Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
w0

[Benfica] Direcção, SAD, Eleições & Assembleias

Publicações recomendadas

Citação de Genzo, há 9 minutos:

Acho que também foi o Record que lançou a ideia do Lage querer um plantel de apenas 23 jogadores, o qual no Sábado o próprio confirmou. Quiçá a fonte não seja a mesma. 

Btw, o @Mister Master tá em pulgas naquele quizz para tentar saber que tipo de avançado é que o Benfica quer para colocar lá na sua lista dos rumores :mrgreen:

1484915982548.gif

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ruas, há 47 minutos:

Oh, tá f*dido então. Só devo conseguir lá ir quarta de manhã.

Tens MP!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 9 horas:

Pensei que soubesses de mais cenas da reunião. 😉

Eu nem lá fui lol

Compartilhar este post

Link para o post

É claro que qualquer benfiquista gostava de receber informações privilegiadas acerca de assuntos importantes do clube. Mas, convenhamos, o que se estava à espera? De uma espécie de AG para elites? Acho que não é esse o caminho que queremos seguir.

Posto isto, eu só tenho uma questão para o @w0: depois desta reunião estás mais ou menos confiante nesta direção?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 1 hora:

Eu nem lá fui lol

Eu sei que não , mas naquela altura poderias ter recebido info via SB ou de outro lado. 😉

Compartilhar este post

Link para o post

E a mudança de símbolo? Eu gostava de ver algumas ideias para ter uma opinião, mas assim à partida penso que tem pernas para avançar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 23 horas:

Muito medo dessa historia do símbolo, dass...

Citação de JonasThern, há 3 horas:

E a mudança de símbolo? Eu gostava de ver algumas ideias para ter uma opinião, mas assim à partida penso que tem pernas para avançar. 

QzPshYPjYqm2IU=&W=1550&H=0&delay_optim=1

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Já estou a imaginar o Pedro Guerra a fazer campanhar por um símbolo do clube com orelhas e bigode.

Compartilhar este post

Link para o post

O prometido é devido. Confesso que ponderei bastante sobre como fazê-lo ou que temas deixaria forçosamente de fora. Confesso que alguns temas vão efetivamente ficar de fora. Quem tiver interesse e tempo, estou mais do que disponível para beber umas imperiais no próximo jogo. Aliás, ontem no Algarve acabei por estar com alguns sócios e adeptos do Benfica a quem esclareci alguns dos temas falados na dita reunião. 

Contrariamente ao que algumas pessoas menos honestas tentam apregoar, ninguém virou para o lado de lá, ninguém foi convidado a integrar a estrutura e aquilo não foi uma entrevista de emprego. Mais. Das pessoas que acabei por ficar a conhecer naquela reunião, muitas continuam bastante ativas na defesa dos interesses do Benfica. E eu sinto que posso continuar a dizer isso: independentemente das explicações, umas melhores que outras, independentemente da partilha da informação, há muita coisa que, apesar de explicado, continuo a não concordar. Há, ainda, muita coisa que nem explicada foi. 

Muito já se disse e escreveu sobre a reunião, pelo que tentarei ser o mais sucinto possível. 

A pergunta mais pertinente que me fizeram foi o meu sentimento pós-reunião relativamente a esta direção. É uma pergunta fantástica cuja resposta é fantasticamente complexa.

Entrei como sai. Sócio, que paga religiosamente as suas quotas e que, ano após ano, compra o RedPass. Ninguém me ofereceu borlas. Ninguém me deu um tratamento especial. Estive naquela reunião apenas porque na AG anterior tive a oportunidade (por viver perto do estádio e estar disponível naquele dia) e a coragem (porque mesmo quando estão cerca de 600 sócios e 90% é a favor da direção, é preciso ter alguma coragem para, de improviso, subir ao palanque e olhar as pessoas nos olhos e dizer-lhes o que pensamos) de falar. Não me sinto um sócio de primeira por ter estado na reunião. Continuo a ser o que era antes: um sócio atento às temáticas do nosso clube, com disponibilidade e vontade de perceber onde posso contribuir para que o Benfica seja sempre o maior em Portugal e no estrangeiro. E isso é feito com as minhas intervenções no fórum. No Estádio a cantar. Nas deslocações ao estrangeiro, nas Assembleias Gerais, em convers acom outros Benfiquistas ou na dita reunião. 

