Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Trabalho até muito tarde na maioria dos dias e vivo bem com isso. Gosto bastante até. São raros os fins de semana em que trabalho e isso dá para balançar.

É sempre muito subjetivo.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Vou fazer um desabafozinho, bem melhor que esses poetas do Linkedin. 😎

Trabalhei em auditoria durante 5 anos e tal. Nunca tive uma vida de loucos, como sucede nas big4, etc. mas trabalhava muito. Mais do que as 8 horas diárias e, acima de tudo, a um ritmo muito acelerado. Entretanto fartei-me, saí, e mudei de vida. Fora as condiçõ€s, que são francamente melhores, mas não são tema para aqui, passei a trabalhar, genericamente, apenas as 8 horas e a um ritmo muito mais calmo. Infelizmente, nos últimos dias tive um pico de trabalho (e de stress), como já não tinha há muitos, muitos anos. Voltei a ter que acelerar o ritmo e voltei a trabalhar mais horas. É certo que o Tio de 2026 tem mais 10 anos e uma filha do que o Tio de 2016, quando saí de auditoria, e isso faz obviamente diferença, mas caramba, eu nestes dias dei valor à qualidade de vida que fui tendo nos últimos anos. Portanto, jovens, há vida para além do trabalho. Não embarquem nessa ideia imbecil de ser necessário "bater punho", trabalhar até às tantas e aos fins-de-semana, etc. 

Acho sobretudo que é uma questão pessoal, que não deve ser forçada. Há quem viva para o trabalho e é ok, se não afectar a saúde e as outras coisas.

De resto, é possível ser realizado e ganhar muito bem sem andar a fazer mais que as 8 horas diárias, nem andar a trocar de empresa anualmente, nem a ser obrigado a ter uma ambição desmedida, nem ter de estar sujeito a chefias tóxicas.

Há muito que vi que sou esta pessoa, e fiz as pazes com isso. Se até à reforma (venha ela quando vier) fizer o que faço hoje e a ganhar o que ganho hoje, perfeito.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Quando os jovens não conseguem fazer vida fora da casa dos pais, não existe vida fora do trabalho lamento. 

É poupar, trabalhar, poupar e trabalhar. E mesmo o que poupam é comido pela constante inflação e preços das casas a subirem 20%... nem todos são gurus do investimento, para fazer render. 

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Vou fazer um desabafozinho, bem melhor que esses poetas do Linkedin. 😎

Trabalhei em auditoria durante 5 anos e tal. Nunca tive uma vida de loucos, como sucede nas big4, etc. mas trabalhava muito. Mais do que as 8 horas diárias e, acima de tudo, a um ritmo muito acelerado. Entretanto fartei-me, saí, e mudei de vida. Fora as condiçõ€s, que são francamente melhores, mas não são tema para aqui, passei a trabalhar, genericamente, apenas as 8 horas e a um ritmo muito mais calmo. Infelizmente, nos últimos dias tive um pico de trabalho (e de stress), como já não tinha há muitos, muitos anos. Voltei a ter que acelerar o ritmo e voltei a trabalhar mais horas. É certo que o Tio de 2026 tem mais 10 anos e uma filha do que o Tio de 2016, quando saí de auditoria, e isso faz obviamente diferença, mas caramba, eu nestes dias dei valor à qualidade de vida que fui tendo nos últimos anos. Portanto, jovens, há vida para além do trabalho. Não embarquem nessa ideia imbecil de ser necessário "bater punho", trabalhar até às tantas e aos fins-de-semana, etc. 

Acho que é uma das coisas que me faz estar na mesma empresa há 9 anos.

Tenho um pressão e responsabilidade bastante significativa durante o tempo em que estou a trabalhar e dou o litro durante as horas que estou. Mas antes das 9h e depois das 18h não há agenda para o trabalho. Quando vou de férias ou licença de parentalidade tb desligo a 100%, nem emails nem chats.

Antes de filhos houve uns períodos nos primeiros anos nesta empresa em que trabalhava algumas noites e fins de semana mas nunca porque alguém pediu ou esperava que isso acontecesse, mas sim porque me divertia. Da mesma maneira que me entretinha a jogar Civilization tb me entretinha ir para uma esplanada na praia fazer um data model complexo para entender e resolver qualquer coisas que estivesse a acontecer no negócio.

Se alguém das minhas equipas manda emails à noite para mim é red flag. Ou a pessoa não está a ser eficiente/organizada, ou os recursos e prioritização não estão bem feitos e é preciso rever.

