Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
lastdance

Governo poderá fechar Canal 2 e concessionar todo o grupo RTP a privados

Publicações recomendadas

A RTP2 tem publicidade institucional.

Oh sim, mas essa não conta porque é cultural.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho bem que se feche a RTP 2, mas é-me um pouco indiferente. Só via o Desporto 2.

E gosto da TVI. Sou parolo. :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Essa conversa da 'maioria não procura o conhecimento' é o modo como as coisas são hoje em dia. A cultura estabelecida hoje em dia é a da burrice, infelizmente. Até chego a encontrar pessoas que têm vergonha de terem conhecimentos, sim, vergonha de terem conhecimentos. Enfim.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se já o disseram por aqui, mas o "fecho" da RTP2 deve-se a uma questão de marketing, porque o nome da RTP1 tem mais impacto. Independentemente do canal que for encerrado, o que ficar activo vai ter que oferecer um misto do que passa em ambos os canais, porque os objectivos dos dois têm que ser concertados.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se já o disseram por aqui, mas o "fecho" da RTP2 deve-se a uma questão de marketing, porque o nome da RTP1 tem mais impacto. Independentemente do canal que for encerrado, o que ficar activo vai ter que oferecer um misto do que passa em ambos os canais, porque os objectivos dos dois têm que ser concertados.

Não sabia. Sendo assim é então uma questão de cortar despesa para comprimir conteúdo de dois canais num só. Isso vai dar muito mau resultado e acredito que predomine os géneros de conteúdo corriqueiros da RTP1.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa conversa da 'maioria não procura o conhecimento' é o modo como as coisas são hoje em dia. A cultura estabelecida hoje em dia é a da burrice, infelizmente. Até chego a encontrar pessoas que têm vergonha de terem conhecimentos, sim, vergonha de terem conhecimentos. Enfim.

A maioria das pessoas chega a casa estafada do trabalho que faz, que ainda por cima muitas vezes é mal pago e querem é ver algo para se entreter, algo que as faça relaxar e descansar sem martirizar mais o cérebro. Não procuram algo que ponha o seu cérebro em ebulição constante.

Dizer isto não significa que as pessoas não têm inteligência, não gostam de conhecimento ou sejam burras. Conheço vários users deste forum que tenho como muito inteligentes e mesmo assim viam e discutiam um programa como a casa dos segredos.

O que quer dizer é que as pessoas têm maior tendência a procurar divertimento no tempo que têm livre, o que acho perfeitamente normal.

Cabe é ao Estado fornecer cultura sempre que as pessoas têm necessidade disso ou pelo menos divulgar que o que de cultura existe para despertar as mentes que menos a procuram.

Tudo isto não é de longe um atestado de burrice a ninguém.

Compartilhar este post

Link para o post

Se as pessoas não procuram o conhecimento, então o conhecimento que procure as pessoas. Quero dizer com isto que acho bem que a RTP2 feche e que os seus programas culturais de maior relevo passem para a RTP1, que tem mais audiências.

Compartilhar este post

Link para o post

Se as pessoas não procuram o conhecimento, então o conhecimento que procure as pessoas. Quero dizer com isto que acho bem que a RTP2 feche e que os seus programas culturais de maior relevo passem para a RTP1, que tem mais audiências.

Exactamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta mais importante: Qual é o canal que fica com o slot da RTP 2?

BenficaTV.

Compartilhar este post

Link para o post

A maioria das pessoas chega a casa estafada do trabalho que faz, que ainda por cima muitas vezes é mal pago e querem é ver algo para se entreter, algo que as faça relaxar e descansar sem martirizar mais o cérebro. Não procuram algo que ponha o seu cérebro em ebulição constante.

Dizer isto não significa que as pessoas não têm inteligência, não gostam de conhecimento ou sejam burras. Conheço vários users deste forum que tenho como muito inteligentes e mesmo assim viam e discutiam um programa como a casa dos segredos.

O que quer dizer é que as pessoas têm maior tendência a procurar divertimento no tempo que têm livre, o que acho perfeitamente normal.

