Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Hello, eu sei que se calhar isto não é muito usual, mas será que alguém me podia dar assim umas "lições" de táctidas para tótós, é que ainda não joguei praticamente nada deste fm porque em termos de tácticas sou um zero à esquerda lol e pelo que já vi neste fm não é só chegar lá e espetar uma táctica qualquer sacada daqui. :p

Compartilhar este post

Link para o post

Já tenho o 4-2-3-1 a funcionar. 4 jogos, 4 vitorias, 12 golos marcados, 1 sofrido. Ganhei 3-1 ao Newcastle, 4-0 ao Leicester, 3-0 à Roma (2 jogos pela 1ª vez na champions, 2 grandes vitorias) e 2-0 ao Chelsea!!!

Não tenho os tais 70% de posse de bola, mas tenho, por exemplo contra o Chelsea, 24 remates à baliza, melhor em campo foi obviamente o Courtois com classificação de 9.10.

Consegui isto principalmente devido a ter alterado a mentalidade de todos os jogadores, so tenho os extremos e o MCO com mentalidade atacante, o resto é tudo defensivo ou normal. :celebracao:

Lá está, como tem sido dito uma mentalidade mais baixa faz com que os jogadores executem e tomem decisões menos arriscadas, quanto menor o risco maior a probabilidade da equipa manter a posse de bola. Depois é uma questão de equilíbrio das instruções para que a equipa não seja apanhada em posse e contra-atacada.

Hello, eu sei que se calhar isto não é muito usual, mas será que alguém me podia dar assim umas "lições" de táctidas para tótós, é que ainda não joguei praticamente nada deste fm porque em termos de tácticas sou um zero à esquerda lol e pelo que já vi neste fm não é só chegar lá e espetar uma táctica qualquer sacada daqui. :p

Pois, mas como deves imaginar "lições tácticas para totós" :biggrin: é demasiado vago. Tótó ou sem ser tótó tu é que tens saber que estilo de jogo pretendes na tua equipa (estilo / filosofia), depois é uma questão de apresentares as tuas dúvidas e o pessoal tenta encontrar uma solução... e tu também :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Lê isto>Clica aqui , dá para ficares com umas ideias básicas para a criação da táctica, agora se quiseres aprofundar mais o teu conhecimento e aproveitar o máximo das ferramentas disponibilizadas pelo jogo tens que ler este manual de 201 páginas mas tb alguns topicos aqui no forum criados pelo Michael Andrews e pelo Capone.

Michael, a unica alteração que fizeste foi a mentalidade a ajustar o perder tempo e a temporização? Continuas com a linha def. alta e a pressionar?

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Lê isto>Clica aqui , dá para ficares com umas ideias básicas para a criação da táctica, agora se quiseres aprofundar mais o teu conhecimento e aproveitar o máximo das ferramentas disponibilizadas pelo jogo tens que ler este manual de 201 páginas mas tb alguns topicos aqui no forum criados pelo Michael Andrews e pelo Capone.

Michael, a unica alteração que fizeste foi a mentalidade a ajustar o perder tempo e a temporização? Continuas com a linha def. alta e a pressionar?

Sim, linha defensiva sempre lá em cima e a fazer grande pressão potenciada ainda com as instruções ao adversário. Não mexi eu na mentalidade, alterei foi a estratégia (que por sí só altera globalmente a mentalidade). Se se quer posse a mentalidade tem que ser mais baixa, precisamente porque envolve menos risco e os jogadores vão procurar trocar mais a bola enquanto não surge o espaço para o golo; quando a mentalidade é mais alta (mais ofensiva) os jogadores procuram arriscat mais na criação de oportunidades, logo a posse de bola deixa de ser uma prioridade. Depois, usar muito as desmarcações também não ajuda na posse porque o correr de fundo tem a ver precisamente com a desmarcação sem bola do jogador e, como tal, é algo a ser usado para quem procura jogar em saídas rápidas.

Por outro lado, o que tenho verificado para quem pretende jogar em posse é que funciona muito bem em equipas fortes ou em topos de gama e funciona muito bem em equipas fracas / muito fracas que joguem contra equipas também fracas, uma vez que estas (por serem fracas) deixam muito a desejar na pressão e marcação. Em equipas médias que jogam em campeonatos competitivos contra equipas médias e fortes já não funciona, o que faz sentido porque os índices de pressão e marcação já são médios ou bons e a nossa equipa não tem capacidade de reter a posse e assim é recomendável outro estilo. O exemplo do jogo que deixei aqui do Everton contra o Derby County funcionou bem, porque jogámos contra uma equipa fraca.

