Donnie Publicado 17 Setembro 2012 Eu estudo e trabalho mas continuo em casa dos meus pais. Nunca tive problemas com eles, bem pelo contrário. Mas com 19 anos direi eu que isso é normal. Vê lá se não estás a tomar a decisão de cabeça quente. Tens sorte que te vão continuar a sustentar... 400€ e part-time não será fácil. Já trabalho há 3 anos e meio no PD, foi o meu primeiro emprego e o ordenado base é 255€. Tem meses que saco 360, 380, 400 mas nem todos. Por norma saco cerca de 335€, o que não é nada. 100€ para propinas, 70/80€ pacote da MEO, 50€ gasóleo... Depois tem de ser tudo muito bem gerido. Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 17 Setembro 2012 Desejo-te boa sorte, mas não ante vejo grande futuro nessa aventura de sair de casa. me too.. muito cedo, 19 anos sem trabalho e até mesmo que tenhas não será certo.. uma casa fica sempre nos 400€ (com agua etc etc) Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado 17 Setembro 2012 Foi uma decisão tomada tanto por mim como pela minha mãe. Ambos sabemos que é o melhor para os dois, não saio de casa de costas viradas. Simplesmente já andávamos a arrastar esta situação há alguns anos... E isto não será definitivo, será uma experiência que tanto pode durar 1 ano como mais anos. E mais, a minha mãe ja andou a falar com amigos etc e tal e talvez arranje casas com rendas bem baixas para o que é por simplesmente não serem usadas. É bom saber isso Donnie :-k Vou falar com o maior número de pessoas possível Compartilhar este post Link para o post
Gaberlunzie Publicado 17 Setembro 2012 Pelo que sei na CTT não é fácil arranjar emprego. Só te posso desejar boa sorte. Deves safar-te com um quarto. ;) E desculpem ter vindo aqui mandar duas postas de pescada e só agora é que comentar do assunto do tópico. É que nem li o 1º post antes. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 17 Setembro 2012 queres independência e autonomia, mas vais viver sozinha com uma gaja...e os teus pais vão-te sustentar? Come antes uma peça de fruta, que te faz melhor. Mt sinceramente e não leves a mal o que te vou dizer, mas acorda para a real... isto não é, de todo, um mar de rosas. Primeiro que arranjes um part-time que te pagam 400€ e primeiro que esses 400€ te sirvam para a tua autonomia.. não te doa a ti a cabeça. Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado 17 Setembro 2012 queres independência e autonomia, mas vais viver sozinha com uma gaja...e os teus pais vão-te sustentar? Come antes uma peça de fruta, que te faz melhor. Mt sinceramente e não leves a mal o que te vou dizer, mas acorda para a real... isto não é, de todo, um mar de rosas. Primeiro que arranjes um part-time que te pagam 400€ e primeiro que esses 400€ te sirvam para a tua autonomia.. não te doa a ti a cabeça. Nao é bem isso, quero começar a criar essa autonomia, a de ser eu a gerir o dinheiro (ainda que o "ganhe" de maneira fácil pelos meus pais), de ter a minha propria casa /quarto, ter o meu espaço. Isto dela vir viver comigo é porque está na mesma situação e assim podemos dividir despesas, ficando mais barato. E sim, se fosse um mar de rosas eu já teria saído de casa há anos atrás lol. É uma experiência completamente nova mas tenho noção de que não é facil, quero é ter a noção do quão difícil é, porque mais cedo ou mais tarde eu iria sair de casa, quer ficasse cá em Portugal a acabar a faculdade ou a ir tirar mestrado lá pra fora. O part-time é uma hipótese.. Como já disse, não tenho bem noção de como anda a oferta de empregos nem dos salários ou horarios ou o crl. Por isso é que ando a informar-me antes de sequer decidir qual o sítio onde vou viver. Compartilhar este post Link para o post
Gentle Giant Publicado 17 Setembro 2012 Por acaso também não percebi o porque de desvalorizar o CV europass, agradecia um desenvolvimento já agora. :confuso: Demonstra falta de criatividade, vontade em partir o "molde", mostra que o candidato prefere encontrar algo já pré-feito em detrimento de se valorizar com algo que possa falar mais sobre ele. Compartilhar este post Link para o post
