JoaoFer Publicado 17 Dezembro 2015 Sim, mas durante o ano seguinte, apenas pode gozar 30 dias ao todo. Em termos de pagamento nao sei como funciona. De pagamento funciona igual é pago o subsídio de férias, e se houver dias de férias não gozadas, têm ser pagos esses mesmo dias em separado, e salvo erro, a 200%. Compartilhar este post Link para o post
JackBauerPT Publicado 17 Dezembro 2015 Estou assim. Aceitei o cargo na startup que referi, btw, pode vir a ser uma coisa interessante para mim e acima de tudo acho que vou gostar. :) Até há uns meses não me imaginava a começar a carreira fora de uma grande empresa, mas gosto da flexibilidade que esta opção me oferece. O problema é que eu, com licenciatura e mestrado (especialmente o mestrado), estou tão habituado a ter que trabalhar em casa (para trabalhos de grupo, tese, etc.) muitas vezes até às tantas da manhã, que não me imagino agora a começar a trabalhar e a chegar a casa - seja a que horas for - e não ter sempre pressão para trabalhar também :lol: por isso acho que vou acabar por muitas vezes ao fim dos dias de trabalho chegar a casa e continuar a fazer coisas relacionadas com trabalho e com o crescimento do mesmo lol, desde que não afete naturalmente a minha vida pessoal, que é aquilo que mais prezo mesmo. Eu é mais ao contrário, se trabalhar a partir de casa a minha produtividade desce consideravelmente, são muitas distrações :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 17 Dezembro 2015 por acaso, a partir de casa até trabalho muito bem. O que precisas é de um local dedicado e de uma workstation, é logo a bombar... Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 17 Dezembro 2015 O que precisas é de um local dedicado e de uma workstation, é logo a bombar... Yap. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 17 Dezembro 2015 Mas acabaste a licenciatura, certo? Fiz a licenciatura e o primeiro ano de mestrado, o segundo era estágio mais tese e fiquei-me pelo estágio. Compartilhar este post Link para o post
Gavazzo Publicado 17 Dezembro 2015 Eu é mais ao contrário, se trabalhar a partir de casa a minha produtividade desce consideravelmente, são muitas distrações :mrgreen: Eu estava a falar de trabalhar no escritório e depois ao final do dia em casa, não era de ficar em casa o dia inteiro a tentar trabalhar :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 17 Dezembro 2015 Fiz a licenciatura e o primeiro ano de mestrado, o segundo era estágio mais tese e fiquei-me pelo estágio. Troco-me sempre. Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 17 Dezembro 2015 Estou assim. Aceitei o cargo na startup que referi, btw, pode vir a ser uma coisa interessante para mim e acima de tudo acho que vou gostar. :) Até há uns meses não me imaginava a começar a carreira fora de uma grande empresa, mas gosto da flexibilidade que esta opção me oferece. O problema é que eu, com licenciatura e mestrado (especialmente o mestrado), estou tão habituado a ter que trabalhar em casa (para trabalhos de grupo, tese, etc.) muitas vezes até às tantas da manhã, que não me imagino agora a começar a trabalhar e a chegar a casa - seja a que horas for - e não ter sempre pressão para trabalhar também :lol: por isso acho que vou acabar por muitas vezes ao fim dos dias de trabalho chegar a casa e continuar a fazer coisas relacionadas com trabalho e com o crescimento do mesmo lol, desde que não afete naturalmente a minha vida pessoal, que é aquilo que mais prezo mesmo. isso faz "confusão" agora, depois acaba por ser normal. Acaba por ser uma extensão da vida profissional aquele momento onde jantas, pegas logo no PC e vais ver logo os mails ou gerir as redes sociais. Isto no meu caso, porque o meu trabalho é quase 24h por dia lol numa altura aí mais crítica até acordava às 3am com despertador e tudo para responder a comentários e mensagens mais negativas para "gerir" uma crise que aí estava. Mas tranqui. Compartilhar este post Link para o post
Shark Publicado 17 Dezembro 2015 vou asumir o Chelsea malta, esta tudo a correr lindamente por ca Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 17 Dezembro 2015 Estou assim. Aceitei o cargo na startup que referi, btw, pode vir a ser uma coisa interessante para mim e acima de tudo acho que vou gostar. :) Até há uns meses não me imaginava a começar a carreira fora de uma grande empresa, mas gosto da flexibilidade que esta opção me oferece. O problema é que eu, com licenciatura e mestrado (especialmente o mestrado), estou tão habituado a ter que trabalhar em casa (para trabalhos de grupo, tese, etc.) muitas vezes até às tantas da manhã, que não me imagino agora a começar a trabalhar e a chegar a casa - seja a que horas for - e não ter sempre pressão para trabalhar também :lol: por isso acho que vou acabar por muitas vezes ao fim dos dias de trabalho chegar a casa e continuar a fazer coisas relacionadas com trabalho e com o crescimento do mesmo lol, desde que não afete naturalmente a minha vida pessoal, que é aquilo que mais