P.S À conta da porra destas experiências já caí para 7º lugar :-)

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

e como é o fio de jogo? a equipa tenta sair rápida para o ataque mas sem arriscar muito, trocando a bola caso não haja uma oportunidade clara de criar perigo ou recupera a bola e continua a trocar a bola calmamente até arranjar espaço para tentar criar o golo, não sei se me fiz entender.

Compartilhar este post

Link para o post

e como é o fio de jogo? a equipa tenta sair rápida para o ataque mas sem arriscar muito, trocando a bola caso não haja uma oportunidade clara de criar perigo ou recupera a bola e continua a trocar a bola calmamente até arranjar espaço para tentar criar o golo, não sei se me fiz entender.

Lá está, isso ai vai depender do ritmo que eu pretendo imprimir ao jogo e do adversário que enfrento. Por exemplo, se estivermos a treinar uma equipa com o estatuto de um FC Porto, regra geral e em jogos para as competições nacionais, posso optar por um ritmo mais baixo porque os adversários são praticamente todos mais fracos e não vão ter capacidade para pressionar os meus jogadores, mas contra um Benfica ou Sporting e jogos contra equipas fortes nas competições europeias já vou precisar de um ritmo mais alto ou arrisco-me a que os meus jogadores sejam desarmados e levo com uns contra-ataques.

Assim, em competições nacionais, nem acontece tanto sair rápido para o ataque, primeiro porque não é essa a minha filosofia de jogo, segundo porque cerca de 80% da posse de bola é em 2/3 do campo (zona do meio-campo e de ataque, se olharmos para as zonas de actuação que no final do jogo), ou seja, a minha equipa já lá está instalada no meio-campo adversário e vai dar primazia à troca de bola até criar o desequilíbrio / o espaço para criar a oportunidade e marcar o golo. Nas competições europeias a coisa vai ser diferente pelo menos na fase a eliminar, dado que na fase de grupos também se apanha equipas fracas, e será necessário circular a bola mais depressa. Será algo a testar quando defrontar o Bayern Munique nos 8ºs final, se bem que contra o Inter de Milão ganhámos 1-0 fora e 2-0 em casa e tivemos 60-65% de posse. Outro aspecto que acho que já mencionei é que o FM não é futebol real (e muito menos o FC Porto é o Barcelona :lolada:), por isso no FM as equipas não baixam as linhas como vemos acontecer no futebol. Por exemplo, se no FM fizermos um Barcelona - Benfica, o Benfica não vai jogar com as linhas baixas como aconteceu a época passada no jogo no Estádio da Luz, o que desde logo é o mais difícil de contrariar no FM, por isso torna-se necessário aumentar o ritmo de jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

li uma coisa muito interessante no forum da SI dita pelo tal Wwfan que faz todo o sentido e encaixa perfeitamente no estilo de jogo do Michael, segundo esse senhor diz as equipas da IA ( Inteligencia Artifical) tendem a ficar irritadas, frustradas e tristes quando nao conseguem criar oportunidades o que faz com que mais tarde ou mais cedo comecem a cometer erros, ou seja o motor de jogo foi mesmo criado para quando os jogadores começarem a ficar irritados, frustrados e tristes começarem a cometer mais erros, por outro lado a equipa que esta a dominar o jogo mantendo a posse e a a conseguir frustrar o adversario começa a ganhar mais confiança, os jogadores passam todos para pontuaçao 7 e a equipa começa a ganhar confiança e compustura o que mais tarde ou mais cedo vai acabar em golos e oportunidades aproveitando os tais erros do adversario devido a sua frustraçao, aqui encaixa prefeitamente um estilo de jogo de posse de bola, ele diz ainda que a frustraçao nao aparece apenas por nao terem bola mas sim tambem por estarem a falhar muitas oportunidades, por isso é que quando um jogador marca um golo e ta fora de jogo e é assinalado ele fica frustrado e isso vai leva-lo a cometer mais erros, assim como os passes muito longos senao começarem a sair muito bem e nao der para criar boas oportunidades de contra ataque tambem ira frustrar a equipa, resumindo, conseguir ter bola e criar oportunidades deixa o adversario frustrado que começa a cometer erros e por outra lado da-nos confiança e motivaçao a nos, falhar muitas oportunidades tem exactamente o mesmo efeito