Entrei na reunião sem perceber muito bem para o que estava a ir. Não tínhamos recebido qualquer instrução que não fosse: no dia X, às Y horas no Seixal. A direção estava muito bem preparada. Todos tinham as notas dos nossos discursos e estavam bem preparados para responderem a tudo o que dissémos. Inicialmente o plano era responder apenas às questões colocadas na AG. Mas rapidamente, e bem, decidiu-se que aquele seria um momento onde os sócios podiam falar abertamente e questionar olhos nos olhos quem decide os destinos do clube. 

Ao fim de quase 6h30 consigo imediatamente tirar umas quantas conclusões:

• Podemos apontar o que quisermos ao Vieira, mas ele é inteligente. Rodeou-se de pessoas muito capazes, gostei de conhecer, mais a fundo, alguns dos profissionais do Benfica.
  • Para o bem, mas também para o mal, somos uma super empresa. Perde-se, é certo, a inocência e aquela coisa de sermos apenas um Clube. Ganham-se processos de fazer inveja a muitas Fortune-500.
  • Deixámos de ser o Clube do Povo. Somos o Clube do Povo, dos sócios, mas também dos interesses, do mundo podre do futebol, dos empresários, dos negócios. Se dúvidas houvesse, essas mesmas dúvidas deixaram de existir.
  • Deixámos de ser o clube dos contentores (fui o sócio que falou disto especificamente na minha intervenção na AG e na reunião). Agora, nas palavras da direção, "já não são contentores, são caixotes". E tudo isto em prol de uma estratégia (que não foi explicada, mas que eu julgo saber qual é, discordando, contudo, da mesma). Em todo o caso questionei diretamente o LFV sobre se não se trata de uma estratégia demasiado onerosa (comprar para emprestar ou meter a custo 0 algures e ficar com 50% do passe). Nas palavras do próprio, o Benfica não paga esses salários.
  • O Caixa Futebol Campus faz concorrência à Autoeuropa. É, atualmente, a nossa Champions. Os jogadores ali formados servem para fazer uma curta passagem pela equipa principal, contribuirem para a conquista de títulos no plano nacional e depois servem para cimentar a posição do Benfica no Estrangeiro, mas na vertente do Made in Seixal. A nossa Champions é sermos um viveiro de talentos e vê-los conquistarem as competições internacionais por outros emblemas. Não digo com isto que os jogadores saem por culpa da direção ou são empurrados. Por muito amor à camisola, o futebol de hoje é dinheiro e muitos jogadores querem jogar em ligas mais atrativas. Estou certo que muitos, por vezes mal aconselhados, querem sair à primeira oportunidade. Estou também certo que, em tantas outras vezes, interessa também à direção convencer o jogador a sair no imediato, de forma a fazer cash in. Este é, sem dúvida, um dos pontos onde me encontro em maior desacordo. 
  • O Jorge Mendes é o táxi (expressão usada várias vezes) e pelo serviço de transporte de mercadoria (aqui sou eu a ter liberdade, ninguém usou este termo) cobra 10%. A venda do JF por 120M aumenta, nas palavras da direção, a fasquia das vendas futuras (+70M). As vendas de jogadores como o João Carvalho, Bernardo, Guedes, Ivan Cavaleiro, etc., deveram-se a (i) não contarem para o treinador e (ii) servirem, em alguns casos, para colocar o Caixa Futebol Campus no radar. Os talentos João Carvalho e Cavaleiro parece-me uma boa aposta (isto pensado por mim). Jogadores com potencial limitado e que nunca seriam suficientes para o Benfica e que, fruto da referida fama do CFC, conseguimos colocar em mercados com poderio financeiro.
  • Finanças. Aqui tenho muitos mixed feelings. Se, por um lado, é nos dito que abateremos 80M na dívida, por outro lado tomamos um conjunto de decisões que, todas somadas, implicam perdas de alguns milhões de euros (ver questão dos contentores).
  • A questão dos horários dos jogos não depende, exclusivamente, da vontade do Benfica (mesmo tendo a BTV). Há que respeitar um conjunto de regras que tornam o agendamento complexo, em especial quando envolve jornadas europeias. 
  • É preocupante a questão das modalidades. Não falo, apenas, a nível desportivo, mas falo, acima de tudo, no desligamento entre público e modalidades. Culpo, em parte, o Benfica e a falta de atenção dada às modalidades (comunicação, bilhética, etc.). Alguns pontos já eram conhecidos da direção e, alegadamente, estão mudanças previstas, outros pontos foram apontados e, alegadamente, serão tidos em conta num futuro próximo.
  • Futuras AG. Ficou a promessa de, dependendo do número de inscritos, as intervenções serem entre 3 e 5 minutos, estando o tempo vísivel através dos cronometros do pavilhão. Ainda assim, ficam algumas questões por responder: mudança do dia e hora de forma a permitir a afluência de um maior número de sócios, maior frequência das mesmas, etc.
  • Alterações Estatutárias. Falei muito disto. Tanto no meu documento, como olhos nos olhos. A Direção demite-se de quaisquer considerações sobre as alterações, afirmando que as mesmas são tratadas por uma Comissão própria e que são os sócios que decidem. Foi dos momentos mais crispados e cuja postura da direção me pareceu, claramente, pouco transparente. Depois de muito se falar disto, acabamos por ouvir que os votos das casas são como que uma recompensa pelo trabalho desenvolvio em prol do Benfica. Tentei explicar que, não obstante o papel admirável das Casas na difusão do Benfiquismo, que esta questão não pode ser tratada assim, sob pena de parecer que a Direção, que decide novas casas e manutenção das existentes, parecer que está a comprar votos. A resposta acima citada manteve-se. Fiquei pouco satisfeito, confesso. 
  • Comunicação/Sócios. A Direção admitiu que existe um défice na comunicação com os sócios. Foram avançadas algumas soluções, mas não senti que, nos mais importante, isto é, nas transferências, exista uma clara vontade de tornar tudo mais claro. Na opinião da Direção existe transferência suficiente. Na minha não. Discordamos, uma vez mais, neste ponto. 

