Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Che

[Benfica] Futebol

Publicações recomendadas

Não quis? Como sabes? Achavas que ele devia ter vindo a público mostrar-se descontente com o plantel? O Maxi foi só o nosso melhor jogador antes do Jesus entrar e apesar de não sobressair quando ele entrou, pelo menos no 1º ano jogou muito. Pode ter enterrado atrás, mas compensava e muito a atacar.

Então porque é que não estamos a jogar com o Emerson? É o JJ que constrói o plantel ou não?

Não tem grandes alternativas no banco, mas o Maicon é bem melhor que o Jardel, cumpre bem à direita e dá para o Mangala encostar à esquerda. Tem 2 centro-campistas, 1 dos quais 90% dos Benfiquistas trocavam por qualquer um dos nossos no inicio da época. Na frente é que não tendo grandes alternativas, têm um gajo que desbloqueou 2 dos mais importantes jogos da época e ainda se foram reforçar em Janeiro com 2 jogadores que chegaram a ser importantes nuns quantos jogos.

Duvido que o Vieira lhe tenha impingido o Melga como lateral esquerdo, ele que nunca tinha jogado nessa posição. Com a mais que esperada venda do Emerson só tínhamos à disposição um lateral esquerdo, que era o Luisinho e que nem sequer tinha tido grande destaque no clube anterior. Parece-me bastante evidente que, pelo menos no caso do Melga, é mais que óbvio que foi uma aposta pessoal do JJ, e se não se tivesse arranjado um brinquedo novo o Vieira ter-lhe-ia arranjado outra solução. Se seria a solução indicada é que já são outros quinhentos.

O Maxi jogou muito antes do JJ e ficou-se por aí. Jogou muito na primeira época do JJ nos últimos 10(?) jogos da época, nos outros 30/40 espelhou-se entre a mediania e o mau.

Em relação à forma como ele "inventou" o meio campo não tenho nada a apontar e atribuo-lhe o mérito por isso. Não foi o JJ que disse que o Emerson lhe agradava e que não percebia os adeptos e que a direção se viu pressionada a vendê-lo?

Do meio campo defensivo para trás eles têm melhores alternativas, em extremos e avançados ganhamos nós, sendo que até nos damos ao luxo de dispensar um ou outro!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O Porto tem um onze bem mais forte. O Benfica tem mais algumas opções. Caso o Porto tivesse ficado nas competições europeias mais tempo, acredito que não tivesse acontecido o que aconteceu.

Acho que isso é uma opinião pessoal. Da mesma maneira que sempre haverá opinião pessoal no que toca ao melhor futebol apresentado, uns dizem que foi o do Benfica, outros dizem que foi o do Porto. O Benfica tem o melhor central do campeonato (Garay), o melhor jogador do campeonato (Matic), os melhores extremos (Salvio e Gaitan) e uma dupla de avançados que qualquer um gostaria de ter. O Porto tem o melhor guarda-redes (Hélton), tem o melhor lateral esquerdo (Alex Sandro), tem o Moutinho, o James e o Jackson. Eu não trocava o plantel do Benfica pelo plantel do Porto, só lá ia buscar dois jogadores, o Alex Sandro e o Moutinho.

Compartilhar este post

Link para o post

4M€/ano + 1M€ se ganhar o campeonato + 500m€ pelas competições europeias. Isto é surreal, continuará a ganhar o mesmo e ainda tem hipóteses de arrecadar uma quantia mais avultada. Como disse anteriormente, a manter-se o treinador atual, devia-se baixar o ordenado e compensar essa redução com um aumento dos prémios. Porém, fez-se o contrário, manteve-se a verba de vencimento e estipularam-se prémios elevados. Se não conquistarmos nada na vindoura época, quem vai lucrar com tudo isto é o Jesus. É uma situação de win-win para ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha prometido a mim mesmo fazer uma hibernaça do SLB e da defesa do JJ, mas é mais forte que eu...

Melgarejo foi uma aposta pessoal que ninguem pode dizer uqe falhou, o jogador no final da epoca ficiscamente estoirou, e nao jogou nos ultimos jogos.

O Artur foi uma aposta do SLB, nao do treinador.

O Maxi teve uma má epoca, mas dai a dizer uqe nunca fez uma boa epoca com o JJ mas tem lugar cativo, alias, tao cativo que o André Almeida fartou se de fazer minutos.

