Mica Publicado 14 Fevereiro 2025 Citação de Sandes., há 43 minutos: Não confio em nenhuma, e trabalho na área. Acho que pedir á llm para te dar os passos é fixe, mas calcular mesmo os valores é abrir a calculadora. Certo. De qualquer forma foi um potencial caso de uso, 95% do meu tempo no ChatGPT é a formatar e reestruturar textos Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 14 Fevereiro 2025 Citação de Mica, há 1 hora: Certo. De qualquer forma foi um potencial caso de uso, 95% do meu tempo no ChatGPT é a formatar e reestruturar textos Sim, isso também é o que eu uso mais. Isso e para preparar posts para o meu slack do trabalho a fazer de conta que estou entusiasmado com uma apresentação sobre os verticals ou o crl 5 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 14 Fevereiro 2025 Eu uso pouco, mas sobretudo para regex. Seja para explicar o que fazem aqueles que vou encontrando, seja para criar. 1 Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 27 Fevereiro 2025 Citação de Ghelthon, Em 14/02/2025 at 18:47: Eu uso pouco, mas sobretudo para regex. Seja para explicar o que fazem aqueles que vou encontrando, seja para criar. usava para fazer m*rda muito genericas de código, que a fazer à pata dava muito trabalho e depois retocava o codigo dele. Ou se nao me lembrar de alguma syntax, vou la perguntar. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 27 Fevereiro 2025 Citação de lastdance, há 34 minutos: usava para fazer m*rda muito genericas de código, que a fazer à pata dava muito trabalho e depois retocava o codigo dele. Ou se nao me lembrar de alguma syntax, vou la perguntar. Sim, também. Dependendo do caso específico, pode ser um StackOverflow em esteróides. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 27 Fevereiro 2025 um problema que tive com o chatgpt: precisava de uma solução para uma arquitetura simples para um projetozito. Queria, por exemplo, emitir notificações em tempo real sobre um evento qualquer aos meus users. Precisava também de um fazer uma fuzzy search base de dados, como um motor de busca. solução do chatgpt para as notificações: usa redis solução do chatgpt para a fuzzy search: mete aí um opensearch. aqui está o problema: eu não tenho recursos ilimitados. Se eu quero correr o meu projetozito, eu só quero correr num droplet do digital ocean com 1gb ou 2gbs de RAM. Se eu me ponho a instalar uma tecnologia aleatória para qualquer problema mais complexo que tenho, dou por mim a gastar centenas de euros em máquinas muito poderosas ou muitas máquinas para hospedar o meu sistema. Não quero uma arquitetura com multiplos serviços, quero um monolito. Solução para as notificações: guardar as notificações em memória, numa AsyncQueue, que podemos fazer um pop sem ter problemas de concorrencia (retirar elementos da queue ao mesmo tempo) Solução para o fuzzy search: um index no postgres usando o gin Em vez de gastar 100 euros por mês em múltiplas maquinas para hospedar os meus serviços, base de dados, opensearch, redis, tenho um monolito e a correr num droplet do digital ocean a 5 euros por mês, e não preciso de mais para o tráfico que iria ter Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 27 Fevereiro 2025 Fizeste bem na minha opiniao. 2 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 27 Fevereiro 2025 Citação de Jimpo, há 3 minutos: Fizeste bem na minha opiniao. obg Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 27 Fevereiro 2025 Citação de Plagio o Original, há 4 horas: um problema que tive com o chatgpt: precisava de uma solução para uma arquitetura simples para um projetozito. Queria, por exemplo, emitir notificações em tempo real sobre um evento qualquer aos meus users. Precisava também de um fazer uma fuzzy search base de dados, como um motor de busca. solução do chatgpt para as notificações: usa redis solução do chatgpt para a fuzzy search: mete aí um opensearch. aqui está o problema: eu não tenho recursos ilimitados. Se eu quero correr o meu projetozito, eu só quero correr num droplet do digital ocean com 1gb ou 2gbs de RAM. Se eu me ponho a instalar uma tecnologia aleatória para qualquer problema mais complexo que tenho, dou por mim a gastar centenas de euros em máquinas muito poderosas ou muitas máquinas para hospedar o meu sistema. Não quero uma arquitetura com multiplos serviços, quero um monolito. Solução para as notificações: guardar as notificações em memória, numa AsyncQueue, que podemos fazer um pop sem ter problemas de concorrencia (retirar elementos da queue ao mesmo tempo) Solução para o fuzzy search: um index no postgres usando o gin Em vez de gastar 100 euros por mês em múltiplas maquinas para hospedar os meus serviços, base de dados, opensearch, redis, tenho um monolito e a correr num droplet do digital ocean a 5 euros por mês, e não preciso de mais para o tráfico que iria ter sim mas ai o erro foi o teu prompt, e não o gpt. 1 Compartilhar este post Link para o post
