Koper Publicado 18 Junho 2024 Citação de Alonso., há 10 horas: É mais fácil manter o contacto agora, sim. Mas nunca será a mesma coisa, falta aquele olhar, aquele abraço, aqueles convívios no qual não podemos estar presentes, os jantares, as idas ao café, reunir apenas porque sim, falar horas e horas de nada e de tudo... E isso não se faz pelo telefone. Sim mas temos 5/6 semanas de férias e dá para aproveitar. 5/6 semana em 52 por ano... E mesmo essas, nunca dá para aproveitar todas ao máximo E existe sempre um pequeno distanciamento porque não tiveste presente quando aconteceu x ou y fez aquilo, ou não estiveste presente quando Z precisava. Faz parte. Óbvio, mas isso vai sempre depender das relações. Eu pessoalmente não sinto que as minhas relações com a família e grupo de amigos chegados tenha enfraquecido. Eventualmente não se está presente em certos momentos, mas faz parte. Citação de kareca, há 9 horas: Para quem não tem apoio e nada que os segurem cá é bacano, mas o "queimar" férias para vir a Portugal matar saudades da família e amigos é algo que faz muita confusão. Fora o viver num círculo muito pequeno só com maria, filhos e poucos amigos (e se se arranjar). E estás como os emigras do xunning. Não falas bem a língua nativa, nem a do sítio onde vives. Para mim isso foi fácil e o covid acabou por ajudar. Estou 100% remoto na Irlanda, mas o que eu faço é tirar dias/semanas para trabalhar de Portugal, ao invés de tirar férias tantas vezes. No meu caso o trabalho em si ajuda a que isso aconteça. Também não pretendo viver cá para sempre (pelo menos 10 anos para ficar com a reforma mínima garantida daqui). Depois será mais fácil ir como contractor a trabalho do estrangeiro, ou já vou com muito mais bagagem profissional para que possa ter mais escolha em Portugal. Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 18 Junho 2024 epá eu já contei aqui esta história, mas eu com um salário acima da média para a província onde estava no Canadá estava a guardar menos de 200€ por mês só com as despesas necessárias. E tinha uma vida de m*rda onde precisava de conduzir para literalmente todo o lado. fui para Lisboa ganhar 750€ limpos na altura e fiquei bem melhor e não foi só financeiramente. E ainda hoje as pessoas com quem falo disto têm dificuldade em compreender que não importa os zeros a mais que tens a entrar todos os meses na conta se as despesas também têm esses zeros a mais. "Ai ganhavas 2000€?? Wowww" Mas hey, com 18 anos acabado de chegar ao país, entrei num banco e deram-me um cartão de crédito de 5k e uma linha de crédito de 10k, se calhar é por isso que as pessoas acham que se vive melhor 1 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 18 Junho 2024 Citação de Koper, há 1 hora: Para mim isso foi fácil e o covid acabou por ajudar. Estou 100% remoto na Irlanda, mas o que eu faço é tirar dias/semanas para trabalhar de Portugal, ao invés de tirar férias tantas vezes. No meu caso o trabalho em si ajuda a que isso aconteça. Pois, mas isso é ser apenas meio emigrante. 😁 Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 19 Junho 2024 Como é que vocês chegaram à conclusão que era altura de emigrar? Acredito que maioritariamente tenha sido por oportunidades de trabalho mas algum de vocês decidiu ir por outras questões mais pessoais? Como é que foi esse processo de escolher o sítio e o que procuraram? Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 19 Junho 2024 não acho que tenha de haver uma razão muito específica. Para mim foi necessário para o meu crescimento pessoal, tendo em conta que tinha na altura um ambiente familiar demasiado protetivo, e desde os 12 anos que queria reclamar esse espaço para mim. No entanto, quando estás a ganhar 700€ por mês como engenheiro para ter alguma responsabilidade na produção de airbags, pensas para que crl estás a servir como mão de obra duma estratégia do país pós crise de 2008 com a qual não concordas (de ser a p*ta ocidental da União Europeia), em que não vês um esforço claro de pegar no conhecimento científico e tecnológico gerado no país e gerar uma economia do futuro dessa forma, com empresas por vezes geridas por malta com manias ainda do tempo do Estado Novo (de ser um privilégio teres trabalho, e não uma troca de serviços). Como estava solteiro e sem filhos, a decisão foi fácil, e mais fácil foi por ter sido recrutado para fora. Se não tivesse saído, não tinha atingido uma segurança financeira que por agora me permite decidir o que quero fazer com 8h do meu dia tendo em conta o conteúdo, não só o salário. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 20 Junho 2024 Eu não tenho grandes dúvidas que se a determinado momento tivesse tido um impasse ao nível amoroso ou profissional teria ido para fora. Cheguei a mudar-me do Porto para Lisboa um par de anos, não tanto de forma voluntária mas sim porque dentro da empresa da altura levou a isso. Se tivesse acontecido uns anos depois com outra maturidade não o teria feito. Para estar a 3 horas da minha "base" acho que faz bem mais sentido ir para uma cidade no centro da Europa ganhar o belo. As coisas foram correndo melhor do que pensava possível, portanto fui ficando. A minha namorada e eu sempre tivemos uma panca por Copenhaga e quão bom parecia criar uma família lá, talvez um dia nos arrependamos de não o ter feito... A Spotify chegou a falar comigo, mas era Covid e a minha primeira filha tinha acabado de nascer, não estávamos numa de mudanças. 