Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mister Master

Infantário CMPT

Publicações recomendadas

Citação de Mwangaza, Agora:

A mim sempre me disseram que não podiam garantir o quarto privado. Se assim conseguirem melhor. Mas também acho que vou me ficar por este 😅

No nosso caso, ele largou a mama com 14 meses pois já chegava a uma fase que não era bom para a mãe devido ao desgaste. E o pediatra indicou que ele estava bem e já se alimentava bem nas refeições portanto não era grave largar. 

Temos alguns feedbacks de amigos, desde Braga, Póvoa a Gaia que lhes garantiram quartos privados. Aliás, se não tivesse medo que o privado me fosse empurrar para uma cesariana, era uma hipótese por causa disso.

É pena, adoramos todo o acompanhamento no CMIN, obstetra, enfermeiras, endocrinólogos e nutricionistas (ela teve diabetes gestacionais), inclusive ela continua com a obstetra porque ela também dá consultas no privado.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação a partilhar o quarto no pós parto tivemos muita sorte, o Hospital de Gaia juntou os serviços e um deles foi o de maternidade para o Santos Silva (Monte da Virgem) e creio que todos os quartos passaram a ser individuais. 

Amanhã regressa a creche, vamos ver como corre este ano letivo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 16 horas:

Eu fiz o curso online do Centro Materno Infantil do Norte e fiz também no centro de saúde. Para mim, que me fui informando bastante, o curso foi um bocado aborrecido. Inclusive, no do centro de saúde, só não estava mais informado do que uma mãe, sendo ela a minha mulher 😂. Deixei de ir porque a enfermeira que dava o curso só aconselhava um local para ter o parto, porque só acreditava num tipo de parto. O documentário Babies da Netflix também é engraçado, dá para ter uma ideia geral sobre vários temas, desde a fala, o crescimento, alimentação etc das crianças.

Por acaso tenho pensado no parto e uma das coisas que deixou a patroa ansiosa no CMIN foi que até ao momento de ir para o quarto (já depois do parto), não sabemos se vamos partilhar quarto com alguém ou não. Isso implica eu poder ou não ficar a dormir, ter horas de visita ou estar sempre. Acho incrivel como é que uma maternidade em 2023 ainda funciona assim principalmente presenciando a minha mulher a desmaiar no quarto quando podia tar sozinha lá com a criança. Numa próxima gravidez vou ter que voltar a estudar as hipóteses aqui no Porto e ter isso em conta.

Quanto às birras, agora com quase 11 meses, tá na fase de tar sempre à procura da mãe, de chorar até ela pegar nele e pronto, passa logo. Sempre a mil, desde o sol raiar até o conseguirmos deitar. Envelheci facilmente 5 anos nestes meses 😂

Nos zona do Porto no público eu iria sempre para o Pedro Hispano.

As minhas duas nasceram na CUF, com o seguro da empresa ficava barato, valeu bem a pena. Se for ao terceiro voltará a ser lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Tomamos a decisão de ser no público, podia existir algum problema e preferimos acima

Longe story short, entrou trabalho de parto e foi uma cesariana de urgência, entrou em bradicardia.

Ainda hoje não gosto muito de pensar o que seria se tivéssemos escolhido privado 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Augusto, há 8 horas:

Em relação a partilhar o quarto no pós parto tivemos muita sorte, o Hospital de Gaia juntou os serviços e um deles foi o de maternidade para o Santos Silva (Monte da Virgem) e creio que todos os quartos passaram a ser individuais. 

Amanhã regressa a creche, vamos ver como corre este ano letivo.

Citação de Ego Sum, há 5 horas:

Nos zona do Porto no público eu iria sempre para o Pedro Hispano.

As minhas duas nasceram na CUF, com o seguro da empresa ficava barato, valeu bem a pena. Se for ao terceiro voltará a ser lá.

O feedback positivo q temos são precisamente esses dois, juntamente com a maternidade do CMIN.

Citação de RAG, há 51 minutos:

Tomamos a decisão de ser no público, podia existir algum problema e preferimos acima

Longe story short, entrou trabalho de parto e foi uma cesariana de urgência, entrou em bradicardia.

Ainda hoje não gosto muito de pensar o que seria se tivéssemos escolhido privado 

Pois, foi o maior critério na escolha para nós. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RAG, há 1 hora:

Arrisco me a dizer que no privado não chegava a cesariana de urgência pois nem sequer tentavam o parto. 

Tenho uma amiga que e enfermeira e diz que arranjam sempre motivo para a cesariana planeada. Ou é o cordão a volta do pescoço ou é pouco líquido amniótico. 

Toda a gente que conheço que foi para o privado foi sempre cesariana com tudo a correr controlado. 

A ideia que me dão e que no público só vão para a cesariana em urgência e quando é assim nem olham ao que cortam. 

