Bumba Publicado 17 Novembro 2020 Citação de smashing_pumpkin , há 3 minutos: Se estamos a criar uma geração pior? Eu não tenho grandes dúvidas. Vejo coisas assustadoras nas escolas dos meus filhos, seja por protecionismo a mais seja por deixarem fazer tudo. No outro dia vi uma mãe a dizer que o filho de 5 anos não levava casaco porque não queria. Isto enquanto entregava o miúdo 5minutos antes da hora passando à frente de 3 ou 4 pais que estavam à espera de poderem entregar os filhos. é isto. eu vejo constantemente um miudo de 2 anos a rejeitar calçar-se ou vestir o casaco, tipo que é uma opção fdç loles comigo veste-se todo e nem pia que já sabe que eu não papo desses grupos, mas com a mãe a avó e a tia, segurem-se, parece a britney em 2008 Citação de Vaart10, há 5 minutos: Acham que isto é qualidade de vida? óbvio que não. sem filhos tem-se melhor qualidade de vida, toda a gente sabe vaart, mas fora de brincadeiras, isto irá baixar a natalidade se não começou a baixar, são coisas que não acompanho. Citação de Mafia_SCP, há 2 minutos: Tudo bem que hoje a canalha/pais exageram no telemóvel/tablet/ps, mas as brincadeiras que nós tivemos, hoje em dia é quase impossível. Vou-te dar o exemplo da minha infância, morava numa rua com uns 150 metros, com apenas 2 prédios, o resto era descampado, 2 ou 3 carros estacionados lá fora, andava sempre de bicicleta lá fora com o meu irmão e os vizinhos, pegamos na mota do meu pai e foi até lamber o chão, fizemos um campo e era a rua de baixo contra a rua de cima até dar porrada, fizemos um bunker, quando começaram a escavar para fazer prédios, fomos à garagem do meu pai buscar umas cordas e uns ganchos e faziamos escalada, começaram a construir os prédios e de vez em quando íamos lá partir algumas coisas e o meu irmão chegou a incendiar umas tábuas que lá estavam, foi uma infância cheia de asneiras mas espetacular. Hoje vais a essas rua e tem prédios do inicio ao fim da rua, os estacionamentos todos ocupados, carros sempre a passar, não tens um único espaço para a canalha brincar. Estou a tentar comprar casa com bastante espaço exterior e deixar o apartamento, para tentar que ele consiga ter as brincadeiras dele sem o perigo da rua e sem se enfiar em casa a jogar ps, mas hoje em dia é difícil a canalha não ter de brincar em casa. E mais uma vez lá está, nos tempos de hoje as brincadeiras que eu tive, iam acabar por ser filmadas por alguém, iam parar à cmtv e os meus pais estavam lixados epá eu morava numa zona só de prédios de 6 andares com 4 casas por piso, bastante populacional, e jogávamos todos à bola no ringue da zona, ou no descampado, chegávamos a ser centenas de putos, equipas next sdds quem mora no 'campo' acha que antes era mais fácil porque havia mais espaço e menos carros, mas não é esse o problema. epá, muitas coisas das nossas infancias, os nossos pais são os últimos culpados ? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 17 Novembro 2020 Nós não podemos comparar a nossa geração com a dos nossos filhos. A vida é totalmente diferente. Nem tudo é bem feito actualmente, mas também nem tudo era bem feito há 30 anos. Os putos hoje têm acesso a muito mais coisas que nós não tínhamos, seja porque não existiam, seja porque eram luxos incomportáveis. E temos que saber lidar com isso e aproveitar o que de bom isso traz. Vou dar alguns exemplos: Eu, que felizmente nunca passei dificuldades, com 18 anos tinha andado de avião uma vez e foi porque ganhei um viagem à Disneyland Paris num sorteio das bombas de gasolina Shell. Não me passa pela cabeça que suceda o mesmo com a minha filha. Ela adora um livro que era meu quando era puto. Nesse livro, sobre a família, o avô é representado