Cabe é ao Estado fornecer cultura sempre que as pessoas têm necessidade disso ou pelo menos divulgar que o que de cultura existe para despertar as mentes que menos a procuram.

Tudo isto não é de longe um atestado de burrice a ninguém.

Eu vejo-o por outro prisma. O predominante na cultura do momento são coisas com conteúdo pimba (ou vulgarmente conhecido assim). A música sem conteúdo é a que bate records de venda e multi-platinas, etc. Isto nada tem a ver com o cansaço das pessoas mas sim com o que é a cultura predominante.

O entretenimento pode transmitir conhecimento e divertir ao mesmo tempo.

De resto concordo que não é por verem as novelas e casas dos segredos que as pessoas são mais ou menos inteligentes.

Olha que não tinha visto as coisas assim. Tens muita razão, sim senhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vejo-o por outro prisma. O predominante na cultura do momento são coisas com conteúdo pimba (ou vulgarmente conhecido assim). A música sem conteúdo é a que bate records de venda e multi-platinas, etc. Isto nada tem a ver com o cansaço das pessoas mas sim com o que é a cultura predominante.

O entretenimento pode transmitir conhecimento e divertir ao mesmo tempo.

De resto concordo que não é por verem as novelas e casas dos segredos que as pessoas são mais ou menos inteligentes.

Aqui vamos discordar porque nem tudo o que entretêm tem de ser culturalmente significante.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui vamos discordar porque nem tudo o que entretêm tem de ser culturalmente significante.

Não, mas é possível entreter e transmitir conhecimento. Nem tudo o que passa conhecimento tem de ser chato.

Mas se recuarmos no tempo vemos que nem sempre a cultura dominante foi uma 'cultura pimba'.

EDIT: De resto podemos também pegar no facto de que um homem/mulher com conhecimentos não é atraente aos olhos da sociedade. É um/uma nerd.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Não, mas é possível entreter e transmitir conhecimento. Nem tudo o que passa conhecimento tem de ser chato.

Mas se recuarmos no tempo vemos que nem sempre a cultura dominante foi uma 'cultura pimba'.

Claro que é possível. Tal não significa que é errado existir divertimento/entretenimento sem mais outro propósito.

É também importante referir que o que é entretenimento para ti ou para mim pode não ser para outra pessoa e o mesmo acontece para a questão do que é culturalmente relevante ou não.

Como tal, não cabe a ninguém o direito de definir o que uma pessoa pode ou não ver na sua televisão.

E essa conversa desta cultura actual ser isto e aquilo parece aquela do "No meu tempo!".

Tudo o que tu encontras na sociedade actual sempre se encontrou. Existe é hoje mais meios de divulgação o que também significa mais escolhas disponíveis.

EDIT: De resto podemos também pegar no facto de que um homem/mulher com conhecimentos não é atraente aos olhos da sociedade. É um/uma nerd.

Que generalização......

Editado por SAS_Operative

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que é possível. Tal não significa que é errado existir divertimento/entretenimento sem mais outro propósito.

É também importante referir que o que é entretenimento para ti ou para mim pode não ser para outra pessoa e o mesmo acontece para a questão do que é culturalmente relevante ou não.

Como tal, não cabe a ninguém o direito de definir o que uma pessoa pode ou não ver na sua televisão.

E essa conversa desta cultura actual ser isto e aquilo parece aquela do "No meu tempo!".

Tudo o que tu encontras na sociedade actual sempre se encontrou. Existe é hoje mais meios de divulgação o que também significa mais escolhas disponíveis.

Que generalização......

Vendo as coisas dessa maneira nunca podes definir nada como culturalmente desinteressante. Portanto a conversa sobre o conteúdo pimba ou a casa dos segredos ou mesmo a RTP2 vem por água abaixo.

Não acredito que seja a maneira de ver as coisas. Existe obviamente conteúdo interessante culturalmente e conteúdo que culturalmente não interessa. O que não quer dizer que havendo um não possa haver o outro, só que a desproporção parece-me grande hoje em dia.