E de onde eu venho, todos os jogadores que jogam sao apostas pessoais do treinador, nao do tratador de relva, mas lá éstá, o odio só nos deixa ver as que (na nossa opiniao toldada pela emoçao) falham...

Fala do Matic, do Enzo a Mc, do Andre Almeida, da evoluçao do Gaitan de uma epoca para outra, dele a jogar no meio...

A aposta no melga falhou. O Melga sempre revelou ser limitado e as suas debilidades só ficaram mais expostas quando o Benfica perdeu o domínio sobre os adversários.

Mas é para manter, não é? E essa decisão está nas mãos do JJ, ou não? Ainda por cima o Vieira que gosta tanto de arranjar bodes expiatórios, era só o JJ pedir-lhe para empandeirar o Artur que ele nem hesitava. Mas vai continuar! E se o Artur voltar a falhar nos momentos chave na próxima época, será que nesse caso já se pode imputar as culpas ao JJ?

Depois também há os jogadores que se revelaram fiascos mas talvez a adoração pelo treinador seja capaz de toldar a visão. Reconhece-lho mérito na evolução de todos os jogadores. Aliás, se há coisa que não lhe tenho a apontar é isso mesmo. Mas para mim não é suficiente..

Editado por Andrea Pirlo

Compartilhar este post

Link para o post

@João Pedro

Mas o onze do Porto é muito mais nivelado por cima. Na máxima força o ponto fraco daquela equipa é o Danilo. O Benfica tem o Melgarejo que não serve, tem o Maxi que, neste nível, é pior que a fome e o Artur que compromete quando não pode. Depois tens um meio-campo a dois, que naturalmente pede mais dos jogadores do que um a três, sem teres uma única opção presente. Em número até tens mais que o Porto (Gomes, Martins, Aimar e Roderick se contares com ele). Mas na prática o Porto tem o Defour que pode jogar por qualquer um apesar de ser melhor a 6, enquanto que tu...

No todo, acho o onze mais forte e acho que, mais do que ser mais forte, encaixa melhor nas pretensões do treinador.

Compartilhar este post

Link para o post

O Porto tem um onze bem mais forte. O Benfica tem mais algumas opções. Caso o Porto tivesse ficado nas competições europeias mais tempo, acredito que não tivesse acontecido o que aconteceu.

Ora aí está uma valente razão para o sucedido. 11 inicial do Porto mais forte que o do Benfica (no geral) e 1 jogo por semana na reta final do campeonato.

Compartilhar este post

Link para o post

Só a constatação de dados nada mais:

Curioso esta época fizemos mais pontos para o campeonato, perdemos menos um jogo. Fomos duas finais e ficamos pelas meias na taça da liga.

Compartilhar este post

Link para o post

Duvido que o Vieira lhe tenha impingido o Melga como lateral esquerdo, ele que nunca tinha jogado nessa posição. Com a mais que esperada venda do Emerson só tínhamos à disposição um lateral esquerdo, que era o Luisinho e que nem sequer tinha tido grande destaque no clube anterior. Parece-me bastante evidente que, pelo menos no caso do Melga, é mais que óbvio que foi uma aposta pessoal do JJ, e se não se tivesse arranjado um brinquedo novo o Vieira ter-lhe-ia arranjado outra solução. Se seria a solução indicada é que já são outros quinhentos.

O Maxi jogou muito antes do JJ e ficou-se por aí. Jogou muito na primeira época do JJ nos últimos 10(?) jogos da época, nos outros 30/40 espelhou-se entre a mediania e o mau.

Em relação à forma como ele "inventou" o meio campo não tenho nada a apontar e atribuo-lhe o mérito por isso. Não foi o JJ que disse que o Emerson lhe agradava e que não percebia os adeptos e que a direção se viu pressionada a vendê-lo?

Do meio campo defensivo para trás eles têm melhores alternativas, em extremos e avançados ganhamos nós, sendo que até nos damos ao luxo de dispensar um ou outro!

Eu acho que o Vieira começou a ver os jogos de pré época e fez mais uma excelente decisão do ponto de vista financeiro. Não acho que o Melgarejo seja grande aposta pessoal. Simplesmente a alternativa era o Luisinho.

Sobre o Maxi, não digo nada que não vale a pena. Não sei se o JJ disse isso do Emerson, mas acho que pelo menos aquecia melhor o banco do que o Luisinho.

