Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[Guia] Hardware

Publicações recomendadas

Citação de Mica, há 21 horas:

Sim, é praticamente a mesma coisa.

O melhor para um AMD até é um bom kit 3200, idealmente CL14, mas custam muito mais e o ganho de performance é de 2 ou 3% a correr bem, por isso é esquecer. Tenho 2x8GB 3200MHz CL16 e estou muito satisfeito, mas também não te sei dizer a diferença que isso tem em relação ao meu PC antigo. A CPU e a GPU é que fazem realmente a diferença.

Achas que vale a pena meter um b550 em vez de b450? Supondo esse cpu, e um gpu tipo rx6800xt se nao forem completamente overpriced cá.

Pelo que vi, não.

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 1 hora:

Achas que vale a pena meter um b550 em vez de b450? Supondo esse cpu, e um gpu tipo rx6800xt se nao forem completamente overpriced cá.

Pelo que vi, não.

Pelo chipset em si, depende de quando planeias fazer um upgrade incremental à tua máquina. Deves comprar as coisas pelo que valem agora, claro, mas há determinadas caraterísticas que podem ser importantes para ti.

Eu comprei por um singular motivo: pretendo, dentro de 2/3 anos, despachar o meu SSD de 250GB da Samsung e comprar um bom SSD PCIe 4.0, caso o preço esteja em conta (o que não acontece agora). É passar de 500MB/s para 7GB/s em leitura e escrita.

Eventualmente poderei aproveitar para fazer um upgrade incremental à CPU, se valer a pena e não for dispendioso, mas isso é apenas um nice-to-have.

Pelo motivo que referi, paguei mais 30€ por uma board de média gama B550 comparado com uma board média gama B450. São 30€ que para mim foram justificáveis de se dar.

Provavelmente será também o meu último PC, vou ver o que posso fazer para o ter durante 10 anos ou mais, isto há uns anos atrás seria impossível mas acredito que agora é mais fácil (O meu i5 4670k era de 2014 e ainda dava uma boa perninha aqui). Por isso, supondo um hipotético cenário de max-out daqui a uns 6 ou 7 anos, espetar-lhe uma boa gráfica neste slot PCIe 4.0 (que o B450 não tem, só tem 3.0) e um Ryzen 7 5xxx vindo do ebay ainda deve dar para umas boas brincadeiras. Mas, mais uma vez, não foi por isso que o escolhi.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 21 minutos:

Pelo chipset em si, depende de quando planeias fazer um upgrade incremental à tua máquina. Deves comprar as coisas pelo que valem agora, claro, mas há determinadas caraterísticas que podem ser importantes para ti.

Eu comprei por um singular motivo: pretendo, dentro de 2/3 anos, despachar o meu SSD de 250GB da Samsung e comprar um bom SSD PCIe 4.0, caso o preço esteja em conta (o que não acontece agora). É passar de 500MB/s para 7GB/s em leitura e escrita.

Eventualmente poderei aproveitar para fazer um upgrade incremental à CPU, se valer a pena e não for dispendioso, mas isso é apenas um nice-to-have.

Pelo motivo que referi, paguei mais 30€ por uma board de média gama B550 comparado com uma board média gama B450. São 30€ que para mim foram justificáveis de se dar.

Provavelmente será também o meu último PC, vou ver o que posso fazer para o ter durante 10 anos ou mais, isto há uns anos atrás seria impossível mas acredito que agora é mais fácil (O meu i5 4670k era de 2014 e ainda dava uma boa perninha aqui). Por isso, supondo um hipotético cenário de max-out daqui a uns 6 ou 7 anos, espetar-lhe uma boa gráfica neste slot PCIe 4.0 (que o B450 não tem, só tem 3.0) e um Ryzen 7 5xxx vindo do ebay ainda deve dar para umas boas brincadeiras. Mas, mais uma vez, não foi por isso que o escolhi.

mas vais falecer ou assim?

Epa upgrades são praticamente nulos, vai mudar de entrada o cpu, ram vai ser ddr5 depois, nao me deixa grandes hipoteses de upgrades futuros, portanto ou a fazer uma coisa para durar uns anos bons. eu nao sei é como o 450 se vai portar com os novos cpus e gpus.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 21 minutos:

Epa upgrades são praticamente nulos, vai mudar de entrada o cpu, ram vai ser ddr5 depois, nao me deixa grandes hipoteses de upgrades futuros, portanto ou a fazer uma coisa para durar uns anos bons. eu nao sei é como o 450 se vai portar com os novos cpus e gpus.

