Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mister Master

Infantário CMPT

Publicações recomendadas

Parabéns Vaart, é o 2. rebento?

Compartilhar este post

Link para o post

Que idade tem o teu outro filho?, tb queria um irmão?, o meu está sempre a dizer que não quer irmãos…?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kaz, há 11 horas:

Que idade tem o teu outro filho?, tb queria um irmão?, o meu está sempre a dizer que não quer irmãos…?

Vai fazer quatro no mês que vem. Ao princípio não queria, mas depois fomos introduzindo o tema e ele agora está super ansioso para ter o irmão em casa. Claro que isto não vai ser um mar de rosas, vão haver muitos ciúmes nos primeiros meses. Contudo, nós sempre dissemos que ele vai ter uma responsabilidade grande a ajudar a cuidar do irmão, para ele se sentir importante e parte do processo.

Se tu e a tua mulher quiserem e puderem ter outro filho, não deve ser o teu filho a decidir isso. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 3 minutos:

Vai fazer quatro no mês que vem. Ao princípio não queria, mas depois fomos introduzindo o tema e ele agora está super ansioso para ter o irmão em casa. Claro que isto não vai ser um mar de rosas, vão haver muitos ciúmes nos primeiros meses. Contudo, nós sempre dissemos que ele vai ter uma responsabilidade grande a ajudar a cuidar do irmão, para ele se sentir importante e parte do processo.

Se tu e a tua mulher quiserem e puderem ter outro filho, não deve ser o teu filho a decidir isso. 

Vai haver*

Muitos parabéns, chefe. Dorme bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens Vaart!

Aqui em casa a menina ja vai com 6 semanas de vida e para já está tudo bem ?

Estou é super preocupado porque não fiz ainda qualquer investigação de como introduzir a criança a 3 linguas e deixa-me stressado a possiblidade de ela não falar Português no futuro

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 3 minutos:

Parabens Vaart!

Estou é super preocupado porque não fiz ainda qualquer investigação de como introduzir a criança a 3 linguas e deixa-me stressado a possiblidade de ela não falar Português no futuro

Não stresses, isso fluirá naturalmente.

Tenho uma miúda na família com 2 anos com pai português, mãe italiana e que vive na Suiça. Na escola fala alemão, em casa fala português e italiano com os pais respetivamente.

Claro depois acaba por ter de ser meio avec, ele fala português mas mete uma ou outra palavra alemã pelo meio.

Pelo que li o recomendado é quando estão os 3 falarem a língua comum (que no teu caso presumo ser o inglês), e quando estão os país a sós com a criança falarem a língua materna respetivamente.

No início pode ter uma curva de aprendizagem maior pq é muita coisa para processar, mas a longo prazo há imensos benefícios para bilingues (que no teu caso até será triligue). Imagina na facilidade que essa criança terá em todas as línguas europeias ?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 13 minutos:

Parabens Vaart!

Não sabia que tinhas sido pai. Parabéns man, espectáculo. 

Quanto à língua não te preocupes, são esponjas. Tenho um colega português na Suiça e ela é eslovaca. O puto com 8 anos fala português, francês, eslovaco e vai começar a aprender alemão. 

O importante é ires falando em casa aquelas coisas simples visto não o falares diretamente com a tua mulher. Depois é a intereçao com os avós nas férias, é importante ires de férias a Portugal porque presumo que ela seja Polaca e o polaco será mais natural de aprender. O inglês (tou a assumir as línguas) ela aprenderá com a vossa interacção. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 17 minutos:

Parabens Vaart!

Não me parece problemático. Por aqui, estou a ponderar sinceramente meter a miúda numa escola internacional, a ver se a consigo tornar bilingue. É uma vantagem do caraças. Saí do colégio alemão no final do sexto ano, o meu alemão é macarrónico (só a pronúncia é boa) mas ainda hoje me vai valendo em termos profissionais. Os meus colegas que terminaram estão todos muito bem na vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns @Vaart10!

Citação de a.lopes, há 22 minutos:

Parabens Vaart!

Parabéns também para ti!

