Jimpo Publicado 19 Dezembro 2020 Ora bem, andei a ver videos no YouTube e decidi que quero alterar o meu disco HD do portátil para um SSD. No meio disto tudo pensei se não seria melhor, já que vou mexer nisto, alterar outras configurações. Que é que aconselham? De que loja mando vir? É um ASUS X555LNB i75500U @2.4GHz (vale a pena um upgrade)? 12gb ddr3 Que é que posso alterar mais sem gastar assim muito dinheiro? Obrigado desde já Compartilhar este post Link para o post
vidz Publicado 19 Dezembro 2020 Não precisas de mudar mais nada, imo. HDD para SSD já vais notar uma diferença enorme. Aproveita já que vais abrir o portátil e faz uma limpeza. Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 20 Dezembro 2020 (editado) Citação de Jimpo, há 9 horas: Ora bem, andei a ver videos no YouTube e decidi que quero alterar o meu disco HD do portátil para um SSD. No meio disto tudo pensei se não seria melhor, já que vou mexer nisto, alterar outras configurações. Que é que aconselham? De que loja mando vir? É um ASUS X555LNB i75500U @2.4GHz (vale a pena um upgrade)? 12gb ddr3 Que é que posso alterar mais sem gastar assim muito dinheiro? Obrigado desde já M2 2280 nmve? Ou é sata? Editado 20 Dezembro 2020 por Claudiojp Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 20 Dezembro 2020 É normal nesta altura as lojas não terem stock de nada? Gráficas então nem vê-las. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 20 Dezembro 2020 Citação de xicantonio, há 1 hora: É normal nesta altura as lojas não terem stock de nada? Gráficas então nem vê-las. Olhógajo! 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 20 Dezembro 2020 Citação de xicantonio, há 1 hora: É normal nesta altura as lojas não terem stock de nada? Gráficas então nem vê-las. E quê, nem a 5700XT? No boom do cryptomining foi pior, o pouco stock que havia estara hiper inflacionado. Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 20 Dezembro 2020 Citação de Mica, há 2 minutos: E quê, nem a 5700XT? No boom do cryptomining foi pior, o pouco stock que havia estara hiper inflacionado. A pcdiga só tem estas 3, as outras não têm stock (pcdiga e outras lojas) e algumas já foram retiradas do site tipo a red devil e powercolor. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 21 Dezembro 2020 (editado) Citação de Claudiojp, Em 20/12/2020 at 03:22: M2 2280 nmve? Ou é sata? Não percebi nada 😂 O que é que estás mesmo a perguntar? Edit:já percebi, mas acho que é SATA, porque é para substituir o que lá está. Citação de vidz, Em 19/12/2020 at 17:59: Não precisas de mudar mais nada, imo. HDD para SSD já vais notar uma diferença enorme. Aproveita já que vais abrir o portátil e faz uma limpeza. Chega então só mudar o HDD para um SSD? Qual aconselham? Editado 21 Dezembro 2020 por Jimpo Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 21 Dezembro 2020 Citação de Jimpo, há 2 horas: Não percebi nada 😂 O que é que estás mesmo a perguntar? Edit:já percebi, mas acho que é SATA, porque é para substituir o que lá está. Chega então só mudar o HDD para um SSD? Qual aconselham? Qual é o portátil? xD Quero ver se não tens um slot M2. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 21 Dezembro 2020 Citação de Claudiojp, há 1 hora: Qual é o portátil? xD Quero ver se não tens um slot M2. ASUS x555LNB Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 21 Dezembro 2020 f*da-se a motherboard veio com defeito, nao consigo ter internet por cabo, já me fartei de instalar drivers, ja falei com o suporte da asus. Vou mandar vir uma placa de rede de 15€, por agora estou com o telemovel a mandar net para o pc, não funciona assim tao mal, mas o meu telemovel tem problemas no connector, tenho de usar o do trabalho que não suporta 5ghz. Com o pessoal cheguei a sacar a 20MB/s, com este é tipo 3MB/s. Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 22 Dezembro 2020 Citação de lastdance, há 4 horas: f*da-se a motherboard veio com defeito, nao consigo ter internet por cabo, já me fartei de instalar drivers, ja falei com o suporte da asus. Vou mandar vir uma placa de rede de 15€, por agora estou com o telemovel a mandar net para o pc, não funciona assim tao mal, mas o meu telemovel tem problemas no connector, tenho de usar o do trabalho que não suporta 5ghz. Com o pessoal cheguei a sacar a 20MB/s, com este é tipo 3MB/s. Troca. Devolve. Não fiques com ela. Citação de Jimpo, há 6 horas: ASUS x555LNB Modelo completo? Não consegues saber se isso tem slot M2? Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 22 Dezembro 2020 Citação de Claudiojp, há 1 minuto: Troca. Devolve. Não fiques com ela. Modelo completo? Não consegues saber se isso tem slot M2? demasiado effort, se a peça de 15€ resolver, da-me menos trabalho, fica pouco mais caro, e não fico sem pc nas férias. Compartilhar este post Link para o post
vidz Publicado 22 Dezembro 2020 (editado) Thoughts? Dava-me muito jeito. Tenho o HDD de 1TB a 80% e não gosto de ter mais coisas no SSD de 250GB além do Windows. Isto com entrega gratuito parece ser muito bom. EDIT: Sinceramente a única coisa que ainda não me fez comprar um ssd é o trabalho que vou ter a passar tudo de um disco para outro 😅 @Jimpo Não me estava a lembrar mas pode ser uma opção interessante para ti. Editado 22 Dezembro 2020 por vidz 1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 22 Dezembro 2020 Citação de Claudiojp, há 10 horas: Modelo completo? Não consegues saber se isso tem slot M2? 99.9% que te estou a dizer o modelo completo. Aqui na base do portátil o que diz é Model: x555L Por isso o NB acho que é o resto que falta 😁 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 22 Dezembro 2020 (editado) Citação de vidz, há 8 horas: Thoughts? Dava-me muito jeito. Tenho o HDD de 1TB a 80% e não gosto de ter mais coisas no SSD de 250GB além do Windows. Isto com entrega gratuito parece ser muito bom. EDIT: Sinceramente a única coisa que ainda não me fez comprar um ssd é o trabalho que vou ter a passar tudo de um disco para outro 😅 Isso deve dar uns 80€, sim é um excelente preço, mas aqui em PT já se arranja por menos de 100€ e a tendência para 2021 será para continuar a descer. Se há hardware que vai ter muito stock mesmo nestes tempos loucos são os SSDs, pelo menos pelas minhas previsões. É daquelas cenas que se quiseres esperar, só tens a ganhar, se quiseres comprar agora, hey, 80€ por 1TB tem muito muito valor, mesmo. Citação de Jimpo, há 5 horas: 99.9% que te estou a dizer o modelo completo. Aqui na base do portátil o que diz é Model: x555L Por isso o NB acho que é o resto que falta 😁 Quase que aposto as jóias, carro e a casa em como não tem M2, só SSD SATA3. Eu tive o X552L, é um modelo muito parecido, e as caraterísticas no interior são similares. Editado 22 Dezembro 2020 por Mica 1 Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 22 Dezembro 2020 Não consegui encontrar se tem M2. Pá se é sata, compra esse Crucial que está aí em cima. Mais barato que os que encontrei aqui na tuga Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 27 Dezembro 2020 afinal a board nao vinha f*dida, eu é qe tenho um switch que ta a dar bottleneck a 100mbps e o router da 100+, entao aquilo devia fazer um ack qualquer em auto-negotiate e metia a velocidade como sendo 100+. tive que forçar no device manager e ficou a dar, contudo tenho net mais lenta do que por wireless, e nao sei o que vou fazer. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 27 Dezembro 2020 Citação de lastdance, há 5 horas: afinal a board nao vinha f*dida, eu é qe tenho um switch que ta a dar bottleneck a 100mbps e o router da 100+, entao aquilo devia fazer um ack qualquer em auto-negotiate e metia a velocidade como sendo 100+. tive que forçar no device manager e ficou a dar, contudo tenho net mais lenta do que por wireless, e nao sei o que vou fazer. Comprar um switch que não bloqueie a 100mbps? https://www.pcdiga.com/switch-tp-link-5-portas-10-100-1000mbps-v6-0-tl-sg1005d?search=switch Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 27 Dezembro 2020 Citação de toze2, há 9 horas: Comprar um switch que não bloqueie a 100mbps? https://www.pcdiga.com/switch-tp-link-5-portas-10-100-1000mbps-v6-0-tl-sg1005d?search=switch acho que tem de ser de 8 porque aquele é o que manda os cabos para as varias divisões, pelas paredes, nao faço ideia como mudar isso, porque os cabos nao têm o encaixe e nao sei mexer com isso. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 27 Dezembro 2020 Citação de lastdance, há 1 hora: acho que tem de ser de 8 porque aquele é o que manda os cabos para as varias divisões, pelas paredes, nao faço ideia como mudar isso, porque os cabos nao têm o encaixe e nao sei mexer com isso. Não têm encaixe? Isso é estranho. Vê lá é se os cabos não são de 100mbps também.. A Vodafone o cabo que me passou do router para a box era capped a 100mbps. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 27 Dezembro 2020 (editado) Citação de toze2, há 4 horas: Não têm encaixe? Isso é estranho. Vê lá é se os cabos não são de 100mbps também.. A Vodafone o cabo que me passou do router para a box era capped a 100mbps. esses nao sei, nao consigo testar pela falta de encaixe lol. os outros estão todos ok. tive a estudar isso, o que eu tenho parece que é um patch panel. provavelmente é "só" curtos os cabos de lá, meter cabeças rj45 em cada um e ligar a um switch. A menos que me esteja a escapar alguma coisa tenho que validar se é o pp que ta a dar bottleneck, nao me pareceu estar divido para telefone tambem, portant opode ser mesmo o equipamento, ou os cabos internos. f*da-se se for os cabos internos vai dar uma trabalheira ridicula para mudar isto, parece-me. Editado 28 Dezembro 2020 por lastdance Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 29 Dezembro 2020 É o seguinte, tenho a motherboard B550-A Pro e a ram é G.Skill Ripjaws 3200MHz, quando vou à bios aparece current dram frequency 2133MHZ e ddr speed 2133MHz Eu já estive a ver que tenho de alterar e isto é a minha bios (MSI click bios 5) Onde diz DRAM frequency estava Auto e meti 3200 como está na imagem e obviamente correu mal, ecrã preto, tira gráfica, tira pilha da board, volta a montar tudo, tentei uma segunda vez pelo A-XMP profile 1 e aconteceu o mesmo. Alguém sabe brincar com isto? Já estive a ver e supostamente é tudo compatível Compartilhar este post Link para o post
vidz Publicado 30 Dezembro 2020 Quão importante é a VRAM numa gpu? Li uns rumores que a 3060 sai em breve e vai ter 20GB de VRAM. Não é estranho, contando que a 3060ti e a 3070 têm 8GB? Para quem está interessado numa 3060ti é um fator justificativo para ponderar e esperar? @Mica Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 30 Dezembro 2020 Penso que leste mal, quem vem com 20GB é a 3080Ti Quanto à VRAM, normalmente as gráficas já vem com uma quantidade adequada, mas pode ser um problema em resoluções altas. 8GB parece-me bom qb para 1080p e 1440p, mas curto para 4K. 12GB ou 16GB é o sweetspot para 4K. 20GB é um bocado try hard, penso eu. Isto teve alguma importância há uns anos com a GTX1060. Havia a versão de 3GB e a versão de 6GB, para quem jogava até 1080p safava-se na boa com a de 3GB, mas com gráficos no máximo ou resoluções acima de 1080p a versão de 6GB era muito superior e valia na boa os 50€ a mais que custava. Compartilhar este post Link para o post