Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghelthon

Tópico Oficial de Linux & Software open source

Publicações recomendadas

Mica, andei a tentar instalar o Origin (para o FIFA 14) seguindo um tutorial do youtube mas não consegui. Sabes alguma coisa disso?

Compartilhar este post

Link para o post

Mica, tenho aqui uma partição com 140Gb dos quais 97Gb estão livres. Se criar uma nova partição a partir desse espaço livre com 50Gb, ficando 15Gb para a "/", 33 para a "/home" e 2 para a swap achas que corre sem problemas? Eu também não vou encher isto com tralha, vou só fazer aquilo que indicaste no teu post para me ambientar ao eOS e ao linux para ver se vale a pena mete-lo no portátil.

Compartilhar este post

Link para o post

Tira 5GB ao /home para meter na /, para te assegurares que a longo prazo o Sistema Operativo tem sempre espaço para os seus packages e ficheiros temporários. Eu diria que 20GB seriam suficientes, e 28GB para a /home também não me parece mal, especialmente porque poderás aceder à partição que tens atualmente através do Linux. Ou seja, se um dia ficares com tudo cheio, ainda podes meter qualquer coisa na que tens atualmente com o Windows, o Linux suporta NTFS e consegue aceder a elas na boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Porreiro. Sendo assim vou instala-lo aqui e ver se vale a pena instalar tb no portátil.

Obrigado!

EDIT: Tendo 97Gb livres o Windows só me deixa reduzir a part. C em 30Gb.

Hzapf9x.png

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Fix double Google Chrome icon in Plank

If you’ve got a fresh installation of elementary OS and you already installed Google Chrome you might notice that Chrome icons shows up twice on Plank dock. You can fix this easily.

In Terminal, type:

sudo scratch-text-editor /usr/share/applications/google-chrome.desktop

Inside you can see 3 sections like “[Desktop Entry]”, under each add a following line

StartupWMClass=Google-chrome-stable

Then close Chrome, remove icon fron Plank and restart Chrome. Then re-lock icon.

Acho que dificilmente vou ser o único com este bug, portanto, aí está a solução.

Compartilhar este post

Link para o post

Porreiro. Sendo assim vou instala-lo aqui e ver se vale a pena instalar tb no portátil.

Obrigado!

EDIT: Tendo 97Gb livres o Windows só me deixa reduzir a part. C em 30Gb.

Hzapf9x.png

Se só dá 30GB mais vale nem criar a partição /home, crias apenas a swap (obrigatória em qualquer cenário) e a / (igualmente obrigatória). A tua home irá automáticamente para a partição com o ponto de montagem /. Recomendo isto porque senão vais andar a criar duas partições muito pequenas e podes ter problemas de espaço no futuro. 30GB ainda dá para teres uma experiência minimamente confortável no Linux, mas se começas a instalar muitos programas cedo ficas sem espaço, daí eu recomendar 40GB. E sim, eu sei que não podes ter os 40GB :)

Fazes assim, vídeos, músicas, jogos, etc., metes na partição do Windows, uma vez que podes aceder a ela através do Linux.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive que instalar uma ceninha para flashar a BIOS, desde que meti o Windows 8 que não me deixa aceder pelo f2, delete, anything.

Não tenho nenhuma opção para mudar de o Sata Controller de IDE para AHC na Bios, e isto continua a não dar.

Fiz isto e também não resolveu nada.

Bela m*rda, assim não é fácil uma pessoa largar o Windows x,x

Mica, ajuda :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Mica, consegui instalar a Rebecca!

Enorme obrigado, grande abraço e aquele beijo maradoniano! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Mica, ajuda :mrgreen:

Confesso que não sei...mas a verdade é que alguns PCs não estão preparados para o Linux.

O meu PC fixo por exemplo, não consigo arranjar drivers da Creative para o Ubuntu, quer dizer ele já traz mas sempre que reproduzo uma música, 5 segundos depois deixo de ter som no PC. Já fiz 30 por uma linha e não adianta. Instalar drivers para a gráfica AMD é igual...mesmo neste portátil só ontem é que aprendi a instalar drivers da nVidia em condições, pelo instalador normal o PC nunca arrancava...

Compartilhar este post

Link para o post

Mica, consegui instalar aquilo de que te falei por mp. :D Dá para tudo o Linux

Compartilhar este post

Link para o post

Se só dá 30GB mais vale nem criar a partição /home, crias apenas a swap (obrigatória em qualquer cenário) e a / (igualmente obrigatória). A tua home irá automáticamente para a partição com o ponto de montagem /. Recomendo isto porque senão vais andar a criar duas partições muito pequenas e podes ter problemas de espaço no futuro. 30GB ainda dá para teres uma experiência minimamente confortável no Linux, mas se começas a instalar muitos programas cedo ficas sem espaço, daí eu recomendar 40GB. E sim, eu sei que não podes ter os 40GB smile.gif

Fazes assim, vídeos, músicas, jogos, etc., metes na partição do Windows, uma vez que podes aceder a ela através do Linux.

