Bashir Publicado 23 Agosto 2024 Citação de whatever, há 1 hora: Tecla para sair do VIM Isto é a sério? Imagina a minha cara. Citação de Petar Musa, há 1 hora: Também há o outro lado: descrições de vagas que não batem de forma alguma com o que é a função. Uma pessoa só perde tempo até chegar à parte técnica para perceber que não é nada daquilo que quer O VIM não dá para sair! E estás a gozar com essas perguntas, não estás? Repito, entrevista de Frontend, onde também incluiu perguntas de JS e arquitetura frontend. Não sei se são daquelas perguntas para ver como reagimos a algo fora da caixa, sei lá. Foi um questionário, sem feedback, sem dizerem as respostas, sem dizerem se correu bem ou mal. Btw, até sou desenrascado no terminal e até uso no meu dia a dia, mas para escrever código continuo a usar o vscode. No terminal limito-me a usar o nano para editar hosts e pouco mais. Ah, e uso o WSL2 no Windows com Ubuntu portanto ainda soube responder a algumas perguntas. 1 Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 23 Agosto 2024 Bem, entrevistas para product management também andam um mimo. É preciso ter lata para irem falar com as pessoas para depois pedirem "desafios" em que basicamente tens que fazer o produto todo (design, marketing, além dos requisitos e "roadmap") que se sabe que a empresa quer arrancar e, segundo eles, investir no mínimo 8-10h para resolver as coisas. Posso ser eu que sou esquisito, mas isto não cabe na cabeça de ninguém, nem nunca precisei de algo do género para contratar PM's para as minhas equipas e acertei mais do que falhei. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 23 Agosto 2024 Citação de RAG, há 7 horas: Percebi tudo que disseram 😊 /ipconfig 1 1 Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 23 Agosto 2024 Citação de Erwin, há 4 horas: Bem, entrevistas para product management também andam um mimo. É preciso ter lata para irem falar com as pessoas para depois pedirem "desafios" em que basicamente tens que fazer o produto todo (design, marketing, além dos requisitos e "roadmap") que se sabe que a empresa quer arrancar e, segundo eles, investir no mínimo 8-10h para resolver as coisas. Posso ser eu que sou esquisito, mas isto não cabe na cabeça de ninguém, nem nunca precisei de algo do género para contratar PM's para as minhas equipas e acertei mais do que falhei. Isso é uma absoluta falta de respeito e é logo uma red flag enorme sobre a equipa que está a recrutar. Quando recruto para a minha equipa e entendo que é importante um challenge, peço que me aprensentem um projecto que já tenham desenvolvido, não vou pedir às pessoas para estarem a abdicar de 10h da vida deles para inventar projectos ou andar a trabalhar para mim à borla. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 23 Agosto 2024 Citação de Erwin, há 4 horas: Bem, entrevistas para product management também andam um mimo. É preciso ter lata para irem falar com as pessoas para depois pedirem "desafios" em que basicamente tens que fazer o produto todo (design, marketing, além dos requisitos e "roadmap") que se sabe que a empresa quer arrancar e, segundo eles, investir no mínimo 8-10h para resolver as coisas. Posso ser eu que sou esquisito, mas isto não cabe na cabeça de ninguém, nem nunca precisei de algo do género para contratar PM's para as minhas equipas e acertei mais do que falhei. Felizmente só fiz 2 entrevistas de emprego na área, e nenhuma com essas parvoíces. Mas, do que vou vendo, está a chegar-se a um nível de ridículo que é difícil de justificar. O pessoal de RH arranja mil e uma artimanhas para tentar criar um algoritmo perfeito para contratar pessoas, como se isso fosse sequer outra coisa que não ficção. E então redundam nesses joguinhos da treta, perguntas ridículas, etc. etc. etc. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 23 Agosto 2024 Citação de Petar Musa, há 8 horas: O VIM não dá para sair! Como assim? Esc :wq ou só :q! se não for para gravar, não é? Eu já faço isto de memória mas acho que é isto. À custa de servidores Linux uso muito. Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 24 Agosto 2024 Citação de whatever, há 1 hora: Isso é uma absoluta falta de respeito e é logo uma red flag enorme sobre a equipa que está a recrutar. Quando recruto para a minha equipa e entendo que é importante um challenge, peço que me aprensentem um projecto que já tenham desenvolvido, não vou pedir às pessoas para estarem a abdicar de 10h da vida deles para inventar projectos ou andar a trabalhar para mim à borla. Obrigado! É que me parece que se chegou a um ponto em que se normaliza isto, e começava a achar que eu é que estava a ficar maluco. Citação de Ghelthon, há 1 hora: Felizmente só fiz 2 entrevistas de emprego na área, e nenhuma com essas parvoíces. Mas, do que vou vendo, está a chegar-se a um nível de ridículo que é difícil de justificar. O pessoal de RH arranja mil e uma artimanhas para tentar criar um algoritmo perfeito para contratar pessoas, como se isso fosse sequer outra coisa que não ficção. E então redundam nesses joguinhos da treta, perguntas ridículas, etc. etc. etc. A mim aconteceu-me um caso em que me pediram para melhorar uma feature dentro do site/app que já tinham e que métricas usaria para medir o sucesso; e depois que pensasse numa coisa nova que eles não tivessem de todo, listar requisitos, priorizá-los e colocar num plano, fazer os wireframes do site/app e indicar as métricas todas de sucesso que usaria. isto não cabe na cabeça de ninguém. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 24 Agosto 2024 Citação de HappyKing, há 7 horas: Como assim? Esc :wq ou só :q! se não for para gravar, não é? Eu já faço isto de memória mas acho que é isto. À custa de servidores Linux uso muito. É uma brincadeira que se fazia por não ser simples sair dali 😁 Quando trabalhava em Infra usava muito, também E cheguei a conhecer um Dev que fazia tudo, mas tudo em VIM. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 24 Agosto 2024 Citação de Ghelthon, há 8 horas: O pessoal de RH arranja mil e uma artimanhas para tentar criar um algoritmo perfeito para contratar pessoas, como se isso fosse sequer outra coisa que não ficção. O pessoal de RH que não percebe nada da área em que trabalha. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 24 Agosto 2024 Citação de HappyKing, há 8 horas: Como assim? Esc :wq ou só :q! se não for para gravar, não é? Eu já faço isto de memória mas acho que é isto. À custa de servidores Linux uso muito. Eu de memória é sempre :wq! 🤣 Já perdi a conta à quantidade de ficheiros que ficaram com esse texto lá pelo meio porque estou a usar nano e não sabia. Para quem está fora de contexto, o vim é um editor de texto com uma curva de aprendizagem enorme. Mas há um benefício para isso: quem aprende a mexer, torna-se muito mais produtivo e pode até fazer vida só lá dentro. Citação de Vaart10, há 32 minutos: O pessoal de RH que não percebe nada da área em que trabalha. Em abono da verdade, muitos estão hoje a entrevistar um programador e amanhã um gestor de armazém. Também convém que lhes sejam passadas as diretrizes básicas. Citação de Petar Musa, há 1 hora: É uma brincadeira que se fazia por não ser simples sair dali 😁 Quando trabalhava em Infra usava muito, também E cheguei a conhecer um Dev que fazia tudo, mas tudo em VIM. Também. E para minha surpresa, um dos candidatos que indiquei para a minha antiga empresa também fazia tudo no vim, mas no caso dele neovim. E era um rapaz nem com 30 anos, fiquei surpreendido. