Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Tópico da Programação

Publicações recomendadas

Citação de Solero, há 24 minutos:

Tu podes escolher o modelo que usas com o Copilot, tens uma série de opções. Tenho usado um da Claude.

Falando por mim adotei o ChatGPT uma semana após sair em 2022 e concordo que estas ferramentas ainda não são fiáveis o suficiente para confiar cegamente no seu output porque as alucinações ainda são muitas. Ainda assim, os modelos estão a ficar cada vez melhores. E a uma grande velocidade. Volto a frisar: o meu ponto está na produtividade e na automação.

Então a escrever RFCs ou ADRs a utilidade é enorme. Começo a prompt com "help me write an RFC like a Staff+ Engineer", e depois coloco a informação e ele estrutura aquilo de forma incrivelmente profissional e clara. Em poucas horas faço uma coisa que necessitaria de dias e ainda ia levar com um montão de comentários que nada tinham a ver com a proposta em si.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Em termos de empregos, acho que a IA vem por em causa a função de junior/associate engineer, mas nada mais. De mid-level para a frente é preciso ter o mínimo de noção sobre arquitetura de sistemas.

Vem por em causa porque essa função foi simplesmente vandalizada. Em empresas maiores obviamente que a exigência é outra, mas mais de metade do mercado de juniores é de gente que simplesmente não se esforça ou que tem 0 jeito e responsabilidade para a coisa. Só um exemplo, mas meia dúzia de recém licenciados do ISEP que se tenham esforçado no curso, saem a ter o mesmo nivel do que se esperava antigamente dum junior mas que agora já é considerado mais do que isso. Seja malta de bootcamps, gente que copiou ou arranjou maneira de acabar a licenciatura, malta com zero responsabilidade e que se vai valendo de colegas de equipa e/ou AI praticamente canibalizaram a posição de junior. Por isso é normal que sejam fáceis de substituir por uma boa AI.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 14 minutos:

mas meia dúzia de recém licenciados do ISEP

Da impressão que tive quando orientei miúdos da FEUP e do ISEP a estagiarem para acabar, o pessoal do ISEP vem, regra geral, melhor preparado para o mercado de trabalho. Acho que pela forma como organizam o curso, são muito mais proativos.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Em poucas horas faço uma coisa que necessitaria de dias e ainda ia levar com um montão de comentários que nada tinham a ver com a proposta em si.

Incrível isto é tudo verdade

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., Em 23/05/2025 at 10:10:

Lol logo quem

Já descobri o teu facebook. catfish incoming

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos entendidos, pergunta exploratória e vagamente atirada ao ar de quem tem pouco para fazer agora e anda relativamente cansado da sua área/trabalho: 

Aos dias de aconselhariam alguém a fazer um curso de programação pós-laboral para tentar entrar no mercado? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 33 minutos:

Amigos entendidos, pergunta exploratória e vagamente atirada ao ar de quem tem pouco para fazer agora e anda relativamente cansado da sua área/trabalho: 

Aos dias de aconselhariam alguém a fazer um curso de programação pós-laboral para tentar entrar no mercado? 

Isto é uma questão sempre polémica no reddit mas sinceramente acho que só vale a pena se esse curso for uma licenciatura ou se te qualificasses para uma academia de reconversão tipo a BETa da Blip. 

Acho outros bootcamps demasiado caros e cada vez menos garantem emprego, ao contrário do que apregoam nos sites. A minha cunhada ainda se safou com o bootcamp de análise de dados da IronHack mas isto já foi há 2 anos e na altura aquilo pareceu-me muito caro para o que era, especialmente porque alguns professores eram antigos alunos que fizeram lá a reconversão e nunca tinham trabalhado na área.

Editado por andre26

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andre26, há 5 minutos:

Isto é uma questão sempre polémica no reddit mas sinceramente acho que só vale a pena se esse curso for uma licenciatura ou se te qualificasses para uma academia de reconversão tipo a BETa da Blip. 

Consegues explicar-me mais ou menos, por miúdos, do que é que isso?

Obrigado pelo input btw!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 10 minutos:

Consegues explicar-me mais ou menos, por miúdos, do que é que isso?

Obrigado pelo input btw!

Estágio remunerado de 9 meses numa empresa do Porto. Têm nas condições de acesso que podes concorrer se não trabalhares em informática e tiveres curso superior de matemática, engenharia ou equivalente. Também falam em completar curso de reconversão profissional mas não sei exatamente com que cursos trabalham.

Provavelmente o Switch deve dar, dado que é pelo Porto.

Sou de Lisboa e trabalho em Lisboa mas não conheço muitas empresas com academias equivalentes por aqui. Nada disto é garantido, mesmo a Blip diz no site que o ano passado contrataram 34% dos 52 estagiários.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andre26, há 4 minutos:

Estágio remunerado de 9 meses numa empresa do Porto. Têm nas condições de acesso que podes concorrer se não trabalhares em informática e tiveres curso superior de matemática, engenharia ou equivalente. Também falam em completar curso de reconversão profissional mas não sei exatamente com que cursos trabalham.

