Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Dominator

Empregos

Publicações recomendadas

Antes de mais, agradeço as palavras de ambos. Eu ainda não sei ao certo a que me quero dedicar. O mestrado da Nova dá uma visão mais abrangente e prepara melhor uma pessoa mas especializa muito pouco alguém (talvez até seja mesmo esse o objetivo), deixando-nos com uma preparação razoável para uma panóplia relativamente grande de áreas e permitindo que seja depois no 1st job que se faça a maior parte do training e da evolução de competências específicas.

Quando falam em consultoria, eu gosto de a diferenciar na área operacional e na área de gestão, porque para mim é diferente aquilo que dá uma Deloitte face ao que dá uma McKinsey, quer em termos de networking, de reputação, de conhecimento, de tudo. Eu cheguei até a ser convidado para um teste inicial do recrutamento da McKinsey e fui um de apenas 3 da minha anterior faculdade que passaram, mas acabei por não continuar porque decidi vir para Mestrado. Numa McKinsey, se uma pessoa consegue passar com sucesso o primeiro ano ou os primeiros dois, o futuro é bastante bom, em perspetiva. Difícil também é entrar lá, bem mais difícil do que em qualquer Big Four, como é óbvio. E quem diz McKinsey diz BCG, se bem que McKinsey é aquela coisa (não falo tanto de uma Bain porque não existe sequer em Portugal, ou seja, não dá para fazer a comparação direta).

Por acaso quando fiz a pergunta foi mesmo apenas com a intenção de ter um termo de referência face aos graduate programmes das Vodafones deste mundo, mas confesso que fiquei curioso sobre o porquê de não acharem ser um desperdício que um suposto 'talento' se meta num programa desses e o contrário quando se trata de consultoria. :fixe:

Compartilhar este post

Link para o post

Volto a agradecer-te por aqui, desta vez. :compinchas:

O da JM não me interessa particularmente, por acaso, foi mais como uma referência por também ter um programa daqueles. Mas o que se passou?

Confesso que pensava que andava na onda dos 1000 ou 1100 líquidos, principalmente por serem 2 anos seguidos.

Uma consultora operacional, qualquer uma das big 4, paga quanto nos primeiros tempos, só para ter como termo de referência? A McKinsey, noutro âmbito, tenho ideia que aponta para os 1200/1250€ líquidos nos dois ou três primeiros anos.

Não têm um mínimo de cuidado com o sítio para onde te mandam trabalhar. Pode chegar ao ponto de mandarem um portuense para Lisboa e um lisboeta para o Porto, só pq sim.

Depois, usam ou usavam o programa de estágios do IEFP (embora depois paguem mais do que está previsto). Isto para quê? Para no pressuposto de teres formação durante os 9 meses do estágio, aproveitam-se de serem ajudados pelo Estado para terem trabalho barato para ir acartar caixotes.

Concordo com o Boo, Vuk.

Tens a certeza que te queres meter já numa consultora?

As consultoras têm muitos defeitos, mas são uma excelente escola.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu referia-me, obviamente, aos defeitos. Acho que já foi aqui discutido, mais que uma vez, a última há pouco tempo, os contras de trabalhar numa consultora.

Compartilhar este post

Link para o post

Não têm um mínimo de cuidado com o sítio para onde te mandam trabalhar. Pode chegar ao ponto de mandarem um portuense para Lisboa e um lisboeta para o Porto, só pq sim.

Depois, usam ou usavam o programa de estágios do IEFP (embora depois paguem mais do que está previsto). Isto para quê? Para no pressuposto de teres formação durante os 9 meses do estágio, aproveitam-se de serem ajudados pelo Estado para terem trabalho barato para ir acartar caixotes.

Tu andaste por lá (JM)? Aliás, eu confesso que nunca soube muito bem o que fazes da vida :mrgreen: Não sei se é intencional ou não mas não faço a menor ideia, e vindo tu da minha área e da minha Faculdade confesso que me deixa curioso.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não andei. Eles andaram atrás de mim, mas eu recusei pelos motivos que enunciei.

E sou auditor de profissão. Mas não trabalho em nenhuma Big4.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão do Vuk sobre o Hans deu-me uma ideia.

No primeiro post, podia colocar-se a informação sobre o que o pessoal faz ou fez, para quem quiser começar a trabalhar numa dessas áreas saber com quem pode falar.

O que acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Vuk, abre uma startup. Melhor escola não há... (e cada vez é mais valorizado pelas empresas, mesmo que o projecto falhe)

E quanto aos trainees da JM, estão a pagar sem recorrer a IEFP. E sim, nos 2 primeiros meses vais para a loja trabalhar, tanto te põem atrás do peixe como numa reposição nocturna. Sinceramente acho isso interessante, e um bocadinho melhor que o LIDL que te põem 6 meses na caixa e depois mandam-te para uma loja nos arrabaldes para seres sub-director de loja.

Ah, na JM metem-te também como sub-gerente de uma loja. Isto nos primeiros 4 meses creio eu, é muito operacional e no terreno. Depois é que acho que passas por outras áreas, mais de gestão. Faz todo o sentido, creio.