Se ajudar, posso dar-te o exemplo do filho do meu chefe: o meu chefe é holandês, a mulher é polaca, e moram e tiveram o filho cá em Portugal. O miúdo tem 3 anos penso, e não só fala as 3 línguas além de Inglês, como já tem a capacidade de perceber que língua deve falar contigo. Esta capacidade das crianças em lidar com línguas é absolutamente surreal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Parabéns @Vaart10!

Parabéns também para ti!

Se ajudar, posso dar-te o exemplo do filho do meu chefe: o meu chefe é holandês, a mulher é polaca, e moram e tiveram o filho cá em Portugal. O miúdo tem 3 anos penso, e não só fala as 3 línguas além de Inglês, como já tem a capacidade de perceber que língua deve falar contigo. Esta capacidade das crianças em lidar com línguas é absolutamente surreal.

Chama-se cérebro vazio. Quando nós éramos putos fazíamos coleções de 400 ou 500 cromos e sabíamos exactamente os que tínhamos e os que não tínhamos. Hoje tenho que fazer listas em excel e mesmo assim engano-me.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 3 minutos:

Não stresses, isso fluirá naturalmente.

Tenho uma miúda na família com 2 anos com pai português, mãe italiana e que vive na Suiça. Na escola fala alemão, em casa fala português e italiano com os pais respetivamente.

Claro depois acaba por ter de ser meio avec, ele fala português mas mete uma ou outra palavra alemã pelo meio.

Pelo que li o recomendado é quando estão os 3 falarem a língua comum (que no teu caso presumo ser o inglês), e quando estão os país a sós com a criança falarem a língua materna respetivamente.

No início pode ter uma curva de aprendizagem maior pq é muita coisa para processar, mas a longo prazo há imensos benefícios para bilingues (que no teu caso até será triligue). Imagina na facilidade que essa criança terá em todas as línguas europeias ?

Citação de Jimpo, há 1 minuto:

Não sabia que tinhas sido pai. Parabéns man, espectáculo. 

Quanto à língua não te preocupes, são esponjas. Tenho um colega português na Suiça e ela é eslovaca. O puto com 8 anos fala português, francês, eslovaco e vai começar a aprender alemão. 

O importante é ires falando em casa aquelas coisas simples visto não o falares diretamente com a tua mulher. Depois é a intereçao com os avós nas férias, é importante ires de férias a Portugal porque presumo que ela seja Polaca e o polaco será mais natural de aprender. O inglês (tou a assumir as línguas) ela aprenderá com a vossa interacção. 

Citação de Tio Hans, Agora:

Não me parece problemático. Por aqui, estou a ponderar sinceramente meter a miúda numa escola internacional, a ver se a consigo tornar bilingue. É uma vantagem do caraças. Saí do colégio alemão no final do sexto ano, o meu alemão é macarrónico (só a pronúncia é boa) mas ainda hoje me vai valendo em termos profissionais. Os meus colegas que terminaram estão todos muito bem na vida.

Obrigado a todos pelo feedback, neste momento o que me assusta é não saber gerir as expectativas, não faço ideia em que idade devem conseguir lidar com as linguas

Eu tenho imensos amigos em situações parecidas com a minha e os resultados são "estranho"

Tenho um caso Francês/Inglês/Polaco e o miudo com 7 anos safa-se muito bem nas 3

Tenho um caso que é só Inglês/Polaco e a menina com 4 anos não se percebe um cu do que ela diz

Tenho medo que a minha menina fiquei para trás nos primeiros anos de escola por não ser expert na lingua que terá na escola 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 9 minutos:

Obrigado a todos pelo feedback, neste momento o que me assusta é não saber gerir as expectativas, não faço ideia em que idade devem conseguir lidar com as linguas

Eu tenho imensos amigos em situações parecidas com a minha e os resultados são "estranho"

Tenho um caso Francês/Inglês/Polaco e o miudo com 7 anos safa-se muito bem nas 3

Tenho um caso que é só Inglês/Polaco e a menina com 4 anos não se percebe um cu do que ela diz

Tenho medo que a minha menina fiquei para trás nos primeiros anos de escola por não ser expert na lingua que terá na escola 

Isso vai dos putos. Cada um é como é. A minha filha tem praticamente dois anos e não diz nada de jeito e o que diz, diz mal Não passa de mamã, papá, bu, bó, olá e uma onomatopeias. Conheço putos que com um ano já dizia um monte de coisas. Não te preocupes. A miúda vai passar imenso tempo na escola. Provavelmente, a língua que falará melhor será a que se falar na escola.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 26 minutos:

Mesmo que vá ficando para trás vai acabar por apanhar tudo mais tarde ou mais cedo. Tenho uma prima que foi para o Luxemburgo recém nascida e ao inicio custou mas para aí aos 6/7 talvez 8 mesmo já falava português, francês, alemão e já começava a arranhar o luxemburguês

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, Em 03/04/2021 at 17:32:

Mais um elemento ?