Dan Publicado 17 Setembro 2012 Nao é bem isso, quero começar a criar essa autonomia, a de ser eu a gerir o dinheiro (ainda que o "ganhe" de maneira fácil pelos meus pais), de ter a minha propria casa /quarto, ter o meu espaço. Isto dela vir viver comigo é porque está na mesma situação e assim podemos dividir despesas, ficando mais barato. E sim, se fosse um mar de rosas eu já teria saído de casa há anos atrás lol. É uma experiência completamente nova mas tenho noção de que não é facil, quero é ter a noção do quão difícil é, porque mais cedo ou mais tarde eu iria sair de casa, quer ficasse cá em Portugal a acabar a faculdade ou a ir tirar mestrado lá pra fora. O part-time é uma hipótese.. Como já disse, não tenho bem noção de como anda a oferta de empregos nem dos salários ou horarios ou o crl. Por isso é que ando a informar-me antes de sequer decidir qual o sítio onde vou viver. Se tiveres jeito para a coisa, o ideal é o telemarketing. Há vagas ao pontapé, normalmente tens flexibilidade de horários, o ambiente e os colegas costumam ser muito porreiros, conheces umas gajas novas, a pressão é pouca. Não é para todos e muitos são empandeirados ao fim do primeiro mês, mas se te safares, mesmo em part-time, facilmente tiras 400 euros ou mais. Compartilhar este post Link para o post
Gentle Giant Publicado 17 Setembro 2012 Pessoal, relativamente ao Europass so quero deixar uma sugestão. O modelo em si não é problema, mas sim o facto de enviarem o cv exactamente como ele vem se fizerem donwload do site. O cv vem com o símbolo do Europass, vem cm referencias ao site, vem com falhas que devem ser rectificadas (nomes(s), contacto(s), etc). Podem fazer o cv através do site da Europass que não tem problema, mas tirem o logo, se quiserem alterem tamanho e tipo de letra, mudem a formatação, a forma de paginação, coloquem índice e capa, porque o modelo em si não é prejudicial em nada. Discordo totalmente, o meu cv em modelo europeu tinha 5 páginas, até aleijava. Com a nova formatação e paginação feita por mim aquilo ficou com duas páginas (já para não dizer que faz showcase dos meus skills como paginador que é um dos meus trabalhos). Resultado. Em vez de fecharem aquilo automaticamente porque tem 5 páginas em meio minuto o possível empregador fica com uma ideia geral do que eu sou. Para quem tiver portfólios (designers e web-designers) o formato pdf está ultrapassado. Vão ao wordpress, gastem um pouquinho de guito, comprem um dominio com o vosso nome e encontrem um template feito especialmente para portfólios. Prometo que a vossa imagem fica muito mas muito melhor. Compartilhar este post Link para o post
Lestonks Publicado 17 Setembro 2012 (editado) queres independência e autonomia, mas vais viver sozinha com uma gaja...e os teus pais vão-te sustentar? Come antes uma peça de fruta, que te faz melhor. Mt sinceramente e não leves a mal o que te vou dizer, mas acorda para a real... isto não é, de todo, um mar de rosas. Primeiro que arranjes um part-time que te pagam 400€ e primeiro que esses 400€ te sirvam para a tua autonomia.. não te doa a ti a cabeça. foi o que eu pensei :\ e gosto mt de ti Domi :mrgreen: ___ Por acaso agora que cheguei a Lisboa tambem vou distribuir montes de cv à procura de part-time, que agora ja nem posso contar com nenhuma ajuda dos meus pais :/ O que dizes é verdade Gentle Giant, podes ter grande curriculo e grandes competencias mas se não fazes uma boa impressão podes nem contar que te chamem para entrevista :biggrin: Editado 17 Setembro 2012 por Matias Fernandez Compartilhar este post Link para o post
Gentle Giant Publicado 17 Setembro 2012 Epa, se ainda houvesse uma forma de me diferenciar dos outros..espera..vou dar uma ideia maluca! e se me diferenciasse dos outros tendo mais formação,competências e experiência do que os outros? :ideia: Ser europass ou não é a mesma m*rda! o problema do europass ja o referi na página anterior O meu anterior patrão atirava automaticamente os europass para o lixo. Trabalhava numa indústria criativa e dizia que os europass é a melhor maneira de o chatearem. Demonstram no mínimo pouco brio profissional. É como ir a uma entrevista de emprego de sandálias.. Como eles há muitos. Europass diz muito de ti. De nada te serve a experiência e qualificações se a primeira impressão é a de que és um gajo chato, sem criatividade, vontade de fazer algo diferente. Pior, de nada te serve isso se eles nem sequer chegam a abrir o cv. Compartilhar este post Link para o post