Editado por Mwangaza

Compartilhar este post

Link para o post

Pediatras pessoal? Daqui a 2 mesinhos nasce mais um bebe cmptiano 😍

Edit: Porto 😁

Editado por Vision

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mwangaza, há 13 minutos:

Arrisco me a dizer que no privado não chegava a cesariana de urgência pois nem sequer tentavam o parto. 

Tenho uma amiga que e enfermeira e diz que arranjam sempre motivo para a cesariana planeada. Ou é o cordão a volta do pescoço ou é pouco líquido amniótico. 

Toda a gente que conheço que foi para o privado foi sempre cesariana com tudo a correr controlado. 

A ideia que me dão e que no público só vão para a cesariana em urgência e quando é assim nem olham ao que cortam. 

Isso é mito, que eu tb pensava até passar pelo mesmo. Em nenhum dos partos me sugeriram cesariana e foram as duas normal.

Eu acho que o motivo de se achar isso é mesmo se estiver planeado normal se no próprio dia a coisa não se propiciar o privado tende a sugerir passar a cesariana mais cedo (tipo ao fim de 12h de trabalho de parto) enquanto que o público prefere deixar a mãe a sofrer mais tempo até estar a mãe KO.

Alias acrescento que no meu grupo de amigos quem foi ao privado foi parto normal quem foi ao público foi cesariana.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 25 minutos:

Isso é mito, que eu tb pensava até passar pelo mesmo. Em nenhum dos partos me sugeriram cesariana e foram as duas normal.

Eu acho que o motivo de se achar isso é mesmo se estiver planeado normal se no próprio dia a coisa não se propiciar o privado tende a sugerir passar a cesariana mais cedo (tipo ao fim de 12h de trabalho de parto) enquanto que o público prefere deixar a mãe a sofrer mais tempo até estar a mãe KO.

Alias acrescento que no meu grupo de amigos quem foi ao privado foi parto normal quem foi ao público foi cesariana.

No meu caso, todos os meus amigos que estiveram no privado foram cesariana. Seja nos Lusíadas ou na casa da saúde da Boavista. E aconteceu o que mencionei. Deixam a escolha das pessoas mas acrescentam sempre um mas. E a tendência e ceder. 

Agora claro, cada um tem as suas experiências e o que interessa e que corra tudo bem. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 7 horas:

Não sendo totalmente verdade também não é mito:

https://www.publico.pt/2023/02/13/sociedade/noticia/ha-tres-hospitais-privados-so-fizeram-partos-cesariana-2021-2038769

Não é normal uma taxa de cesariana que seja o dobro do público, principalmente quando tens instituições como o Pedro Hispano, o CMIN ou a MAC que têm inclusivamente reconhecimento internacional no que toca às boas práticas no parto.

A questão é que a cesariana dá um controlo muito maior ao médico. É uma cirurgia relativamente simples de efetuar e elimina imensos fatores de risco para o médico face ao parto vaginal, quer sejam relativos ao bebé ou à mãe. Aliás, nem fazem muito segredo que é essa a motivação principal (final do artigo, "Público vs Privado"):

https://sicnoticias.pt/saude-e-bem-estar/2022-04-24-Cesariana-os-medos-o-parto-e-o-pos-parto-de-tres-mulheres-2234e109

Basicamente sacrificam a recuperação da mulher em prol dessa segurança. Até porque, em casos de complicações sérias durante o parto, no privado és automaticamente reencaminhado para o público.

Atenção, nada contra os privados. A minha mulher foi seguida no privado e adorei a obstetra, a forma como a informação foi sendo passada e tratada e só não optamos pelo parto no privado exatamente pelo risco de haver separação da mãe e da criança em caso de complicações. Sendo verdade que sugerem cesarianas de forma mais leviana do que no público, também é verdade que ninguém é forçado a aceitar e que há bom senso dos médicos quando as famílias escolhem rejeitar as cesarianas. Agora, na urgência do momento e na impotência que uma mãe sente, a probabilidade de alguém ir contra as indicações do profissional de saúde são obviamente baixas.

Por curiosidade, as tuas crianças nasceram com que peso?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mwangaza, há 8 horas:

No nosso caso (Hospital da Luz) ele tinha duas voltas do cordão no pescoço e mesmo assim foi parto natural induzido (não acredito que a médica não o soubesse...). Foi um parto santo e toda a experiência no hospital foi bastante boa, mesmo tendo em conta as restrições do COVID na altura.