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 24 Agosto 2024 (editado) Citação de Erwin, há 7 horas: É que me parece que se chegou a um ponto em que se normaliza isto, e começava a achar que eu é que estava a ficar maluco. Isso era uma moda há uns anos para os analistas, na Farfetch faziam isso. Para a posição de business analyst numa das fases davam-te um caso para resolveres em casa, até apresentação em PPT com a metodologia e conclusões tinhas de preparar para enviar, e depois apresentar ao manager/head. Eu com 25 anos até achava interessante e desafiante, até dá aquela coisa da posição ser mais difícil de alcançar e trabalhar para ela. Agora nos 30s penso como vocês, é trabalhar de borla. Nas entrevistas que faço deixei de ter casos práticos preparados em que o guião está mais ou menos preparado na minha cabeça para analisar a lógica e conhecimentos da pessoa. Passei simplesmente a pegar em algo que tenha acontecido recentemente e que me tenha vindo à cabeça e pergunto à pessoa como pegaria no assunto/o que faria. Muito mais frutífero pq a pessoa é confrontada com algo real que terá de resolver na posição e tb porreiro para mim pq pode ser que me apareça alguém com uma abordagem fora da caixa. Editado 24 Agosto 2024 por Ego Sum Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 24 Agosto 2024 Citação de Mica, há 11 minutos: Eu de memória é sempre :wq! 🤣 Já perdi a conta à quantidade de ficheiros que ficaram com esse texto lá pelo meio porque estou a usar nano e não sabia. Para quem está fora de contexto, o vim é um editor de texto com uma curva de aprendizagem enorme. Mas há um benefício para isso: quem aprende a mexer, torna-se muito mais produtivo e pode até fazer vida só lá dentro. Em abono da verdade, muitos estão hoje a entrevistar um programador e amanhã um gestor de armazém. Também convém que lhes sejam passadas as diretrizes básicas. Também. E para minha surpresa, um dos candidatos que indiquei para a minha antiga empresa também fazia tudo no vim, mas no caso dele neovim. E era um rapaz nem com 30 anos, fiquei surpreendido. Eu defendo que deve existir uma especialização em quem trabalha em recrutamento, seleção e retenção. Cada posto de trabalho ou conjunto de postos de trabalho tem a sua especialização, pelo que é necessário conhecer bem as suas atividades, tarefas e funções. A questão é que as empresas se não estão a marimbar para isso, depois surgem taxas de turnover elevadas e ninguém percebe o porquê. Mas, a bem da verdade, a culpa não é só das empresas, é também de quem trabalha nesta área. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 24 Agosto 2024 Citação de Ego Sum, há 18 minutos: Isso era uma moda há uns anos para os analistas, na Farfetch faziam isso. Para a posição de business analyst numa das fases davam-te um caso para resolveres em casa, até apresentação em PPT com a metodologia e conclusões tinhas de preparar para enviar, e depois apresentar ao manager/head. Eu com 25 anos até achava interessante e desafiante, até dá aquela coisa da posição ser mais difícil de alcançar e trabalhar para ela. Agora nos 30s penso como vocês, é trabalhar de borla. Nas entrevistas que faço deixei de ter casos práticos preparados em que o guião está mais ou menos preparado na minha cabeça para analisar a lógica e conhecimentos da pessoa. Passei simplesmente a pegar em algo que tenha acontecido recentemente e que me tenha vindo à cabeça e pergunto à pessoa como pegaria no assunto/o que faria. Muito mais frutífero pq a pessoa é confrontada com algo real que terá de resolver na posição e tb porreiro para mim pq pode ser que me apareça alguém com uma abordagem fora da caixa. Isto é tal e qual o que eu faria e foi o que me aconteceu nas entrevistas que mais gostei de ter. E não menos importante, analisar a atitude da pessoa ao longo da entrevista e (como bónus) perceber se fez algum tipo de preparação, do género saber que em x ano a empresa lançou y projeto, que o diretor apareceu numa notícia qualquer após o lançamento de um produto, etc. Se calhar vocês não ligam nada a isto mas eu valorizo que as pessoas percam tempo a pesquisar sobre os entrevistadores e sobre a empresa. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 24 Agosto 2024 Citação de Ghelthon, há 10 horas: Felizmente só fiz 2 entrevistas de emprego na área, e nenhuma com essas parvoíces. Mas, do que vou vendo, está a chegar-se a um nível de ridículo que é difícil de justificar. O pessoal de RH arranja mil e uma artimanhas para tentar criar um algoritmo perfeito para contratar pessoas, como se isso fosse sequer outra coisa que não ficção. E então redundam nesses joguinhos da treta, perguntas ridículas, etc. etc. etc. Quando fiz recrutamento pedi aos RH para ser eu a escolher as pessoas que avançavam. Os recrutadores excluiem gente com potencial apenas porque não responderam o que eles têm no excel. E ser manager? Vocês têm ambição disso? Já fui interino por 6 meses e odiei. è muita politiquice para lidar, lidar com os membros da equipa e pouco trabalho se faz. Desde aí, decidi que não quero seguir esse caminho Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 24 Agosto 2024 Citação de Petar Musa, há 51 minutos: Quando fiz recrutamento pedi aos RH para ser eu a escolher as pessoas que avançavam. Os recrutadores excluiem gente com potencial apenas porque não responderam o que eles têm no excel. E ser manager? Vocês têm ambição disso? Já fui interino por 6 meses e odiei. è muita politiquice para lidar, lidar com os membros da equipa e pouco trabalho se faz. Desde aí, decidi que não quero seguir esse caminho Ser manager foi o melhor que me aconteceu e depois de ano e meio posso dizer que finalmente faço algo de que gosto. Precisei de quase 15 anos mas finalmente não vou trabalhar com cara de que vou para a forca. Agora claro que também tenho muita sorte com a minha equipa. E ainda em relação ao recrutamento, na minha empresa o pessoal TA só faz mesmo a pré-selecção, depois a partir daí é tudo connosco. Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 24 Agosto 2024 eu não sou de IT nem nada que se pareça mas odeio responsabilidades e desprezo quem usa a palavra "ambição" com conotação positiva. Não respeito quem quer ser manager, isso é de gente que não bate bem. O meu título no papel é "chefe de operações" mas dava tudo para ser operário de armazém (sindicalizado com um salário decente). Sinto que de todas as promoções que tive na vida, as únicas que valeram a pena foram as que me permitiram passar de um salário de pobreza para um salário de poupança, porque a nível de satisfação profissional foi sempre a descer 1 Compartilhar este post Link para o post
Lurker Publicado 24 Agosto 2024 Citação de Vaart10, há 2 horas: Eu defendo que deve existir uma especialização em quem trabalha em recrutamento, seleção e retenção. Cada posto de trabalho ou conjunto de postos de trabalho tem a sua especialização, pelo que é necessário conhecer bem as suas atividades, tarefas e funções. A questão é que as empresas se não estão a marimbar para isso, depois surgem taxas de turnover elevadas e ninguém percebe o porquê. Mas, a bem da verdade, a culpa não é só das empresas, é também de quem trabalha nesta área. Isso é utópico. Usando o exemplo de uma empresa industrial de média dimensão. Seria necessário que os RH dominassem os processos operacionais (já para não falar da componente estratégica) de equipas tão diversas como operadores de linha de produção, operadores de embalamento, qualidade, SSTs, conformidade legal, I&D, aprovisionamentos, expedição, receção, transportes, logística interna, comercial, controlo de gestão, contabilidade, finanças, marketing, rh, etc etc etc. E isto assumindo que não estamos a falar de uma empresa que trabalhe diferentes gamas que requeiram diferentes especializações em determinadas áreas. O trabalho dos RH não é de seleção técnica, é de encontrar o match entre o perfil pretendido pelas equipas contratantes e o que existe no mercado. Avaliam as soft skills e as hard skills mais genéricas mas a avaliação técnica dever ser sempre preparada por quem necessita do recurso. Dito isto, fuck RH. Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 24 Agosto 2024 Citação de Petar Musa, há 1 hora: Quando fiz recrutamento pedi aos RH para ser eu a escolher as pessoas que avançavam. Os recrutadores excluiem gente com potencial apenas porque não responderam o que eles têm no excel. E ser manager? Vocês têm ambição disso? Já fui interino por 6 meses e odiei. è muita politiquice para lidar, lidar com os membros da equipa e pouco trabalho se faz. Desde aí, decidi que não quero seguir esse caminho Eu sou há uns anos, e depende muito do tipo de área, da empresa em si e da tua própria personalidade. Antes de mudar de área, e como já tinha aquilo tão oleado, realmente era só gerir a parte política e a carreira das pessoas, sendo que essas pessoas tinham sido todas escolhidas a dedo por mim, por isso sabia muito bem como lidar com cada uma delas e quando tinha que intervir em algo, o que fez com que tivesse vida santa. Mudei de área na mesma empresa, e encontrei um balde de m*rda à minha espera. Tive que refazer a equipa toda, e para saber que tipo de pessoas precisava, tive que aprender como todas as coisas funcionavam. Como todos eles ainda têm alguns aspetos a evoluir consideravelmente, eu acabo por ainda fazer algum trabalho de PM. Isto para dizer, é tudo circunstancial, e tens que te adaptar ao que tens. Aliás, deve ser das coisas que mais tens que ter como manager, é capacidade de adaptação, pq as pessoas vão sempre fazer as coisas de forma diferente do que tu farias, e tens que aprender a lidar com isso. Citação de Ego Sum, há 2 horas: Isso era uma moda há uns anos para os analistas, na Farfetch faziam isso. Para a posição de business analyst numa das fases davam-te um caso para resolveres em casa, até apresentação em PPT com a metodologia e conclusões tinhas de preparar para enviar, e depois apresentar ao manager/head. Eu com 25 anos até achava interessante e desafiante, até dá aquela coisa da posição ser mais difícil de alcançar e trabalhar para ela. Agora nos 30s penso como vocês, é trabalhar de borla. Nas entrevistas que faço deixei de ter casos práticos preparados em que o guião está mais ou menos preparado na minha cabeça para analisar a lógica e conhecimentos da pessoa. Passei simplesmente a pegar em algo que tenha acontecido recentemente e que me tenha vindo à cabeça e pergunto à pessoa como pegaria no assunto/o que faria. Muito mais frutífero pq a pessoa é confrontada com algo real que terá de resolver na posição e tb porreiro para mim pq pode ser que me apareça alguém com uma abordagem fora da caixa. Entrevistas desse género até dá gosto fazer, porque mesmo que não fiques sempre deves retirar algo de positivo das conversas. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 24 Agosto 2024 Citação de Lurker, há 12 minutos: Isso é utópico. Usando o exemplo de uma empresa industrial de média dimensão. Seria necessário que os RH dominassem os processos operacionais (já para não falar da componente estratégica) de equipas tão diversas como operadores de linha de produção, operadores de embalamento, qualidade, SSTs, conformidade legal, I&D, aprovisionamentos, expedição, receção, transportes, logística interna, comercial, controlo de gestão, contabilidade, finanças, marketing, rh, etc etc etc. E isto assumindo que não estamos a falar de uma empresa que trabalhe diferentes gamas que requeiram diferentes especializações em determinadas áreas. O trabalho dos RH não é de seleção técnica, é de encontrar o match entre o perfil pretendido pelas equipas contratantes e o que existe no mercado. Avaliam as soft skills e as hard skills mais genéricas mas a avaliação técnica dever ser sempre preparada por quem necessita do recurso. Dito isto, fuck RH. Os RH competentes têm de conhecer, nem que seja na generalidade, tudo o que referes. Tu não podes trabalhar em RH e ficares reduzido unicamente às tuas tarefas. Caso fiques, corres o risco de ser o técnico/gestor torre de marfim, i.e., que fica no seu poiso e que reduz tudo ao pouco que conhece da dinâmica e funcionamento organizacional. Os RH têm uma função estratégica nas empresas de sucesso, não unicamente uma função administrativa. A seleção técnica deve ser feita por alguém dos RH, que testa e avalia indicadores comportamentais, e alguém que desempenha ou coordena a função para a qual se está a recrutar e selecionar. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 24 Agosto 2024 Os RH servem para resolver problemas que eles próprios criaram Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 24 Agosto 2024 Citação de Erwin, há 2 horas: Isto para dizer, é tudo circunstancial, e tens que te adaptar ao que tens. Aliás, deve ser das coisas que mais tens que ter como manager, é capacidade de adaptação, pq as pessoas vão sempre fazer as coisas de forma diferente do que tu farias, e tens que aprender a lidar com isso. E não esquecer que do outro lado estão pessoas e isso é o mais importante de tudo Isto falando de coisas a sério e não das vossas conversas de nerds que ninguém percebe Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 24 Agosto 2024 Por acaso não me vejo como manager. Há a questão da fluência, que querendo ou não tem sempre algum impacto, mas a minha personalidade adequa-se mais ao lado de developer. Previsivelmente não o farei a vida toda, mas imagino-me mais a tornar-me um arquitecto. Ou seja, continuar mais do lado técnico do que de gestão. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 24 Agosto 2024 Citação de Ghelthon, há 1 hora: Por acaso não me vejo como manager. Há a questão da fluência, que querendo ou não tem sempre algum impacto, mas a minha personalidade adequa-se mais ao lado de developer. Previsivelmente não o farei a vida toda, mas imagino-me mais a tornar-me um arquitecto. Ou seja, continuar mais do lado técnico do que de gestão. também é por aqui que estou a seguir Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 26 Agosto 2024 Citação de Rain Dog, Em 24/08/2024 at 11:22: eu não sou de IT nem nada que se pareça mas odeio responsabilidades e desprezo quem usa a palavra "ambição" com conotação positiva. Não respeito quem quer ser manager, isso é de gente que não bate bem. O meu título no papel é "chefe de operações" mas dava tudo para ser operário de armazém (sindicalizado com um salário decente). Sinto que de todas as promoções que tive na vida, as únicas que valeram a pena foram as que me permitiram passar de um salário de pobreza para um salário de poupança, porque a nível de satisfação profissional foi sempre a descer Tens toda a pinta de ter um blog (ou vlog) sobre bikes. Eu já vi alguns posts teus por aqui e facilmente consigo perceber que reunias a quantidade de conteúdo que quisesses para avançar com isso. Desde que saibas escrever/falar em inglês, e prepares vários tópicos com antecedência, tens aí uma possibilidade de fugir do mundo 9 to 5 onde claramente não encaixas, de todo. Para começar eu se calhar ia para o blog, é muito mais económico e fácil visto que não precisas de grandes produções nem de uma equipa atrás de ti. E não só por isso, li aquele post que fizeste quando pegaste na bike e andaste pelo Alentejo e acho que tens capacidade de criar uma boa narrativa. Ajuda imenso o facto de adorares bikes, para ti manter o blog vai ser mais diversão que trabalho. Não é um mar de rosas, contudo. Passas facilmente um ano a ganhar cêntimos por mês, mas se fores consistente acabas por ser retribuído mais tarde ou mais cedo. Só te digo para que seja em inglês porque a tua audiência passa a ser o mundo todo em vez deste retângulo no ocidente da Europa. 2 Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 26 Agosto 2024 Olá pessoal é o vosso mano Rain Dog Não se esqueçam de subscrever 4 Compartilhar este post Link para o post