Sempre existiu, certo. Mas o que é a cultura predominante é que tem vindo a mudar. Isto particularmente na música que é onde me apercebo mais (e obviamente que a música é também um espelho da sociedade, tal como outras artes). De certeza que se ouves música antiga e actual notas essa diferença. Quem são os maiores músicos da nossa era? E há 30 anos quem eram?

Generalização não, são estereótipos da sociedade. Nem toda a gente pensa assim, mas isso nem toda a gente se identifica com o modo de pensar da sociedade actual.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Vendo as coisas dessa maneira nunca podes definir nada como culturalmente desinteressante. Portanto a conversa sobre o conteúdo pimba ou a casa dos segredos ou mesmo a RTP2 vem por água abaixo.

Não acredito que seja a maneira de ver as coisas. Existe obviamente conteúdo interessante culturalmente e conteúdo que culturalmente não interessa. O que não quer dizer que havendo um não possa haver o outro, só que a desproporção parece-me grande hoje em dia.

Sempre existiu, certo. Mas o que é a cultura predominante é que tem vindo a mudar. Isto particularmente na música que é onde me apercebo mais (e obviamente que a música é também um espelho da sociedade, tal como outras artes). De certeza que se ouves música antiga e actual notas essa diferença. Quem são os músicos da nossa era? E há 30 anos quem eram?

Generalização não, são estereótipos da sociedade. Nem toda a gente pensa assim, mas isso nem toda a gente se identifica com o modo de pensar da sociedade actual.

Tu podes não ver assim mas quem tem de fazer os possíveis para apresentar todos os espectros possíveis de cultura tem.

Noto diferença na música? O que não falta são grupos e bandas dos nossos dias que considero ter mais do que qualidade artística e cultural.

O que existe é um mercado imensamente maior, o que possibilita que todo o tipo de música chegue a mais gente.

Posso dar o exemplo da música Pimba portuguesa. De facto sempre existiram músicas e canções com conteúdo mais ordinário, sentidos duplos e jogos de palavras. Algumas delas até me foram cantadas em criança pelos meus avós (As Meninas de Odivelas, por exemplo).

O que de facto acontece é que nos nossos dias existe mais visibilidade para todos os tipos de música por os meios de comunicação se terem estendido a onde antes não chegavam.

O mesmo é aplicável há musica comercial.

É preciso notar que onde antes a venda de música era destinada a um publico mais urbano (e por norma com outros horizontes), hoje a música destina-se a todos. A venda de música tornou-se, de facto, mais popular.

Portanto, para mim é apenas uma questão de escala.

E não acho que exista esse estereótipo tão marcado.

Pelo contrário, acho que cada vez mais se dá importância ao intelecto. Por alguma razão as loiras burras são uma piada e os videos de misses a dizer barbaridades são alvo da risota geral.

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade. Basta olhar para os concursos de cultura geral e a sua evolução ao longo dos tempos. Antigamente ganhava esse tipo de concursos quem mostrava mais conhecimentos abarcando um leque alargado de áreas temáticas. Aprendia-se bastante ao assistir aos programas e, naturalmente, entretinha. A partir de certa altura começaram a surgir os "profissionais" dos concursos. Caras e nomes conhecidos que participavam nos concursos todos e que geralmente recolhiam bons prémios. Os modelos foram-se alterando, as regras foram mudando, e hoje temos uma situação que para mim é degradante em que se mostra à evidência que já não é necessário ter conhecimentos para ganhar um prémio num concurso dessa natureza. Basta ter sorte. Os prémios democratizaram-se e ficaram ao alcance de qualquer um. Certos formatos como O Elo Mais Fraco até estão preparados para penalizar os melhores concorrentes. Hoje em dia o processo de seleção de candidatos não toma como condição primordial o nível de cultura geral de cada um. Privilegia o à vontade, a boa disposição, a capacidade de poder, aqui ou ali, mandar uma piada brejeira ao Malato.