Falou-se, ainda, em muitos outros temas, como a possibilidade de adotarmos uma nova imagem, a modernização do estádio, naming do estádio, speaker, ambiente, Eusébio Cup, Hotel, Rádio, CAR, etc. Conforme disse, podemos falar de tudo, não escreverei é sobre tudo. 

No final da reunião o balanço que faço é francamente positivo. Tenho imenso orgulho nos nossos sócios. Espero que isto leve mais sócios a participarem, de forma ativa, na vida do Clube. 

Voltando à pergunta inicial, vou esperar uns meses para responder. Vi um conjunto de boas intenções, agora é preciso ver se são concretizadas. Mas também vi que se continua a insistir em muitas tantas coisas com as quais não concordo. Aguardemos.

Editado por w0
  • Like 24

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelo post, grande! E não te precisas de justificar perante ninguem.... o mundo infelizmente está cheio de gente que tenta mandar todos os outros para baixo para conseguir sobressair.

Pelo que percebi, as respostas dadas andam sempre à volta daquilo que "já se sabia". O conceito do clube-venddor rnecessita de ser eliminado o mais rapidamente possivel. Se percebo, e como tu dizes bem, que os jogadores querem sair, isso vai implicar que NUNCA vamos conseguir segurar ninguem. Em suma, nunca iremos conseguir criar a tal equipa que permita lutar por algo lá for, a não ser que exista um alinhamento planetário que nos permita tal feito. Isso vai contra a palavra da própria direção... 

Não estive presente para perceber o teu feeling, e apesar de confiar na malta que lá foi, fico com a ideia que foi mais do mesmo. Alterações para isto, alterações para aquilo, crescimento do clube e de revenew, mas isso não vai acabar por servir de grande finalidade se a intenção não for o crescimento do clube lá fora. E é ai que estamos a falhar redondamente. O tal Benfica Europeu iria permitir isso....

Editado por HIM

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais, obrigado pelo teu post, depois, caga nos haters.

Podes falar sobre a mudança de imagem e modernização?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 1 hora:

Obrigado pelo post, grande! E não te precisas de justificar perante ninguem.... o mundo infelizmente está cheio de gente que tenta mandar todos os outros para baixo para conseguir sobressair.

