Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
htc

Suécia cria horários especiais para noctívagos

Publicações recomendadas

Mas até lá somos um ser que necessita de luz natural para que possa atingir o seu máximo biológico. Simplesmente temos é uma fantástica capacidade de adaptação que quase não tem rival no mundo animal.

Pareceu-me claro

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um que também é mais produtivo à noite, não me perguntem porquê. Fico todo contente quando sai a calendarização definitiva da época de exames e eles são quase todos às 17h, sinal que posso estudar de noite e dormir até tarde, sem estar preocupado em começar a regularizar horários uns 2 ou 3 dias antes para depois dormir umas horas decentes na noite antes antes do exame, como teria de o fazer se estudasse à noite e tivesse um exame às 09h.

O que noto é que isto é comum à maioria das pessoas da minha idade portanto não sei se isto é explicável por um factor etário qualquer (mesmo que um não intrínseco do ser humano, em termos biológicos, pode ser social) ou uma coisa do género.

As manhãs são mais penosas mas porque também reconheço que durmo pouco durante a semana. Lá está, à noite sinto-me mais activo, acabo por ir para cama mais tarde e depois acordo cedo por causa das aulas, o que me leva a que ande para aí a maioria dos dias com 6 de horas de sono, às vezes nem isso (domingo para segunda (hoje), é certinho que durmo menos, porque venho de acordar tarde ao domingo). Claro que fica mais difícil e demoro mais a acordar mas depois fico bem e, não sei se é do hábito, mas também não posso dizer que este ciclo me provoque cansaço, daí que persista nisto sem achar que me estou a prejudicar de alguma maneira (mesmo que se calhar esteja).

Depois há outras coisas que não sei explicar mas, por exemplo, dormir das 00h00 às 08h não me dá a mesma satisfação que dormir das 04h às 12h00. Basicamente gosto da sensação de acordar tarde. Mas ao mesmo tempo reconheço que quando durmo as clássicas oito horas (que para mim são mais que suficientes para estar óptimo) e acordo cedo, o dia parece mais engraçado, basicamente por ser mais longo, o que não sei entronca ali nas explicações do Gheltohn sobre a luz solar e blabla fazerem bem ao organismo.

Basicamente acho que é uma questão de adaptação. Só adopto este sistema para "aumentar" os dias. Acordar cedo para ir para aulas já tenho eu que o fazer de qualquer maneira, se me for a deitar cedo para dormir tudo direitinho, o dia fica mais pequeno... resumindo, deito-me mais tarde para viver mais tempo. :lol:

Durante férias isto não conta para nada porque um gajo não tem preocupações, dorme o que lhe apetecer quando lhe apetecer, etc e etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Depois há outras coisas que não sei explicar mas, por exemplo, dormir das 00h00 às 08h não me dá a mesma satisfação que dormir das 04h às 12h00.

Comigo é precisamente o contrário. Se conseguir dormir das 23h às 7h sabe-me pela vida, se forem as mesmas oito horas mas no período pós-duas da manhã acordo cansado.

Compartilhar este post

Link para o post

Se há coisa que adoro é estar acordado há 3 horas, olhar para o relógio e serem 10h.

Sinto que desperdicei o dia se, depois de tomar pequeno almoço, olho para o relógio e penso... porra, já só faltam 5 horas para anoitecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois há outras coisas que não sei explicar mas, por exemplo, dormir das 00h00 às 08h não me dá a mesma satisfação que dormir das 04h às 12h00. Basicamente gosto da sensação de acordar tarde. Mas ao mesmo tempo reconheço que quando durmo as clássicas oito horas (que para mim são mais que suficientes para estar óptimo) e acordo cedo, o dia parece mais engraçado, basicamente por ser mais longo, o que não sei entronca ali nas explicações do Gheltohn sobre a luz solar e blabla fazerem bem ao organismo.

x2.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou um pouco weird, se tiver de me levantar às 7h para ir para a escola, e ficar acordado até às 3h/4h da manhã, no dia seguinte estou bem melhor que os meus amigos que dormem 7 e 8 horas :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Se há uma adaptação biológica, o sentido é que os fenómenos despoletados pela luz solar deixem de exigir a luz solar.

Se isto for verdade, é muito fixe. Não fazia ideia que o nosso corpo se adaptasse de tal forma ao que o rodeia.

Compartilhar este post

Link para o post

Se isto for verdade, é muito fixe. Não fazia ideia que o nosso corpo se adaptasse de tal forma ao que o rodeia.

Isto não acontece assim, só ao longo de gerações e gerações, mas não acredito num ser humano completamente sem necessidade mental e física de luz solar (seja artificial ou natural)

Compartilhar este post

Link para o post

Se há uma adaptação biológica, o sentido é que os fenómenos despoletados pela luz solar deixem de exigir a luz solar.

