reconhecer que o método é bastante engenhoso. Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 13 Julho 2012 Já tinha pensado nisso, mas dá muito trabalho. same :- Compartilhar este post Link para o post
Carlos Gouveia Publicado 13 Julho 2012 (acho isto incrível, na minha escola não deixam ninguém ir) Está previsto nos regulamentos que os alunos podem ir à casa de banho durante os exames. E ainda bem que podem, tinha a bexiga mais que cheia durante o exame de matemática :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Moss Publicado 13 Julho 2012 Para quem quiser ver a notícia (é logo a primeira): http://sicnoticias.sapo.pt/programas/jornaldanoite/2012/07/12/edicao-de-12-07-2012-2-parte-1 Compartilhar este post Link para o post
Kaz Publicado 13 Julho 2012 para ter sequer a minima possibilidade de resultar ela teria que se inscrever nos exames numa escola onde ninguém a conhecesse ou conhecesse a outra, se foi na mesmo escola óbvio que alguém a ia denunciar. Compartilhar este post Link para o post
Swarley Publicado 13 Julho 2012 (editado) para ter sequer a minima possibilidade de resultar ela teria que se inscrever nos exames numa escola onde ninguém a conhecesse ou conhecesse a outra, se foi na mesmo escola óbvio que alguém a ia denunciar. Para quem quiser ver a notícia (é logo a primeira):http://sicnoticias.sapo.pt/programas/jornaldanoite/2012/07/12/edicao-de-12-07-2012-2-parte-1 Editado 13 Julho 2012 por Swarley Compartilhar este post Link para o post