Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Tópico da Programação

Publicações recomendadas

Bem, relatos assustadores. 😬

ok que não é como developer, é como Product Manager, mas nunca nem de perto nem de longe tive que fazer grande coisa além do meu trabalho - bem feito - para ser promovido / aumentado. E nunca tive que pedir nada.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

quanto mais oiço sobre startups mais a scam me cheira.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Erwin, há 32 minutos:

ok que não é como developer, é como Product Manager, mas nunca nem de perto nem de longe tive que fazer grande coisa além do meu trabalho - bem feito - para ser promovido / aumentado. E nunca tive que pedir nada.

Há empresas e empresas, chefias e chefias.

Pessoalmente, a única situação em que senti que não estava a ser valorizado, mudei de empresa e fui ganhar o dobro. Achei que isso seria melhor do que o "go above and beyond".

Agora se a malta quer mesmo ficar onde está porque gosta do que faz e do produto, aí ou joga as politiquices ou então arranja maneira de dar mais visibilidade ao seu trabalho - assumindo a tal situação em que nao sente que o seu trabalho está a ser devidamente valorizado. E era precisamente neste último ponto que eu me estava a focar. Não significa propriamente "criar trabalho para nós próprios" ou "marcar reuniões com muita gente". Um bom exemplo: "ninguém" quer saber do refactoring da codebase se isso nao trouxer impacto para o utilizador/cliente final e pode significar semanas de trabalho árduo. Mas escrito e comunicado de uma forma adequada à audiência certa já pode ser visto como uma excelente iniciativa que pode facilitar a vida aos developers no futuro, etc.

Editado por Solero
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Erwin, há 2 horas:

Tudo é relativo. Enquanto freelancer já tive de despachar a consultora que me arranjou o cliente actual porque, não contentes com os 200+€/dia que ganhavam comigo sem fazer um c*ralho além de mensalmente receber o meu recibo verde e enviar-me a transferência bancária, concordavam que eu devia ser aumentado mas não quiseram diminuir o lucro deles, e o cliente não quis pagar mais.

Agora eu ganho mais, o cliente paga menos, e a consultora ganha zero. De certeza que ficaram mais contentes assim. 🙂

Editado por Ghelthon
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 hora:

quanto mais oiço sobre startups mais a scam me cheira.

Aí em França sabes o que fazem? Criam a startup e depois são contratados por uma empresa intermediária que vende os serviços à empresa "principal". 

Deve ser para não se levar uma pancada muito grande nos rendimentos taxados

Citação de Erwin, há 2 horas:

Mas isso já é uma área de exposição por defeito.

A mim, ninguém importante me vê. E os Devs ainda pior estão.

Citação de Solero, há 1 hora:

A outra opção é adquirir este livro:

de-pobre-a-milionarioAR35058-scaled.jpg

Esse é o zeca da Laskasas, não é?

Há uns anos andei cheguei a fazer um HR screening para eles e pagavam muito bem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 9 horas:

@Descartes anda ver isto

E depois ainda querem promoções...

Citação de Petar Musa, há 8 horas:

E sempre que vou aos esritócrios da Europa dar um passou-bem aos managers e mostrar o que valho quando há oportunidade.

Ou isso, ou fico o resto da vida a chorar na base da pirâmide.

Olha outro... Pergunto-me que sítios serão esses. Talvez no Egipto, já que depois fala em pirâmides.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 29 minutos:

E depois ainda querem promoções...

Olha outro... Pergunto-me que sítios serão esses. Talvez no Egipto, já que depois fala em pirâmides.

Eu de vez em quando também estou no trabalho a coçar o esritócrio

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui, de 15 em 15 dias temos uma apresentação com todos os clientes (o desenvolvimento é geral, mas cada cliente usa o que quiser/pede o que quiser). Ou seja, eu faço trabalho para a filial X, a filial Y está na apresentação, se vir que lhe interessa, faz perguntas sobre o que apresentei e decide ou não se quer usar.
São bastantes filiais, e existem equipas alocadas a cada filial mas todos a trabalhar na mesma codebase.

Resumindo, ainda fico nervoso, quer por apresentar em público, quer por estar há pouco tempo na empresa e não saber responder a tudo que me perguntam, mas enquanto tiver a oportunidade de apresentar o meu trabalho para mim é win win. Este tipo de coisas devia ser visto como uma montra (seja para a filial, seja para os nossos próprios chefes) e é vista por muitos como um fardo e algo que dispensavam se pudessem..

Compartilhar este post

Link para o post

Apaguei todos os posts mais concretos sobre o assunto em questão, tal como pedido. Deixei um ou outro mais gerais para manter a conversa a fluir. Se faltar apagar alguma coisa digam.

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 18 horas:

A outra opção é adquirir este livro:

de-pobre-a-milionarioAR35058-scaled.jpg

Isto é a definição de um manager.

Não faz nada no trabalho, mas é o gajo que dá a cara e fica com os louros.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, Em 16/03/2025 at 11:29:

Os story points não fazem sentido nenhum como são feitos e só servem para dar emprego a uns tontinhos.

Não sei se foi o Happy ou o Plágio, mas concordo com um deles quando diz que lá não conta o tempo que se vai perder a fazer debugging e a corrigir esses bugs.

E waterfall ❤️

Ya, eu estimava sempre em horas (blocos de 4 horas), isso dos pontos é so uma treta sem jeito nenhum. E olha que eu tenho a certificação de scrum master. Atenção que não tens obrigatoriamente de usar story points, não é uma regra do agile nem scrum. Até podes usar aquele das raças de cães se quiseres.