como um senhor a fumar cachimbo. Isso hoje seria impensável, e ainda bem. Citação de Vaart10, há 15 minutos: Utilizo muitas vezes este exemplo em aula. Um lisboeta trabalha 07/08h por dia. Se dormir 08h, já temos 16h de um total de 24h. Caso utilize transportes públicos, pode demorar 02h por dia (01h para ir trabalhar e 01h para vir do trabalho). Ou seja, já temos aqui 18h. Se dedicar 01h a fazer o jantar e 01h a tratar da higiene dos filhos, temos 20h. Lavar loiça, preparar os filhos para dormir e resolver pequenas coisas da casa, temos aqui mais 02h00m. Ou seja, de um total de 24h sobram ao lisboeta 02h do seu dia. Por norma, para ver um pouco de TV e estar algum tempo com os filhos, a brincar com eles ou a ajudar a fazer os trabalhos de casa ou outras tarefas escolares. Acham que isto é qualidade de vida? Quando eu era puto a minha vida já era assim. A diferença é que eu não me lembro de 3 dos meus 4 avós trabalharem. Já estavam reformados aos 50 ou 52 anos. Hoje, os meus pais e os meus sogros têm quase 60 anos e trabalham todos. Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 17 Novembro 2020 Citação de Tio Hans, há 16 minutos: Vou dar alguns exemplos: Não me passa pela cabeça que suceda o mesmo com a minha filha. Ela adora um livro que era meu quando era puto. Nesse livro, sobre a família, o avô é representado como um senhor a fumar cachimbo. Isso hoje seria impensável, e ainda bem. Quando eu era puto a minha vida já era assim. A diferença é que eu não me lembro de 3 dos meus 4 avós trabalharem. Já estavam reformados aos 50 ou 52 anos. Hoje, os meus pais e os meus sogros têm quase 60 anos e trabalham todos. 1- Então? não pode participar naqueles concursos do insta em que fazes um story com @marca e comentas no post 3 amigas? comassim pai Hans? *beicinho* 2 - Seria impensável o que? a ilustração do avo a fumar cachimbo? same, os meus avós já estavam reformados quando nasci. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 17 Novembro 2020 (editado) Citação de Bumba, há 32 minutos: é isto. eu vejo constantemente um miudo de 2 anos a rejeitar calçar-se ou vestir o casaco, tipo que é uma opção fdç loles comigo veste-se todo e nem pia que já sabe que eu não papo desses grupos, mas com a mãe a avó e a tia, segurem-se, parece a britney em 2008 óbvio que não. sem filhos tem-se melhor qualidade de vida, toda a gente sabe vaart, mas fora de brincadeiras, isto irá baixar a natalidade se não começou a baixar, são coisas que não acompanho. epá eu morava numa zona só de prédios de 6 andares com 4 casas por piso, bastante populacional, e jogávamos todos à bola no ringue da zona, ou no descampado, chegávamos a ser centenas de putos, equipas next sdds quem mora no 'campo' acha que antes era mais fácil porque havia mais espaço e menos carros, mas não é esse o problema. epá, muitas coisas das nossas infancias, os nossos pais são os últimos culpados ? Sabes que é normal a canalha abusar com os pais/avós(basicamente com quem passa muito tempo) e vir alguém "de fora" e a canalha já faz tudo direitinho? Não é por seres especial ? É o mesmo que chegares ao pé de um grande amigo teu e "então seu crl, está tudo?", mas se fores cumprimentar alguém que conheces de vista já não dizes isso, a canalha é igual, sabe com quem pode abusar ou não, tenham 6 meses ou 6 anos Editado 17 Novembro 2020 por Mafia_SCP Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 17 Novembro 2020 Citação de Bumba, há 9 minutos: 1- Então? não pode participar naqueles concursos do insta em que fazes um story com @marca e comentas no post 3 amigas? comassim pai Hans? *beicinho* 2 - Seria impensável o que? a ilustração do avo a fumar cachimbo? same, os meus avós já estavam reformados quando nasci. 