O que me assusta numa eventual mudança é precisamente deixar de ter essa liberdade e poder de escolha que me permite conciliar toda a parte familiar em que sou eu que preparo as crianças, que levo à escola, que vai buscar, que prepara o jantar, que dá banhos, que mete na cama, etc.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também partilho dessa opinião...desde que comecei a conseguir meter dinheiro a sério de lado. Quando estava a acabar o mês a arrumar 50 ou 100€ essa conversa era coisa para me fazer espetar uma lostra na cara de alguém.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 9 minutos:

Eu também partilho dessa opinião...desde que comecei a conseguir meter dinheiro a sério de lado. Quando estava a acabar o mês a arrumar 50 ou 100€ essa conversa era coisa para me fazer espetar uma lostra na cara de alguém.

Naturalmente. Todas estas conversas vêm de um lugar onde há opção de escolha e um nível salarial bastante decente, para ser simpático.

Quem tem 2 ou 3 trabalhos não os tem porque gosta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 1 hora:

Trabalho até muito tarde na maioria dos dias e vivo bem com isso. Gosto bastante até. São raros os fins de semana em que trabalho e isso dá para balançar.

É sempre muito subjetivo.

Pois, tá bem.

Mas tens filhos, mulher ou vida social?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 minutos:

Naturalmente. Todas estas conversas vêm de um lugar onde há opção de escolha e um nível salarial bastante decente, para ser simpático.

Quem tem 2 ou 3 trabalhos não os tem porque gosta.

oi

é pesado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 57 minutos:

Acho sobretudo que é uma questão pessoal, que não deve ser forçada. Há quem viva para o trabalho e é ok, se não afectar a saúde e as outras coisas.

De resto, é possível ser realizado e ganhar muito bem sem andar a fazer mais que as 8 horas diárias, nem andar a trocar de empresa anualmente, nem a ser obrigado a ter uma ambição desmedida, nem ter de estar sujeito a chefias tóxicas.

Há muito que vi que sou esta pessoa, e fiz as pazes com isso. Se até à reforma (venha ela quando vier) fizer o que faço hoje e a ganhar o que ganho hoje, perfeito.

Aí começamos a entrar um bocado no campo da moralidade da coisa, porque a verdade é que se tu deres mais, grande parte dos fregueses vão querer comer mais.

O problema está quando isso começa a resvalar para os outros. Se o Zeca Galhão dá mais porque é que tu não podes dar mais também? És mais que os outros é?

Isso é o que acontece muita vez e muita vez até vem são os próprios colegas a olhar de lado, as chefias já nem precisam de fazer nada, a pressão social já está lá montada.

Já tive uma novela onde uma equipa ficou até à meia-noite a resolver bugs de produção, o que foi muito fixe e tal ficou tudo resolvido num tirinho, mas isso levou a expectativas de que fosse sempre assim e claro que levou muita gente a ficar chateada.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 11 minutos:

Aí começamos a entrar um bocado no campo da moralidade da coisa, porque a verdade é que se tu deres mais, grande parte dos fregueses vão querer comer mais.

O problema está quando isso começa a resvalar para os outros. Se o Zeca Galhão dá mais porque é que tu não podes dar mais também? És mais que os outros é?

Isso é o que acontece muita vez e muita vez até vem são os próprios colegas a olhar de lado, as chefias já nem precisam de fazer nada, a pressão social já está lá montada.

Já tive uma novela onde uma equipa ficou até à meia-noite a resolver bugs de produção, o que foi muito fixe e tal ficou tudo resolvido num tirinho, mas isso levou a expectativas de que fosse sempre assim e claro que levou muita gente a ficar chateada.

Ui, não era nesse sentido de "os outros trabalham e eu fico a coçar". Se for preciso, eu também trabalho extra. Mas, por norma, não é preciso, e portanto ninguém o faz. Há quem faça por recreação pessoal, para querer saber mais de um assunto, para ser melhor, whatever, e isso é perfeitamente válido.

E também não estava a dizer que me encosto. Acho que sou bastante bom naquilo que faço, na verdade. Dou sempre o melhor. Mas não tenho uma ambição desmedida de querer subir na empresa, ou querer andar a saltar de empresa em empresa para ganhar mais e/ou subir de posição.

É muito o que disse o @Ego Sum, valorizo imenso a estabilidade do meu trabalho e as condições que me são oferecidas. Sei que podia estar a ganhar mais 100€-200€/dia noutra empresa, mas se o custo for horas extra, fins-de-semana, uma chefia sempre em cima de mim a ver o que faço ou onde fui naqueles 5 minutos que demorei a responder, não acho que valha a pena. É muito por aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 minutos:

Ui, não era nesse sentido de "os outros trabalham e eu fico a coçar". Se for preciso, eu também trabalho extra. Mas, por norma, não é preciso, e portanto ninguém o faz. Há quem faça por recreação pessoal, para querer saber mais de um assunto, para ser melhor, whatever, e isso é perfeitamente válido.

E também não estava a dizer que me encosto. Acho que sou bastante bom naquilo que faço, na verdade. Dou sempre o melhor. Mas não tenho uma ambição desmedida de querer subir na empresa, ou querer andar a saltar de empresa em empresa para ganhar mais e/ou subir de posição.