Eventualmente. Mas espero que daqui a muito tempo 😁

É como disse, o mais importante será o SSD, o upgrade de 3.0 para 4.0 é muito grande e isso pesou um pouco na minha decisão. O facto de ser uma board com maior capacidade de upgrades a médio prazo é apenas um nice-to-have

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Eventualmente. Mas espero que daqui a muito tempo 😁

É como disse, o mais importante será o SSD, o upgrade de 3.0 para 4.0 é muito grande e isso pesou um pouco na minha decisão. O facto de ser uma board com maior capacidade de upgrades a médio prazo é apenas um nice-to-have

Tava aqui a ver, e parece que as b450 nao suportam a memoria partilhada. vou ter que cagar no wifi na board e subir para uma B550, provavelmente a Motherboard ATX Gigabyte B550 Aorus Elite.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 2 minutos:

Tava aqui a ver, e parece que as b450 nao suportam a memoria partilhada. vou ter que cagar no wifi na board e subir para uma B550, provavelmente a Motherboard ATX Gigabyte B550 Aorus Elite.

Consulta o melhor da área:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 5 minutos:

Eu gosto muito dos burns do Steve. 😁

É mais técnico que a maioria, mas não deixa nada por dizer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 33 minutos:

Não vou correr ram a mais de 4000, vai ser 3600, mas a V2 ja permite ate 4400. quanto o type-c, nem sei para que isso serve lol (mas a V2 traz). A pro sao logo mais 35€, não creio que justifique. Obrigado.

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post

Gamer Nexus é muito técnico e denso. A verdade é que por isso mesmo não consigo ver a maioria dos vídeos até ao fim. Por norma acabo mais confuso do que comecei quase. Então quando é sobre cpu's, cores, clock speed etc... Tanto número deixa-me meio perdido.

Canais do género que sigo Optimum Tech, Bitwit, Linus. Jarrrods Tech, TwoCents, MW Informática e Hat Rat. Acredito que para quem realmente esteja dentro da área a 100% e faço disso vida, canais como o Gamer Nexus acabam por ser muito melhores. Mas para um mero curioso como eu, coisas mais casual como Bitwit ou Optimum Tech cumprem bem.

A nível nacional aconselho mesmo Hat Rat. Sabe muito e dá um gosto enorme ouvi-lo falar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de vidz, há 4 minutos:

Gamer Nexus é muito técnico e denso. A verdade é que por isso mesmo não consigo ver a maioria dos vídeos até ao fim. Por norma acabo mais confuso do que comecei quase. Então quando é sobre cpu's, cores, clock speed etc... Tanto número deixa-me meio perdido.

Canais do género que sigo Optimum Tech, Bitwit, Linus. Jarrrods Tech, TwoCents, MW Informática e Hat Rat. Acredito que para quem realmente esteja dentro da área a 100% e faço disso vida, canais como o Gamer Nexus acabam por ser muito melhores. Mas para um mero curioso como eu, coisas mais casual como Bitwit ou Optimum Tech cumprem bem.

A nível nacional aconselho mesmo Hat Rat. Sabe muito e dá um gosto enorme ouvi-lo falar. 

Eu depois das horas que ja perdi na ultima semana a ver componentes e estudar specs, já consegui entender quase tudo, mas entendo-te perfeitamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de vidz, há 2 horas:

É um processo. Para curiosos como nós é mais fácil ver um Linus ou um Jay do que o Steve. Aos poucos começamos a perceber quase tudo os que os mainstream teckies dizem e muita da linguagem e gráficos que o Steve usa passa a ser mais perceptível... com uma data de pausas e replays. 😅

Os timestamps são muito úteis, though.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, não consigo ter essa noção. Eu já não suporto o Linus e até era dos que mais gostava no tempo do NCIX, agora vejo o Hardware Unboxed e o Gamers Nexus para estar a par das novidades

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 2 minutos:

Hardware Unboxed

Esse canal é um ótimo meio termo entre o mainstream e o hardteck. E também têm um site.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 9 horas:

Well, disco para um pciexpress 4.0 quando foram acessiveis de preço e estiverem perto do 7.8gbs de velocidade (para ja o mais rapido que vi foi o samsung evo pro que custa mais de 300€ e tem cerca de 6 de velocidade. Se apanhar promoção de um 3.0 de 500gb se calhar ate meto em vez do de 1TB, e depois mais tarde junto um 4.0 de 1TB. Só n fico com o que já tenho (sata) porque quero deixar o pc para os meus cotas e dá jeito ter um ssd para manter-se decente.

Pela altura que consiga comprar um ryzen 5 5600x e uma rx6800xt ou algo do genero, se calhar já há essa opção. Stocks vao tar todos f*didos indefinidamente. Se conseguir acho que até faço pre-order da sap nitro+ (talvez SE até), assumindo que não será mais de 750-800€. As saps costumam ser boas já desde que comprei a minha rx470 (que não é sap porque tava esgotada na altura).

Queria ter o pc pelo natal, mas só la para fevereiro tá visto, e é se correr bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Já consegui encomendar o 5600x após muito F5. Não faço ideia quando chegará, mas também não tenho mais peças ainda.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, Em 10/11/2020 at 19:13:

Já consegui encomendar o 5600x após muito F5. Não faço ideia quando chegará, mas também não tenho mais peças ainda.

Deve ser uma máquina do crl, eu ainda estou wtf com o meu 3600, imagino esse.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 2 minutos:

Deve ser uma máquina do crl, eu ainda estou wtf com o meu 3600, imagino esse.

pode ser que chegue um dia.

