doom_master Publicado 2 Abril 2019 Estou há uma semana à espera que me contactem de volta. Não tenho tido grande feedback daquelas para onde tenho enviado CV, portanto queria alargar um pouco o espectro. Compartilhar este post Link para o post
Joao Pereira Publicado 2 Abril 2019 @ElliotReid13, quais as tuas funções atuais? tiveste alguma mudança recente? Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 3 Abril 2019 Citação de Joao Pereira, há 10 horas: @ElliotReid13, quais as tuas funções atuais? tiveste alguma mudança recente? Há cerca de um ano comecei a trabalhar em BI. Porque perguntas? Compartilhar este post Link para o post
Joao Pereira Publicado 3 Abril 2019 Citação de ElliotReid13, há 3 horas: Há cerca de um ano comecei a trabalhar em BI. Porque perguntas? porque tinha-te como da área financeira e de há uns tempos para cá tens tido algumas intervenções que remetem para a área de it Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 3 Abril 2019 As coisas já não estão assim tão segregadas, já não há "emprego de engenheiro" e "emprego de economista". Eu sou licenciado em economia, a minha equipa tb tem toda a mesma formação de base, e trabalhamos com finanças, operações, sistemas (fazendo specs e funções de Product Owners), BI, etc 3 1 Compartilhar este post Link para o post
Joao Pereira Publicado 3 Abril 2019 (editado) Citação de Ego Sum, há 3 minutos: As coisas já não estão assim tão segregadas, já não há "emprego de engenheiro" e "emprego de economista". bem sei, simplesmente notei que o discurso dele remetia para áreas que em tempos anteriores não o fazia e fiquei curioso acerca da tipologia de trabalho atual do Elliot. nada demais. Editado 3 Abril 2019 por Joao Pereira Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 3 Abril 2019 Citação de Joao Pereira, há 1 hora: porque tinha-te como da área financeira e de há uns tempos para cá tens tido algumas intervenções que remetem para a área de it É verdade, mas continuo a ser alguém de finanças que está interessado em novas técnicas de análise e reporting. Nomeadamente a parte analítica (machine learning, sobretudo) é aquilo que mais me interessa, e o objetivo é conciliar as duas áreas e acabar trabalhar ou começar num fundo de investimento tecnológico ou fintech 😉 Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 3 Abril 2019 Vou-vos dar um conselho. Não importa a quantidade de dinheiro que se ganha mas sim a qualidade do dinheiro. O que fazes com pouco pode ser muito mais do que com muito, depende de como te orientas. O recurso maior que podemos ter é a amizade, o conhecimento, a afinidade. As leis são construções abstractas, o mundo é humano. Podes gozar a vida com o salário mínimo se souberes falar e se fores importante na vida de pessoas que trabalhem em determinadas instituições. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 3 Abril 2019 (editado) Citação de w0, há 29 minutos: Agora em muitos outros sítios contratam-se jogadores que, outrora, não tinham lugar no plantel. Verdade, já tinha referido isso aqui. Acho que é um fenómeno que começou há uns 5 anos. À medida que fomos saindo da crise foram aparecendo mais empresas com desafios interessantes. A malta que entra no mercado de trabalho já procura outro tipo de desafio, até porque quem está à procura de carreira exponencial já não é nas big4 que encontra isso, mas sim nas scale-ups. Editado 3 Abril 2019 por Ego Sum Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 3 Abril 2019 (editado) Porque grande parte do pessoal vê amigos e colegas que trabalham que nem cães nessas consultoras mega conhecidas e ficam logo escaldados. Quando estava no início da faculdade, a Deloitte ia contratar muito finalista do meu curso, sem que tivessem acabado, sequer. O feedback do pessoal era todo o mesmo: "não venham para cá, horas extra e fins-de-semana, blá blá blá". Obviamente que quando chegou a vez de ser a minha geração a ser finalista, ninguém queria falar com eles sequer. E eles bem nos procuraram, até foram à sala onde o pessoal fazia a tese para nos convidarem para uma sessão de esclarecimento/debate