Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Eu marco os meus curtos, portanto... :biggrin:

Pois, eu só estava a perguntar para saber se o problema é meu ou do motor de jogo..

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, eu só estava a perguntar para saber se o problema é meu ou do motor de jogo..

ficaram problemas por resolver relativamente a cruzamentos, imagino que incluam pontapés de canto

Compartilhar este post

Link para o post

Maltinha, uma coisa que me tenho lembrado (não quero falar disto no tópico da tática de posse para não chatear o Michael :biggrin:).

Como resultaria uma tática de contra-ataque e linhas recuadas, aplicada numa equipa forte? Imaginemos por exemplo jogar com o Benfica contra a Académica dessa maneira. Dando-lhes a iniciativa de jogo e recuando as linhas. Como tenho bons defesas e dificilmente seria apanhado com espaço nas costas, que é a forma como essas equipas nos marcam a maioria dos golos, seria provável que conseguisse recuperar a bola e lançar contra-ataques rápidos, apanhando-os a eles com as linhas desguarnecidas... não?

Que acham da ideia? Quais os prós e os contras, na vossa opinião?

:)

Compartilhar este post

Link para o post

Maltinha, uma coisa que me tenho lembrado (não quero falar disto no tópico da tática de posse para não chatear o Michael :biggrin:).

Como resultaria uma tática de contra-ataque e linhas recuadas, aplicada numa equipa forte? Imaginemos por exemplo jogar com o Benfica contra a Académica dessa maneira. Dando-lhes a iniciativa de jogo e recuando as linhas. Como tenho bons defesas e dificilmente seria apanhado com espaço nas costas, que é a forma como essas equipas nos marcam a maioria dos golos, seria provável que conseguisse recuperar a bola e lançar contra-ataques rápidos, apanhando-os a eles com as linhas desguarnecidas... não?

Que acham da ideia? Quais os prós e os contras, na vossa opinião?

:)

Desde que foi teorizado que se poderia usar a estratégia Contra-Atacar para jogar como o Barcelona jogava sob o comando do Guardiola, acho que tudo pode funcionar. :biggrin:

Se te lembrares do jogo que o Benfica ganhou ao Porto, na Luz, para o campeonato, o JJ fez isso mesmo: baixou as linhas a convidar o Porto a atacar e utilizou saídas rápidas pelos flancos com passes a rasgar a linha defensiva do Porto, portanto, é perfeitamente funcional.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas aí é pensando num confronto com uma equipa do mesmo nível/superior. A minha questão era mesmo até que ponto é possível isso funcionar nos jogos contra equipas mais fracas. A ideia, à partida, parece boa... mas não sei! Vou testar! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, alguém me poderia dizer as diferenças a nivel de posicionamento e de função entre defender, bloquear ou cobrir como funções dos centrais?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, alguém me poderia dizer as diferenças a nivel de posicionamento e de função entre defender, bloquear ou cobrir como funções dos centrais?

O que é que não percebeste na descrição das tarefas ?

Compartilhar este post

Link para o post

bloqueador é tipo o luisao do benfica que sai da posiçao e vai pressionar as vezes quase a meio campo ou a linha do MDC, é um central que pressiona alto e agressivo

cobrir é o oposto, é um central que fica mais recuado e limpa as bolas que caiem nas costas da defesa de forma limpa e cautelosa

o central que apenas tem funçao de defender é um central que se mantem na posiçao em linha com o outro central e sai a pressionar apenas quando a bola entra no seu espaço e por norma faz uma marcaçao mais apertada

Compartilhar este post

Link para o post

bloqueador é tipo o luisao do benfica que sai da posiçao e vai pressionar as vezes quase a meio campo ou a linha do MDC, é um central que pressiona alto e agressivo

cobrir é o oposto, é um central que fica mais recuado e limpa as bolas que caiem nas costas da defesa de forma limpa e cautelosa

o central que apenas tem funçao de defender é um central que se mantem na posiçao em linha com o outro central e sai a pressionar apenas quando a bola entra no seu espaço e por norma faz uma marcaçao mais apertada

Obrigado, era exatamente isto que queria saber :)

Compartilhar este post

Link para o post

Boas... Não consigo pôr a equipa a marcar golos e ganho sempre pela margem mínima... O que me aconselham? Abraço

Estou a pensar em mudar a filosofia para fluido...