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

li uma coisa muito interessante no forum da SI dita pelo tal Wwfan que faz todo o sentido e encaixa perfeitamente no estilo de jogo do Michael, segundo esse senhor diz as equipas da IA ( Inteligencia Artifical) tendem a ficar irritadas, frustradas e tristes quando nao conseguem criar oportunidades o que faz com que mais tarde ou mais cedo comecem a cometer erros, ou seja o motor de jogo foi mesmo criado para quando os jogadores começarem a ficar irritados, frustrados e tristes começarem a cometer mais erros, por outro lado a equipa que esta a dominar o jogo mantendo a posse e a a conseguir frustrar o adversario começa a ganhar mais confiança, os jogadores passam todos para pontuaçao 7 e a equipa começa a ganhar confiança e compustura o que mais tarde ou mais cedo vai acabar em golos e oportunidades aproveitando os tais erros do adversario devido a sua frustraçao, aqui encaixa prefeitamente um estilo de jogo de posse de bola, ele diz ainda que a frustraçao nao aparece apenas por nao terem bola mas sim tambem por estarem a falhar muitas oportunidades, por isso é que quando um jogador marca um golo e ta fora de jogo e é assinalado ele fica frustrado e isso vai leva-lo a cometer mais erros, assim como os passes muito longos senao começarem a sair muito bem e nao der para criar boas oportunidades de contra ataque tambem ira frustrar a equipa, resumindo, conseguir ter bola e criar oportunidades deixa o adversario frustrado que começa a cometer erros e por outra lado da-nos confiança e motivaçao a nos, falhar muitas oportunidades tem exactamente o mesmo efeito

O que vai ao encontro de utilizar uma mentalidade de menor risco: maior risco implica mais probabilidade de falhar o que pode conduzir a essa frustração mencionada.

E tomando em consideração o que escreveste agora e mesmo tendo em conta as limitações que o FM ainda tem, é de dar uma forte aplauso à SI por já desenvolver a IA investindo na moral e compostura dos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

O que vai ao encontro de utilizar uma mentalidade de menor risco: maior risco implica mais probabilidade de falhar o que pode conduzir a essa frustração mencionada.

E tomando em consideração o que escreveste agora e mesmo tendo em conta as limitações que o FM ainda tem, é de dar uma forte aplauso à SI por já desenvolver a IA investindo na moral e compostura dos jogadores.

podes crer faz todo o sentido, proxima epoca ja vou investir nesse modelo de jogo

Compartilhar este post

Link para o post

podes crer faz todo o sentido, proxima epoca ja vou investir nesse modelo de jogo

Vais ser um convertido à posse de bola... embrace the dark side of the force :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Vais ser um convertido à posse de bola... embrace the dark side of the force :biggrin:

vamos ver :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou com o Setubal e ando aqui ainda a fazer experiencias na tática, Já sai do 4-2-3-1 profundo para um 4-2-1-3..

Vamos ver como me vou safar. xD

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou com o Setubal e ando aqui ainda a fazer experiencias na tática, Já sai do 4-2-3-1 profundo para um 4-2-1-3..

Vamos ver como me vou safar. xD

Não é tanto a disposição das pedras (jogadores) que importa, é o que fazes com elas (eles) :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, mas como deves imaginar "lições tácticas para totós" :biggrin: é demasiado vago. Tótó ou sem ser tótó tu é que tens saber que estilo de jogo pretendes na tua equipa (estilo / filosofia), depois é uma questão de apresentares as tuas dúvidas e o pessoal tenta encontrar uma solução... e tu também :-)

Vou então ler isso e tentar perceber mais ou menos como é que isto funciona, porque em 8 anos de fm nunca tentei perceber como é que funcionam as tácticas lol, acho que está na altura, até porque neste jogo já percebi que é uma parte muito importante. Qualquer duvida que tenha não vou hesitar em colocar, por mais estupida que possa parecer. xD Thanks.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é tanto a disposição das pedras (jogadores) que importa, é o que fazes com elas (eles) :-)

Sim é verdade, mas parece que surtiu o efeito desejado.. :mrgreen:

xbV7cex.jpg

A equipa jogou exatamente como eu queria.. Posse de bola algo dividida, com tentativas de transições rápidas à espera do erro do inimigo, o que resultou num 4-1 sem resposta. :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Vou então ler isso e tentar perceber mais ou menos como é que isto funciona, porque em 8 anos de fm nunca tentei perceber como é que funcionam as tácticas lol, acho que está na altura, até porque neste jogo já percebi que é uma parte muito importante. Qualquer duvida que tenha não vou hesitar em colocar, por mais estupida que possa parecer. xD Thanks.

Até ao FM13 não era preciso perceber, bastava sacar uma táctica e aquilo começava a bombar à fardazana. Com o FM13 isso acabou e o jogo evoluiu de forma a que uma táctica que funciona com um user e num determinado save, não funciona com outro user. O que vem reforçar o que o Capone partilhou sobre a evolução da IA em termos de compostura, moral, etc, etc, e claro, jogadores diferentes, comportamentos e resultados diferentes. E assim se chega novamente à pergunta base "Como é que eu quero que a minha equipa jogue?" ou "Como é que eu, enquanto treinador, penso o futebol, o jogo?"