com eles, para que pudessem perceber o porquê de não andarem a conseguir contratar ninguém do nosso curso. Davam 20€ em cartão FNAC em troca a cada finalista/recém-graduado que fosse. Fomos lá, dissemos o que achávamos da empresa, eles mostraram-nos alguns daqueles vídeos promocionais para angariar gente e perguntaram-nos o que achávamos, voltámos a falar mal e como aqueles vídeos eram como vender banha da cobra, pegámos o vale e saímos. Profit. Editado 3 Abril 2019 por doom_master Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 3 Abril 2019 Não estraguem o tópico com picardias desnecessárias malta. O tópico estava a seguir um rumo muito interessante e útil. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 3 Abril 2019 Citação de Hammerfall, há 8 minutos: E Big4 para mim só há um, Metallica, Megadeth, Slayer e Anthrax. Amen to that! 1 Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 3 Abril 2019 Citação de w0, há 1 hora: Obrigado. É por estas e por outras deste género que depois a malta das Big4 não é levada a sério. Essa necessidade de afirmação para, de alguma forma, se distinguirem dos demais...é cringy. E digo isto à vontadinha, pois o meu irmão trabalha numa das Big4. A verdade é que muitos, a maioria, são autómatos, com trabalhos repetitivos, monótonos e pouco desafiantes. Outros, com a ilusão que ter passado numa Big4 no início da carreira, acham-se especiais, diferentes. Apenas e somente porque, em tempos, vestiram a mesma farda que tantos outros, trabalharam demasiadas horas, levaram 1200 paus para casa e usavam uma mochilinha a dizer Big4. A verdade é que esse tempo acabou. Conheço quem esteja contratualmente vinculado a Big4, alocado a um cliente e a inserir faturas de táxis, despesas de almoços, e outros que tais em folhas de excel. Dir-me-ão que estou a generalizar. É certo. Dentro das Big4 ainda há gente absolutamente brilhante, mas esses são, hoje em dia, a minoria. O problema das pessoas das Big4, pelo menos aqueles com quem me cruzo, é que levam uma lavagem no primeiro dia. É-lhes dito vezes e vezes sem conta que são especiais. Que são a nata. A crème de la crème. Porém, isso deixou de ser verdade de há uns anos para cá. Certo é que ainda há lá muitas estrelinhas mas, infelizmente, a massificação de "consultorias" fez com quem essas entidades, outrora bastante exigentes no capítulo do recrutamento, fossem alargando o espectro, pois também passaram a prestar diferentes tipos de serviços de consultoria. Se ainda fossem da BCG...aí sim, só continua a entrar a crème de la crème. Agora em muitos outros sítios contratam-se jogadores que, outrora, não tinham lugar no plantel. Só que agora há lugar para todos. Portanto desçam lá do cavalo imaginário onde acham que andam. És tão eloquente que te e-papava se gostasse de homens. Mas tranquilo memo! Compartilhar este post Link para o post
HIM Publicado 3 Abril 2019 Citação de Che, há 50 minutos: Vou-vos dar um conselho. Não importa a quantidade de dinheiro que se ganha mas sim a qualidade do dinheiro. O que fazes com pouco pode ser muito mais do que com muito, depende de como te orientas. O recurso maior que podemos ter é a amizade, o conhecimento, a afinidade. As leis são construções abstractas, o mundo é humano. Podes gozar a vida com o salário mínimo se souberes falar e se fores importante na vida de pessoas que trabalhem em determinadas instituições. Não te esqueças do Tempo. Tempo é dos recursos mais importantes que existem. 1 Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 3 Abril 2019 Citação de trz, há 44 minutos: Não estraguem o tópico com picardias desnecessárias malta. O tópico estava a seguir um rumo muito interessante e útil. Compartilhar este post Link para o post