Navidkia Publicado 17 Setembro 2012 O meu anterior patrão atirava automaticamente os europass para o lixo. Trabalhava numa indústria criativa e dizia que os europass é a melhor maneira de o chatearem. Demonstram no mínimo pouco brio profissional. É como ir a uma entrevista de emprego de sandálias.. Como eles há muitos. Europass diz muito de ti. De nada te serve a experiência e qualificações se a primeira impressão é a de que és um gajo chato, sem criatividade, vontade de fazer algo diferente. Pior, de nada te serve isso se eles nem sequer chegam a abrir o cv. Vamos lá ver se nos entendemos e ajudamos quem precisa :mrgreen: Eu concordo com isso que estas a dizer! Mas as coisas não tem que ser necessariamente so pretas ou brancas! Eu no meu cv europass, fiz alterações, coloquei emblemas dos clubes no fim das paginas, coloquei mariquices aqui, ali, modifiquei isto e aquilo. Está em europass, mas personalizado! Mas mesmo assim eu europas! Compreendes? Concordo contigo na personalização do cv mas ao mesmo tempo o proprio modelo não quer dizer quase nada. Eu sou receptor de cv´s, dezenas deles, e digo-te, quando me aparecem cv´s europass exactamente como fazem o donwload, com o símbolo, a mencionar o site da net, sem cuidado nenhum,...fds...so me apetece :cadeirada: Compartilhar este post Link para o post
Gentle Giant Publicado 17 Setembro 2012 Sendo assim tamos conversados :) até concordamos em coisas suficientes. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 17 Setembro 2012 Epa, se ainda houvesse uma forma de me diferenciar dos outros..espera..vou dar uma ideia maluca! e se me diferenciasse dos outros tendo mais formação,competências e experiência do que os outros? :ideia: Ser europass ou não é a mesma m*rda! o problema do europass ja o referi na página anterior Esclarece-me tu, génio iluminado, como é que os empregadores que têm por hábito recrutar malta saída das faculdades vão diferenciar? Achas que é um valorzito na média que faz a diferença? Compartilhar este post Link para o post
.:Batista:. Publicado 17 Setembro 2012 (editado) queres independência e autonomia, mas vais viver sozinha com uma gaja...e os teus pais vão-te sustentar? Come antes uma peça de fruta, que te faz melhor. Mt sinceramente e não leves a mal o que te vou dizer, mas acorda para a real... isto não é, de todo, um mar de rosas. Primeiro que arranjes um part-time que te pagam 400€ e primeiro que esses 400€ te sirvam para a tua autonomia.. não te doa a ti a cabeça. Basicamente é isto. Mas pronto cada um sabe da sua vida. Btw quanto a questão do CV Europass, vale o que vale mas sendo Licenciado em Gestão de Recursos Humanos são os próprios professores das licenciaturas a indicarem ser a melhor forma de nos apresentarmos... Editado 17 Setembro 2012 por .:Batista:. Compartilhar este post Link para o post
Bazuka Publicado 18 Setembro 2012 O que eu acho interessante, não querendo deitar a baixo as expectativas do L1ght, é que todos os dias vejo anuncios de emprego para pessoal com formação superior que oferecem remunerações bastante a baixo do 750€, por um horario completo, sendo que não tens nenhuma formação especializada, como é que consegues encontrar um part-time que te permita receber 400€? Aliás conheço muito boa gente que, que trabalha em full-time, e recebe pouco mais que os 400€ que queres receber em part-time. Compartilhar este post Link para o post
Vimaranes1922 Publicado 18 Setembro 2012 No estrangeiro por norma pedem o Europass. Compartilhar este post Link para o post
