Luís Silvares Publicado 30 Novembro 2012 Depois da Grécia, FNAC sai de Itália, mas mantém-se em Portugal Dois anos depois de fechar as suas três lojas gregas, a FNAC confirmou a intenção de abandonar Itália. Em Portugal, a crise adia um plano de expansão que prevê o crescimento de 17 para 20 lojas. Após o cessar de actividade na Grécia em 2010, onde mantinha três lojas, a FNAC sairá também de Itália. O anúncio foi feito ontem, dia em foi divulgada a venda da FNAC transalpina ao fundo de investimento Orlando Italy. O anúncio de ontem do encerramento da FNAC italiana não é surpreendente. Já em Janeiro fora manifestado o desejo de abandonar aquele país. O movimento “Salvemos a FNAC”, então iniciado pelos 573 trabalhadores que a empresa emprega nas suas oito lojas italianas, não foi suficiente para alterar tais intenções. Em Itália desde 2000, a FNAC mantinha instalações em Florença, Génova, Milão, Nápoles, Roma, Verona e Turim (duas lojas). Com entrada em Bolsa prevista para 2013, a empresa tem agora 164 lojas espalhadas por França – o país onde nasceu –, Bélgica, Espanha, Brasil, Suíça e Portugal, habitualmente referido como um dos casos de maior sucesso. E hoje, ao PÚBLICO, o director de marketing e comunicação institucional da FNAC Portugal, Viriato Filipe, disse que "a notícia do encerramento da FNAC italiana não terá qualquer implicação na estrutura e no plano de expansão da FNAC em Portugal". Existem actualmente 17 lojas FNAC em Portugal. Um plano de expansão prevê, “a médio prazo”, a abertura de mais três. “Temos já novos locais em estudo e vamos continuar a privilegiar os maiores centros urbanos, alguns onde não estamos e onde é importante estar”, afirmara já no início de Novembro ao PÚBLICO, comentando a situação actual da FNAC portuguesa, Viriato Filipe. “Porém”, reconheceu, “a actual conjuntura económica obrigou a rever o calendário de investimentos”. Neste momento “a FNAC considera prioritário investir na renovação e na modernização dos actuais espaços de loja”, adiantou, acrescentando que, em 2012, fez para esse efeito um investimento de “mais de um milhão de euros”. Em 2010, a empresa empregava 1665 trabalhadores. Sem precisar a evolução do número até ao presente, o director de marketing e comunicação da FNAC disse que “existem alguns ajustes normais nos efectivos das equipas, tal como costuma acontecer anualmente, e um ano difícil como o de 2012 não é excepção”. Com a quebra de vendas de discos e livros, os produtos a que a empresa está habitualmente associada, a rentabilização do negócio passa pela “introdução de novas categorias de produto”: papelarias associadas à área de livros (foram instaladas dez novas em Junho), venda de merchandising de bandas e de instrumentos musicais e um maior investimento no segmento infantil, com a criação dos espaços FNAC Kids. A FNAC Portugal pretende ainda reforçar a sua presença na plataforma digital. Em 2011, a facturação através do seu site correspondia a 6,5% do total de vendas. “Nos próximos três anos”, afirmou Viriato Filipe, “pretendemos duplicar o seu peso na facturação”. Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 30 Novembro 2012 Isso cá era trágico. :medinho: Compartilhar este post Link para o post
pr0f Publicado 30 Novembro 2012 Isso cá era trágico. :medinho:/> Mesmo! Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 30 Novembro 2012 Só há 17? :lol: Pensava que eram mais de 100 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 30 Novembro 2012 Se fizessem uma em São Miguel é que era de valor :angry: Compartilhar este post Link para o post
SCream! Publicado 30 Novembro 2012 A FNAC é uma loja muito interessante, seria mau demais encerrarem em Portugal.. Compartilhar este post Link para o post
DonSk Publicado 30 Novembro 2012 Não a uso com grande frequência e nem acho nada de especial no que toca a promos e assim. Mesmo assim não há nada muito melhor por cá. Gosto bastante da zona dos livros e da musica. Compartilhar este post Link para o post
Augusto Publicado 30 Novembro 2012 Nunca comprei lá nada , podem fechar. Compartilhar este post Link para o post