É uma pena. Admito que este tipo de formatos contribua mais para um nível elevado de audiências mas eu já não consigo ver uma edição completa da Decisão Final, ou lá como se chama a treta que o Malato apresenta agora. Desde o Quem Quer Ser Milionário que a qualidade destes programas tem descido a pique...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

lol ca raio de comparações que se vê por aqui. eu via e discutia a casa dos segredos, mas odiava aquilo.

e lamento, mas aquilo só entretem quem é "facil" de entreter.

e o mesmo vai para os programas de manha e os programas de tarde.

nao meto as novelas ao barulho, porque há umas ( ou ja houve, )em que se podia considerar arte, apesar de haver outras bem labregonas.

ha uma diferença entre quem vê e discute esporadicamente o big show sic, o big brother ou a casa dos segredos, ou o goucha, numa questao meramente analistica e de critica, e quem grava os programas, quem corre para chegar a casa e os ver, quem nao sai de casa para os ver e quem fica doente se perdeu nesse dia.

e para mim esses programas são lixo televisivo, nem do ponto de vista de entretenimento se safam, e a prova disso é a necessidade obsessiva de 2 em 2 minutos dizerem que vao dar dinheiro e que tens de ligar para lá. é a base de sustento desses programas.

nao dao o guito só porque sim.

daqui a pouco estao a dizer que ver a fatima e ler um bom livro é entretenimento e é a mesma coisa, e nem deve ser discutido.

a minha mae e a minha tia, reformadas, têm a tv ligada durante a tarde porque da som, e mamam aquilo porque nao ha mais nada.

meti meo nos meus pais, e a minha mae nunca mais viu 1 minuto de sic ou tvi.

e a minha tia la continua. e é uma senhora de "pouca" cultura, mas reconhece que sao programas de lixo.

mas tasse, é deixar andar.

big show sic para manter o pessoal "entretido"

Editado por fiasco

Compartilhar este post

Link para o post

Permitam-me entrar na discussão para relembrar (ou acrescentar, que ainda não pude ler todos os comentários) um dado importantíssimo quando se fala da privatização: a RTP1 e a 2 são complementares, não existem uma sem a outra. Porquê? Porque um modelo de SPT requer pelo menos dois canais para se concretizar: num primeiro mostra-se programas já conhecidos do público, que são do agrado da maioria e um segundo, tão ou mais importante, bebe do interesse público para popularizar certos programas. Por exemplo, faria sentido que a RTP1 transmitisse com alguma regularidade andebol? Não, pois as audiências seriam baixas. O que se faz é popularizar assuntos no segundo canal. Se se sabe que existem 6 mil pessoas (número fictício) que gostam de andebol em Portugal e meses depois, com a exibição de programas relativos a este desporto (não só jogos mas debates, programas que visem a história do desporto e a discussão das suas regras) se conseguem 10 mil, então acabou de se fazer serviço público. Portanto, dois canais são estritamente necessários sob pena do próprio conceito de SPT ficar completamente minado.

De resto, volto a dizer que é de uma filha da putice que este governo seja O ÚNICO, o único crl, em toda a Europa! a lembrar-se de fazer isto. Tantas coisas para cortar mas não, vai-se pela via mais fácil, pelo caminho que mais lhes enche os bolsos, pela forma que mais embrutece as pessoas. Urjo a todos para que quando pensem nesta questão, o façam consciente de que o português passa em média 3 horas e meia a ver TV por dia (agora um pouco mais devido às altas taxas de emprego) e reality shows e programas em que se telefona e se ganham audis não dão para carregar bagagem cultural nenhuma. E enfim, isto é em catadupa.

Há muito para dizer sobre este assunto, pelo que tentarei ler tudo o que já foi escrito e acrescentar uma opinião mais elaborada (formal, se quiserem) sobre isto, que acho ser um assunto fulcral para os destinos do país. Se me for permitido, também poderei disponibilizar um trabalho universitário sobre o assunto.

Editado por matisptfan

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho a mesma opinião que tu sobre esses programas. São lixo.

Eu é que não limito os outros às minhas definições.

E não entres no desvirtuamento do que digo, sff.

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal vê é demasiada televisão, demasiada ficção. Eu cá utilizo a tv para ver desporto e um pouco de notícias. Ainda hoje estava a passar no telejornal uma história que passa todos os anos por esta altura, levar as crianças ao mar na tentativa de curar os seus medos. A notícia faria sentido se não fosse sempre arroz, aliás, um pouco na senda dos argumentos(lol) das novelas. Povo ignorante é sempre ignorante.