1 - podes. Mas eu hoje em dia posso pagar viagens de avião à minha filha para ela poder conhecer o mundo. Os meus pais durante muito tempo não puderam fazer o mesmo comigo e com os meus irmãos. E eu, não nascendo rico, sempre tive uma vida muitíssimo confortável e muito acima da média nacional. É só para mostrar como as coisas mudam. Há 25 anos só andava de avião quem precisava de o fazer profissionalmente, os ricos, os emigrantes para vir a funerais e pouco mais. Hoje em dia está muito mais democratizado. 2 - Sim, obviamente. Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 17 Novembro 2020 Devem andar a ser criadas gerações piores que a anterior desde o começo do universo Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 17 Novembro 2020 (editado) Citação de Tio Hans, há 6 minutos: 1 - podes. Mas eu hoje em dia posso pagar viagens de avião à minha filha para ela poder conhecer o mundo. Os meus pais durante muito tempo não puderam fazer o mesmo comigo e com os meus irmãos. E eu, não nascendo rico, sempre tive uma vida muitíssimo confortável e muito acima da média nacional. É só para mostrar como as coisas mudam. Há 25 anos só andava de avião quem precisava de o fazer profissionalmente, os ricos, os emigrantes para vir a funerais e pouco mais. Hoje em dia está muito mais democratizado. 2 - Sim, obviamente. ok, makes sense. porquê? essa é outra, somos demasiado cuidadosos? que mal tem isso? a mim não me faz confusão. Citação de Mafia_SCP, há 10 minutos: Sabes que é normal a canalha abusar com os pais/avós(basicamente com quem passa muito tempo) e vir alguém "de fora" e a canalha já faz tudo direitinho? Não é por seres especial ? É o mesmo que chegares ao pé de um grande amigo teu e "então seu crl, está tudo?", mas se fores cumprimentar alguém que conheces de vista já não dizes isso, a canalha é igual, sabe com quem pode abusar ou não, tenham 6 meses ou 6 anos mas ele passa bastante tempo comigo, só que sabe bem com quem se meter, basicamente é com quem comprar a birra dele, eu não sou. Epá, eu em criança era um anjo, daí secalhar toda a rebeldia posterior na adolescência, mas em miudo era impecável, sem birras, sem filmes, estava sempre na minha a brincar com os meus brinquedos, se fosse hoje diagnosticavam-me autismo, e logo a seguir hiperactividade. Mas sim os miudos hoje em dia esticam-se e não é pouco. E é muito mais doloroso desligar a net durante 1 mês do que um olho à belenenses. a violência existe, só que é psicológica. Editado 17 Novembro 2020 por Bumba Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 17 Novembro 2020 (editado) Citação de El Shafto, há 1 hora: Devem andar a ser criadas gerações piores que a anterior desde o começo do universo Eu percebo o que queres dizer mas em 20 anos o comportamento dos pais mudou imenso. Antes os miúdos ficavam onde o carro parasse, agora a maioria espera que o carro pare mesmo à frente da porta da escola. Na hora de saída estão imensos pais à porta, imensos carros mal parados, tudo à espera. E isto numa zona onde a segurança é a mesma de há 20 anos. Estes mesmos meninos que não sabem subir 2 metros numa rua, passado 1 ano podem ir para o café uma tarde inteira. Consumir mais do que eu alguma vez sonhei consumir na faculdade. Vejo miúdos, numa praça altamente movimentada a beber cerveja às 15h. Como se fosse a coisa mais banal do mundo. A liberdade já não é conquistada, é dada logo à nascença. Os miúdos são hiper-protegidos, já ouvi pais queixarem de auxiliares pois falaram mais duro com a criança (sendo que esse menino era super mal comportado e desobediente). Desde que esse miúdo saiu da escola que as fitas da minha filha diminuiram