Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
lastdance

Governo poderá fechar Canal 2 e concessionar todo o grupo RTP a privados

Publicações recomendadas

Essa do agora dar lucro vale o que vale...o lucro que deu nos últimos dois anos abatem o prejuízo de um e nada garante que não volte a dar prejuízo no futuro.

A RTP1 até tem uma grelha interessante. A cena de andar pelas cidades do país durante o verão tem uma importância enorme (e não estou a ser irónico). Claro que o formato do programa que percorre o país nem sempre é o melhor, mas já faz o que outros canais de sinal aberto são incapazes de fazer.

E depois temos outros programas informativos como o Portugal em Direto que nem a SIC Notícias e a TVI24 se prezam a fazer. O "Bom Dia Portugal" também foi um formato inovador em Portugal e passados uns 15 anos ainda é o melhor programa noticiário da manhã.

Mantendo estes pequenos grandes conteúdos, juntemos o melhor da RTP2 e puff...TV de qualidade.

btw, seria pedir muito voltar a ter aquela sinfonia épica depois do jornal da tarde de domingo, seguida de F1? :prayer:

What? :confuso:

Não entendi.

Nada garante que não aumentem os lucros também. Tem tudo a ver com gestão, boa leva a bons resultados, má a maus resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

Ao sábados das 11 às 12 tenho sempre de levar com os programas de manhã da RTP (dia em que vou almoçar com a minha avó que vive sozinha) e portanto no seguimento da conversa de ontem, vou aproveitar para voltar a alguns tópicos.

Primeiro dizer que me apercebi porque o Fiasco ficou com a ideia de que defendia programas tipo Goucha e Fátima Lopes para a TV estatal.

Não foi essa a minha intenção mas com a conversa mais generalista que comecei a ter com o GSousa sobre o que é entretenimento acabei por dar a impressão de que estava a misturar coisas que não queria misturar.

A) Acho que programas como os da Fátima Lopes, Goucha, Conceição Lino são péssimos e que não têm nem podem ter lugar numa televisão estatal. Limitam-se a se aproveitar e usar as pessoas, utilizando-as para ganhar dinheiro.

B) Mesmo achando os programas péssimos e chegando mesmo ao ponto de pensar que gostava que não existissem, não me acho no direito de dizer que quem os vê é isto ou aquilo porque a definição de entretenimento é diferente para todos.

Segundo ponto e que se refere ao meu 1º post aqui:

Os programas que refiro aqui são como aquele que tive de ver hoje, o Verão Total, que se passou em Leiria. Programa esse apresentado pelo tipo do Top+ e mais duas tipas.

Nessa uma hora de programa que vi, aproveitei e anotei o conteúdo para fazer uma analise mais correcta:

1) Dois grupos tocaram, um mais pimba e outro nem por isso (apesar de ser péssimo era capaz de agradar ao GSousa porque segundo o vocalista o tema da música era a defesa do meio ambiente :mrgreen:)

2) Deram tempo de antena a uma artista de artesanato que pode mostrar aquilo que faz.

3) Falaram da regeneração do Centro Histórico de Leira.

4) Falaram com um dos directores do Instituto Politécnico.

5) Fizeram propaganda ao festival gótico (que inclui musica gótica, o que tem pouco a haver com a audiência normal do programa em causa) de Leiria.

6) Falaram da Rota dos Escritores de Leiria (onde se inclui o Eça)

7) Falaram da existência de um bilhete que pode ser adquirido e que dá acesso aos museus da cidade.

8 ) Referiram o festival de Musica de Câmara e das várias actividades desportivas que a cidade tem durante todo o ano.

9) Promoveram a gastronomia local.

10) Mostraram imensas imagens bonitas da cidade.

E este tipo de coisas é comum em todos estes programas que tenho visto ao Sabado de Manhã (incluindo aquele da eleição das praias mas com o pequeno enorme problema desse ser apresentado pelo Baião que não tem lugar numa TV publica)

A minha opinião sobre os mesmos é que, mesmo não gostando do formato e não sendo programas que me cativem, eles mesmo assim conseguem fazer algum serviço público e acho que têm espaço numa TV pública.

