Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Che

[Benfica] Futebol

Publicações recomendadas

;) Pode ser que chegues lá sozinho.

Perguntei só para entender o teu ponto de vista mas já vi que não estás disposto a falar sobre isso. Para mim, se a bola entrou então foi bem marcado :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Não concordo muito com isso. Acho que o modelo deve ser do treinador. As ideias base são dele, o tipo de ataque, se é uma equipa mais compacta, etc. etc. O sistema táctico pode sofrer alterações, mas tal como há jogadores e plantéis que se adequam mais a um modelo também acontece com treinadores.

O que deve fazer, e que retiro daí, é modelar a sua forma de ver o jogo aos jogadores que tem disponíveis para melhor os potenciar, mas a ideia base tem que partir do treinador. Caso contrário vai ter que começar do 0 sempre que chegar a uma nova equipa. Isso funciona, p.ex., quando chega depois de uma chicotada psicológica a meio da época, mantém o trabalho que já vinha feito porque é muito complicado mudar, vai tentar afectar os resultados mesmo na vertente motivacional. Daí gajos como o Ulisses Morais servirem sempre para safar equipas mas não darem para construir uma própria.

também não concordo com isso,acho que o treinador sempre que chega a um clube tem que ser ele a dar a cultura táctica,e essas tretas todas,vejamos,Ancelloti,Luis Henrique(acho que é Luis,aquele que treinou a Roma),AVB,etc,todos eles estão a modelar o clube de acordo com os seus princípios,se fosse pela mentelidade do clube,todos os clubes quererião jogar como o Barcelona :estrelas:

Editado por Redboy96

Compartilhar este post

Link para o post

@Vaart

Isso é do Rui Faria, a falar dele mesmo, certo? Ou a minha interpretação está muito má ou então ele defende o que o Jesus faz. Diz que o mais importante é os jogadores adaptarem-se ao sistema dele, e quando está a escolher os jogadores, escolhe de acordo com as características que têm para oferecerem os atributos necessários ao funcionamento do sistema de jogo.

Não, isto é uma entrevista do Rui Faria ao Jesus, no âmbito da Monografia. Fez ao Jesus e a outros treinadores da nossa praça, incluindo o Mourinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Perguntei só para entender o teu ponto de vista mas já vi que não estás disposto a falar sobre isso. Para mim, se a bola entrou então foi bem marcado :wink:

Eu já marquei penaltys de olhos fechados. Já marquei de calcanhar. Posso por isso dizer que são bem marcados apenas porque deram golo? Um penalty bem marcado é um penalty que poucas hipóteses dá a quem está na baliza. Um remate ao meio da baliza pode ser bem marcado, se o jogador tiver sangue frio para esperar que o redes caia para um dos lados, mas regra geral dá m*rda. O penalty que ele marcou permite defesa, o Beto ainda tocou na bola, por isso mesmo que tenha dado golo não passa a ser bem marcado. Foi isso que quis dizer.

Mas sim, foi golo, ainda bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não fico ofendido mas deixa-me que te diga que se esse teu comentário era também dirigido a mim então foi mesmo muito lado.

Acredito que sim. Posso ter lido mal as tuas palavras e ficado com a ideia errada. Se foi o caso, lamento o equívoco. :compinchas:

No entanto, e se não te importasses, queria saber em que sentido foi ao lado. Para evitar cometer o mesmo erro. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Perep, um treinador tem uma determinada ideia de jogo e quer passá-la à equipa, mas essa ideia só funciona se ele tiver os jogadores certos para a posição. Passando ao caso do Benfica, havia Javi García e Witsel, agora há Matic, Carlos Martins e Bruno César. Ou seja, já não há os jogadores que ele quer e então o seu modelo vai ter que sofrer alterações, porque estes jogadores possuem características diferentes dos outros dois. O Jesus, devido aos imperativos da época, não terá tempo suficiente para desenvolver as potencialidades deles de acordo com o seu modelo de jogo, porque pode haver o risco de haver um atraso na assimilação dos processos e a equipa ser prejudicada. Logo, terá que aproveitar algumas características intrínsecas deles os três e inseri-las na forma de jogar da equipa. Desta forma, o modelo deixa de ser totalmente dele e passar a haver um ajustamento do modelo ao treinador. Nem sempre o treinador tem os jogadores que quer, com as características que quer e nem sempre tem tempo para potenciar determinadas características, aí o seu trabalho passa por adicionar ao todo algumas nuances, de form a aproveitar as potencialidades inerentes a cada jogador.