Pelo que percebi, as respostas dadas andam sempre à volta daquilo que "já se sabia". O conceito do clube-venddor rnecessita de ser eliminado o mais rapidamente possivel. Se percebo, e como tu dizes bem, que os jogadores querem sair, isso vai implicar que NUNCA vamos conseguir segurar ninguem. Em suma, nunca iremos conseguir criar a tal equipa que permita lutar por algo lá for, a não ser que exista um alinhamento planetário que nos permita tal feito. Isso vai contra a palavra da própria direção... 

Não estive presente para perceber o teu feeling, e apesar de confiar na malta que lá foi, fico com a ideia que foi mais do mesmo. Alterações para isto, alterações para aquilo, crescimento do clube e de revenew, mas isso não vai acabar por servir de grande finalidade se a intenção não for o crescimento do clube lá fora. E é ai que estamos a falhar redondamente. O tal Benfica Europeu iria permitir isso....

E tu, na realidade, a não ser que exista esse alinhamento planetário, vais ser sempre um clube vendedor. Eu sei que é muito bonito pensar no amor à camisola dos jogadores e isso tudo, mas tu nunca vais conseguir proporcionar aos jogadores as condições financeiras para eles se manterem aqui durante 7 ou 8 anos. É uma diferença enorme ganhar 2M por ano e ganhar 6M por ano, jogar na Liga Portuguesa ou jogar na Liga Inglesa, por exemplo.

E eu sinceramente nunca pensei no "Benfica Europeu" como uma proposta de se ganhar a Liga dos Campeões. Seria incrivel, como é óbvio, mas imagino que a ideia seja ir consistentemente aos quartos de final, voltar a tornar o Estádio da Luz num sitio muito dificil para equipas estrangeiras jogaram e hey, quem sabe, com sorte, sacas um brilharete

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 9 minutos:

E tu, na realidade, a não ser que exista esse alinhamento planetário, vais ser sempre um clube vendedor. Eu sei que é muito bonito pensar no amor à camisola dos jogadores e isso tudo, mas tu nunca vais conseguir proporcionar aos jogadores as condições financeiras para eles se manterem aqui durante 7 ou 8 anos. É uma diferença enorme ganhar 2M por ano e ganhar 6M por ano, jogar na Liga Portuguesa ou jogar na Liga Inglesa, por exemplo.

E eu sinceramente nunca pensei no "Benfica Europeu" como uma proposta de se ganhar a Liga dos Campeões. Seria incrivel, como é óbvio, mas imagino que a ideia seja ir consistentemente aos quartos de final, voltar a tornar o Estádio da Luz num sitio muito dificil para equipas estrangeiras jogaram e hey, quem sabe, com sorte, sacas um brilharete

Não peço 7, 8 anos. Não precisas de manter jogadores por um periodo tão grande de tempo. Mantendo 3/4 anos talves seja suficiente para as nossas chances aumentarem consideralvemente, pelo menos em comparação com a atualidade.... Percebo que o mercado português é para lá de horrível, e que simplesmente não temos capacidade para reter talento aqui tanto tempo, mas temos de começar a reter durante mais tempo do que o fazemos. Percebo que vendas como a do Félix são irrecusaveis, mas agora espero que tenhamos finalmente capacidade para conseguir reter algo cá mais tempo.

Editado por HIM

Compartilhar este post

Link para o post

E já o estás a fazer. O Rúben vai para a 3ª época como titular, o Grimaldo ainda cá está. Agora não me surpreendia nada que esses saíssem para o ano que vem e que tivesses de apostar em mais gajos, porque tu és um clube vendedor, ponto final

Compartilhar este post

Link para o post

Estás com 2 gajos. Entretanto sairam uma catrefada deles 😞

Compartilhar este post

Link para o post

Que tinham de ser vendidos perante as diversas circunstâncias de cada momento em particular. Circunstâncias essas que, na minha opinião, também a mudar no sentido de ser cada vez menos "necessário" "deixá-los" sair prematuramente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 32 minutos:

Estás com 2 gajos. Entretanto sairam uma catrefada deles 😞

Perdeste 1 gajo da equipa titular do ano passado. Em relação a 2017/2018, perdeste o Jardel/Luisão (que foram substituidos por jogadores superiores) e perdeste o Jonas. Em 2 anos perdeste 3 titulares, dado que no caso de um deles tiveste um upgrade claro. De resto, perdeste gajos do banco. Está bom

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 8 horas:

Perdeste 1 gajo da equipa titular do ano passado. Em relação a 2017/2018, perdeste o Jardel/Luisão (que foram substituidos por jogadores superiores) e perdeste o Jonas. Em 2 anos perdeste 3 titulares, dado que no caso de um deles tiveste um upgrade claro. De resto, perdeste gajos do banco. Está bom

Lá está, quem valorizou pré Lage? Os que valorizam minimamente, tirando o Gri e o RD, saíram. Espero que para o ano não exista nova razia, porque este ano o Lage vai valorizar muito jogador.