prezo mesmo. Fizeste muito bem, vai dar-te um gozo tremendo ver a empresa crescer numa relação directa com o teu trabalho e empenho. Então se for numa área que tu gostes, ainda melhor! Quanto ao trabalhar à noite, acho que é relativamente normal quando tens um trabalho que requer alguma autonomia e criatividade. :biggrin: Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 18 Dezembro 2015 (editado) Eu, já faltando pouco para ter um ano de trabalho em cima, ainda não consigo muito bem definir o que quero. De uma coisa tenho a certeza, é que quero encontrar um equilíbrio com a vida pessoal e, pelo menos actualmente, não me vejo a abdicar disso em prol de trabalhar mais. Pretendo salvaguardar ambas as coisas e não deixar que o trabalho influencie a vida pessoal. Se um gajo não aproveitar as coisas boas da vida, está f*dido, por muito cliché que dizer estas m*rda seja. E, claro, as coisas boas da vida são diferentes para cada um. Ao mesmo tempo, sou algo ambicioso e estou sempre à procura de melhor e de uma oportunidade para fazer algo ainda mais de encontro ao que quero, pelo que não me coibirei de trabalhar para isso. E por aí se explica porque já vou no segundo emprego em poucos meses, saí do primeiro passado 4 ou 5 meses porque logo vi que não era naquele ramo que pretendia fazer carreira e currículo e, evidentemente, porque a dada altura surgiu uma oportunidade de ir fazer algo mais de encontro ao que pretendo. Mesmo não sendo numa empresa muito grande ou com particular história, mudei imediatamente e sem olhar para trás. E do ponto de vista salarial, até fiquei algo a perder. Embora tenha mudado para condições base melhores, o outro tinha uma ajuda de custo inerente à utilização de carro pessoal para deslocações de trabalho bastante compensadora (mesmo depois de descontar a gasolina gasta) e que não era sujeita a impostos. Se é certo que estou à vontade para dizer que me considero um tipo competente, pelo menos minimamente, até tenho tido alguma sorte. Na minha área (engenharia civil) todos vamos tendo noção das dificuldades que o setor atravessa (ainda hoje vi nas notícias que a Soares da Costa vai mandar 500 pessoas embora, fora sub-empreiteiros que ficam sem trabalho) e da malograda vaga de estágios do IEFP que parece que qualquer recém-licenciado tem que atravessar (ontem soube de um colega de curso que não ficou numa empresa relativamente conhecida aqui do Porto, depois de fazer o estágio, porque havia projetos que tinham ficado em standby e portanto não precisavam dele). Pelo menos já conto dois empregos e zero estágios. Não digo isto para parecer que sou o maior, digo isto com um certo alívio e não deixando de saber que posso querer/ter de fazer a porcaria do estágio para eventualmente entrar numa empresa pela qual valha a pena fazê-lo (infelizmente muitas empresas do sector, das grandes às pequenas, só contratam assim). E também porque atualmente tenho contrato a termo, não estou nos quadros da empresa, ou assim, que sempre seria uma situação mais confortável. Não estando a trabalhar exactamente, ou somente, na especialização em que queria (geotecnia/engenharia geotécnica), trabalho na área e na posição em que queria nesta altura, já que trabalho num departamento de projeto. Tenho aprendido bastante sobre a área e até sobre engenharia mecânica, o que tem sido engraçado. O trabalho a executar na especialização em que queria também existirá mas será sempre pontual, dentro da globalidade de especializações que um projeto exige. O passo seguinte seria trabalhar numa empresa que só trabalhasse sobre a componente geotécnica dos projetos. Veremos se mais tarde ou mais cedo consigo fazê-lo ou não. Isso sem pôr em causa os outros prazeres que a vida pessoal me dá e a vontade mais para a frente de constituir família, ir assistir à próxima final do Porto na Liga dos Campeões e essas coisas bonitas. Editado 18 Dezembro 2015 por UnReal Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 18 Dezembro 2015 Unreal, qlq cena também tens uns baldes de massa para acartar, é na boa mpt Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 18 Dezembro 2015 não tens nenhuns likes nem nenhumas hashtags de natal para fazer nas redes sociais? vai lá :) Compartilhar este post Link para o post