Terei de fazer isso então. Não me sabes dizer porque razão o windows não me deixa usar todo o espaço disponível na partição? Andei à procura pela net mas não encontrei nada que o justificasse. Obg :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

15 gigas ainda me deu para instalar o FM12. Mas já começo a ter problemas de espaço, o que é perfeitamente natural.

Mica, como faço para ampliar o espaço na partição do linux? Mais vale ir ao Windows, reduzir o volume de uma partição e depois ir ao Linux e aproveitar esse espaço livre?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, se puderes fazer isso, melhor...

jplobo, já tinha escrito aqui uma potencial resposta para isso mas quando se tem dúvidas mais vale não dizer nada. Ou seja, não sei mesmo :p

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que só dá para aumentar o volume do disco pelo live boot. Bem, vou tentar.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, se puderes fazer isso, melhor...

jplobo, já tinha escrito aqui uma potencial resposta para isso mas quando se tem dúvidas mais vale não dizer nada. Ou seja, não sei mesmo icon_razz.gif

compinchas.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Mika, estou a seguir o teu guia para instalar em dual-boot o eOs, já tinha tentado mas não correu lá muito bem e acabei por eliminar as partições que tinha criado . Na Gestão de discos, aparece me duas partições da Recovery, e outros dois que não consigo eliminar.

11w3czm.png

Aqueles dois sem nome devem ser do eOs, não há maneira de os apagar?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Para já, 8/10.

Positivo:

• Design muito bem pensado e muito bem conseguido;
  • É aquilo que se pede realmente a um Sistema Operativo: leve e funcional. É o mesmo que comer bem e barato;
  • Oferece a estabilidade da versão 14.04 do Ubuntu, que terá suporte até 2019. Ou seja, pelo menos até 2019 vão receber updates.

Negativo:

• Plank nem sempre aparece após o SO arrancar. Já é considerado oficialmente um bug e está no Launchpad; (atualizei para a versão 0.9 e para já está a dar bem, mas só a uso há um dia)
  • Algum software incluído de origem é, no geral, fraco. Falta o LibreOffice, Firefox e Synaptic Package Manager - o Midori é demasiado verde, o Scratch não é melhor que o Abiword sequer e o gestor de atualizações é demasiado simplista. Leitor de vídeo, música e cliente de email estão excluídos da lista, experimentei um pouco e acho que estão aqui três boas ferramentas (retiro, portanto, o que disse acerca do leitor de vídeo na página anterior);
  • Botões das janelas que vêm de origem nada acrescentam à produtividade, então onde anda o botão de minimizar? Sim eu sei que se pode resolver isso através do elementary tweaks mas é o mesmo que dizer que no Windows não falta um processador de texto decente porque podem instalar o Office.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Mika, estou a seguir o teu guia para instalar em dual-boot o eOs, já tinha tentado mas não correu lá muito bem e acabei por eliminar as partições que tinha criado . Na Gestão de discos, aparece me duas partições da Recovery, e outros dois que não consigo eliminar.

11w3czm.png

Aqueles dois sem nome devem ser do eOs, não há maneira de os apagar?

Obrigado

Tanto essas duas como as de recovery devem ser partições que já vinham de origem para restaurar o estado do PC. Não consegues sacar algum espaço naquela do Windows? Dá para instalar o Linux na mesma, escolhes a primeira opção "instalar paralelamente ao Windows 8".

Um conselho para ti e para todos que estão a ler: querem mesmo ter o Linux instalado de raiz ou só querem "brincar" com ele, a ver se gostam? Se só querem experimentar saquem o VirtualBox e criem uma máquina virtual com o elementaryOS. Aí podem fazer 30 por uma linha que não estragam o PC de maneira nenhuma, afinal de contas a máquina virtual não passa de um conjunto de ficheiros que em nada compromete as vossas partições, e podem ser apagados quando vos apetecer sem qualquer tipo de efeitos colaterais (bem, tirando o facto dessas máquinas virtuiais deixarem de existir, claro).

Como alternativa têm também o VMWare Player, igualmente gratuito e julgo que é mais potente.

Compartilhar este post

Link para o post

eu vou começar a fazer backup das minhas cenas para um disco externo e ficar apenas com o linux mint. a diferença é demasiado grande, até o fm12 corre melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

FM12? Pelo wine?

Há uma versão mais recente do Wine que parece ter trazido bastantes melhorias, se quiseres testar:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa

sudo apt-get update

sudo apt-get install wine1.7 winetricks

Para quem quiser jogar na Pokerstars tem mesmo de atualizar para este.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Directamente pelo wine não consegui. Tive que seguir este tutorial:

Mica, no Wine aquilo dá para escolher a maneira como queres correr o jogo. Tipo WXP, WViste, W7 and so on. Eu escolhi o XP, será que o FM depois corre com os specs nativos do XP que são bué poucos? É que deu-me essa sensação tal era a leveza do jogo a correr.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois dá, mas nunca experimentei :mrgreen:

Acho que de origem vem o XP e tenho sempre usado esse modo...

O Wine faz coisas incríveis, o CM01/02 corre melhor no Wine do que no próprio Windows, a não ser que seja Windows 98/Me.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...