Não sei se me fiz entender ou se fui redundante demais.

Mas é precisamente isso que eu defendo e imagino que seja o que o Rui Faria defende. Agora o ponto de partida tem sempre que ser o pensamento do treinador. Neste momento, depois de perder Javi e Witsel, vai ter que formar um bloco central um pouco mais compacto para compensar a falta de jogadores com a mesma capacidade. Mas vai continuar a jogar com muita largura e com a equipa bem estendida ao longo do campo, como ele gosta. Há ali uma alteração para conseguir manter o próprio modelo, por muito antagónico que pareça.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, isto é uma entrevista do Rui Faria ao Jesus, no âmbito da Monografia. Fez ao Jesus e a outros treinadores da nossa praça, incluindo o Mourinho.

Ahh, já faz mais sentido. Porque de facto isso é o que o treinador do Benfica faz. Não estava a notar diferença nenhuma. icon_mrgreen.gif Peço desculpa.

Compartilhar este post

Link para o post

também não concordo com isso,acho que o treinador sempre que chega a um clube tem que ser ele a dar a cultura táctica,e essas tretas todas,vejamos,Ancelloti,Luis Henrique(acho que é Luis,aquele que treinou a Roma),AVB,etc,todos eles estão a modelar o clube de acordo com os seus princípios,se fosse pela mentelidade do clube,todos os clubes quererião jogar como o Barcelona :estrelas:

Luis Enrique, ex-jogador do Barça

Compartilhar este post

Link para o post

Mas é precisamente isso que eu defendo e imagino que seja o que o Rui Faria defende. Agora o ponto de partida tem sempre que ser o pensamento do treinador. Neste momento, depois de perder Javi e Witsel, vai ter que formar um bloco central um pouco mais compacto para compensar a falta de jogadores com a mesma capacidade. Mas vai continuar a jogar com muita largura e com a equipa bem estendida ao longo do campo, como ele gosta. Há ali uma alteração para conseguir manter o próprio modelo, por muito antagónico que pareça.

Não é nada que ele já não tenha feito no passado e com sucesso. Só que o problema é que como o plantel é sempre mal preparado, a qualquer percalço- como a lesão do Sálvio há 2 épocas- salta à vista a falta de alternativa viável e é isso que acaba por ficar na retina.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já marquei penaltys de olhos fechados. Já marquei de calcanhar. Posso por isso dizer que são bem marcados apenas porque deram golo? Um penalty bem marcado é um penalty que poucas hipóteses dá a quem está na baliza. Um remate ao meio da baliza pode ser bem marcado, se o jogador tiver sangue frio para esperar que o redes caia para um dos lados, mas regra geral dá m*rda. O penalty que ele marcou permite defesa, o Beto ainda tocou na bola, por isso mesmo que tenha dado golo não passa a ser bem marcado. Foi isso que quis dizer.

Mas sim, foi golo, ainda bem.

:wink:

Compartilhar este post

Link para o post

A questão do Nelson foi decidida quando o plantel ainda não estava fechado, não havia certezas. E o Nelson é agenciado pelo Mendes. Os agenciados pelo Mendes têm de jogar. Para além disso ele próprio queria jogar e mesmo eu, também acho que faz bem.