Temos melhores alternativas em posições que no esquema deles são 3 jogadores. Sendo que dos titulares 1 é o melhor marcador do campeonato e outro foi vendido por 45M :mrgreen: .

E sobre a dispensa de jogadores, porque será que o JJ disse "o benfica não fica mais forte depois de Janeiro" ou parecido? De certeza que não ficou contente com isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é o vencimento anual mais elevado do plantel do Benfica?

Compartilhar este post

Link para o post

A segunda e a terceira época não têm assim uma diferença assim tão grandes das épocas do Quique e do Fernando Santos respectivamente. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém se vai iludir, nem mesmo aqueles que estavam a favor do JJ e acho que é o melhor que fazemos, mas isso a mim nao me tira confiança de que iremos fazer mais uma boa época. Estou a gostar dos reforços e se acertarmos com a defesa entao ficarei ainda mais confiante.

A ilusão vai depender de como correr a época. Se correr perto de como correu esta, as ilusões vão-se formar novamente na cabeça de muita gente. E isso é normal e saudável, até. Eu defendo que sem ilusão nenhum clube pode ter sucesso, porque sem o apoio dos adeptos iludidos o clube reduz-se a pouco.

Eu falei por mim, que apenas vou apoiar os homens que nesta época que finda fizeram de tudo para merecer todo a minha paixão benfiquista. Mas só por eles.

Compartilhar este post

Link para o post

A ilusão vai depender de como correr a época. Se correr perto de como correu esta, as ilusões vão-se formar novamente na cabeça de muita gente. E isso é normal e saudável, até. Eu defendo que sem ilusão nenhum clube pode ter sucesso, porque sem o apoio dos adeptos iludidos o clube reduz-se a pouco.

Eu falei por mim, que apenas vou apoiar os homens que nesta época que finda fizeram de tudo para merecer todo a minha paixão benfiquista. Mas só por eles.

É claro que sim e nisso estamos completamente de acordo. Discordamos apenas na questão do treinador. Se conseguirmos reforçar a defesa como todos nós pretendemos e com mais um ou outro jogador de valor, ficamos com o plantel equilibrado e com soluções no banco e isso irá fazer toda a diferença no decorrer da época e na sua reta final. De resto temos um treinador com grande capacidade e lá está é a nossa grande diferença de opinião.

Editado por JonasThern

Compartilhar este post

Link para o post

É claro que sim e nisso estamos completamente de acordo. Discordamos apenas na questão do treinador. Se conseguirmos reforçar a defesa como todos nós pretendemos e com mais um ou outro jogador de valor, ficamos com o plantel equilibrado e com soluções no banco e isso irá fazer toda a diferença no decorrer da época e na sua reta final. De resto temos um treinador com grande capacidade e lá está é a nossa grande diferença de opinião.

O nosso diferendo não está na capacidade do Jesus como treinador. Ambos acordamos que é muito bom. Eu simplesmente não acredito que ele ainda sirva as pretensões do Benfica, como clube que se quer vencedor. Repara, no seguimento do que disse o perep e da tua resposta ao seu post(o qual eu subscrevo inteiramente como, aliás, não podia deixar de fazer, pois digo o mesmo há já algum tempo), tu defendes que acabou por suceder o normal, que foi a vitória do mais forte. Eu compreendo, mas a beleza do futebol é precisamente que nem sempre as coisas são tão lineares. Como disse o P_KoR, o JJ até fez muito com o que tinha. E eu concordo! Acrescento, inclusive, que ele esteve perto de fazer um milagre! Esteve perto, reforço. É normal que os mais fortes vençam; não é assim tão normal que os vencedores improváveis morram na praia quando têm tudo para concretizar o sonho. Não estamos a falar da final da UCL contra a equipa mais forte da atualidade. Ou ainda de um campeonato com a mesma equipa. Nós não somos o Dortmund e nem o FCP é o Bayern ou o Chelsea, pelo que as comparações não interessam. O que interessa é que perdemos um campeonato a favor de uma equipa que nunca nos foi claramente superior. O que interessa é que perdemos uma final europeia contra uma uma equipa à qual poucos esperavam que nos conseguissemos impôr. O que interessa é que nem tentamos entrar para ganhar o jogo contra uma equipa claramente ao nosso alcance.