Para já, essa adaptação nunca ocorre numa geração apenas, e apenas poderias ver os efeitos dessa adaptação teórica daqui a muitos milhares de anos.

Depois, tenho sérias dúvidas que estes mecanismos se alterem assim tão facilmente, especialmente os hormonais. As hormonas são necessárias, ponto. A ausência de luz solar interfere com a sua síntese e, como tal, provocará efeitos nos indivíduos. Não sei que efeitos, teria de ir investigar.

Quanto à produção da vitamina D, hoje em dia é possível ingeri-la de outras formas, pelo que, num caso teórico de total ausência de exposição ao Sol, seria possível ao indivíduo não ter problemas ao nível da vitamina D. O que poderia acontecer era que o mecanismo de produção fosse ficando cada vez mais atrofiado até deixar de funcionar no indivíduo.

Resumindo, eu estava a falar de uma "adaptação biológica" não num sentido evolutivo, mas mais num sentido de, por exemplo, ciclos de sono. Esses sim podem perfeitamente ser alterados sem grande prejuízo para o indivíduo (desde que, claro, durma as X horas necessárias).

Estás a negar a evolução?

Vinda de ti, devia levar essa pergunta como um insulto. :lol:

Obviamente que não, mas tu sabes melhor que muita gente aqui dentro que a Evolução não funciona assim. Não é por a sociedade se tornar toda vegetariana que o Homem enquanto espécie deixaria de comer (ou gostar de) carne num curto/médio prazo, por exemplo.

Que raio tem a idade a ver com o desespero de uma pessoa?

Se não tens nada de interessante para adicionar à discussão escusas de vir armado com "piadas" de outros tópicos para aumentar o teu cred, assim não me incomodas nem fazes figurinhas tristes.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que se dão. Mas dão-se ao longo de gerações e gerações.

Mas quem te diz que essa adaptação já não se dá ao longo de gerações e gerações? Famílias de mineiros, por exemplo? O trabalho nocturno ou sem luz natural já dura há bastantes décadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas quem te diz que essa adaptação já não se dá ao longo de gerações e gerações? Famílias de mineiros, por exemplo? O trabalho nocturno ou sem luz natural já dura há bastantes décadas.

Para se dar ao longo de gerações e gerações (evolutivamente), teria de ser uma adaptação "positiva", o que não sei se é o caso.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Vinda de ti, devia levar essa pergunta como um insulto. :lol:

Obviamente que não, mas tu sabes melhor que muita gente aqui dentro que a Evolução não funciona assim. Não é por a sociedade se tornar toda vegetariana que o Homem enquanto espécie deixaria de comer (ou gostar de) carne num curto/médio prazo, por exemplo.

E tu também devias saber melhor que ninguém que aquilo que faz sentido hoje e é essencial hoje, daqui a uns tempos pode não fazer sentido. Não estou a dizer que os factos por ti apontados estão errados, como é óbvio. Estou a dizer que não são motivo para se dizer que "nunca" poderá acontecer. É só uma questão de conceitos, mais nada.

Compartilhar este post

Link para o post

O ser humano é e continua a ser um animal diurno.

Existem é adaptações, onde o ser humano é quase rei e senhor, e é ai que entram os mineiros, por exemplo.

Só quando essas adaptações se tornarem efectivas numa determinada parte da população é que se pode falar em evolução/mutação e ai estariamos a falar da criação de uma nova compartimentação do ser humano em uma raça diurna e outra nocturna.

Não estou a dizer que tal não pode acontecer. Estou é a dizer que cientificamente o ser humano esta construído para ser acima de tudo diurno.

Editado por SAS_Operative

Compartilhar este post

Link para o post

E tu também devias saber melhor que ninguém que aquilo que faz sentido hoje e é essencial hoje, daqui a uns tempos pode não fazer sentido. Não estou a dizer que os factos por ti apontados estão errados, como é óbvio. Estou a dizer que não são motivo para se dizer que "nunca" poderá acontecer. É só uma questão de conceitos, mais nada.

Sim, o "nunca" estava um bocado metido no meu discurso e não devia. Tens razão. :)

Compartilhar este post

Link para o post
Se não tens nada de interessante para adicionar à discussão escusas de vir armado com "piadas" de outros tópicos para aumentar o teu cred, assim não me incomodas nem fazes figurinhas tristes.

O teu post é tão parvo mas tão parvo, que estive para me alongar e fazer uma análise psicológica da tua personagem, mas cheguei tarde a casa, estou cansado e não estou para aturar parvoíces desnecessárias.

Por isso, cá fica. Enganei-me no tópico (daí o post do J) :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...