Vaart10 Publicado 5 Abril 2021 (editado) Então, está focada na carreira? Btw, obrigado. Editado 5 Abril 2021 por Vaart10 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 6 Abril 2021 Eu creio que vou ficar por aqui, infelizmente. A minha mulher não lidou bem com o facto de ter uma criança, física e psicologicamente e não lhe posso pedir outro. Seria um egoísmo terrível da minha parte. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 6 Abril 2021 (editado) VIste a minha mensagem @Vaart10? Eu e a minha namorada temos o objectivo de num futuro (ainda longínquo) em ter apenas um filho. Bateu certo nas preferências de ambos. Ao ver os meus cunhados agora com 2 filhos, ainda mais certezas tenho disso. Editado 6 Abril 2021 por Almeno Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 6 Abril 2021 Citação de Almeno, há 1 minuto: VIste a minha mensagem @Vaart10? Aiiiii, olha que tu ainda és uma criança. Vamos lá ver. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 6 Abril 2021 Citação de Diogo_CFB, há 2 minutos: Aiiiii, olha que tu ainda és uma criança. Vamos lá ver. Então vê o edit ahah Ainda está longe, muito longe. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 6 Abril 2021 Citação de Vaart10, há 11 horas: Obrigado. O @a.lopes já é pai? ? Eles tiveram alta hoje e já estão em casa. O irmão mais velho teve uma reação boa e acho que a adaptação vai correr bem, mesmo que existam flutuações. Os miúdos têm uma neuroplasticidade incrível, por isso são autênticas esponjas a desenvolver novas aprendizagens. Pensem em vocês, à medida que vão envelhecendo, vão perdendo alguma facilidade em aprender coisas novas que saiam da vossa área de conforto. Isso é porque a vossa plasticidade é menor. Nos miúdos funciona ao contrário. @Carson Wentz, o bebé já nasceu! O modo como aprendem as conjugações verbais é um espanto. Aprendem num instante o modo regular e a aplicar aquilo a tudo, inventando palavras novas para caber dentro da regra. Fico mesmo impressionado. Compartilhar este post Link para o post
Immobile Publicado 6 Abril 2021 Citação de Vaart10, há 10 horas: Então, está focada na carreira? Btw, obrigado. Também. Mas não considera que está preparada, nem sabe se algum dia vai estar. Além disso, ela vê alguns exemplos negativos do processo de gravidez e generaliza. Por acaso não é um sonho meu ter um filho, mas gostava a médio prazo. Não sei como vamos resolver isto, caso ela não queira mesmo. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 6 Abril 2021 Citação de Almeno, há 5 minutos: VIste a minha mensagem @Vaart10? Eu e a minha namorada temos o objectivo de num futuro (ainda longínquo) em ter apenas um filho. Bateu certo nas preferências de ambos. Ao ver os meus cunhados agora com 2 filhos, ainda mais certezas tenho disso. Assim está melhor. ? E a tua "menina" é nortenha, cuida bem dela. Eu não tenho, nem terei, filhos, mas aqui tenho sempre um lado mais "paternal" hihihi Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 6 Abril 2021 Citação de Almeno, há 3 minutos: Podes sempre ser padrinho. E sou ? Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 6 Abril 2021 @Almeno, a mensagem que me enviaste para o telemóvel? Se foi essa, vi. Se não foi essa, não vi. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 6 Abril 2021 Citação de Tio Hans, há 1 hora: Eu creio que vou ficar por aqui, infelizmente. A minha mulher não lidou bem com o facto de ter uma criança, física e psicologicamente e não lhe posso pedir outro. Seria um egoísmo terrível da minha parte. A maternidade é um processo muito complexo para as mulheres, mesmo que sejamos pais presentes, para nós tudo parece mais fácil. Esta segunda gravidez foi muito difícil para ela, esteve nove meses em casa de baixa e teve de enfrentar um burnout detetado precocemente, porque o chefe dela, entre março e junho do ano passado, entendeu que ela devia trabalhar das 08h às 23h e que a podia incomodar a qualquer hora. Citação de trz, há 38 minutos: Também. Mas não considera que está preparada, nem sabe se algum dia vai estar. Além disso, ela vê alguns exemplos negativos do processo de gravidez e generaliza. Por acaso não é um sonho meu ter um filho, mas gostava a médio prazo. Não sei como vamos resolver isto, caso ela não queira mesmo. Nem todas as gravidezes são boas ou más, tudo depende do estado emocional das pessoas nesse momento e do contexto. Lá por ela ver esses processos negativos, não quer dizer que isso lhe vá acontecer. Sabes bem que esse fenómeno tem um nome em psicodinâmica. Citação de Almeno, há 3 minutos: Sim, foi essa ? Ainda não tive tempo de responder a ninguém. Mas, li tudo. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 6 Abril 2021 Estando neste momento apenas a planear o 1°, quão caro é ter um filho? É certo que ter um filho é uma manifestação de amor, mas não deixa de ser uma enormíssima responsabilidade. Gostaríamos de ter 2 ou 3 mas nunca avançaremos caso não tenhamos a certeza que lhes conseguiremos proporcionar uma vida minimamente confortável, por isso acho que devemos ficar mesmo só por 1. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 6 Abril 2021 Citação de Quan Chi, há 4 horas: Estando neste momento apenas a planear o 1°, quão caro é ter um filho? É certo que ter um filho é uma manifestação de amor, mas não deixa de ser uma enormíssima responsabilidade. Gostaríamos de ter 2 ou 3 mas nunca avançaremos caso não tenhamos a certeza que lhes conseguiremos proporcionar uma vida minimamente confortável, por isso acho que devemos ficar mesmo só por 1. Facilmente um ordenado mínimo mensal. Assim por alto: creche são logo uns 300-400€ (preços Porto). Parece que os metes a estudar numa universidade privada... alimentação roupa (por muita emprestada que tenhas é preciso sempre alguma coisa) fraldas farmácia (cremes, compressas, toalhitas, etc) coisas essenciais como carrinho, ovo, cadeira da papa, berço, etc Compartilhar este post Link para o post
Mwangaza Publicado 7 Abril 2021 Fiquei parvo com o preço das creches por acaso. Não tinha conhecimento dessa realidade e quando comecei a perguntar os valores coincidem com isso. Mas tendo em conta que não tenho apoio familiar vou ter de enveredar para isso. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 7 Abril 2021 Citação de Mwangaza, há 56 minutos: Fiquei parvo com o preço das creches por acaso. Não tinha conhecimento dessa realidade e quando comecei a perguntar os valores coincidem com isso. Mas tendo em conta que não tenho apoio familiar vou ter de enveredar para isso. Uma berçário tem que ter uma pessoa por cada 4 ou 5 bebés. Se não se paga 300 ou 400€ por mês, como é que se paga aos funcionários? Compartilhar este post Link para o post
Mwangaza Publicado 7 Abril 2021 Citação de Tio Hans, há 1 minuto: Uma berçário tem que ter uma pessoa por cada 4 ou 5 bebés. Se não se paga 300 ou 400€ por mês, como é que se paga aos funcionários? Eu não disse que era injusto. Só disse que fiquei chocado pois não conhecia a realidade. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 7 Abril 2021 Citação de Tio Hans, há 2 minutos: Uma berçário tem que ter uma pessoa por cada 4 ou 5 bebés. Se não se paga 300 ou 400€ por mês, como é que se paga aos funcionários? Aí há creches estatais? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 7 Abril 2021 Citação de smashing_pumpkin , Agora: Aí há creches estatais? Há IPSS com acordo com o Estado em que pagas consoante os rendimentos. Creches estatais não têm berçário. Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 7 Abril 2021 Citação de Vaart10, Em 05/04/2021 at 22:03: Obrigado. O @a.lopes já é pai? ? Não soubeste que o Marega foi pai? Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 7 Abril 2021 Citação de Tio Hans, há 4 minutos: Há IPSS com acordo com o Estado em que pagas consoante os rendimentos. Creches estatais não têm berçário. É que aqui na Madeira há creches estatais e creches com o tal acordo. Facilita imenso. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 7 Abril 2021 Citação de smashing_pumpkin , há 29 minutos: É que aqui na Madeira há creches estatais e creches com o tal acordo. Facilita imenso. Não duvido. Aqui, as que há, não são suficientes para as necessidades. Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 7 Abril 2021 Citação de Ego Sum, há 11 horas: Facilmente um ordenado mínimo mensal. Assim por alto: creche são logo uns 300-400€ (preços Porto). Parece que os metes a estudar numa universidade privada... alimentação roupa (por muita emprestada que tenhas é preciso sempre alguma coisa) fraldas farmácia (cremes, compressas, toalhitas, etc) coisas essenciais como carrinho, ovo, cadeira da papa, berço, etc E isso é só enquanto for bebé! Passada essa fase, não deixa de ser filho e precisar de dinheiro para comprar tabaco e cerveja! Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 7 Abril 2021 @Mwangaza faz contas a 600€ por mês, números redondos. Compartilhar este post Link para o post