Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

A definição de trabalhar para aquecer para mim é não ganhares nada. Então é ilegal eles terem lá o pessoal um mês de borla e irem sem nada nas mãos, certo?

isso é ilegal. Pelo que percebi não há contrato de nenhum tipo assinado. Se fosse estágio tinha que haver assinatura à mesma e ela teria que estar no seguro. Se for lá um inspecção do trabalho e a apanhar pode haver multa.

O mês à experiência já está englobado no contrato de trabalho. Após um mês qualquer uma das partes pode cessar o contrato de trabalho e ir à sua vida. Se ela não tem nada assinado simplesmente está a ser explorada.

Pelo que sei os estágios do impulso jovem, agora chamado estágio emprego, são pagos.

Compartilhar este post

Link para o post

Então é assim... ela não tem nada assinado pq supostamente nestes 15 dias há que já lá está, a situação dela estar lá ainda não entrou no centro de emprego, isto é, ainda não sabem que está a "trabalhar" e não enviaram de lá contrato para ela ficar;

Se ela assinar pelo centro de emprego o patrão tem ajudas estatais para lhe pagar, suponho eu que seja ao abrigo dos tais programas de emprego jovem. Se assinar, como ela queria, sem isso chegar, é um contrato "normal" de trabalho, mas ela fica segura desde já perante a justiça. Problema: o gajo não a quer lá sem ser pelo centro de emprego com as ajudas estatais.

Ela pediu para assinar desde já contrato mesmo sem a informação do centro de emprego, mas o patrão recusou e diz que lhe paga na mesma estes dias, depois de assinar o próximo. Se não houver desenvolvimentos entretanto esta sexta ela quer fazer finca pé para assinar o contrato ou ir embora... Não sei é como vai exigir o pagamento destas três semanas. Este é daqueles patrões que diz que paga, não diz é quando nem onde.

Tou a espera de falar melhor sobre o que o w0 disse lá em cima.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

ela vai ser tão enganada... :|

Espero estar enganado.

Compartilhar este post

Link para o post

estão a fazer as coisas ao contrário:

- 1º entra o pedido de pessoal no centro de emprego. No pedido o empregador mete o nome da tua namorada;

- ela é chamada ao centro de emprego e se preencher os requesitos dão-lhe um papel e vai falar com o empregador;

- o empregador manda o papel para o centro de emprego dizendo que a contratou.

o que estão a fazer é que ela já está a trabalhar e só depois vão despachar as coisas no centro de emprego.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não faço muito direito do trabalho, mas há ai uma série de coisas que deviam ficar mais claras para tentar dar-te uma ajuda.

Ela tem algum contrato de trabalho (seja a termo certo ou incerto)? Nota que apenas os contratos de trabalho a termo certo devem ser reduzidos a escrito. Assim, contratos a termo incerto poderão ser celebrados oralmente (aqui pode é depois entrar em causa uma questão de prova, mas isso são outros quinhentos).

Ela tem algum contrato de estágio? Importa distinguir entre contrato de estágio profissional (IEFP) entre estágio extra curricular (depende do que está no contrato, estes não podem ser celebrados oralmente).

O facto de estar em período experimental não significa que a entidade empregadora não seja obrigada a pagar-lhe. Contudo, isto vai decorrer daquilo que foi acordado por ambos, vai portanto depender do contrato.

Em todo o caso, existe uma secção no site da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) onde ela poderá formalizar uma queixa: http://www.act.gov.pt/%28pt-PT%29/Itens/QueixasDenuncias/Paginas/default.aspx

Se me arranjares respostas às outras questões eu posso tentar dar-te uma ou outra fundamentação mais jurídica para ela mandar para o ar para lançar o medo.