Era portanto a estes programas que eu me referia e não aos Praças da Alegria, Goucha e outros.

Por outro lado, onde passei a tarde tive de levar com o programa da Volta a Portugal (vi onde o meu avô está internado).

E esse sim é um programa que não tem lugar no serviço publico. Para além de ter o Baião a única coisa que fizeram foi falar do Núcleo de BTT de Leiria (?).

De resto foi só passatempos e palhaçadas do Baião.

Portanto, na minha opinião o primeiro programa pode perfeitamente servir para um canal público (apesar de achar que pode ser aperfeiçoado), o segundo não e os outros do Goucha, Fátima e etc..., nem pensar.

Finalizando, como já disse (e outros users tb o fizeram) acho que um canal público mais que essencial é um direito e o mesmo tem todas as condições para reunirem programação mais do estilo da RTP1 e outros mais do estilo da 2 desde que exista uma boa gestão.

Basta ver o programa Verão Total e perceber que como aquilo não se faz igual em Portugal e é aquele tipo de programa que querem matar para entregar aos lobbies privados dos amigos do partido

Compartilhar este post

Link para o post

What? :confuso:

Não entendi.

Nada garante que não aumentem os lucros também. Tem tudo a ver com gestão, boa leva a bons resultados, má a maus resultados.

Correto.

Em relação ao que colocaste em bold na minha citação, só estou a dizer que o lucro obtido nestes últimos dois anos não chegam para cobrir o prejuízo que a RTP muitas vezes teve em apenas um ano, segundo vi nuns gráficos apresentados no Jornal da Noite [edit: Telejornal, confundo sempre o nome dos programas] . Era só uma observação.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Correto.

Em relação ao que colocaste em bold na minha citação, só estou a dizer que o lucro obtido nestes últimos dois anos não chegam para cobrir o prejuízo que a RTP muitas vezes teve em apenas um ano, segundo vi nuns gráficos apresentados no Jornal da Noite [edit: Telejornal, confundo sempre o nome dos programas] . Era só uma observação.

Ah ok. Pensei que estivesses a confundir lucros com receitas. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

a concessão a privados com a manutenção da taxa do audiovisual é um disparate só ao nível do borges.

hoje o josé rodrigues dos santos estava em rage mode no inicio do telejornal.

e a mim enquanto cidadão individual e com uma opinião já antiga em relação a esta matéria, antes mesmo de se falar em privatizar/concessionar a rtp, sou a favor da privatização total.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se agora está a dar lucro porque raio é que se vai privatizar? Eu sei a resposta, mas queria a desculpa oficial.

Dá lucro contando com as transferências do Estado.

Compartilhar este post

Link para o post
Comunicado do Conselho de Administração

Face às notícias que vieram a público nos últimos dias sobre a estratégia para o novo modelo de Serviço Público de Rádio e de Televisão, o Conselho de Administração da RTP esclarece:

- O CA da RTP tem um mandato de gestão para desenvolver o Plano de Sustentabilidade Económica e Financeira, aprovado pela tutela no final de 2011.

- Foi constituído um Comité de Acompanhamento do estudo detalhado das novas ações do PSEF e sua articulação com a decisão política sobre a privatização, com participação da tutela e dos consultores estratégicos e jurídicos. No âmbito desse Comité, o cenário da “concessão” é um dos modelos cuja análise foi pedida pela tutela.

- O CA da RTP considera descabido do ponto de vista institucional a divulgação pública de opiniões favoráveis a um dos cenários ainda em análise, sentindo-se por isso obrigado a divulgar publicamente que manifestou, em tempo oportuno, a sua discordância relativamente a este cenário.

- O CA também não reconhece os argumentos económicos de poupança para o Estado, apresentados publicamente, em favor deste cenário, quando comparados com os do PSEF.

- O CA da RTP decidiu emitir um comunicado interno informando mais detalhadamente todos os trabalhadores da empresa sobre este processo e continuará a preparar a implementação das ações estratégicas contempladas no PSEF.

Lisboa, 27 de agosto, de 2012

O Conselho de Administração da RTP

@RTP.pt

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...