johan Publicado 3 Abril 2019 uish viver em casa dos pais, esse problema do catano que a nossa sociedade vê como um crime! Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 3 Abril 2019 Citação de w0, há 1 hora: Agora em muitos outros sítios contratam-se jogadores que, outrora, não tinham lugar no plantel. No Sporting por exemplo.... Feels bad man... Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 3 Abril 2019 Citação de johan, há 2 minutos: uish viver em casa dos pais, esse problema do catano que a nossa sociedade vê como um crime! Ninguém disse isso, se não me expliquei bem: Viver em casa dos pais porque não tens dinheiro para comer sequer. Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 3 Abril 2019 Tentem comportar-se como adultos sff. Dispenso estar a perder 40 minutos a rever e bloquear posts completamente desnecessários, inúteis ou que surgem no seguimento daquilo porque não são capazes de resolver picardias. Querem andar às bocas vão para o discord, facebook ou outro lado qualquer. É completamente dispensável estarem a minar tópicos e o fórum com posts que acrescentam zero de informação e interesse a quem passa cá com vontade de ler alguma coisa com jeito e sem quaisquer considerações pessoais. Respeitem-se uns aos outros e evitem conteúdo desnecessário. 2 2 Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 3 Abril 2019 (editado) Pfff, andou-se aqui a discutir big4 e eu já cheguei tarde para a festa 😢 De qualquer forma, apesar do muito que já bati aqui nas big4, acho que há casos em que pode ser perfeitamente adequado a certo tipo de objetivos. Se eu tivesse saído da universidade sem saber bem aquilo que gostava de vir a fazer, e interessado em juntar uns trocos para viajar, porque não ir para uma dessas consultoras? 1000 euritos para primeiro emprego não é nada de extraordinário, mas poder ir para Angola e ganhar mais do dobro disso e ter tudo pago, pode ser uma solução engraçada para quem não tem mesmo expectativas profissionais nenhumas, mas que tem uma ideia sobre como dar uso ao dinheiro. Pegando no post do w0, que é o único que está visível através do quote do HIM, digo também que é fácil o porquê de haver esta necessidade de se fazer uma lavagem cerebral. Basta olhar para o número de pessoas que são promovidas a partner, e o número de pessoas que entram todos os anos. É uma relação de qualquer coisa tipo 1000:1... é óbvio que esse discurso de "ah e tal, aqui sobes mais rápido ou, se quiseres sair entretanto, em dois anos arranjas o emprego que quiseres" acaba por funcionar como uma distração para a real forma como essas consultoras funcionam. Com esse esquema de pirâmide, eles usam esse abuso das horas de trabalho não só como forma de poupar imenso dinheiro na contratação de pessoal (face ao volume de trabalho), mas também como uma forma de impedir situações em que tens centenas de pessoas estagnadas anos e anos porque não há oportunidades para subir. Assim o pessoal entra, faz de rolo compressor durante dois anos e, depois, dá a vez a outro puto cheio de pica. Odeio esse tipo de empresas, mas admito que esse modelo de negócio é genial na ótica financeira. Vai resultando porque continua a haver tanta gente a sair da universidade sem ideias concretas do que quer e quais as suas reais potencialidades. (É claro que também existe malta que gosta de Auditoria e Fiscalidade, e cujo trabalho nas consultoras permite chegar a ROC mais rápido do que em empresas mais pequenas). Editado 3 Abril 2019 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
Haz3 Publicado 3 Abril 2019 Desculpem lá o texto todo mas permitam-me lá este desabafo. Chega a ser assustador ver-vos falar em tantos conceitos de gestão de operações, BI e tudo mais em empregos que supostamente tenho acesso com o meu curso, enquanto eu ando aqui a ver se tiro notas de jeito a estatística ou contabilidade. As possibilidades após o curso são imensas e nem dá para perceber aquilo que é suposto aprender por mim mesmo, à parte do curso, para me valorizar quando sair. De vez em quando vejo pessoas com carreiras incríveis e que acho que podia atingir porque tenho capacidades para isso mas o desconhecimento sobre por onde começar para lá chegar acho que também é um dos fatores que leva recém licenciados a optar por big4 onde nos prometem um salário inicial relativamente elevado e expectativas de progressão de carreira elevadas, servindo como uma espécie de caminho "seguro". Compartilhar este post Link para o post