Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
htc

Suécia cria horários especiais para noctívagos

Publicações recomendadas

Suecos criam horários especiais para notívagos

A Suécia começa neste mês uma nova revolução social, com a introdução da chamada "Sociedade B" --uma sociedade que leva em conta os diferentes ritmos biológicos dos indivíduos para introduzir horários alternativos de funcionamento para escolas, locais de trabalho, universidades e organizações.

A primeira instituição sueca a implementar o esquema é uma escola secundária de Gotemburgo, que a partir de setembro vai oferecer turnos opcionais entre 20h e 8h.

"Por que precisamos trabalhar todos no mesmo horário e enfrentar os mesmos engarrafamentos?", pergunta o manifesto do movimento B-Samfundet ("Sociedade B"). "Por que temos de correr ao mesmo tempo para pegar as crianças na escola antes que elas fechem? Por que tudo tem de funcionar nos mesmos ritmos e horários se isso causa problemas gigantescos na infra-estrutura da sociedade?"

O B-Samfundet tem origem na Dinamarca, onde foi criado no ano passado. Ainda neste outono europeu, a Sociedade B será introduzida na Noruega e na Finlândia, e para outubro está previsto o lançamento no Reino Unido.

A Sociedade B se baseia em pesquisas científicas que indicam que cada indivíduo tem seu próprio ritmo biológico, uma espécie de "relógio interno" que é geneticamente determinado.

Segundo essas pesquisas, uma "pessoa B" possui um ritmo interno de 25 a 27 horas, enquanto o de uma "pessoa A" tem um ciclo de 23 horas. As "pessoas B" são mais produtivas no final do dia e têm dificuldades de despertar de manhã cedo, que é quando as "pessoas A" são mais ativas.

Segundo os criadores, esse é um movimento contra a tirania do despertador, que ao mesmo tempo se encaixa no debate sobre a criação de uma sociedade de horários mais flexíveis, com maior equilíbrio entre trabalho e lazer --e melhor qualidade de vida.

"Nosso objetivo é acabar com as rígidas disciplinas de horário da sociedade industrial, em que todos chegam ao mesmo tempo e saem na mesma hora", disse em entrevista à BBC Brasil Erika Augustinsson, vice-presidente do B-Samfundet. "Vivemos em uma nova sociedade e queremos criar um novo jeito de viver, que respeite também os diferentes ritmos internos das pessoas", acrescentou.

Escolas

Erika destaca que esses diferentes ritmos biológicos também são uma realidade nas escolas, onde um grande número de crianças e adolescentes tem dificuldades de concentração pela manhã.

Ou seja, esses alunos não têm exatamente preguiça de levantar para ir à escola --eles são apenas "pessoas B".

Na escola Vasa Lärcentrum, na cidade de Gotemburgo, o turno da tarde/noite está sendo introduzido depois de uma pesquisa realizada com os 150 alunos da instituição.

"A pesquisa mostrou que muitos estudantes consideraram a idéia bastante positiva", contou à BBC Brasil Ingela Welther, gerente de planejamento do Departamento de Educação do governo de Gotemburgo.

Segundo ela, a extensão do horário de funcionamento da Vasa Lärcentrum é uma experiência inicial que poderá ser levada às outras escolas da rede pública. "O objetivo é fornecer alternativas que ajudem os alunos a lidar melhor com seus estudos e a completar sua educação com êxito."

Ingela Welther destacou ainda que a introdução do cronograma alternativo possibilita também o melhor aproveitamento das instalações da escola, que poderá absorver mais alunos.

Em outubro, o movimento "Sociedade B" lançará o primeiro website do mundo direcionado a oferta e busca de empregos para "pessoas B".

@ Folha Online

Compartilhar este post

Link para o post

Grande iniciativa. Gosto muito.

Pessoalmente não faria parte dessa "sociedade B" mas cada ser humano tem os seus ritmos.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece interessante.. o único problema é mesmo a posição geográfica que faz com que se passe praticamente tudo com o escuro da noite

Compartilhar este post

Link para o post

Suécia :handclap:

E ainda estão cheios de gajas boas

:handclap: :handclap:

Agora o nome é uma m*rda, Sociedade B, até parecem def's

Compartilhar este post

Link para o post

A sociedade na qual me inseriria se aplicassem cá o mesmo. As manhãs são a pior altura do dia para mim.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece interessante.. o único problema é mesmo a posição geográfica que faz com que se passe praticamente tudo com o escuro da noite

Isso é só durante o Inverno, no Verão é precisamente o oposto

Compartilhar este post

Link para o post

Wow, que cena fixe. Sinto-me sempre mais produtiva de noite, é um facto, mas fazer a minha vida "no escuro" era coisa para me deprimir em três tempos.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso de ter pouca concentração de manhã não se resolveria com horas de sono mais controladas, uma alimentação mais saudável e mais desporto?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso de ter pouca concentração de manhã não se resolveria com horas de sono mais controladas, uma alimentação mais saudável e mais desporto?

mesmo que se deitem cedo há pessoas que têm mais dificuldade em se levantar de manhã. A questão que se coloca é se uma pessoa ao se deitar à 8 da mnhã tb não terá dificuldades em se levantar às 4 da tarde.

Compartilhar este post

Link para o post

Wow, que cena fixe. Sinto-me sempre mais produtiva de noite, é um facto, mas fazer a minha vida "no escuro" era coisa para me deprimir em três tempos.

também tenho de ter sempre, pelo menos, o candeeiro ligado

Editado por Sr.Sérgio

Compartilhar este post

Link para o post

A cena de relógio biológico é uma bela de uma treta.