drasticamente. Disse aquilo pela experiência pessoal. Pela dificuldade que é educar uma criança hoje em dia devido à ausência de educação numa grande quantidade delas. E por o "não" ser cada vez mais difícil quando os outros têm tudo e mais alguma coisa. Preocupa-me a altura em que irei rejeitar um telemóvel topo de gama à minha filha (para aí no primeiro ano) sabendo que os outros miúdos que vejo têm telemóveis mais evoluídos que o meu e mesmo assim não lhes chega. Quando já vi pais dizerem a miúdos que ainda vão entrar no primeiro ano que está quase a precisar de um telemóvel e de auriculares topo de gama por causa da escola. Editado 17 Novembro 2020 por smashing_pumpkin Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 17 Novembro 2020 Quando eu era puto não podia ir a pé para casa, e a Escola do Básico ficava a 700 metros de casa. Tive estórias absolutamente bizarras, sobretudo num ano em que acabava as aulas de manhã às 11.30 e ter que ficar no portão até às 13.00 quando tinha aulas da parte de tarde logo às 13.30 Ah, e não tinha telemóvel nem estava autorizado a ter chave de casa, ter ou não ter última aula era exatamente a mesma m*rda. ? Só para se ter uma ideia que os pais que faziam questão pessoal de levar e trazer filhos à escola de carro não é um exclusivo desta nova geração. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 17 Novembro 2020 (editado) Citação de Lebohang, há 20 minutos: Quando eu era puto não podia ir a pé para casa, e a Escola do Básico ficava a 700 metros de casa. Tive estórias absolutamente bizarras, sobretudo num ano em que acabava as aulas de manhã às 11.30 e ter que ficar no portão até às 13.00 quando tinha aulas da parte de tarde logo às 13.30 Ah, e não tinha telemóvel nem estava autorizado a ter chave de casa, ter ou não ter última aula era exatamente a mesma m*rda. ? Só para se ter uma ideia que os pais que faziam questão pessoal de levar e trazer filhos à escola de carro não é um exclusivo desta nova geração. Claro que não e o ponto não era bem esse. Na escola em questão aquilo tem uma zona de paragem rápida de carros, Há miúdos que já andam pelo menos no 7º ano que esperam dentro do carro até o paizinho chegar junto ao portão. Isto é, com o carro já na tal zona, parado à espera que os outros andem mas os meninos só podem sair mesmo em cima da entrada. Só vendo para perceber o absurdo. Mas lá está, deixavam-te à porta e iam buscar à porta mas depois não te davam outro género de liberdades totalmente contrárias a esse tipo de cuidado. Editado 17 Novembro 2020 por smashing_pumpkin Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 17 Novembro 2020 Citação de El Shafto, há 5 horas: Devem andar a ser criadas gerações piores que a anterior desde o começo do universo Desde que inventaram a roda, foi tudo downhill a partir daí Compartilhar este post Link para o post
Augusto Publicado 18 Novembro 2020 Citação de Lebohang, Em 17/11/2020 at 14:10: Quando eu era puto não podia ir a pé para casa, e a Escola do Básico ficava a 700 metros de casa. Tive estórias absolutamente bizarras, sobretudo num ano em que acabava as aulas de manhã às 11.30 e ter que ficar no portão até às 13.00 quando tinha aulas da parte de tarde logo às 13.30 Ah, e não tinha telemóvel nem estava autorizado a ter chave de casa, ter ou não ter última aula era exatamente a mesma m*rda. ? Só para se ter uma ideia que os pais que faziam questão pessoal de levar e trazer filhos à escola de carro não é um exclusivo desta nova geração. Na quarta classe já ia e vinha a pé da escola sozinho, não era muito tempo, talvez 20m a pé. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 18 Novembro 2020 Citação de Augusto, há 1 hora: Na quarta classe já ia e vinha a pé da escola sozinho, não era muito tempo, talvez 20m a pé. Era como eu, a partir do 5º ano também fazia 20mins a pé. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 18 Novembro 2020 Citação de Bumba, Em 17/11/2020 at 10:52: Já agora, porque fazem dos miudos, artistas circenses? Queres ver o que o meu filho faz? kkkkkk Se eu perguntar à minha filha pelo Porto ela levanta os braços e se lhe perguntar pelo Benfica faz um facepalm. É evidente que eu mostro isso a toda a gente. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 18 Novembro 2020 Citação de Tio Hans, há 5 minutos: Se eu perguntar à minha filha pelo Porto ela levanta os braços e se lhe perguntar pelo Benfica faz um facepalm. É evidente que eu mostro isso a toda a gente. Vai ser como uma amiga que tenho que diz que era incapaz de namorar com alguém que não fosse do Porto (e de facto é o que aplica na prática). Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 18 Novembro 2020 Citação de Tio Hans, há 36 minutos: Se eu perguntar à minha filha pelo Porto ela levanta os braços e se lhe perguntar pelo Benfica faz um facepalm. É evidente que eu mostro isso a toda a gente. nesse caso é aceitável, cuz its funny Compartilhar este post Link para o post
Legi Publicado 18 Novembro 2020 Citação de Tio Hans, Em 16/11/2020 at 21:01: A minha fica louca com tudo o que é baloiços, cavalinhos, e coisas do género. Queria oferecer-lhe um cavalinho de baloiço no natal. Sugestões a bom preço caros papás ou mamãs? Vê no lidl aqueles de madeira. Pareceram-me lindos Compartilhar este post Link para o post
Legi Publicado 18 Novembro 2020 Citação de Bumba, Em 17/11/2020 at 12:34: 1- Então? não pode participar naqueles concursos do insta em que fazes um story com @marca e comentas no post 3 amigas? comassim pai Hans? *beicinho* 2 - Seria impensável o que? a ilustração do avo a fumar cachimbo? same, os meus avós já estavam reformados quando nasci. Tenho 2 sobrinhos, um com 9 e outro com 5 e se há coisa que me irrita é entrar em casa deles e cagarem na minha presença por estarem a jogar. ou de pegar neles e ir passear e estarem com pressa de chegar a casa porque têm as tecnologias à disposição. ou de num simples almoço de domingo na casa dos meus pais em que chegam de olhos no chão, almoçam e bazam de olhos no chão. Entretanto lá se ouve uma voz de ordem que os manda pararem de jogar por já ter acabado o tempo e começa o inferno. Batatada para cima e para baixo, gritos, chora um e chora o outro. Reclama-se com um e com o outro, uma sapatada aqui ou ali e depois de 20 minutos feita louca aos gritos já só me apetece dar-lhes um tablet para as mãos. depois de um dia de trabalho, lides domésticas, fazer o jantar...preferes certamente que estejam sossegados a jogar do que estar aos berros de 2 em 2 minutos. portanto o que tiro disto é que a condescendência com a educação que os outros dão fará de mim uma pessoa menos sujeita a críticas externas. Mas volta e meia la vai uma caralhada contra as electrónicas. Mas passa assim que começam aos gritos Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 19 Novembro 2020 (editado) Falou-se aí no tempo que se está com os filhos devido aos horários e assim, nem de propósito...trabalho por turnos, 7-15:30 e 15:30-00:00, a trocar todas as semanas, é aceitável, no turno da tarde só estou com ele de manhã para o levar ao infantário, mas quando fui para lá já era assim, já tenho a minha vida organizada assim, não me faz grande diferença, custa sempre essa semana à tarde por não estar com ele, mas dá para aguentar e almoço sempre com a mulher. Agora andam a falar que eles querem fixar os turnos, ou seja, algum pessoal ficar