3 Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 20 Junho 2024 Mais ou menos o mesmo que o Lip - a saída deveu-se ao dinheiro e evolução profissional. Acabei por ir para a Irlanda porque surgiu uma oferta de trabalho, e sendo um país relativamente perto de Portugal (2h30 de voo, mesmo fuso horário), que se fala inglês e faz parte da UE, foi fácil a decisão. Como na altura não tinha nenhum entrave a sair (tirando a habitual ligação familiar, amigos, animal de estimação que até foi o que me custou mais), e sabia que ia ser uma boa experiência, acabei por ir sem conhecer ninguém. Depois, foi saber que iria poupar/investir muito mais aqui fora; o ambiente de trabalho e vida profissional/pessoal seria muito melhor; iria ganhar muito mais experiência e desenvolver-me no que queria, porque a oferta de trabalho por cá seria muito maior e de melhor qualidade. 1 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 20 Junho 2024 Citação de Ego Sum, há 27 minutos: Cheguei a mudar-me do Porto para Lisboa um par de anos, não tanto de forma voluntária mas sim porque dentro da empresa da altura levou a isso. Se tivesse acontecido uns anos depois com outra maturidade não o teria feito. Para estar a 3 horas da minha "base" acho que faz bem mais sentido ir para uma cidade no centro da Europa ganhar o belo. Concordo a 300%. Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado 20 Junho 2024 Citação de Su1, há 11 horas: Como é que vocês chegaram à conclusão que era altura de emigrar? Acredito que maioritariamente tenha sido por oportunidades de trabalho mas algum de vocês decidiu ir por outras questões mais pessoais? Como é que foi esse processo de escolher o sítio e o que procuraram? Em início de carreira já estava estabilizado num emprego seguro, com perpectivas de progressão, a receber mais que a média nacional e cheio de benesses. Mas mesmo assim não conseguia sair de um mísero quarto em Lisboa. Cheguei a um ponto em que me fartei e a saúde mental já não era a melhor. Em vez de aumentar o raio de pesquisa de apartamentos que já ia em Santarém, comecei a procurar empregos no estrangeiro. Mas nem foi uma decisão de revolta que se toma num impulso, foi bem ponderada com a psicóloga e a família. Depois quando começaram a aparecer propostas, já estava mais que mentalizado que era o passo correto e foi só escolher a que mais me contentava em termos de posição e cidade para viver. Como já estou desde muito cedo fora do meio onde tenho a família toda e os amigos mais chegados, a decisão nem passou muito por essa via. Obviamente que estando solteiro e não tendo filhos dá outro tipo de liberdade. Mas também foi muito por aí, não quis perder o timing para arriscar porque no worst case scenario, voltaria a Portugal e estaria onde parti, nunca pior. 8 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 20 Junho 2024 Citação de pedropb13, há 6 horas: Em início de carreira já estava estabilizado num emprego seguro, com perpectivas de progressão, a receber mais que a média nacional e cheio de benesses. Mas mesmo assim não conseguia sair de um mísero quarto em Lisboa. Cheguei a um ponto em que me fartei e a saúde mental já não era a melhor. Em vez de aumentar o raio de pesquisa de apartamentos que já ia em Santarém, comecei a procurar empregos no estrangeiro. Mas nem foi uma decisão de revolta que se toma num impulso, foi bem ponderada com a psicóloga e a família. Depois quando começaram a aparecer propostas, já estava mais que mentalizado que era o passo correto e foi só escolher a que mais me contentava em termos de posição e cidade para viver. Como já estou desde muito cedo fora do meio onde tenho a família toda e os amigos mais chegados, a decisão nem passou muito por essa via. Obviamente que estando solteiro e não tendo filhos dá outro tipo de liberdade. Mas também foi muito por aí, não quis perder o timing para arriscar porque no worst case scenario, voltaria a Portugal e estaria onde parti, nunca pior. A questão é que isso em Portugal são 1500€ brutos que não resolvem a vida a ninguém que viva sozinho e que não viva em Trancoso. Ou seja, não quer dizer nada. Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 20 Junho 2024 Também acrescento que fiz a investigação de tese em Londres a andar de bici para todo o lado e quando voltei, a ter de fazer 2h de commute de carro ida e volta, mais vontade me deu de não ter de usar um carro no dia a dia, portanto Países Baixos fez todo o sentido. 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 25 Junho 2024 Citação de kareca, há 5 horas: "Vistam a camisa" ...calcem os ténis? Compartilhar este post Link para o post