Manny Publicado 19 Setembro 2012 (editado) @ L1ght, Se tens apoio dos teus pais arrisca e sai de casa, quanto mais cedo melhor. Procura a tua independência, mesmo que custe perderes alguns vícios e mordomias. Irás amadurecer com a experiência. Nem que seja por isso. Europass: Nos últimos anos analisei muitos CV's e nunca dei qualquer importância se fosse europass ou não. Nunca se contratou com base no modelo de CV escolhido, mas acredito que haja pessoas que o fazem. Editado 19 Setembro 2012 por Manny Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 19 Setembro 2012 (editado) Quanto à questão Europass v. Não-Europass, concordo que os segundos são melhores visto que desde o CV podemos começar a distinguir-nos de imediato. Contudo, determinadas áreas (como as instituições europeias etc) obrigam à utilização de Europass para tornar mais mecânica a análise dos milhares de CVs. Ou seja o meu conselho é para que tenham um modelo Europass e um sem ser Europass. Dependendo das áreas de cada um, é sempre bom ter pelo menos em duas línguas (Português e Inglês) e até por vezes em três (Francês/Alemão/Espanhol). Mas, once again, depende das áreas, do tipo de trabalho a que estamos a concorrer etc. EDIT: Já alguém trabalhou em Bruxelas? É que parto dia 02 de Outubro para lá para começar a trabalhar e queria umas dicas :compinchas: Editado 19 Setembro 2012 por w0 Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 19 Setembro 2012 (editado) O que eu acho interessante, não querendo deitar a baixo as expectativas do L1ght, é que todos os dias vejo anuncios de emprego para pessoal com formação superior que oferecem remunerações bastante a baixo do 750€, por um horario completo, sendo que não tens nenhuma formação especializada, como é que consegues encontrar um part-time que te permita receber 400€? Aliás conheço muito boa gente que, que trabalha em full-time, e recebe pouco mais que os 400€ que queres receber em part-time. Se for na restauração/hotelaria, consegue. Editado 19 Setembro 2012 por Peplin Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado 19 Setembro 2012 Se calhar não me fiz entender muito bem nesse aspecto. O ideal para mim seria um ordenado de 400e porque assegurava as despesas mais casos de emergência. Por outro lado também seria ideal um part-time para não me tirar muito tempo ja que tenho faculdade com horarios bastante diferentes nos diferentes dias. Nunca disse que quero um part-time que me garanta 400e. Daí, na minha ignorância, ter falado de part-times, para que me dessem sugestões ou contassem a vossa experiência, e de que me basta pouco menos que o salário mínimo para me safar, ainda que este seja de empregos a full-time. E também já me disseram que há uma tendência para haver salários maiores em empregos nocturnos, mas isso, para mim, é em último caso. Quanto ao CV, vou fazer através da Europass e depois personalizo-o como já disseram aí atrás. Mas também vou perguntando a amigos meus como fazer um currículo de jeito e apresentável ;) Compartilhar este post Link para o post
Glorioso Publicado 21 Setembro 2012 Ninguém por aqui é Pintor/Bate chapas de automóveis ? :mrgreen: Estou em casa sem fazer nada e surgiu uma oportunidade de tirar um curso desses até ao fim do ano tendo uma grande possibilidade de lá ficar a trabalhar , mas não sei se me vou dar com aquilo :biggrin: Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado 22 Setembro 2012 Alguem ja trabalhou como distribuidor de pizzas na Telepizza/PizzaHut/Pizza na BRasa? Vale a pena tentar? Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 22 Setembro 2012 O Europass é, de facto, uma maneira simples de apresentar o CV, mas como já disse no tópico do Trabalho Temporário, não é o ideal, porque não tem um cunho pessoal, é igual para toda a gente e não faz sobressair as competências individuais de cada um. Aliás, para trabalho especializado desaconselho de todo o Europass, porque, nos dias de hoje, além de se ter um bom currículo é também preciso ser criativo e inovador, e uma boa forma de se diferenciar da multidão é ter um currículo diferente. Por outro lado, D0mi não concordo muito com a tua opção, estudares e teres um part-time vai roubar-te imenso tempo para a faculdade. Se Biologia é uma área já de si complexa em termos de empregabilidade, descurares o curso não me parece ser uma boa solução. Além disso, o dinheiro que vais/vão ganhar se der para fazer face às despesas já é muito bom, depois falta o resto, alimentação e transportes, por exemplo. Compartilhar este post Link para o post