Podes dizer que tudo se resume ao fator sorte. Eu digo que isso é azar a mais e falta de sentido crítico. Há motivos reais para explicar o que aconteceu nesses jogos. Para quem os viu, foi claro que no relvado não estiveram em disputa o LFV, o Carraça ou Domingos Soares Oliveira. Estiveram os jogadores e a equipa técnica, liderada pelo Jesus. Também me pareceu evidente que os jogadores deram tudo em campo no Dragão e na Holanda- no Jamor já não tinham condições para se atreverem a tentar ganhar fosse o que fosse. Sobra o treinador e as suas decisões. E sobre essas eu não vou falar, que já são mais que sabidas. Vou apenas dizer que, para mim e para aquilo que eu desejo para o meu Benfica, foram decisões de quem não arrisca ganhar, porque tem medo de perder. Foram decisões sem um pingo de confiança, sem um rasgo de génio e sem qualquer ousadia e audácia. No fundo, foram decisões de um derrotado à priori.

E é este treinador que eu não quero a decidir o futuro do meu clube. Da mesma forma que o LFV já há muito que ultrapassou o seu ciclo de utilidade, também o JJ fechou o seu no Jamor. A confiança que eu tenho nele e na sua capacidade de vencer é zero. Sei que ele irá continuar a mostrar-nos um futebol atrativo e a evoluir jogadores fenomenais. E também sei que isso não irá servir para nada. Porque não é o nosso estilo de jogo que me dá felicidade. Não são as vendas milionárias que me fazem chorar de orgulho. São as vitórias épicas e os títulos arrancados com sangue e suor, com dignidade e brio, com paixão e fúria. Isso é que me alimenta o benfiquismo! O resto são acessórios...

Assim, para encerrarmos esta conversa de uma vez por todas, o JJ é um treinador muito bom. Só não é o treinador que precisamos neste momento.

Editado por Derlis Gonzalez

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se posso colocar isto aqui, mas curto bué esta sweat :heart:

LJSLB03594_SLB_SWEAT_ENCARNADA_COM_APLICACAO_1904_1.jpg?w=-1

LJSLB03594_SLB_SWEAT_VERMELHA_1904_SL_BENFICA_5.jpg?w=-1

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a primeira jornada onde podem haver clássicos? Prevejo um jogo com o Porto bem cedo.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a primeira jornada onde podem haver clássicos? Prevejo um jogo com o Porto bem cedo.

Só depois da 5ª, acho.

Compartilhar este post

Link para o post

era despachar logo a ida ao Dragão e a Braga, se possível...

Compartilhar este post

Link para o post

Nas ultimas para ser decidido em casa de um outra vez.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta discussão sobre o JJ é realmente interessante. Li o post do Derliz com atenção e nas coisas que ele mais critica, eu estou em crer que foram vários fatores que levaram a que tivéssemos tido um final de época infeliz e deles o fator azar tem de estar inserido, isto para quem acredita no fator sorte ou azar no futebol. Um golo marcado aos 93m num remate em que de 100 faz um golo, para mim é sorte, ou como por vezes se costuma dizer "bateu bem no pé". Posso enumerar outros fatores, como o facto de não termos um plantel com opções válidas, capazes de serem soluções para uma rotatividade sem perca de rendimento do plantel, como por exemplo o facto de o Porto ter feito uma reta final de campeonato a jogar 1x por semana ao passo que nós jogávamos praticamente de 3 em 3 dias e jogos de extremo desgaste físico, ou o facto de os papagaios do costume (Vieira e João Gabriel) virem para os órgãos de comunicação social mandar postas de pescada sem sentido de oportunidade, etc. Tudo isto junto para mim foram fatores determinantes para o fracasso da reta final e não propriamente o treinador ter medo de arriscar ou simplesmente não ter cultura de vitória e ser um treinador perdedor. O jogo em casa contra o Estoril, nos 10m iniciais se bem me recordo tivemos duas ou três oportunidades de golo que facilmente resolviam o jogo e acabamos com uma paragem cerebral autêntica do Carlos Martins. Contra o Porto tivemos o jogo controlado e que me lembre o Porto não criou qualquer oportunidade de golo e a partir dos 70 e poucos minutos quando entra o Liedson, então aí ficamos com o jogo dominado no meio campo e era uma questão de gerir. Concordo com a abordagem, não éramos obrigados a ganhar ao passo que eles sim. O Porto em casa é uma equipa super forte, para o campeonato já nem sei à quanto tempo não perde em casa e para as competições Europeias é rara a equipa que lá vai ganhar. Para quê o Benfica arriscar ganhar lá? Isto não faz de mim ou do treinador JJ, duas pessoas perdedoras ou com medo de perder, simplesmente há várias maneiras de abordar os jogos. Contra o Chelsea, mais um jogo em que o Benfica foi superior, esse jogo então foi por demais evidente o nosso domínio contra uma das melhores equipas da Europa e o na altura Campeão Europeu. Perdemos uma vez mais nos descontos, num lance em que falhou a marcação desde o Enzo, ao André Almeida e acabando no Jardel. Finalmente na final da Taça de Portugal, um jogo onde a equipa acusou uma vez mais o extremo cansaço e nem os jogadores com melhor rendimento durante toda a época estiveram no relvado. Foi uma exibição muito cinzenta com a maior parte dos jogadores completamente ausentes do jogo. Substituímos o Cardozo e reforçamos o meio campo e isto por si só quer dizer que tínhamos medo de perder? Eu acho que não, não é por jogarmos com 1, 2 ou 10 avançados que iremos marcar mais ou menos golos. Mais uma vez com o jogo completamente controlado, sofremos o empate num lance em que o Artur não aliviou bem a bola e o golo está fora de jogo e sofremos depois o segundo golo em mais um lance que eu considero de puro azar em que a bola ressalta no Luisão e engana o Artur e já numa altura em que a equipa estava completamente desacreditada.