MB vou meter a asus b550-F gaming wifi, tem cashback de 25€, fica-me mais barata que a aorus pro e assim escuso de comprar adaptador bluetooth. Diz que o som e vrm também é melhor, deixa lá ver. Essa vou ter que comprar esta semana por causa do cashback. Até ver ta f*dido de promoções, mas pelo menos o ryzen ja traz cooler, não tava a contar com isso, sempre se poupa algum dado que nao tenciono fazer OC pelo menos agora, e dizem que o stock cooler é decente. Sou capaz é de aproveitar e meter mais umas ventoinhas na caixa, mas tenho de estudar isso melhor, a meter eram 2 na parte superior, já vi malta que usa aqueles radiadores ou o crl, que liga ao cpu, mas não entendo nada disso sequer. Acho que se meter é so ventoinhas e pronto. Tenho 2 na parte da frente a mandar para dentro, e uma na parte de tras a mandar para fora, as de cima seriam a mandar para dentro né?

Compartilhar este post

Link para o post

@lastdance E fonte sempre vais continuar com a que tens? Cuidado com as  💣. Mas acredito que se queres usar essa é porque sabes que é de confiança. Ainda assim nunca é de mais relembrar. 

Btw depois mete aí umas fotos da build finalizada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de vidz, há 5 minutos:

@lastdance E fonte sempre vais continuar com a que tens? Cuidado com as  💣. Mas acredito que se queres usar essa é porque sabes que é de confiança. Ainda assim nunca é de mais relembrar. 

Btw depois mete aí umas fotos da build finalizada.

se aguentar sim, é de 600W bronze deve dar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 3 horas:

pode ser que chegue um dia.

MB vou meter a asus b550-F gaming wifi, tem cashback de 25€, fica-me mais barata que a aorus pro e assim escuso de comprar adaptador bluetooth. Diz que o som e vrm também é melhor, deixa lá ver. Essa vou ter que comprar esta semana por causa do cashback. Até ver ta f*dido de promoções, mas pelo menos o ryzen ja traz cooler, não tava a contar com isso, sempre se poupa algum dado que nao tenciono fazer OC pelo menos agora, e dizem que o stock cooler é decente. Sou capaz é de aproveitar e meter mais umas ventoinhas na caixa, mas tenho de estudar isso melhor, a meter eram 2 na parte superior, já vi malta que usa aqueles radiadores ou o crl, que liga ao cpu, mas não entendo nada disso sequer. Acho que se meter é so ventoinhas e pronto. Tenho 2 na parte da frente a mandar para dentro, e uma na parte de tras a mandar para fora, as de cima seriam a mandar para dentro né?

mais cedo me queixasse, promoçao na b550-F gaming. Já mandei vir isso e ram, quando chegar o cpu ja devo poder montar uma coisa com as peças antigas (GPU, PSU, SSD).

Compartilhar este post

Link para o post

Pah, a 6800XT consome menos que a RTX3080 e bate-a em grande parte dos benchmarks DirectX12, para além de custar menos $50.

Nunca pensei que a AMD fizesse uma gráfica mais eficiente do que a nVidia, sempre foi o forte da equipa verde.

Não sei porquê mas estava à espera de um rape da AMD que naturalmente não aconteceu, mas tem mais valor. Mais vale comprar a 6800XT do que a RTX3080 e mais vale comprar a 6800 do que a RTX3070.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 6 minutos:

Pah, a 6800XT consome menos que a RTX3080 e bate-a em grande parte dos benchmarks DirectX12, para além de custar menos $50.

Nunca pensei que a AMD fizesse uma gráfica mais eficiente do que a nVidia, sempre foi o forte da equipa verde.

Não sei porquê mas estava à espera de um rape da AMD que naturalmente não aconteceu, mas tem mais valor. Mais vale comprar a 6800XT do que a RTX3080 e mais vale comprar a 6800 do que a RTX3070.

é possivel que as rx vao otimizando para o dx12 ou nao? Parecem-me com mais potencial que as nvidia, anyway nao ha stock de nenhuma lol.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 19 minutos:

é possivel que as rx vao otimizando para o dx12 ou nao? Parecem-me com mais potencial que as nvidia, anyway nao ha stock de nenhuma lol.

Historicamente a AMD manteve sempre um edge em DirectX12 e Vulkan. Isto, claro, para a mesma gama de preços. Já estive a ver alguns benchmarks da nVidia em DirectX11 e há casos em que a RTX3070 bate-se de frente com a 6800XT.

Quem vai comprar uma bomba destas, seja ela qual for, deve estar a pensar em jogar títulos deste ano e títulos que ainda não saíram, portanto o DirectX12 deve prevalecer. Para os títulos de 2019 para trás, erm..qualquer uma destas gráficas dá conta do recado e dá, portanto são um não-assunto.

Sim, stocks é um mito.

Compartilhar este post

Link para o post

Já começam aparecer nas lojas online as 6800 e 6800xt, 600-700€, deixa ver quando surgirem as mais "fortes", tipo nitro+, red devils, e assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...