Compartilhar este post

Link para o post

A época ainda agora começou e tu já estás preocupado em não haver razia para o ano porque o Lage vai valorizar muitos jogadores.

Tu nem aproveitas isto crl, que sofrimento constante.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HIM, há 13 horas:

As respostas dadas foram um pouco mais além do que já se sabia, em especial porque algumas situações foram explicadas ao pormenor. No geral, algumas foram bastante lógicas e satisfatórias, mas no tema quente das transferências mantenho algumas dúvidas sobre os resultados práticos (bons) da referida política. 

Não vejo como possível, no futebol atual, que o Benfica consiga reter os talentos que surjam do CFC. E isso tem um efeito potencialmente nefasto no CFC pois obriga a que, de 2 em 2 anos ou de 3 em 3 anos surjam grandes máquinas para substituirem os que partem.

O Benfica Europeu é um excelente sonho. Não ponho em causa que esse é o maior sonho desta direção. Mas, na minha opinião, não passa de um sonho. Um sonho porque o futebol Europeu dificilmente permite grandes romantismos (o exemplo do Ajax é isso mesmo, um exemplo, uma gota num oceano, um 1 in a million). Estamos num mercado pequeno (dimensão e valor) e, consequentemente, a nossa liga é fraca. Não temos o dinheiro dos mercados do MENA ou Asiáticos para trazer washed up players. Não temos capacidade financeira para tal. Ponto. E se tivessemos estavamos a falar de ir buscar grandes nomes, mas já sem rotação para servirem de apoio no dito projeto Europeu. 

Bottom line: ou acontece o que aconteceu ao Ajax, 1 em 1 milhão, ou ficamos dependentes do alinhamento dos astros. De outra forma, por mais retenção (que não é possível), não há, realisticamente, hipótese.

Citação de Chazzy Chazz, há 12 horas:

Pelo que percebi já tens o Benfica europeu. É o do CFC. 

Essa é a minha conclusão. A verdade é que o CFC é a nossa maior bandeira na Europa. Mais do que chegar aos quartos da Champions ou a final da Liga Europa, aquilo que nos traz reconhecimento lá fora são os 120M do Félix, o Bernardo Silva, o Cancelo, o David Luiz, o Ederson, Oblak, etc. Isso sim, é o nosso Benfica Europeu. Concordando-se ou não, parece-me a realidade.

Citação de DiogoCarv, há 12 horas:

Antes de mais, obrigado pelo teu post, depois, caga nos haters.

Podes falar sobre a mudança de imagem e modernização?

Sim. Os Estádios são feitos parar durarem +30 ou +40 anos. Porém, é necessário garantir que o mesmo continua a ser modernizado. Uma das coisas que apontei foi a sensação que tínhamos uma estrutura imponente, mas que estava a ser deixada "ao abandono".

Algumas das medidas práticas propostas passariam pela mera pintura das cadeiras (a cor está mais que gasta), substituição dos ecrãs gigantes (algo que a direção informou que será feito a curto prazo), substituição da primeira e segunda linha de publicidade (está já pensado), colocação de imagens alusivas a conquistas ou figuras históricas no exterior do Estádio (ex. Chelsea, Ajax, etc), melhorias no sistema de som, alteração do sistema de luzes (as atuais demoram 7 minutos a ligar, dai que não seja possível fazer qualquer "show" estilo outros clubes. Esta alteração já se encontra pensada), etc. 

Relativamente à imagem, a Direção já tem propostas (julgo que falaram em 3 alternativas). É um tema fraturante que dividiu, e muito, todos os presentes. Não foi claro que todos estivessem on board com isso (seja direção seja os sócios presentes). Eu acho que é urgente atualizar-se a nossa imagem. Eu custa-me não ver, em lado nenhum, o nome Benfica. E é esse o nome pelo qual somos conhecidos no mundo. Não por SLB. Mas sim por Benfica. Depois, também acho a imagem completamente obsoleta. Porém, a verdade é que eu adorei a mudança da Juve. 