Provavelmente o Switch deve dar, dado que é pelo Porto.

Sou de Lisboa e trabalho em Lisboa mas não conheço muitas empresas com academias equivalentes por aqui. Nada disto é garantido, mesmo a Blip diz no site que o ano passado contrataram 34% dos 52 estagiários.

Ahh, entendi! 

Pois, às tantas parece mais apropriado até do que a pergunta que fiz. No entanto sendo arquiteto não sei se a coisa se poria. Well, vou investigar mais se a curiosidade persistir! 

Obrigado :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento, o mercado não está muito virado para reconversionados sem experiência, sendo bastante honesto. E a tendência é piorar.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 1 minuto:

Neste momento, o mercado não está muito virado para reconversionados sem experiência, sendo bastante honesto. E a tendência é piorar.

Pois, é o que me parece também, visto de fora. Isto é mais a minha cabeça que gosta de vaguear por aí.  

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de migxstoper, há 17 horas:

tens que ir para aqueles que têm acordos com empresas e que te arranjam logo um estágio depois de terminares. Isso também pesa no preço do curso, claro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 22 horas:

Não. Tinha que ser um bootcamp violento daqueles em que no fim, vais a uma entrevista e sabes do que estão a falar.

Mas as entradas para os juniores agora estão más: salários baixos para o que eram há 2 anos atrás e são visto como carne para canhão.

Ou então algo criado pelas empresas como referiram nos posts atrás.

Mas tens sempre o @Ghelthon que seguiu esse caminho que estás a pensar seguir.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 23 horas:

Não tenho grande conhecimento do mercado, honestamente, mas a ideia que tenho é esta:

Citação de migxstoper, há 20 horas:

Citação de Petar Musa, há 12 minutos:

Mas as entradas para os juniores agora estão más: salários baixos para o que eram há 2 anos atrás e são visto como carne para canhão.

Dito isto, se estiveres disposto a talvez ficar alguns anos a ganhar não super bem e a ser a dita "carne para canhão", é ir, porque eu acho que o mais difícil é chegar à área - depois crescer e evoluir é mais fácil.

Eu fiz esse caminho mas foi há 8 anos, e depois de entrar no curso (Academia de Código, no caso) sabia que a probabilidade de ser contratado logo no final era alta. Acabei por ser contratado ainda antes do final, mas foi uma conjectura e contextos que não consegues aceder agora, quanto mais não seja porque foi no campus do Fundão da Academia de Código, que hoje já não existe.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Os pontos importantes são:

• a área não é a terra prometida e o santo graal que muita gente imagina, os salários de entrada estão baixos e o que não falta são empresas a recuar em trabalho remoto, provavelmente em posições de entrada até é potencialmente para esquecer
  • o ideal é entrar através de algo que tenha ligações diretas às empresas (não sei se o era antigamente, mas cada vez é mais comum as empresas terem as suas próprias academias onde dão formação às pessoas em tecnologias com que trabalham), porque esse é efetivamente o passo mais difícil, a entrada
  • Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, gente. Vou ter isso em conta se, eventualmente, for uma ideia que me volte a passar pela cabeça (e mais a sério, que neste momento não foi mais que curiosidade sobre uma área nova para mim e num reflexo de "olha fds, vou cagar nisto e mudar de área). 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 2 minutos:

Obrigado, gente. Vou ter isso em conta se, eventualmente, for uma ideia que me volte a passar pela cabeça (e mais a sério, que neste momento não foi mais que curiosidade sobre uma área nova para mim e num reflexo de "olha fds, vou cagar nisto e mudar de área). 

A fazer isso, só com curso universítário.

E não sei se vais estar disposto aos baixos salários de entrada depois, não sei que idade tens terás no momento da tua entrada no mercado e além disso, daqui a 4 ou 5 anos não sei como vai estar o mundo do IT para malta de entry-level, mas cheira-me que não será melhor de todo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Quando olho para o início da minha carreira também reparo que andei a receber salários abaixo do salário médio nacional durante os primeiros 5 ou 6 anos. Agora poderá ser um pouco pior mas ser programador não implica salários em condições logo a abrir. É, ainda assim, uma área em condições, isto supondo que a empresa te dá oportunidades de crescimento a sério e/ou tu tens aquela vontade de questionar sempre se o que recebes é justo e se está na hora de sair ou não.

Eu para já tive de saltar fora de 3 em 3 anos para conseguir receber um valor justo face às minhas responsabilidades, outros terão uma cadência mais rápida e outros acertarão à primeira.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Com todo e respeito e cada um sabe de si mas preferia ter outro trabalho que meter-me numa Academia de Código aos dias de hoje.

Já tenho trabalhado com muito pessoal que veio de lá e aquilo pareceu sempre ensinar o mínimo essencial, dá-me sempre a sensação que fazem umas coisas certas mas que se meteres a pergunta de outra forma ou perguntares algo um bocadinho ao lado o pessoal espalha-se todo.