sempre no turno da tarde e outros no da manhã. Mas este pessoal pensam que não temos família? Ah pois, são patrões, quem lá saber ? Se o fizerem e calhar de eu ficar à tarde e não der para fazer nada contra, lá terei de procurar outro trabalho ao fim de 12 anos Editado 19 Novembro 2020 por Mafia_SCP Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 19 Novembro 2020 Citação de Mafia_SCP, há 5 minutos: Falou-se aí no tempo que se está com os filhos devido aos horários e assim, nem de propósito...trabalho por turnos, 7-15:30 e 15:30-00:00, a trocar todas as semanas, é aceitável, no turno da tarde só estou com ele de manhã para o levar ao infantário, mas quando fui para lá já era assim, já tenho a minha vida organizada assim, não me faz grande diferença, custa sempre essa semana à tarde por não estar com ele, mas dá para aguentar e almoço sempre com a mulher. Agora andam a falar que eles querem fixar os turnos, ou seja, algum pessoal ficar sempre no turno da tarde e outros no da manhã. Mas este pessoal pensam que não temos família? Ah pois, são patrões, quem lá saber ? Se o fizerem e calhar de eu ficar à tarde e não der para fazer nada contra, lá terei de procurar outro trabalho ao fim de 12 anos Tenho a ideia que com filhos abaixo de x idade tens direito a preferência no horário. Julgo que isso foi falado no tópico Empregos pelo Bazuka. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 19 Novembro 2020 Citação de smashing_pumpkin , há 49 minutos: Tenho a ideia que com filhos abaixo de x idade tens direito a preferência no horário. Julgo que isso foi falado no tópico Empregos pelo Bazuka. Onde trabalho eles fazem o que querem, quem faz as leis são eles. E em 20, uns 15 têm canalha, vão ficar 15 de manhã e 5 à tarde? Não dá. Para já são só rumores, não vale a pena pensar muito nisso, mas o mal é começarem a ter essas ideias. Mas já têm aproveitado esta altura que sabem que não se arranja trabalho noutro lado para fazerem algumas alterações e o pessoal aceitar sem levantar ondas, mas esquecem-se que quando isto normalizar provavelmente vai haver muito trabalho no nosso sector, e acredito que muitos se metam a andar de lá Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 19 Novembro 2020 Citação de smashing_pumpkin , há 4 horas: Tenho a ideia que com filhos abaixo de x idade tens direito a preferência no horário. Julgo que isso foi falado no tópico Empregos pelo Bazuka. Abaixo de 12 anos, salvo erro. Compartilhar este post Link para o post
Legi Publicado 19 Novembro 2020 Citação de Mafia_SCP, há 7 horas: Onde trabalho eles fazem o que querem, quem faz as leis são eles. E em 20, uns 15 têm canalha, vão ficar 15 de manhã e 5 à tarde? Não dá. Para já são só rumores, não vale a pena pensar muito nisso, mas o mal é começarem a ter essas ideias. Mas já têm aproveitado esta altura que sabem que não se arranja trabalho noutro lado para fazerem algumas alterações e o pessoal aceitar sem levantar ondas, mas esquecem-se que quando isto normalizar provavelmente vai haver muito trabalho no nosso sector, e acredito que muitos se metam a andar de lá Se todos se juntarem e alegarem a preferência, de forma a não ficar desequilibrado, terão de voltar atrás na fixação de horários. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 19 Novembro 2020 Citação de Legi, Agora: Se todos se juntarem e alegarem a preferência, de forma a não ficar desequilibrado, terão de voltar atrás na fixação de horários. O mal é que o costume é o pessoal calar-se e só um ou dois é que fazem barulho e não dá em nada. Mas como isto já iria prejudicar alguns, penso que o pessoal é bem capaz de reclamar. É esperar para ver Compartilhar este post Link para o post