Joaninha Publicado 4 Março 2025 Já alguém trabalhou com OpenEdx? Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 5 Março 2025 Estive 3 horas a resolver problemas de dependências com o raio do Arch. Jesus, que nervos! PC não arrancava, mesmo com o arch na pen não fazia boot. Estava uma coisa linda. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 5 Março 2025 Citação de Unclouded, há 5 minutos: Estive 3 horas a resolver problemas de dependências com o raio do Arch. Jesus, que nervos! PC não arrancava, mesmo com o arch na pen não fazia boot. Estava uma coisa linda. Foi a única distro que consegui ter durante 2 anos consecutivos, sem ter de formatar ou mudar o que quer que seja. Arch + Linux LTS + KDE + Wayland + Pipewire E só mudei porque tive de instalar o Windows. Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 5 Março 2025 Tal e qual como o meu está ahah 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 5 Março 2025 Por causa dessa conversa, acabei de me lembrar de outro problema que tive no chatgpt Não tinha uma coisa qualquer a funcionar no meu ubuntu, acho que era uma dependência qualquer Para resolver, o gajo disse: desinstala o python e volta a instalar Escusado será dizer q quando reiniciei o computador só tinha uma tela preta, tive de resolver a partir daí Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 5 Março 2025 Citação de Plagio o Original, há 9 minutos: Por causa dessa conversa, acabei de me lembrar de outro problema que tive no chatgpt Não tinha uma coisa qualquer a funcionar no meu ubuntu, acho que era uma dependência qualquer Para resolver, o gajo disse: desinstala o python e volta a instalar Escusado será dizer q quando reiniciei o computador só tinha uma tela preta, tive de resolver a partir daí Pessoalmente nao teria feito isso. 5 1 Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 5 Março 2025 No meu caso é estarmos a usar electron28 como dependência "fixa". Fazes um sudo pacman naquilo, começa a haver porrada e conflitos entre dependências -> ardeu. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 5 Março 2025 Epá, Linux nem devia ser falado no tópico da Programação. Façam um tópico da Magia Negra ou usem um paranormal do Eliel. Gostei muito de usar, ubuntu simples mas de x em x tempos acontecia sempre alguma m*rda. da última o pc n voltou a ligar. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Março 2025 Developer convicted for “kill switch” code activated upon his termination - Ars Technica Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 12 Março 2025 Citação de Bashir, Em 05/03/2025 at 23:42: Epá, Linux nem devia ser falado no tópico da Programação. Façam um tópico da Magia Negra ou usem um paranormal do Eliel. Gostei muito de usar, ubuntu simples mas de x em x tempos acontecia sempre alguma m*rda. da última o pc n voltou a ligar. Sugiro: Tópico para quem tem excesso de tempo livre e gosta de lidar com problemas aleatórios no Sistema Operativo 4 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 12 Março 2025 (editado) O Linux permite demasiada liberdade e algumas pessoas também não sabem (nem tem de saber btw) o que fazer com ela. Correr comandos random que viram na net, desinstalarem um package e nem ler o que vai acontecer, etc, são tudo coisas que resultam nesses problemas. A juntar a isso há um problema gritante com drivers e algumas distribuidoras, que tornam o SO completamente instável. O que aconteceu ao plágio já aconteceu a mim, quis desinstalar um pacote que tinha tantas dependências que algumas delas tocavam em pacotes chave do SO. Resultado: fiquei sem GUI e tive de reinstalar o ubuntu-desktop. Agora, depois de tantos anos de experiência, consigo ter um Linux muito mais estável do que um Windows, e por muito mais tempo, mas para alguns não vale a pena essa curva de aprendizagem. É melhor para dev sim, mas também é possível programar em Windows, sobretudo com o WSL. De qualquer forma, para quem está na área, recomendo que se tenha um bocado de paciência e se use Linux pontualmente, porque o que não faltam são empresas que só usam Linux, algumas até fundamentalistas sobre o SO a usar, e isso só vos traz bagagem. Editado 12 Março 2025 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 12 Março 2025 o que gosto no linux é muito simples: consigo fazer tudo à velocidade do pensamento. Quero ir pro slack? um shortcut e vou pra um workspace só com o slack. Quero ir pro browser, terminal, etc? um shortcut e to lá não tenho de perder tempo a ver todas as janelas que tenho abertas com 3 dedos de swipe pra cima, procurar a janela que quero, levar o rato até à janela e clicar com o clique esquerdo pra abrir a janela é a mesma coisa com o vim. as pessoas que gozam na verdade mostram a ignorancia. consigo fazer as coisas muito mais rápido que se tiver num ide em que tivesse de usar o rato pra navegar no ficheiro, copiar e colar o que seja. estou em qualquer parte da codebase à velocidade de pensamento. Quero ir pro serviço x? não tenho de andar a procurar na lista de serviços todos qual o que quero, carregar com o mouse e abrir no vs code. Faço um shortcut, escrevo as primeiras letras do nome do serviço, to lá. Abrir ficheiros de 50mbs e navegar no conteudo? tbm dá é por isso que tenho colegas que ficam parvos que mesmo sendo try hards e tentem dar tudo nos sprints, acabam a ficar 10/15/20 story points atrás de mim no final do