É muito o que disse o @Ego Sum, valorizo imenso a estabilidade do meu trabalho e as condições que me são oferecidas. Sei que podia estar a ganhar mais 100€-200€/dia noutra empresa, mas se o custo for horas extra, fins-de-semana, uma chefia sempre em cima de mim a ver o que faço ou onde fui naqueles 5 minutos que demorei a responder, não acho que valha a pena. É muito por aqui.

Talvez algures me tenha expressado mal, mas não era isso que eu estava a dizer, até porque longe de mim criticar alguém por os coçar, tendo em conta que tou a perder tempo a escrever isto enquanto trabalho, era mais no campo do ser algo pessoal. No fim de contas praticamente tudo é, mas, especialmente em contexto profissional, existe muito a questão das expectativas e o que fazemos muitas vezes vai acabar também a afetar os outros.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 1 minuto:

Talvez algures me tenha expressado mal, mas não era isso que eu estava a dizer, até porque longe de mim criticar alguém por os coçar, tendo em conta que tou a perder tempo a escrever isto enquanto trabalho, era mais no campo do ser algo pessoal. No fim de contas praticamente tudo é, mas, especialmente em contexto profissional, existe muito a questão das expectativas e o que fazemos muitas vezes vai acabar também a afetar os outros.

Bem certo, mas tudo o que eu disse é pessoal também. É assim que eu vejo as coisas. No meu caso pessoal, o meu trabalho define pouco daquilo que sou, tirando o facto de parte do que sou ser dependente do que possuo, e isso também depende do trabalho. Mas não define a minha personalidade, nem vivo para aquilo, nem me vanglorio ou envergonho em função do trabalho ou cargo que tenho.

Longe de mim achar que isto é o certo. É o certo para mim, porque valorizo o que valorizo. E também é o certo porque tenho a sorte/mérito de ter alcançado as condições que queria. Como disse antes, dizer estas coisas é mais fácil quando se tem o luxo de ter um bom salário e ter poder de escolha sobre onde se trabalha, algo que a maior parte das pessoas não tem.

Resumindo, acho que o importante é cada um sentir-se bem na sua pele e, sobretudo, não ser influenciado a fazer algo só porque hoje em dia se propala que o certo é bater punho e suar a camisola.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 23 minutos:

hoje aprendi que o @El Shafto trabalha. 

Para si é doutor shaft

Doutorado na escola da vida e engenheiro de trabalho mas é para o bronze 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 3 horas:

Pois, tá bem.

Mas tens filhos, mulher ou vida social?

Dois últimos sim. O primeiro ainda não. Pode ser, claro, que mude quando - e se - chegar o momento 

Compartilhar este post

Link para o post

#obrigadopormedespedires #tivesortecontigo #cenasreaisqueaconteceram #jurojoca

#strategiclayoff #humanmentorship #entrepeneurship #linkedinenglishtags #geladoscomemsecomatesta

Compartilhar este post

Link para o post

Adoro alinhar os deliverables para maximizar o valor para os shareholders através de iniciativas cross-functional

Compartilhar este post

Link para o post

Adoro quando chega as 18h e é a minha hora de praticar offworking

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

quando trabalhas num sítio onde é praticamente obrigatório seres convidado a sair, tendes a valorizar a forma como és tratado na hora de sair.

não é se vais sair, é quando e como

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, Em 03/02/2026 at 19:51:

qqdf0ujslahg1.png

Esta história do LinkedIn trocar os i's pelos o's no título do cargo mete as pessoas em cada alhada.

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já achava muito fixe os Notebooks LM da Google, mas comecei a usar Claude AI na semana passada e é outra loiça.

Coisas que me demoravam horas a preparar consigo numas interações de 10 minutos e alimentando com materiais relevantes.

E com MCP meto o gajo a ir direto à base dados, e até sem grande contexto consegue lamber as tabelas disponíveis, identificar onde estará a informação relevante, faz os joins que são precisos, etc

Apresentação da performance do mês de Janeiro? 15 minutos de interações e dá-me a apresentação completa com os dados e comentários de negócio relevantes.

Precisamos de uma aplicação com workflow, forms, API para triggar ações automáticas? Basta gravar uma reunião a pensar alto e meter uma página de requisitos de negócio. Estava à espera disto há 2 anos, com Claude passado 2 semanas já tenho uma aplicação em ambiente de testes.

Eu tenho acompanhado e usado AI todos os dias, mas sinto que damos uns saltos quânticos a cada 6 meses. Há quase 1 ano queria preparar uma apresentação e nem Gemini nem ChatGPT me davam algo decente. Agora em Claude dá-me logo uma apresentação com excelente qualidade.

Tb arranjei licença para o Beautiful.ai esta semana para fazer apresentações mas sinceramnete nem sei se será preciso porque o Claude já me dá tudo bonito até com as cores da empresa.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...