Há um par de anos na minha antiga empresa apanhei um miúdo vindo de lá e tinha muitas falhas a nível de algoritmia e próprio pensamento crítico apesar de saber bater código de forma porreira em Spring. E é um rapaz bastante inteligente que aprendeu muito rápido e que se está a sair bem ultimamente. 

Na altura a minha chefe de RH até comentou que foram à Academia de Código num evento entrevistar toda aquela levada de cadetes e esse rapaz foi o único com quem valeu a pena iniciar processo de passar para entrevista técnica.

Da forma como esses bootcamps andam é pagar 7 ou 8000 para lá andar e depois entrar numa consultora qualquer a receber no máximo uns 1200 líquidos, com duodécimos e talvez ajudas de custos.

E custa-me um bocado falarem em baixos salários de entrada quando ainda sou da geração de entrar a receber pouco mais que 1000 líquidos, com duodécimos, e vê-se empresas agora a irem buscar à faculdade por 30~40k. 

Mesmo que isso sejam outliers, vê-se muitas empresas a pagar 1300, 1400 líquidos para vagas de entry level, que são valores que só comecei a receber ao fim de uns anos a mostrar valor. 

https://www.levels.fyi/t/software-engineer/levels/entry-level/locations/portugal

Mas concordo que a imprensa em Portugal faz parecer que se entra logo a ganhar uns 2000 líquidos e ao fim de um par de anos estás nos 4000. 

Editado por andre26

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andre26, há 9 minutos:

Com todo e respeito e cada um sabe de si mas preferia ter outro trabalho que meter-me numa Academia de Código aos dias de hoje.

Já tenho trabalhado com muito pessoal que veio de lá e aquilo pareceu sempre ensinar o mínimo essencial, dá-me sempre a sensação que fazem umas coisas certas mas que se meteres a pergunta de outra forma ou perguntares algo um bocadinho ao lado o pessoal espalha-se todo.

Há um par de anos na minha antiga empresa apanhei um miúdo vindo de lá e tinha muitas falhas a nível de algoritmia e próprio pensamento crítico apesar de saber bater código de forma porreira em Spring. E é um rapaz bastante inteligente que aprendeu muito rápido e que se está a sair bem ultimamente. 

Na altura a minha chefe de RH até comentou que foram à Academia de Código num evento entrevistar toda aquela levada de cadetes e esse rapaz foi o único com quem valeu a pena iniciar processo de passar para entrevista técnica.

Da forma como esses bootcamps andam é pagar 7 ou 8000 para lá andar e depois entrar numa consultora qualquer a receber no máximo uns 1200 líquidos, com duodécimos e talvez ajudas de custos.

E custa-me um bocado falarem em baixos salários de entrada quando ainda sou da geração de entrar a receber pouco mais que 1000 líquidos, com duodécimos, e vê-se empresas agora a irem buscar à faculdade por 30~40k. 

Mesmo que isso sejam outliers, vê-se muitas empresas a pagar 1300, 1400 líquidos para vagas de entry level, que são valores que só comecei a receber ao fim de uns anos a mostrar valor. 

https://www.levels.fyi/t/software-engineer/levels/entry-level/locations/portugal

Mas concordo que a imprensa em Portugal faz parecer que se entra logo a ganhar uns 2000 líquidos e ao fim de um par de anos estás nos 4000. 

Eu entrei com 700€ brutos quando o SMN era 560€ ou parecido, e depois de perceber que não ia subir a um ritmo aceitável decidi sair para receber 1000€ brutos (em 2018). Ajustado aos dias de hoje são uns 1400€ brutos com 3 anos de experiência, não é nada de especial. Se calhar conseguia melhor, óbvio, mas nem toda a gente consegue encontrar salários justos principalmente numa fase inicial da carreira.

Tive de saltar em 2021 e depois em 2024 para ter grandes aumentos salariais, porque as empresas onde estive só me protegiam da inflação, mais nada.

Se hoje está ainda pior (não faço ideia) então percebo que seja pouco apelativo ser programador. Ainda assim, com vontade de aprender e ambição para gerir a nossa carreira de forma exigente, acredito que é possível continuar a subir bem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 3 horas:

Tive de saltar em 2021 e depois em 2024 para ter grandes aumentos salariais, porque as empresas onde estive só me protegiam da inflação, mais nada.

Eu acho que isso acontece em tudo o que é setor privado. Já o diretor de marketing quando tive em outsourcing na LM veio com a mesma história, que ia saltando a cada X anos para receber sempre mais.

O ajustar salários à inflação vale de pouco se o salário médio (e mesmo o mínimo) em Portugal não tem subido na mesma proporção. 

Hoje em dias tu muito mais oferta de qualidade e facilmente encontras muito melhor do que 1400 brutos com 3 anos de experiência, isso não chega a 20k brutos, há muitas empresas que pagam isso para entry level.

Isto pelo menos é o que vou vendo em Lisboa e no Porto e alguma oferta híbrida/remota decente no mercado português

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...