Quando era estudante tinha essa mania, só trabalhava bem de noite, só me concentrava à noite. De manha era impossivel, blah blah blah.

Agora que trabalho, que tenho de estar a pé às 7:30h e me deito entre a meia-noite e a 1h só tenho a dizer. O nosso horário é aquilo que fazemos dele.

Eu hoje em dia não consigo trabalhar depois das 20h e às 9:30h é quando sou mais produtivo. A cabeça só começa a abrandar por volta das 17h.

Os estudantes é que levam uma vida nocturna em detrimento da diurna e enganam-se quanto a isso. Nada contra isso, a nossa vida nessa altura rege-se por outras necessidades.

Compartilhar este post

Link para o post

mesmo que se deitem cedo há pessoas que têm mais dificuldade em se levantar de manhã. A questão que se coloca é se uma pessoa ao se deitar à 8 da mnhã tb não terá dificuldades em se levantar às 4 da tarde.

exacto.

Compartilhar este post

Link para o post

Duvido que, se durante 1 mês te deitares à meia-noite e te levantares às 8h, tendo um dia de trabalho cansativo pelo meio, tenhas problemas em dormir.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho. E já me aconselhei com o meu médico e ele aconselhou-me a tentar a estratégia do deitar-me 30min mais cedo todos os dias, e continua a não resultar. Há pessoas excepcionais no que toca a este assunto, e caso houvesse esta medida cá em Portugal aderia.

Editado por Rodrigol

Compartilhar este post

Link para o post

Mas que causas estão por trás disso? Pode estar sedentarismo, podem ter maus horários de sono - e aí a terapia do sono pode ajudar - podem faltar nutrientes e vitaminas que não são ingeridos através da alimentação que fazem, podem ter problemas do foro psicológico... A minha questão não é condenar quem afirma que tem um horário mais propenso à concentração ou mais dificuldades em levantar-se de manhã (e, convenhamos, aos estudantes nem sempre é fácil - e agora quando começar a fazer frio quem quer sair de uma cama quentinha?) mas sim perceber porque é que tal acontece. Até porque eu estou exatamente no campo oposto, acordo sempre cedo e bem disposto e consigo concentrar-me quer seja de manhã ou de madrugada.

Compartilhar este post

Link para o post

Duvido que, se durante 1 mês te deitares à meia-noite e te levantares às 8h, tendo um dia de trabalho cansativo pelo meio, tenhas problemas em dormir.

em 2 dias consigo me adaptar aos horários. Já tive trabalhos por turnos e nocturnos e sempre consegui me consegui adaptar.

Compartilhar este post

Link para o post

em 2 dias consigo me adaptar aos horários. Já tive trabalhos por turnos e nocturnos e sempre consegui me consegui adaptar.

O problema aqui é o cansaço.

Eu durante a universidade tinha sempre problemas para dormir e para acordar.

Isto acontecia porque durante o dia tinha aulas, lá mandava uma hora de estudo, depois a meio da tarde ia ter com amigos, depois mandava lá mais uma horinha para algum trabalho. Jantava, ia sair à noite, bebia uns copos e depois para me levantar tava lixado.

Por outro lado ao trabalhar chego ao fim do dia exausto mentalmente e fisicamente.

É por isso que passamos a vida a ver pessoal mais jovem a dizer que "trabalha melhor à noite". Não admira. Deitam-se diariamente às 3/4 da manha. Levantam-se 11/12h. Pequeno almoço e tal, periodo até ao almoço não se faz nada. Almoçam 15h. aulas e mais sabe-se lá o quê toda a tarde. 19h vão para casa, duas horas a fazer coisas, 22h tão a comer (hora normal para jantar para um estudante universitário em Aveiro onde eu via isto com os meus olhos). Entre as 23h e a meia-noite estão a sair de casa para ir ter com pessoal (eu e colegas fazíamos isto constantemente). É claro que a esta hora vão estar mais activos....

Agora experimentem levantar-se todos os dias às 8h da manha, e vão ver que esse periodo de actividade optimizada recua algumas horas. Junta-lhe a isso diminuir a resistência que vem com a idade, mais as exigências do trabalho e pronto. Tens o horário completamente diferente.

O relógio biológico das pessoas que vejo a dizerem que têm um relógio diferente, só é diferente porque ainda não trabalham a sério. Porque 100% das pessoas que conheço que trabalham das 9h às 18:30h não têm um relógio fora do normal. 100% das pessoas que têm trabalhos nocturnos dizem que têm um relógio biológico diferente dos outros.

Isto não é ter um relógio diferente. É o vosso relógio que está habituado a horários diferentes. O resto é treta.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tenho grande problemas em acordar cedo, mas sou claramente mais produtivo à noite.

Compartilhar este post

Link para o post
Isto não é ter um relógio diferente. É o vosso relógio que está habituado a horários diferentes. O resto é treta.
Exacto. O pessoal que estudou isto não passa de um bando de vigaristas. :rolleyes:

Sou de longe mais produtivo no emprego à noite que de manhã, por isso é que entro o mais tarde possível. Faço mais entre as seis e as oito da noite que das oito da manhã ao meio-dia.

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post

Sou de longe mais produtivo no emprego à noite que de manhã, por isso é que entro o mais tarde possível. Faço mais entre as seis e as oito da noite que das oito da manhã ao meio-dia.

Muito verdade.

É natural as pessoas terem as suas tendências, cada um à sua maneira, todos temos "algo" que nos torna mais (ou menos) produtivos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...