sprint, sem me esforçar tanto quanto o que faço no dia à dia. Mas se lhes disser pra usar VIM dizem que isso é pra nerds 2 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 12 Março 2025 Citação de Plagio o Original, há 5 minutos: o que gosto no linux é muito simples: consigo fazer tudo à velocidade do pensamento. Quero ir pro slack? um shortcut e vou pra um workspace só com o slack. Quero ir pro browser, terminal, etc? um shortcut e to lá não tenho de perder tempo a ver todas as janelas que tenho abertas com 3 dedos de swipe pra cima, procurar a janela que quero, levar o rato até à janela e clicar com o clique esquerdo pra abrir a janela é a mesma coisa com o vim. as pessoas que gozam na verdade mostram a ignorancia. consigo fazer as coisas muito mais rápido que se tiver num ide em que tivesse de usar o rato pra navegar no ficheiro, copiar e colar o que seja. estou em qualquer parte da codebase à velocidade de pensamento. Quero ir pro serviço x? não tenho de andar a procurar na lista de serviços todos qual o que quero, carregar com o mouse e abrir no vs code. Faço um shortcut, escrevo as primeiras letras do nome do serviço, to lá. Abrir ficheiros de 50mbs e navegar no conteudo? tbm dá é por isso que tenho colegas que ficam parvos que mesmo sendo try hards e tentem dar tudo nos sprints, acabam a ficar 10/15/20 story points atrás de mim no final do sprint, sem me esforçar tanto quanto o que faço no dia à dia. Mas se lhes disser pra usar VIM dizem que isso é pra nerds Posso dizer com confiança: deus me livre de ser teu colega alguma vez, fds 4 2 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 12 Março 2025 Citação de Sandes., Agora: Posso dizer com confiança: deus me livre de ser teu colega alguma vez, fds Não te preocupes, eu na verdade sou muito discreto e n digo estas coisas a ninguém Apenas tenho um aneurisma sempre que alguém usa vs code à minha frente pra programar, mas mesmo assim sou bem simpático Compartilhar este post Link para o post
footboy23 Publicado 12 Março 2025 Citação de Plagio o Original, há 10 minutos: o que gosto no linux é muito simples: consigo fazer tudo à velocidade do pensamento. Quero ir pro slack? um shortcut e vou pra um workspace só com o slack. Quero ir pro browser, terminal, etc? um shortcut e to lá não tenho de perder tempo a ver todas as janelas que tenho abertas com 3 dedos de swipe pra cima, procurar a janela que quero, levar o rato até à janela e clicar com o clique esquerdo pra abrir a janela é a mesma coisa com o vim. as pessoas que gozam na verdade mostram a ignorancia. consigo fazer as coisas muito mais rápido que se tiver num ide em que tivesse de usar o rato pra navegar no ficheiro, copiar e colar o que seja. estou em qualquer parte da codebase à velocidade de pensamento. Quero ir pro serviço x? não tenho de andar a procurar na lista de serviços todos qual o que quero, carregar com o mouse e abrir no vs code. Faço um shortcut, escrevo as primeiras letras do nome do serviço, to lá. Abrir ficheiros de 50mbs e navegar no conteudo? tbm dá é por isso que tenho colegas que ficam parvos que mesmo sendo try hards e tentem dar tudo nos sprints, acabam a ficar 10/15/20 story points atrás de mim no final do sprint, sem me esforçar tanto quanto o que faço no dia à dia. Mas se lhes disser pra usar VIM dizem que isso é pra nerds Lando Norris da programação 🤣 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 12 Março 2025 Citação de Mica, há 1 hora: O Linux permite demasiada liberdade e algumas pessoas também não sabem (nem tem de saber btw) o que fazer com ela. Correr comandos random que viram na net, desinstalarem um package e nem ler o que vai acontecer, etc, são tudo coisas que resultam nesses problemas. A juntar a isso há um problema gritante com drivers e algumas distribuidoras, que tornam o SO completamente instável. O que aconteceu ao plágio já aconteceu a mim, quis desinstalar um pacote que tinha tantas dependências que algumas delas tocavam em pacotes chave do SO. Resultado: fiquei sem GUI e tive de reinstalar o ubuntu-desktop. Agora, depois de tantos anos de experiência, consigo ter um Linux muito mais estável do que um Windows, e por muito mais tempo, mas para alguns não vale a pena essa curva de aprendizagem. É melhor para dev sim, mas também é possível programar em Windows, sobretudo com o WSL. De qualquer forma, para quem está na área, recomendo que se tenha um bocado de paciência e se use Linux pontualmente, porque o que não faltam são empresas que só usam Linux, algumas até fundamentalistas sobre o SO a usar, e isso só vos traz bagagem. Um dos meus objetivos para este ano é acabar com todos os Linux Server da empresa. Ficam só os do AKS porque são "meus" A empresa não quer fazer uma equipa especializada em Linux, terceirizar saía pior que o soneto, então mais vale acabar com tudo por motivos de segurança. Citação de Plagio o Original, há 2 minutos: Não te preocupes, eu na verdade sou muito discreto e n digo estas coisas a ninguém Apenas tenho um aneurisma sempre que alguém usa vs code à minha frente pra programar, mas mesmo assim sou bem simpático VS Code <3 E com luz amarela! Compartilhar este post Link para o post