Citação de Vision, há 8 horas:

Pediatras pessoal? Daqui a 2 mesinhos nasce mais um bebe cmptiano 😍

Depende de onde fores, se vens pedir recomendação de pediatras convem saber isso 😅

No caso do meu pilas, a pediatra dele é a mesma que foi minha pediatra e também da mãe dele. Infelizmente estará muito perto da reforma, mesmo no seu consultório privado, e não irá dar para o acompanhar até ao fim do seu ciclo de pediatria.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 1 hora:

No nosso caso (Hospital da Luz) ele tinha duas voltas do cordão no pescoço e mesmo assim foi parto natural induzido (não acredito que a médica não o soubesse...). Foi um parto santo e toda a experiência no hospital foi bastante boa, mesmo tendo em conta as restrições do COVID na altura.

Depende de onde fores, se vens pedir recomendação de pediatras convem saber isso 😅

No caso do meu pilas, a pediatra dele é a mesma que foi minha pediatra e também da mãe dele. Infelizmente estará muito perto da reforma, mesmo no seu consultório privado, e não irá dar para o acompanhar até ao fim do seu ciclo de pediatria.

Do Porto 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lurker, há 1 hora:

Por curiosidade, as tuas crianças nasceram com que peso?

Foram as duas entre 3 e 3.2 kg

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 29 minutos:

Foram as duas entre 3 e 3.2 kg

Estavam as duas próximas do "limite" então. Havendo probabilidade de nascerem com um peso de +/- 3,5kg, é quase automático sugerirem cesariana.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lurker, há 3 horas:

Estavam as duas próximas do "limite" então. Havendo probabilidade de nascerem com um peso de +/- 3,5kg, é quase automático sugerirem cesariana.

O meu com quase 4kg e mais de 50cm ia logo direitinho para a cesariana então 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 5 minutos:

O meu com quase 4kg e mais de 50cm ia logo direitinho para a cesariana então 

No privado seria o mais provável. Mesmo no público, entrando na fase de macrossomia (que é entre 4 e 4,5kg) vão para cesariana, regra geral.

Editado por Lurker

Compartilhar este post

Link para o post

A minha filha nasceu no privado e foi cesariana. Nem com indução o parto natural funcionou. A minha mulher diz q se tiver outra criança que quer cesariana.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem souber, que me esclareça aqui um duvida sff

Eu e a Maria, estamos a pensar colocar 120+60 dias de licença de maternidade, a questão seria, como é calculado os 90%? Não existem descontos nesses 6 meses para mim e para ela? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 1 hora:

Quem souber, que me esclareça aqui um duvida sff

Eu e a Maria, estamos a pensar colocar 120+60 dias de licença de maternidade, a questão seria, como é calculado os 90%? Não existem descontos nesses 6 meses para mim e para ela? 

Antes de mais, parabéns!

A vossa licença é a média do vosso salário nos primeiros 6 meses dos 8 meses anteriores ao mês em que vão meter a licença. A licença é calculada sobre o salário bruto que seja sujeito a SS (subsídio de alimentação, ppr, cheques creche, kms, etc. estão excluídos). Não há descontos sobre a licença.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Antes de mais, parabéns!

A vossa licença é a média do vosso salário nos primeiros 6 meses dos 8 meses anteriores ao mês em que vão meter a licença. A licença é calculada sobre o salário bruto que seja sujeito a SS (subsídio de alimentação, ppr, cheques creche, kms, etc. estão excluídos). Não há descontos sobre a licença.

Muito obrigado! 😍

Sendo assim, e fazendo um exercicio, se eu e ela tivermos um salario bruto conjunto de 3k nesses 6 meses, sera algo como:

(3000*6)/180=90

90*60(dias)= 5400€

Sera algo assim?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 2 minutos:

Muito obrigado! 😍

Sendo assim, e fazendo um exercicio, se eu e ela tivermos um salario bruto conjunto de 3k nesses 6 meses, sera algo como:

(3000*6)/180=90

90*60(dias)= 5400€

Sera algo assim?

As contas não se fazem ao salário conjunto. A tua mulher recebe licença pelo salário dela e tu pelo teu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

As contas não se fazem ao salário conjunto. A tua mulher recebe licença pelo salário dela e tu pelo teu.

Ok ok, mas nós escolhendo os 120+60 é 90% sobre os 2 correcto? Imaginando que ganho 3k 🥺as contas seriam aquelas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, Agora:

Ok ok, mas nós escolhendo os 120+60 é 90% sobre os 2 correcto? Imaginando que ganho 3k 🥺as contas seriam aquelas?

O que são os 60. É a tua licença obrigatória mais 30 dias no final da licença da tua mulher? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

O que são os 60. É a tua licença obrigatória mais 30 dias no final da licença da tua mulher? 

Exatamente. Ele goza os 120 dias dela, e depois gozo eu 30(a 100%) ou 60 (90%)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, Agora:

Exatamente. Ele goza os 120 dias dela, e depois gozo eu 30(a 100%) ou 60 (90%)

A licença obrigatória não é isso. É mal a criança nasce.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...