A resposta dela a isto por mail (fiz copy past, disse que tinha pedido ajuda para esclarecer a situação dela):

Eu neste momento nao tenho qualquer tipo de contrato. Como eu te disse ele primeiro disse me que nao conhecia o impulso jovem e depois ja disse que a rapariga que la estava antes era pelo impulso jovem. Portanto, fui eu que lhe propus assinarmos um contrato ate chegar o do iefp onde estipulavamos o que ele me iria pagar e quando... porque é a unica forma que eu tenho de salvaguardar o dinheiro que neste momento estou a ganhar! E o senhor nunca me informou de nada disso. Eu inscrevi-me e ele chamou-me para experiencia e supostamente, pela conversa dele porque fui eu que lhe falei de fazermos um contrato a parte, ele deveria querer que eu la ficasse sem contrato ate vir o iefp. Mas ele sempre a dizer o tempo todo que eles pagam, que eu nao ia ficar a perder, mas nunca foi claro na conversa, ou seja, nunca me deixou com a sensaçao de que eu poderia ficar descansada com o dinheiro que iria receber, percebes?

Ele so vai enviar o inicio do processo no inicio de setembro. E nem sequer é estágio extra curricular nem nada, é so isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Trocando por miúdos, a minha conclusão é:

- A minha amiga nunca deveria estar a trabalhar sem qualquer tipo de contrato; o "estar à experiência sem contrato" não existe em termos legais e tinha era de ter um contrato de um mês que salvaguardasse ambas as partes em todos os sentidos renovável por X meses; está em situação ilegal.

É isto?

Compartilhar este post

Link para o post

Esse supermercado é de onde? A minha namorada inscreveu-se também para um na zona de Lisboa e ligaram-lhe hoje a dizer que ficou e para ir lá amanhã conhecer as instalações e saber quando começa...Mas agora fiquei de pé atrás com isso :/

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, se a tua amiga não estivesse fardada quando lá aparecesse a ACT o chico esperto até podia dizer que ela era uma cliente e que nunca a tinha visto mais gorda.

EDIT: De resto uma questão de bom senso, se ficam "à experiência" sem papéis sem nada não podem esperar que vos paguem. A não ser que estejam a contar com bons corações.

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Red, eu também estou neste momento a acabar o mês à experiência na gráfica. Mas já assinei o contrato e tenho garantias de que vou ser pago. O máximo que me pode acontecer é levar um chuto no rabo sexta-feira (que já me garantiram que não acontecerá), mas pagam-me.

Isso não é legal, obviamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Calma... Isto é um supermercado de um meio pequeno. Em Belmonte...

Estes tipos estão tramados se isto se confirma. Isto é um meio pequeno, não é um hiper em dezenas, é uma das 3 superfícias de alguma dimensão, e mesmo assim estamos a falar de um Intermarché, um Minipreço e este que é ainda mais pequeno do que o Minipreço. Se há alguma certeza aqui é que se isto com esta minha amiga não fica resolvido a bem e tudo muito bem esclarecido, eu e o namorado dela espalhamos a história de tal maneira e fazemos tal pressão que o gajo fecha portas em menos de 3 meses...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Calma... Isto é um supermercado de um meio pequeno. Em Belmonte...

Estes tipos estão tramados se isto se confirma. Isto é um meio pequeno, não é um hiper em dezenas, é uma das 3 superfícias de alguma dimensão, e mesmo assim estamos a falar de um Intermarché, um Minipreço e este que é ainda mais pequeno do que o Minipreço. Se há alguma certeza aqui é que se isto com esta minha amiga não fica resolvido a bem e tudo muito bem esclarecido, eu e o namorado dela espalhamos a história de tal maneira e fazemos tal pressão que o gajo fecha portas em menos de 3 meses...

Epá Belmonte, vou ai tanta vez, a minha família paterna é toda dai!

Os contratos orais, tornam qualquer trabalhador efectivo a partir dos 3 meses. Eu estou na mesma situação que a tua amiga a diferença é que nunca estive desesperado e as pessoas são sérias, mas também eu sou uma pessoa razoavelmente informada e sempre deixei no ar que se me lixassem eu também lixo (De uma maneira ou de outra)

Percebo o desespero do dinheiro, eu também tenho contas para pagar (por isso é que trabalho assim) mas se as pessoas são assim a tua amiga nem devia trabalhar com gente desse tipo...