Pelo que falei, não me pareceu que o quisesse fazer fora do Benfica ;)

Foi quase empurrado

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que ele acabará por colocar o Matic a 6. O processo de saída de bola dele não funciona com duplo pivot, tem de haver alguém a ir para meio dos centrais, para estes abrirem no corredores e os laterais darem muita profundidade. A saída para o ataque é vital (e previsível, tal como disse ontem) e ele não vai mudar isso. O que vai mudar será o número de jogadores à frente do Matic. A mim cheira-me que em casa jogará com Carlos Martins e Bruno César. O Salvio já sabe que tem de baixar e faz isso bem, só mais para o fim quando o pulmão já não chega é que ele recupera a passo. E o outro que está a ser "domado" é o Enzo. Serão os titulares. Deve estar para cozinhar algo com o Gaitán (cheira-me que vai coloca-lo a 10) e o pro próprio Ola John será para ir entrando a espaços com o Nolito.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que falei, não me pareceu que o quisesse fazer fora do Benfica ;)

Foi quase empurrado

Eu também não gostei do empréstimo do Nelson. No entanto acredito que lhe vai fazer bem para não cair vítima do matadouro da Luz. E também acho que foi o Mendes quem sentiu que o moço se estava a começar a queimar e que precisava de mudar de ares para ganhar calo e estaleca de forma a singrar num clube como o Benfica.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que o Nelsón deveria ter sido emprestado a um clube inglês,para ganhar aquela visão de golo,que os pontas normalmente têm,e também ganhar corpo

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que ele acabará por colocar o Matic a 6. O processo de saída de bola dele não funciona com duplo pivot, tem de haver alguém a ir para meio dos centrais, para estes abrirem no corredores e os laterais darem muita profundidade. A saída para o ataque é vital (e previsível, tal como disse ontem) e ele não vai mudar isso. O que vai mudar será o número de jogadores à frente do Matic. A mim cheira-me que em casa jogará com Carlos Martins e Bruno César. O Salvio já sabe que tem de baixar e faz isso bem, só mais para o fim quando o pulmão já não chega é que ele recupera a passo. E o outro que está a ser "domado" é o Enzo. Serão os titulares. Deve estar para cozinhar algo com o Gaitán (cheira-me que vai coloca-lo a 10) e o pro próprio Ola John será para ir entrando a espaços com o Nolito.

Sim, deve passar por aí e pela implementação de uma pressão mais alta, como forma de permitir aos médios e aos laterais mais tempo na recuperação da posição. Daí ser pertinente a entrada do Lima em detrimento do Cardozo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Acredito que sim. Posso ter lido mal as tuas palavras e ficado com a ideia errada. Se foi o caso, lamento o equívoco. :compinchas:

No entanto, e se não te importasses, queria saber em que sentido foi ao lado. Para evitar cometer o mesmo erro. :)

Aquela expressão "Benfiquinha", é uma expressão que eu duvido muito que já tenha saído do meu teclado e com toda a certeza nunca saiu da minha boca. Não gosto dela. E da maneira como escreveste, admitindo depois que eu também era um dos destinatários daquele post, levou-me a crer que me estavas a apontar o dedo por eu empregar essa expressão, coisa que não faço, e por ter chamado burrinhos aos adeptos do Benfica, como fiz no outro dia, justificando depois, bem na minha opinião, o porquê.

A segunda coisa errada é teres referido que não sou capaz de conceber que o Benfica jogue num outro modelo, quando estou constantemente a bater na cabeça do Jesus por esse motivo, e não só. Mas sim, eu acho que o Jesus só sabe jogar daquela forma ou, pelo menos, só tem a equipa preparada para isso. E acho estranho que tu penses que isso não é verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

o que é isso de "Benfiquinha"? :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Já te entendi ;)

Ahh, já faz mais sentido. Porque de facto isso é o que o treinador do Benfica faz. Não estava a notar diferença nenhuma. icon_mrgreen.gif Peço desculpa.