Em suma: eu acho que é necessário, a Direção já tem 3 propostas, nada está decidido e é um tema que vai ser muito sensível (a direção também o sabe). Não vejo que aconteça algo até final do ano. Mas brevemente poderemos começar a ter alguns "testes" (leaks, etc.). Mas isso sou eu a interpretar, nada me foi dito nesse sentido.

Citação de El Colosso, há 11 horas:

Não acho que se trate de manter apenas por condições financeiras. Querendo, o Benfica podia ter pago 6M ao Félix para ficar mais um ano. Heck, pagámos 3M ao Sálvio de prémio de assinatura e mais 3M por ano (novo contrato). Portanto o dinheiro não seria "o problema". O problema é que ele, e outros jogadores, preferem jogar na montra. É que ir a Vila do Conde jogar as 20h de Domingo é completamente de jogar frente ao Brighton às 15h, ainda que seja a representar o United que nem conta para a corrida ao título. Este é o grande problema. Nós perdemos os miúdos para 2 ligas: Espanha e Inglaterra. Depois tivemos o Renato na Alemanha e temos um ou outro a espalhar classe em Itália. Está tudo relacionado com a dimensão da liga, o seu mediatismo e o do clube. E contra isso, podemos dizer o que quisermos, mas não conseguimos, nem conseguiremos, combater. 

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, há 8 horas:

A época ainda agora começou e tu já estás preocupado em não haver razia para o ano porque o Lage vai valorizar muitos jogadores.

Tu nem aproveitas isto crl, que sofrimento constante.

Não estou preocupado com nada, acredita 😉 aquilo foi em tom de desabafo...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 8 horas:

As respostas dadas foram um pouco mais além do que já se sabia, em especial porque algumas situações foram explicadas ao pormenor. No geral, algumas foram bastante lógicas e satisfatórias, mas no tema quente das transferências mantenho algumas dúvidas sobre os resultados práticos (bons) da referida política. 

Não vejo como possível, no futebol atual, que o Benfica consiga reter os talentos que surjam do CFC. E isso tem um efeito potencialmente nefasto no CFC pois obriga a que, de 2 em 2 anos ou de 3 em 3 anos surjam grandes máquinas para substituirem os que partem.

O Benfica Europeu é um excelente sonho. Não ponho em causa que esse é o maior sonho desta direção. Mas, na minha opinião, não passa de um sonho. Um sonho porque o futebol Europeu dificilmente permite grandes romantismos (o exemplo do Ajax é isso mesmo, um exemplo, uma gota num oceano, um 1 in a million). Estamos num mercado pequeno (dimensão e valor) e, consequentemente, a nossa liga é fraca. Não temos o dinheiro dos mercados do MENA ou Asiáticos para trazer washed up players. Não temos capacidade financeira para tal. Ponto. E se tivessemos estavamos a falar de ir buscar grandes nomes, mas já sem rotação para servirem de apoio no dito projeto Europeu. 

Bottom line: ou acontece o que aconteceu ao Ajax, 1 em 1 milhão, ou ficamos dependentes do alinhamento dos astros. De outra forma, por mais retenção (que não é possível), não há, realisticamente, hipótese.

Essa é a minha conclusão. A verdade é que o CFC é a nossa maior bandeira na Europa. Mais do que chegar aos quartos da Champions ou a final da Liga Europa, aquilo que nos traz reconhecimento lá fora são os 120M do Félix, o Bernardo Silva, o Cancelo, o David Luiz, o Ederson, Oblak, etc. Isso sim, é o nosso Benfica Europeu. Concordando-se ou não, parece-me a realidade.

Sim. Os Estádios são feitos parar durarem +30 ou +40 anos. Porém, é necessário garantir que o mesmo continua a ser modernizado. Uma das coisas que apontei foi a sensação que tínhamos uma estrutura imponente, mas que estava a ser deixada "ao abandono".