Muitos, parabéns! É dormir, agora tudo, para, quando vier, teres as baterias, bastante bem, carregadas.

Citação de a.lopes, há 1 hora:

Parabens Vaart!

3 línguas? O português do teu lado, o nigeriano da parte do pai e qual é a outra, só por curiosidade? :srverde:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 4 horas:

Parabens Vaart!

Parabéns pá! Fico feliz ao saber!

Conheço um caso em que é mãe portuguesa, pai dinamarquês, vivem em Espanha e falam inglês entre eles ? a miúda tem agora 8 anos e só não é completamente fluente no dinamarquês mas safa-se bem. (também ajuda o português e o espanhol serem similares, claro)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 9 horas:

Claro, queremos ter outro, mas este está mais complicado, do 1. filho mal começámos a tentar ela engravidou, agora já alguns meses que estamos a tentar e ainda nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kaz, há 49 minutos:

Claro, queremos ter outro, mas este está mais complicado, do 1. filho mal começámos a tentar ela engravidou, agora já alguns meses que estamos a tentar e ainda nada.

Para os papas recentes ( @Jimpo @Ego Sum @Tio Hans, mais alguem?) tem vontade de ter um segundo?

Eu sempre quis ter apenas um filho/a (sou fiho unico se isso interessa) e depois da menina....mais convencido estou em ter so 1 ? 

Editado por a.lopes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 26 minutos:

Para os papas recentes ( @Jimpo @Ego Sum @Tio Hans, mais alguem?) tem vontade de ter um segundo?

Eu sempre quis ter apenas um filho/a (sou fiho unico se isso interessa) e depois da menina....mais convencido estou em ter so 1 ? 

Se já tivesse a construção de casa acabada, era já no fim do ano. 

E gostava mesmo era de ter 3. Tenho até o sonho de adotar, ou se isso não der, de fazer de família de acolhimento. Mas com o tipo de trabalho que temos os dois será muito difícil, penso que para fazer isso um dos dois teria de estar mais por casa para poder estar perto. 

Mas sim, 2 de certeza. Veremos depois 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 9 minutos:

Definitivamente. O nosso plano até seria ir aos 3.

A experiência até agora foi relativamente tranquila. A bebé é fácil, dá noites tranquilas, não teve crises de cólicas, anda sempre sorridente, a introdução à alimentação e à creche foram fáceis, etc.

Acho que vai ser a experiência com o 2º que vai ditar se vamos ao 3º. Se for um pesadelo talvez pense duas vezes ?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostava de ter 5 mas vou ficar pelos 3, considero que mais é difícil hoje em dia.

A minha mulher nunca quis filhos, depois só queria 1 e o terceiro até foi mais iniciativa dela.

Até agora tem sido tudo fácil, tirando a alimentação, perco anos de vida a cada almoço/jantar. Isso e quando decidem implicar um com o outro.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado.

O @a.lopes já é pai? ?

Eles tiveram alta hoje e já estão em casa. O irmão mais velho teve uma reação boa e acho que a adaptação vai correr bem, mesmo que existam flutuações. 

Os miúdos têm uma neuroplasticidade incrível, por isso são autênticas esponjas a desenvolver novas aprendizagens. Pensem em vocês, à medida que vão envelhecendo, vão perdendo alguma facilidade em aprender coisas novas que saiam da vossa área de conforto. Isso é porque a vossa plasticidade é menor. Nos miúdos funciona ao contrário.

@Carson Wentz, o bebé já nasceu!

Editado por Vaart10

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns @Vaart10, muitas felicidades ❤️

Por aqui, para já, não faz parte dos planos. E na verdade, sempre falamos em ter dois mas ela agora está inclinada para não ter nenhum ??‍♂️

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...