Já querias "dar" a cátedra ao Mestre? :mrgreen:

Acho que será por aí. Estás a falar de um 1x4x3x3? Com um meio-campo com Matic x Martins x César, certo?

Sim, deve passar por aí e pela implementação de uma pressão mais alta, como forma de permitir aos médios e aos laterais mais tempo na recuperação da posição. Daí ser pertinente a entrada do Lima em detrimento do Cardozo.

A pressão alta precisa de ser bem treinada, há basculações que têm de ser bem feitas e para isso precisam de ser bem treinadas.

PS:13th eu sou um daqueles que utiliza a expressão benfiquinha, não o João Pedro.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

marcou o golo logo foi bem marcado

:estrelas:

Então se eu tropeçar na bola quando for a rematar, a bola bater no poste, a seguir ressaltar nas costas do guarda-redes e acabar por entrar, o penalty foi bem marcado? Lê-se com cada coisa...

Compartilhar este post

Link para o post

Aquela expressão "Benfiquinha", é uma expressão que eu duvido muito que já tenha saído do meu teclado e com toda a certeza nunca saiu da minha boca. Não gosto dela. E da maneira como escreveste, admitindo depois que eu também era um dos destinatários daquele post, levou-me a crer que me estavas a apontar o dedo por eu empregar essa expressão, coisa que não faço, e por ter chamado burrinhos aos adeptos do Benfica, como fiz no outro dia, justificando depois, bem na minha opinião, o porquê.

A segunda coisa errada é teres referido que não sou capaz de conceber que o Benfica jogue num outro modelo, quando estou constantemente a bater na cabeça do Jesus por esse motivo, e não só. Mas sim, eu acho que o Jesus só sabe jogar daquela forma ou, pelo menos, só tem a equipa preparada para isso. E acho estranho que tu penses que isso não é verdade.

O cerne daquele meu comentário foi a crítica implícita àquilo que me parece ser alguma falta de clareza na abordagem a certos tabus. E aí comparei a postura de quem critica uns e não é capaz de ver que faz o mesmo noutra questão.

Se usas ou não a expressão, não interessa para nada. É uma opção tua, a qual respeito e compreendo, já que também não me agrada muito. Emprego-a para melhor me ser entendido- e acabei por ser mal-interpretado nas minhas intenções. :)

João Pedro, eu estou a ser bastante específico sobre o que falo. É sobre a pertinência do Cardozo e só. Sobre o resto estamos muito bem entendidos. ;)

A pressão alta precisa de ser bem treinada, há basculações que têm de ser bem feitas e para isso precisam de ser bem treinadas.

Já pressionamos alto na 1ª época, com o Di Maria e o Ramires. Ora, como não temos ninguém com características semelhantes à do Queniano, a alternativa passa por alternar a zona de pressão para terrenos mais avançados, onde são preciso 2 homens com grande mobilidade. Vamos ver como vai ser.

Compartilhar este post

Link para o post

É preciso mobilidade, mas também inteligência, capacidade de antecipar para onde a bola vai seguir para depois ir pressionar. Não basta correr que nem um desalmado, ao estilo do Lass Diarra num Real Madrid vs. Barcelona, há que ser inteligente na pressão.

Compartilhar este post

Link para o post

É preciso mobilidade, mas também inteligência, capacidade de antecipar para onde a bola vai seguir para depois ir pressionar. Não basta correr que nem um desalmado, ao estilo do Lass Diarra num Real Madrid vs. Barcelona, há que ser inteligente na pressão.

Por mobilidade entende-se inteligência na movimentação aliada a grande disponibilidade física. Ora, imagino que seja só uma questão de hábitos, pois o mais complicado de aprender já lá está em ambos os casos.

Compartilhar este post

Link para o post

eu, sinceramente, acho que se o cardozo marcar o penalty como ele sabe, em força para um dos lados, é golo. agora se inventar... pronto, arrisca-se a falhar.

e concordo com o joão. só vão dar valor ao cardozo quando ele sair

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...