Melhor das sortes mas isso vai acabar sempre mal

Compartilhar este post

Link para o post

Ao fim de 15 dias sem contrato, os trabalhadores são considerados efetivos.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos pela ajuda, mas tou a ver é que no fim de contas ainda vou ter é de f*der a cabeça à minha amiga. Na inocência dela e patice e, boa-fé, disse-lhes que até podia estar lá uns dias sem que lhe pagassem para ver o que ela fazia e não quer voltar com a palavra atrás.

E eu vou ter de lhe f*der a cabeça para fazer barulho quando sair mesmo que dê o dito por não dito para impedir que a situação dos tipos continue. Ainda agora falei com ela e hoje chegou, diz boa tarde, nem lhe respondem, sempre de trombas para ela, falou de contrato ao gajo e ele voltou-lhe a dizer, "já lhe disse, já que gosta tanto disso de contratos faça-o a menina". Que gente reles, f*da-se...

E não é máfia, é dar dois ou três toques por voz nas orelhas certas, uma chamada para a rádio, outra para um jornal local, palavra passa palavra e em menos de três tempos só lá apanham um ou outro por engano a fazer compras.

Lewa, se quiseres diz por MP quem são que se forem mesmo de Belmonte devo conhecer de certeza :grin: Não te assustes lol

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos pela ajuda, mas tou a ver é que no fim de contas ainda vou ter é de f*der a cabeça à minha amiga. Na inocência dela e patice e, boa-fé, disse-lhes que até podia estar lá uns dias sem que lhe pagassem para ver o que ela fazia e não quer voltar com a palavra atrás.

E eu vou ter de lhe f*der a cabeça para fazer barulho quando sair mesmo que dê o dito por não dito para impedir que a situação dos tipos continue. Ainda agora falei com ela e hoje chegou, diz boa tarde, nem lhe respondem, sempre de trombas para ela, falou de contrato ao gajo e ele voltou-lhe a dizer, "já lhe disse, já que gosta tanto disso de contratos faça-o a menina". Que gente reles, f*da-se...

E não é máfia, é dar dois ou três toques por voz nas orelhas certas, uma chamada para a rádio, outra para um jornal local, palavra passa palavra e em menos de três tempos só lá apanham um ou outro por engano a fazer compras.

Lewa, se quiseres diz por MP quem são que se forem mesmo de Belmonte devo conhecer de certeza :grin: Não te assustes lol

Ai ele está armado em espero? Amanhã mando-te uma minuta de um contrato só para o cheiro das tintas. Ela depois só tem de preencher em casa, imprimir e levar. Agora é que o vamos lixar lol. Achas que ela consegue arranjar as informações da entidade empregadora? É que se ainda por cima o gajo está armado em carapau de corrida, é ir para cima dele com tudo.

Se ela acabar por sair, diz-me que preparo um discurso que ela vai lá dizer ao gajo só para ele borrar a cueca.

Compartilhar este post

Link para o post

Ela vai fazer finca pé esta sexta. Agora vou sair, se poderes manda-me MP depois com os dados q estás a falar da entidade empregadora. Pá, ela já tinha até começado a ir ver nas fotocópias dela de quando esteve o tal semestre em direito para começar a redigir um contrato, o pai dela é que viu e lhe perguntar se estava doida, que isso era ele que tinha de fazer :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Relativamente à minha amiga ela mandou-me sms à pressa a dizer que não ficou mas que o gajo já lhe pagou. Vou ver se falo com ela esta noite, ver o que se passou direitinho e ver se há risco de dar para o torto com outras pessoas no futuro...

Compartilhar este post

Link para o post

Maltinha, inscrevendo-me no Centro de Emprego sou obrigado a aceitar qualquer trabalho que eles me arranjem?

Compartilhar este post

Link para o post

Maltinha, inscrevendo-me no Centro de Emprego sou obrigado a aceitar qualquer trabalho que eles me arranjem?

Não tenho a certeza, mas acho que não.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que, se estiveres a receber o subsidio, não podes recusar porque dá direito à perda do respetivo pagamento da prestação social. Se é o primeiro emprego, não sei.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...