Quanto a promoções, é mais fácil mudar de empresa do que mudar a empresa. Se não funciona da forma que seria de esperar, às vezes mais vale sair. Claro que têm de mostrar o que fazem, senão ninguém sabe. Eu fartei-me de ver o ch*papichismo a funcionar por mais de um ano, promoções recorrentes para os mesmos sem se perceber muito bem o que faziam, e quando tive uma oportunidade fixe, passei-me ao crl. Quem trabalha muito é que se f*de sempre, não se esqueçam, enquanto estão a trabalhar, alguém está a ch*par.

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 3 horas:

Quem trabalha muito é que se f*de sempre, não se esqueçam, enquanto estão a trabalhar, alguém está a ch*par.

E, salvo no caso em que a empresa é vossa, estão a trabalhar para enriquecer outrem.

Isso parece um pormenor, mas não é.

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem conseguiu ler a história anterior, libertei a elsa que há em mim, decidi deixar subtilmente de ser o consultor, de participar em code reviews, trabalhar apenas no meu projeto, n entrar em discussões tecnicas. Esta m*rda já ta cheia de buracos. Eles mexem numa coisa, parte noutro sitio. O meu chefe já n tem noção do q eles estão a fazer pra garantir os flows da aplicação. Já vi coisas estranhas q n fazem sentido e se calhar n funciona mas deixei ficar, nem pensei mais nisso

Posso ficar aqui mais uns meses mas se deus for grande esta m*rda vai correr mal

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 11 horas:

Para quem conseguiu ler a história anterior, libertei a elsa que há em mim, decidi deixar subtilmente de ser o consultor, de participar em code reviews, trabalhar apenas no meu projeto, n entrar em discussões tecnicas. Esta m*rda já ta cheia de buracos. Eles mexem numa coisa, parte noutro sitio. O meu chefe já n tem noção do q eles estão a fazer pra garantir os flows da aplicação. Já vi coisas estranhas q n fazem sentido e se calhar n funciona mas deixei ficar, nem pensei mais nisso

Posso ficar aqui mais uns meses mas se deus for grande esta m*rda vai correr mal

Isso não vai resolver o teu problema.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 40 minutos:

Isso não vai resolver o teu problema.

verdade, mas pelo menos tenho o meu dia mais tranquilo

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 19 horas:

Passa aqui daqui a uma ou duas semanas, tenho curiosidade para saber se alguém te vai abordar e perguntar porque deixaste de fazer essas coisas todas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 3 horas:

Passa aqui daqui a uma ou duas semanas, tenho curiosidade para saber se alguém te vai abordar e perguntar porque deixaste de fazer essas coisas todas

Não sei se vão fazer. Esta coisa de ser consultor interno é algo novo. Antes a minha vida era incrível, tinha uma ou duas reuniões por dia no máximo, uma delas de 15 minutos, e o resto do dia era código. Ser consultor interno é uma coisa nova que começou há uns meses

Compartilhar este post

Link para o post

mais um projeto que foi live, continuação do cliente anterior, tbm deve ter dado um balurdio, no mesmo dia all hands em q o ceo dá os parabéns, que tem mais x clientes a negociar pro projeto, e a seguir mete as promoções num slide, e eu já só partilho gifs do mourinho a celebrar finais e golos

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 1 hora:

mais um projeto que foi live, continuação do cliente anterior, tbm deve ter dado um balurdio, no mesmo dia all hands em q o ceo dá os parabéns, que tem mais x clientes a negociar pro projeto, e a seguir mete as promoções num slide, e eu já só partilho gifs do mourinho a celebrar finais e golos

VIM com este post

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, desculpem se estou a ser chato, mas a vida de programador é hilariante.

Então, há um projeto a ser testado pela minha empresa, ok? Duas equipas de QA a testar a mesma coisa. Entretanto fizeram um refactor a umas coisas q partiu uma feature importante, e não conseguiram corrigir, então resolveram chamar a cavalaria pesada: taggaram me no slack a dizer "olha deu m*rda". Até aqui tudo bem, descobri o problema e corrigi, no refactor começaram a tirar caracteres especiais numa query que fazia com que deixasse de funcionar. 

Dia seguinte, insistiram na mesma feature mas por outro motivo: o flow estava buggado, estava tudo mal, os clientes não conseguem fazer X. Taggaram me novamente na mesma thread: "corrige Plagio por favor" eu disse, ok vou debuggar, e fiz uma commit com logs lá pra dentro, eles viram que o deploy aconteceu. Testei tudo manualmente, à espera de ver o erro no flow. Parece que o flow tem uma feature em que o user fica bloqueado após x tentativas em y minutos, e era isso que estava a acontecer, as pessoas estavam a bloquear os users sem saber que era uma feature que eles próprios pediram. Disse: "olha vê lá se agora funciona". O cliente testou tudo novamente. Agora sim, está a funcionar. Relembro: não alterei nada

Disseram à outra equipa de QA para retestar. Eles agradeceram por termos corrigido. O head da minha equipa de QA perguntou: então o q é que fizemos mal? O que corrigiu? A resposta foi nada. Estava tudo bem. Queixaram se de uma feature. Duas equipas inteiras de QA, os engenheiros que tentaram corrigir antes de mim, ninguém se apercebeu que estavam a usar a queixar-se de uma feature.

Agradeceram me no final pelo debbugging

Despedi-me da thread com este gif:

giphy.gif?cid=6c09b952ddtnynsc5bki4fbg3u

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Tou mesmo a ver, equipa de QA promovida e o plágio sem aumento.

• Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto do plagio e acredito que seja uma máquina, mas se na empresa dele, ele é o bombeiro de serviço, muita coisa vai mal.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...