Swarley Publicado 18 Dezembro 2015 A ver se percebi bem a situação. De 1 de Julho a 31 de Dezembro de 2014, recebeste metade do subsídio de natal referente àquele período de 6 meses, o que está correcto. Nesses seis meses ganhaste o direito a 12 dias de férias para 2015. Imaginemos que este ano já gozaste essas férias, tens de ter recebido entretanto, o subsídio proporcional referente a essas férias. Este ano já recebeste o subsídio de Natal por completo. E tens direito a 22 dias de férias para 2016. Portanto e se não me escapou alguma coisa, acho que até te pagaram a mais :lol: mas só vendo os recibos de vencimento. A questão é que em 2016 já não estou na empresa, o meu contracto vence a 31 de Dezembro de 2015. Só agora vi isto, porque o JoaoFer citou. Vou ver se te posso ajudar: O subsídio de Natal é-te devido pelo trabalho no próprio ano. Ou seja, se só saíres a 31 de dezembro de 2015, trabalhaste o 2015 por completo e, como tal, tens direito ao subsídio de natal por inteiro. O subsídio de férias é diferente, é-te devido pelo teu trabalho no ano anterior. Ou seja, o subsídio de férias que recebeste este ano, recebeste-o pelo que trabalhaste em 2014. No entanto, para proteger os trabalhadores, há uma lei que diz que se o trabalhador estiver na empresa a 31 de dezembro, no ano seguinte tem direito a receber a totalidade do subsídio de férias, i.e. este ano, em 2015, tiveste direito a recebê-lo por inteiro, mesmo só tendo entrado a meio do ano transacto. Relativamente às férias, sim, terias, teoricamente, direito a 12 dias do ano passado. No entanto, e aqui não estou bem seguro do que estou a dizer, há um limite, nos casos de entrada a meio do ano, do número de dias de férias que acumulas para o ano seguinte, creio que são 7 e que devem ser gozados até 31 de março desse ano seguinte. Eu gozei 6 dias no final do ano passado e mais 6 dias em Fevereiro, totalizando os 12 dias. Este ano gozei/estou a gozar até ao final de 2015 os 22 dias referentes a este ano civil. Resumindo, tendo trabalhado ano e meio, não deveria ter direito a subsidio e meio de férias? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 18 Dezembro 2015 A questão é que em 2016 já não estou na empresa, o meu contracto vence a 31 de Dezembro de 2015. Eu gozei 6 dias no final do ano passado e mais 6 dias em Fevereiro, totalizando os 12 dias. Este ano gozei/estou a gozar até ao final de 2015 os 22 dias referentes a este ano civil. Resumindo, tendo trabalhado ano e meio, não deveria ter direito a subsidio e meio de férias? Se tu trabalhaste ano e meio, do meio ano que trabalhaste, quando entraste, pagaram-te o subsídio na totalidade. Agora, como trabalhaste este ano completo, quando saíres, vão ter de te pagar outro subsídio completo. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 18 Dezembro 2015 Malta alguém sabe como está a situação dos estágios profissionais? A minha namorada ia agora tentar realizar um, mas hoje ao deslocar-se ao IEFP disseram que com esta mudança no governo isto está em "banho maria", e que as verbas ainda não foram enviadas para darem continuidade ao processo. Isto é mesmo verdade? Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 18 Dezembro 2015 Está tudo parado. Aqui a empresa tem um pendente desde meados de Setembro. Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 18 Dezembro 2015 Também meter um processo no virar do ano não é aconselhável. O meu entrou no IEFP no dia 27 de Dezembro, e só foi aprovado em Maio... Compartilhar este post Link para o post
bixtre Publicado 18 Dezembro 2015 (editado) Malta alguém sabe como está a situação dos estágios profissionais? A minha namorada ia agora tentar realizar um, mas hoje ao deslocar-se ao IEFP disseram que com esta mudança no governo isto está em "banho maria", e que as verbas ainda não foram enviadas para darem continuidade ao processo. Isto é mesmo verdade? Eu recebi a informação que o meu foi aprovado hoje, falta agora o processo burocrático (receberem os papéis e possivelmente ir ao IEFP para uma pseudo entrevista). Demorou 2 meses, mas andei a pressionar os RH várias vezes durante esse tempo e eles o IEFP. E pelos vistos depende um pouco do distrito onde se faça o pedido. Essa de que está tudo parado já tinah ouvido ainda em Outubro, por isso parece-me treta. Devem usar isso para as pessoas ficarem na espera mais tempo. Editado 18 Dezembro 2015 por bixtre Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 18 Dezembro 2015 Pois é uma situação complicada. Eu quando fiz o meu há 2 anos demoreu quase 3 meses para obter a validação, estou para ver como é que vai correr desta vez na minha namorada. Resta encontrar uma solução, e tentar nos inícios de Janeiro. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 18 Dezembro 2015 Alguém tem opinião da Altran, por aqui? O feedback que tenho não é muito positivo mas é mais de malta das tecnologias. Compartilhar este post Link para o post
Swarley Publicado 18 Dezembro 2015 Se tu trabalhaste ano e meio, do meio ano que trabalhaste, quando entraste, pagaram-te o subsídio na totalidade. Agora, como trabalhaste este ano completo, quando saíres, vão ter de te pagar outro subsídio completo. No ano em que entrei, só recebi metade do de Natal. E este ano recebi o de férias e o de Natal por completo. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 18 Dezembro 2015 (editado) No ano em que entrei, só recebi metade do de Natal. E este ano recebi o de férias e o de Natal por completo. Trabalhaste 6 meses? O subsidio de Natal é ajustado aos meses que trabalhaste lá. O de férias penso que é igual mas os dias de férias ganhas logo todos (se já lá trabalhaste no anterior). Editado 18 Dezembro 2015 por lastdance Compartilhar este post Link para o post