zunaiki Publicado 1 Julho 2024 https://amp.expresso.pt/economia/emprego/2024-06-27-maiores-empregadores-quem-sao-e-quanto-pagam-b40853fb?utm_campaign=ED_VOUCHERS_2696&_gl=1*1ltdv4i*_ga*YW1wLUV1cVpvTnJ0NkZfNGtYa2hOOF9uOWc. Alguém consegue colocar o artigo completo? Obrigado. Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 31 Julho 2024 9:15 achei muito engraçada a resposta do Mora à pergunta "Os teus pais o que fazem?" -"A minha mãe é Retail Business manager" 😂 Os nossos filhos vão sofrer do mesmo 3 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 31 Julho 2024 Citação de a.lopes, há 9 minutos: 9:15 achei muito engraçada a resposta do Mora à pergunta "Os teus pais o que fazem?" -"A minha mãe é Retail Business manager" 😂 Os nossos filhos vão sofrer do mesmo Eu nunca sei o que responder quando me perguntam a minha profissão 😅 Digo Engenheiro Informático o que é mentira, mas é o mais aproximado 1 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 31 Julho 2024 (editado) Citação de Petar Musa, há 5 horas: Eu nunca sei o que responder quando me perguntam a minha profissão 😅 Digo Engenheiro Informático o que é mentira, mas é o mais aproximado Eu já desisti, digo só onde é que trabalho e rio-me e deixo as pessoas assumirem que ou estou a mentir e sou desempregado ou então que não posso dizer o que é que faço. Editado 31 Julho 2024 por whatever 2 Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 31 Julho 2024 Citação de Petar Musa, há 2 horas: Eu nunca sei o que responder quando me perguntam a minha profissão 😅 Digo Engenheiro Informático o que é mentira, mas é o mais aproximado Citação de whatever, há 9 minutos: Eu já desisti, digo só onde é que trabalho e rio-me e deixo as pessoas assumirem que ou estou a mentir e desempregado ou não posso dizer o que é que faço. Eu tenho amigos no trabalho que tem um dom fenomenal de explicar o que fazem, ouvir aquilo faz-me pensar que são super importantes Depois olho para os pcs deles e estão a somar valores no Excel utilizando a calculadora do Windows 1 9 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 31 Julho 2024 Citação de a.lopes, há 2 minutos: Depois olho para os pcs deles e estão a somar valores no Excel utilizando a calculadora do Windows para onde mando cv? 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 31 Julho 2024 Citação de a.lopes, há 4 minutos: Eu tenho amigos no trabalho que tem um dom fenomenal de explicar o que fazem, ouvir aquilo faz-me pensar que são super importantes Depois olho para os pcs deles e estão a somar valores no Excel utilizando a calculadora do Windows Não gosto nada disso nas introduções das meetings. Chega à minha parte e digo sou o X, da equipa Y e neste projeto vou fazer Z. Mas isto em 20 segundos porque não consigo abrilhantar a coisa como muita gente 😔 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 31 Julho 2024 Citação de Petar Musa, há 2 horas: Não gosto nada disso nas introduções das meetings. Chega à minha parte e digo sou o X, da equipa Y e neste projeto vou fazer Z. Mas isto em 20 segundos porque não consigo abrilhantar a coisa como muita gente 😔 Se em vez de dizeres que és o Zé Manel da equipa de desenvolvimento de Produto II e que vais tratar de uma parte qualquer do código, que ninguém sequer sabia que era um requisito, disseres que fazes parte da equipa de desenvolvimento ESTRATÉGICO de Produto II e que vais ORQUESTRAR e ASSEGURAR que o funcionamento do MODELO corresponde às NECESSIDADES dos stakeholders até parece que mereces o ordenado que recebes. 5 2 Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 31 Julho 2024 (editado) A tua carreira é um jogo de Recursos Humanos e quão melhor o/a teu chefe puder justificar ao/à chefe dele/a que tu tens de receber esse dinheiro, mais fácil fica ganhares mais. O boss level é conseguir chegar ao nível de consultor ou membro da board. Editado 31 Julho 2024 por Lip McBoatface Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 31 Julho 2024 Citação de whatever, há 2 horas: Eu já desisti, digo só onde é que trabalho e rio-me e deixo as pessoas assumirem que ou estou a mentir e sou desempregado ou então que não posso dizer o que é que faço. Fiquei bué curioso. 4 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 31 Julho 2024 Citação de Lip McBoatface, há 1 hora: A tua carreira é um jogo de Recursos Humanos e quão melhor o/a teu chefe puder justificar ao/à chefe dele/a que tu tens de receber esse dinheiro, mais fácil fica ganhares mais. O boss level é conseguir chegar ao nível de consultor ou membro da board. Mas é um bocado isso. Se não fores ao beija mão aos chefões deixam-te para trás. Na minha anterior empresa senti isso, porque eu estava a cagar-me para os jantares com aquela gente. Os chefes não me reconheciam quando vinham a Portugal; mas quando eu saí perceberam que houve coisas que deixaram de ser feitas 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 31 Julho 2024 Retail business manager é um trabalho inventado Pra mim os melhores é quando metem as pessoas com um titulo muito específico que mais ninguém tem, ou qnd têm de as manter. Tipo happiness manager Pra mim é simples, toda a gente sabe o q eu faço no meu local de colaboração Compartilhar este post Link para o post