Editado por Vimaranes1922

Compartilhar este post

Link para o post
Ora, é notório que a RTP tem de ser reestruturada. A RTP é, neste momento, um poço sem fundo, um sorvedouro do nosso dinheiro. Todos os anos, recebe milhões do Estado e, mesmo assim, apresenta resultados miseráveis. Estes milhões teriam de servir para fazer face às menores receitas publicitárias impostas por lei e ao serviço público a que está obrigada.

No entanto, embora a ideia de concessionar me agrade mais do que vender, não admito o fecho da RTP2.

Ora vamos por partes:

1) Abolição da taxa em 96', que custava a cada português menos que um maço de cigarros por mês.

2) Redução sucessiva da fatia no OE para o SPT.

3) Redução da publicidade de 12? para 6 mins de publicidade por hora na RTP1 - RTP2 apenas apresenta publicidade institucional.

4) Governamentalização constante da RTP1.

Com é que se pode fechar os olhos a décadas (que isto não é de ontem, a própria privatização é pensada pelo menos desde 2002) de desgraça governamental e de sucessivos rombos no financiamento do SPT e depois esperar que dê lucro?

Mas o que me lixa mais no meio disto tudo é a indiferença, a ausência de conhecimento que possibilite fazer frente a estas ideias pré-concebidas e à selva do mercado. Quantos de vocês pensam no futuro? É que eu quero ter filho(s) neste país, onde vou produzir dando o melhor de mim e se ele(s) não for pelo menos tão conhecedor que eu, pelo menos tão atento ás maravilhas do mundo, então falharei redondamente no exercício da minha parentalidade...

Editado por matisptfan

Compartilhar este post

Link para o post

Só ligo a TV para ver desporto ou (raramente) algum dos canais de séries.

Mas no que concerne a conteúdos, acho bem mais grave a escolha de algumas noticias (e a não escolha de outras) para os telejornais do que todos os programas de "entretenimento".

Um CM é bem mais perigoso e preocupante que uma Caras.

Compartilhar este post

Link para o post
Juízo sff, percebo a revolta, mas se em Portugal as audiências da RTP 2 são muito reduzidas, por isso as receitas são muito curtas para os custos que o canal acarreta, tem de ser fechado! É praticamente o unico canal decente dos que passam em sinal aberto, mas prefiro que feche e se diminuam as despesas do Estado do que continuar com isso aberto. Já não estamos no tempo das "vacas gordas".

Pegando neste comentário, queria só aproveitar para também te recomendar juízo. Primeiro, porque as audiências/sucesso de um canal de SPT não se medem pelas receitas deste, ou lá o exercício que fizeste. Depois, porque estás livremente a abdicar do "único canal decente dos que passam em sinal aberto" (palavras tuas com o acento corrigido) em prol de uma hipotética redução de custos que, dependendo do negócio que se faça, e até à concretização do mesmo só me poderia reportar ao da notícia, que ainda assim não está fechado, pode valer 0. Sim, 0, porque a licença é um documento de concessão, nada mais que isso. Não só dás mais poder aos privados como podes dá-lo de mão beijada. Se, no entanto, estiveres a pensar em publicidade, então tira o cavalinho da chuva, que os valores são irrisórios, uma quantia dispicienda. Mas até o Ministro se decidir isto é estar a chover no molhado, traçar conjeturas. Lá vai dando para desmistificar algumas ideias.

Há medida que vou lendo o tópico lá vou encontrando os usuais preconceitos de quem não tem bases para discutir SPT. Mas é tão normal que nem culpo ninguém: de um lado não se cultiva a importância de um SPT forte e do outro existe pouca Literatura em língua portuguesa sobre o assunto. E muita gente da nossa praça toma posições porque simplesmente lhes convém.

Editado por matisptfan

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que é preciso fazer compreender que os serviços públicos não se devem reger por lucros ou receitas. São muito mais importantes que isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...