pigusto Publicado 30 Novembro 2012 Nunca comprei lá nada , podem fechar. E se nunca tivesses ido a um hospital o hospital tambem podia "fechar"? Tens que pensar que a muitas pessoas que gostam da loja , lá porque nunca compra-te lá nada não quer dizer que outras pessoas não comprem... :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
shelton Publicado 30 Novembro 2012 (editado) A única vez que tentei comprar lá algo, correu mal, por isso fechem! :mrgreen:/> Editado 30 Novembro 2012 por shelton Compartilhar este post Link para o post
Augusto Publicado 30 Novembro 2012 E se nunca tivesses ido a um hospital o hospital tambem podia "fechar"? Tens que pensar que a muitas pessoas que gostam da loja , lá porque nunca compra-te lá nada não quer dizer que outras pessoas não comprem... :compinchas:/> que comparação de m*rda :lol: é me indiferente se esta aberta ou não Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 30 Novembro 2012 É uma loja "careira" E é por isso que vende mais. Eles nunca vão sair de Portugal. Até a FNAC do Colombo ser a loja europeia deles que mais facturação apresenta e, também, a que mais "movimentação" tem... Sabem eles que dominam o mercado. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 30 Novembro 2012 Nunca comprei lá nada , podem fechar. A única vez que tentei comprar lá algo, correu mal, por isso fechem! :mrgreen:/>/> Vocês têm consciência que há muita gente que trabalha na FNAC não têm? Compartilhar este post Link para o post
Kaz Publicado 30 Novembro 2012 Por acaso costumo comprar bastante lá, muito superior à Worten por exemplo. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 30 Novembro 2012 FNAC :heart: Só não tenho é dinheiro para gastar lá :( Compartilhar este post Link para o post
The Great Ashby Publicado 30 Novembro 2012 "Em 2011, a facturação através do seu site correspondia a 6,5% do total de vendas. “Nos próximos três anos”, afirmou Viriato Filipe, “pretendemos duplicar o seu peso na facturação." Se continuarem com o serviço manhoso, olhem que não... Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 30 Novembro 2012 A FNAC não pode fechar!!!!!!! Acorrento-me nos sensores de segurança!!! Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 30 Novembro 2012 Se fechassem não seria o fim do mundo. Btw, Worten, Vobis, Chip7 e afins são portuguesas, certo? Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 30 Novembro 2012 Seria o fim do mundo para mim :( Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 30 Novembro 2012 (editado) Que me perdoem, Não percebo toda o hype da Fnac, sinceramente. Seria mau, única e exclusivamente pelos trabalhadores, porque de resto, chulinhos, chulinhos. Conto pelos dedos das mãos, as vezes que lá fiz compras. Por isso é que nem abrem no UK. Com os preços que praticam eram comidos vivos. Nem uma semana duravam. Mas yah, dá jeito para o pessoal que não se quer chatear a procurar muito. Porque arranja-se sempre mais barato fora da Fnac, e por vezes, até mais perto de casa. Televisores vou à Euronics na Amadora. Jogos, DVD's, Musica, Livros, só se for mesmo burro é que os compro lá. (ou em Portugal for that matter) Se estão à rasca, diminuam os preços. Que sentido faz ganhar menos de metade dos ingleses, e pagar o dobro pelos produtos? Além de que a sua quota de mercado, seria absorvida por outras lojas, portugueses e na volta até mais baratas. Os empregos, ajustariam-se, como em tudo, as necessidades do mercado. (para o mal e para o bem) Editado 30 Novembro 2012 por fiasco Compartilhar este post Link para o post
Lica' Publicado 30 Novembro 2012 Se fechassem não seria o fim do mundo. Btw, Worten, Vobis, Chip7 e afins são portuguesas, certo? Sim, mas a Vobis foi integrada na Worten, "já não existe". Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 30 Novembro 2012 primeira vez que fui à Fnac do Chiado, fiquei absolutamente espantado com aquilo. Queria explorar tudo, ver tanto. A única Fnac que havia era na Guia e era mais pequena que aquela. Olhei para livros, BDs, electrónica e só pensava "isto é altamente, quero ver tudo". e depois surge um "faltam 10 minutos para fechar" que despedaçou-me o coração. ainda quero lá voltar. aquela m*rda era grande e arrebatadora. Compartilhar este post Link para o post