Algumas das medidas práticas propostas passariam pela mera pintura das cadeiras (a cor está mais que gasta), substituição dos ecrãs gigantes (algo que a direção informou que será feito a curto prazo), substituição da primeira e segunda linha de publicidade (está já pensado), colocação de imagens alusivas a conquistas ou figuras históricas no exterior do Estádio (ex. Chelsea, Ajax, etc), melhorias no sistema de som, alteração do sistema de luzes (as atuais demoram 7 minutos a ligar, dai que não seja possível fazer qualquer "show" estilo outros clubes. Esta alteração já se encontra pensada), etc. 

Relativamente à imagem, a Direção já tem propostas (julgo que falaram em 3 alternativas). É um tema fraturante que dividiu, e muito, todos os presentes. Não foi claro que todos estivessem on board com isso (seja direção seja os sócios presentes). Eu acho que é urgente atualizar-se a nossa imagem. Eu custa-me não ver, em lado nenhum, o nome Benfica. E é esse o nome pelo qual somos conhecidos no mundo. Não por SLB. Mas sim por Benfica. Depois, também acho a imagem completamente obsoleta. Porém, a verdade é que eu adorei a mudança da Juve. 

Em suma: eu acho que é necessário, a Direção já tem 3 propostas, nada está decidido e é um tema que vai ser muito sensível (a direção também o sabe). Não vejo que aconteça algo até final do ano. Mas brevemente poderemos começar a ter alguns "testes" (leaks, etc.). Mas isso sou eu a interpretar, nada me foi dito nesse sentido.

Não acho que se trate de manter apenas por condições financeiras. Querendo, o Benfica podia ter pago 6M ao Félix para ficar mais um ano. Heck, pagámos 3M ao Sálvio de prémio de assinatura e mais 3M por ano (novo contrato). Portanto o dinheiro não seria "o problema". O problema é que ele, e outros jogadores, preferem jogar na montra. É que ir a Vila do Conde jogar as 20h de Domingo é completamente de jogar frente ao Brighton às 15h, ainda que seja a representar o United que nem conta para a corrida ao título. Este é o grande problema. Nós perdemos os miúdos para 2 ligas: Espanha e Inglaterra. Depois tivemos o Renato na Alemanha e temos um ou outro a espalhar classe em Itália. Está tudo relacionado com a dimensão da liga, o seu mediatismo e o do clube. E contra isso, podemos dizer o que quisermos, mas não conseguimos, nem conseguiremos, combater. 

Serei sempre lírico em relação ao Benfica, porque sou um romântico incurável. Tento ter um mindset pragmático, claro, daí perceber aquilo que dizes.

Percebo que a tua resposta seja feita de forma completamente pragmática e realista , mas tem de existir momentos para fazer All-In e apostar TODAS as fichas numa possível prestação na Champions. Honestamente, com a contratação de um DD e de um GR, acredito que o All-In podia ser feito esta época, porque estão reunidas as condições necessárias para fazer esse tal All-In. Temos o treinador certo e os jogadores certos para isso.

Sim, o Benfica é um clube com mercado pequeno e sim, isso muito dificilmente vai mudar, a não ser com a hipotética criação de uma Super Liga Europeia. Não conseguimos reter talento durante muito tempo, porque o nosso mercado é pequeno, e devido a todas as condicionantes que isso arca, mas se vendermos, vendermos, vendermos, chegamos a um ponto que temos capacidade financeira para fazer novamente um All-In. Vamos chegar a um ponto, caso o CFC continue a produzir talento como o faz, em que financeiramente estamos livres de dívidas, embora seja novamente complicado, e aí, se tiverem reunidas as circunstâncias todas, talvez sejamos capazes de nos tornar algo mais. 

É aqui que a estrutura precisa de mudar de paradigma e de discurso. Precisa de explicar aos Benfiquistas que isto é um processo de longo prazo. Que somos capazes de atingir um patamar onde seja possível olhar, olhos nos olhos, com outras potências europeias. Que o clube consegue recuperar a sua auto sustentabilidade e finalmente atingir um patamar onde deveríamos de estar. Mas convém mesmo explicar isso., caso seja efetivamente esse o tal projeto. E atenção, isto é o que idealizo, não é algo que me parece que esteja a acontecer, até por aquilo que tu descreveste da reunião . O clube parece viver como uma vaca produtora de talento, e parece que o plano continua e continuará sempre a ser esse.

Editado por HIM

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...