Compartilhar este post

Link para o post

tenta fazer sempre coberturas ofensivas e defensivas, ou seja quando um jogador sai a pressionar haver outro as costas dele para se o adversario conseguir sair da zona de pressao haver alguem para nao a deixar passar tao facilmente, isto quando estas a defender ( cobertura defensiva) quando estas atacar a mesma coisa, teres sempre alguem nas costas do jogador que tem a bola, assim se ele perder a bola ha sempre alguem para a recuperar ( cobertura ofensiva) é a minha ideia base em todas as tacticas para começar

Compartilhar este post

Link para o post

Sim é verdade, mas parece que surtiu o efeito desejado.. :mrgreen:

A equipa jogou exatamente como eu queria.. Posse de bola algo dividida, com tentativas de transições rápidas à espera do erro do inimigo, o que resultou num 4-1 sem resposta. :carinhoso:

Isso implica baixares as tuas linhas, a convidar o adversário a subir no terreno para teres espaço nas costas da defesa deles. Um pouco que o Mourinho tentou fazer nos jogos do Real Madrid contra o Barcelona. Acontece que tal como na posse de bola é preciso ter jogadores com determinadas características e movimentos preferidos, para esse estilo também é, portanto, requer jogadores rápidos (aceleração, velocidade) e com resistência.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal

A minha equipa faz bastantes remates, mas apenas um pequena percentagem vai à baliza..

Que sugestões têm para isto?

Para além de tirar os remates de longe a alguns jogadores...

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal

A minha equipa faz bastantes remates, mas apenas um pequena percentagem vai à baliza..

Que sugestões têm para isto?

Para além de tirar os remates de longe a alguns jogadores...

O que consideras bastantes ? Que equipas estás a treinar ? Considera a hipótese de azelhice dos teus jogadores :-)

Compartilhar este post

Link para o post

O que consideras bastantes ? Que equipas estás a treinar ? Considera a hipótese de azelhice dos teus jogadores :-)

Nos meus dois ultimos jogos fiz 18 remates (ainda é bastante lol), no primeiro 8 à baliza e no outro 5. E depois acontece aquela nojice que nos aconteceu a todos ja que é o adversario ir la duas vezes e marcar 2 golos. O problema é que nao consigo ter oportunidades flagrantes..

Já agora, a equipa é o nosso grande Porto. N ha azelhice para estes lados :p

Compartilhar este post

Link para o post

Nos meus dois ultimos jogos fiz 18 remates (ainda é bastante lol), no primeiro 8 à baliza e no outro 5. E depois acontece aquela nojice que nos aconteceu a todos ja que é o adversario ir la duas vezes e marcar 2 golos. O problema é que nao consigo ter oportunidades flagrantes..

Já agora, a equipa é o nosso grande Porto. N ha azelhice para estes lados :p

Isso pode resumir-se a uma simples questão de em uns jogos rematar menos e as bolas entram todas e em outros jogos podes até fazer 30 remates e só entra uma. Acontece o mesmo na realidade. No entanto, nesses 18 remates há que considerar quantos são de longe pois pode acontecer:

a) os jogadores não encontram espaço para criar oportunidades;

b) tens um jogador (ou mais) com movimento preferido Tiros de Longe;

Compartilhar este post

Link para o post

Isso pode resumir-se a uma simples questão de em uns jogos rematar menos e as bolas entram todas e em outros jogos podes até fazer 30 remates e só entra uma. Acontece o mesmo na realidade. No entanto, nesses 18 remates há que considerar quantos são de longe pois pode acontecer:

a) os jogadores não encontram espaço para criar oportunidades;

b) tens um jogador (ou mais) com movimento preferido Tiros de Longe;

A ser uma delas seria a primeira opção..

Compartilhar este post

Link para o post

A ser uma delas seria a primeira opção..

Então depende também de onde estão a sair esses remates, se de longe ou não. Se for por falta de espaço e decidirem-se pelo remate é porque tens jogadores a cair no espaço de outro, como por exemplo um avançado interior com função de atacar a cortar para dentro e a ocupar o espaço do ponta de lança.

Compartilhar este post

Link para o post

Então depende também de onde estão a sair esses remates, se de longe ou não. Se for por falta de espaço e decidirem-se pelo remate é porque tens jogadores a cair no espaço de outro, como por exemplo um avançado interior com função de atacar a cortar para dentro e a ocupar o espaço do ponta de lança.

jphLfwq.png

JyHGe77.png

Aqui está o que estou a usar normalmente

Nas instruções individuais so mexi nos remates de longe

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...