EDIT: Não tenho nada contra consultoras, atenção. Com a minha formação, nunca podia ir trabalhar para lá. Mas todos os meus amigos (e neste caso co-founders) estão numa posição onde podiam ir perfeitamente para consultoras. E, no meu entender, acho que ter uma média de saída do escritório às 22h, não é benéfico para ninguém. Boa escola? Claro, sim senhor. A que custo? Ajuda no CV? Sim, claro. Mas já não é tão importante quanto era. Bons exemplos? Conheço sim. Tenho um primo que estava no 4º ano de faculdade (e no ISCTE, btw) e já tinha sido recrutado. Pagaram-lhe o 5º ano da faculdade, trabalhou que nem um cão, depois pagaram-lhe um MBA em NY, foi para o Brasil, trabalhou que nem um mouro... Agora mudou de empresa, outra consultora, e com 32 anos só lhe falta chegar a partner - é um caso inédito na empresa. Portanto só acho que o paradigma está a mudar completamente para as consultoras. Daí a dificuldade de contratação de talento e principalmente na retenção da malta. E o panorama do empreendedorismo a nível internacional e a capacidade digital (que cada vez mais é macroeconómica), assumem-se como fortes concorrentes a consultoras.

Editado por Boo Riquelme

Compartilhar este post

Link para o post

Que outras saídas há para quem sai de faculdades de economia sem ser consultoras? É que toda a gente que conheço praticamente tem ido tudo para empresas de consultoria. Mas quem vai para outro tipo de empresas que fica a fazer ao certo? Falo de Nestles, Danones, L'Oreal, Sonae, etc.

Eu ainda não sei que área quero seguir, nem se quero trabalhar para uma empresa porque tinha mais em mente avançar com uma empresa com malta da FEUP e em termos de Mestrado estou a ponderar se vou pela Gestão de Serviços e Consultorias ou se vou para uma escola de Marketing... a questão é que tenho que avaliar o que me permite fazer um mestrado em Marketing, porque apesar de ser uma área que me interesse bastante tem que ter saída o investimento que faço na minha educação.

Compartilhar este post

Link para o post

Tu andaste por lá (JM)? Aliás, eu confesso que nunca soube muito bem o que fazes da vida :mrgreen: Não sei se é intencional ou não mas não faço a menor ideia, e vindo tu da minha área e da minha Faculdade confesso que me deixa curioso.

Vem para cá

No primeiro post, podia colocar-se a informação sobre o que o pessoal faz ou fez, para quem quiser começar a trabalhar numa dessas áreas saber com quem pode falar.

O que acham?

Concordo.

Compartilhar este post

Link para o post

por acaso sempre achei piada a esses programas de trainee, mas nunca conheci alguém que tivesse estado num. o da Vodafone é bem apetecível, não sei é como são as coisas assim que acabe o programa...

tenho um amigo que esteve no da Liberty, que é uma cena mais pequena, mas ele adorou e ficou.

O Very esteve num.

Compartilhar este post

Link para o post

Que outras saídas há para quem sai de faculdades de economia sem ser consultoras? É que toda a gente que conheço praticamente tem ido tudo para empresas de consultoria. Mas quem vai para outro tipo de empresas que fica a fazer ao certo? Falo de Nestles, Danones, L'Oreal, Sonae, etc.

Eu ainda não sei que área quero seguir, nem se quero trabalhar para uma empresa porque tinha mais em mente avançar com uma empresa com malta da FEUP e em termos de Mestrado estou a ponderar se vou pela Gestão de Serviços e Consultorias ou se vou para uma escola de Marketing... a questão é que tenho que avaliar o que me permite fazer um mestrado em Marketing, porque apesar de ser uma área que me interesse bastante tem que ter saída o investimento que faço na minha educação.

Consultoras é onde há muito trabalho, mas também tens empresas mais pequenas a recrutar. Eu trabalho numa empresa de actuariado (mais ou menos vá), e acho que o valor que ganho, dentro daquilo que há no mercado, não é nada mau. E o meu horário salvo raras excepções é sempre das 9h às 18h, com flexibilidade para entrar entre as 8h e as 10h e sair entre as 17h e as 19h.

Compartilhar este post

Link para o post

O que acham?

Eu criei o tópico, portanto sempre que vir alguém a publicar a sua área posso perguntar se se importa que ponha no 1º post. Eu e qualquer mdoerador, diga-se!

Compartilhar este post

Link para o post

Também andei a ver isso, bem me parecia que era aí que estavas!!

Fraga ainda não conheceste ninguém da Maksen aí em Lisboa?

É uma empresa bastante interessante.

Não, não.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe aproximadamente qual é o salário líquido mensal dos Graduate Programmes que empresas como Vodafone (principalmente esta), Jerónimo Martins, Galp, Ren, etc oferecem? Aqueles programas supostamente destinados apenas a "talentos", malta com mestrado em Gestão/Economia/Finance ou Engenharias das boas faculdades, que promovem rotação por várias áreas durante 12/24 meses, etc etc. Principalmente o da Vodafone, que parece ser o mais interessante desses todos.

Se alguém souber e puder aqui dar uma ideia agradecia.

Não pagam grande coisa e alguns programas são maus.

Não conseguiste entrar no estágio da McKinsey?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal quem quiser ou achar útil mande-me mp ou simplesmente ponha aqui no tópico a área de onde são (trabalham ou estudam) para eu ir actualizando o 1º post. Já tenho aqui uma mini lista:

Psicologia:

- Vaart

- whatever

Biologia:

- Domiffon

- Stromp

- Tugax

- lordbifana

Saúde/Medicina:

- Red

- Bazuka

Informática:

-

Direito:

- w0

- Koper

- HugoMLMartins

Esquerda:

- Boo

- Dpitz

( :mrgreen: )

Editado por Domiffon

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem da área da Psicologia?

Eu.

Vaart chamado à receção.

Calma, já cá estou. E ainda há o Fusão.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...