Concluo por isso que não temos um treinador medroso ou com falta de cultura de vitória ou simplesmente perdedor por tudo o que enumerei em cima. Acredito que temos sim um treinador que transformou o Benfica nestes últimos 4 anos para uma equipa vencedora, respeitada, temida e que atualmente está no Top10 da Europa e que se forem feitas as coisas como deve de ser em termos de plantel e organizativas que podemos ser já campeões 2013/2014.

Compartilhar este post

Link para o post

A equipa foi mais forte que todos os fatores negativos que enumeraste. Daí ter conseguido chegar às decisões. Para mim, claudicou porque o treinador não teve a audácia dos grandes treinadores. Para ti, foi azar.

Para mim, azar é quando a bola bate no poste, ressalta na cabeça do redes e entra. Para ti, é quando a equipa se desconcentra sucessivamente nas piores alturas possíveis.

Para ti, a explicação para a equipa falhar nos momentos importantes está em tudo e em todos, menos no Jesus. Para mim, apesar do mérito de chegarmos aos momentos de decisão ser todo dele, só ele guarda a explicação para este desastre.

Para ti, ser vencedor é ganhar um campeonato em 4 anos e perder finais importantes. Para mim, isso é ser um derrotado.

Estamos esclarecidos. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

2 coisas, o João Pedro disse que tinhamos o melhor central do campeonato (Garay). Eu até era capaz de concordar com ele, até porque gosto muito do Garay, o homem espalha classe e é de um nivel superior ao nosso campeonato, mas não consigo dizer que neste momento, preferia ter o Garay ao Mangala.

2º, o Andrea Pirlo falou que a aposta no Melga falhou. Então vamos ver, o Melgarejo, começou mal a DE, foi melhorando e na altura de Dezembro já era visto como competente, pelo menos não comprometia. De Dezembro até a +/- 1 mês do fim do campeonato era um lateral excelente, até foi graças a ele que saimos de Leverkusen com a vitória, naquele corte mesmo no fim do jogo, em que o puto ficou com um sorriso de orelha a orelha. Choveram prayers para ele. Agora no fim da época rompeu, começou a fazer jogos maus em termos ofensivos, deixando de apoiar a ala, ou quando o fazia, a deixar buracos atrás (Newcastle). A verdade é que nos jogos em que ele não tentava apoiar a ala ele não comprometia atrás, mas ele é um puto, tenta sempre dar o máximo e não controla o seu esforço, algo que devia de ser trabalhado pelo Jesus, pois nem todos os jogadores têm esta capacidade. Acabou a época tão mal fisicamente que deixou de ser aposta. Agora será devido ao fim de época o Melgarejo foi uma aposta falhada ? Na minha opinião não, nem foi por ele que não limpámos as 3 frentes.

Edit: Não estou a dizer que o Melgarejo é um DE para o Benfica. Estou apenas a dizer que não foi uma aposta falhada e que não merece tantas criticas como as que lhe fazem

Editado por paladino77

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...