LGGuI02.png

Editado por tixatixa

Compartilhar este post

Link para o post

O melhor é mudares as funções e tarefas que definiste, tens um buraco de todo o tamanho no meio-campo.

Regista: o movimento natural é baixar para vir buscar jogo

MRB: deixa a posição para recuperar a bola, com tarefa de apoio tenta fazê-lo em zonas mais avançadas

Treq: não pressiona, não faz marcação... nada

Estás a ver o problema, certo ?

Do lado esquerdo ficava melhor um avançado interior com o ala a fazer a sobreposição

Compartilhar este post

Link para o post

O que sugeres?

O mrb tem que passar a um médio mais posicional, MC, CJR, CJA. O Treq devia ser um MO, um CJA, Av. Sombra. Depois depende se passas o extremo do lado do Ala a Av. Interior ou se passas o ala a lateral

O que mudavam?

É com essa estratégia e fluidez que queres jogar ?

Compartilhar este post

Link para o post

Meti muito fluido porque quero que todos os jogadores ajudem nas tarefas defensivas, pois aqui os extremos parecem que deixam passar os alas :cadeirada:

Porque, não me aconselhas?

E mudavas mais alguma coisa nas instruções, ou em posições?

Editado por BOBOT

Compartilhar este post

Link para o post

Meti muito fluido porque quero que todos os jogadores ajudem nas tarefas defensivas, pois aqui os extremos parecem que deixam passar os alas :cadeirada:

Porque, não me aconselhas?

E mudavas mais alguma coisa nas instruções, ou em posições?

Não aconselho, nem desaconselho :biggrin: a estratégia e a fluidez é base táctica do teu modelo e é algo que tens que ser tu decidir. Só a partir daqui é que se pode pensar em alguma coisa mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Não aconselho, nem desaconselho :biggrin: a estratégia e a fluidez é base táctica do teu modelo e é algo que tens que ser tu decidir. Só a partir daqui é que se pode pensar em alguma coisa mais.

Mas podes dar a tua opinião pois percebes melhor que eu, porque a ideia que quero implementar nesta tática é ter posse de bola...

Se fosse a tua a tática mudavas a fluidez???

Compartilhar este post

Link para o post

Mas podes dar a tua opinião pois percebes melhor que eu, porque a ideia que quero implementar nesta tática é ter posse de bola...

Se fosse a tua a tática mudavas a fluidez???

Logo aqui abaixo tens um tópico que se chama Tempestade Cerebral para um estilo de Posse de Bola, ou qq coisa assim, tens lá tudo o que precisas, inclusivamente duas tácticas já prontas para download :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Logo aqui abaixo tens um tópico que se chama Tempestade Cerebral para um estilo de Posse de Bola, ou qq coisa assim, tens lá tudo o que precisas, inclusivamente duas tácticas já prontas para download :biggrin:

Eu tenho acompanhado o tópico

Mas gostava de usar uma tática minha :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho acompanhado o tópico

Mas gostava de usar uma tática minha :grin:

A conclusão a que chegámos (todos os agradecimentos devem ser endereçados ao user Lokito) foi que o mais recomendado é usar uma fluidez rígida ou muito rígida. Da minha parte acrescento a necessidade de utilizar muitas tarefas de apoio e muito treino de movimentos preferidos.

Compartilhar este post

Link para o post

e este bugzito

24grehe.png

vzar1s.png

em vez de reagir o luisão reage o oblak :facepalm:

Editado por TuNiNhUBeNfIcA

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, comecei um save na 2ª divisão italiana e quis criar um 3-5-2 de contra-ataque (cada vez mais conhecido que o tremoço por lá xD) e queria saber o que acham da tática (papeis dos jogadores) e que me ajudassem nas instruções à equipa :biggrin:

Brescia_TaacutecticasEquipa_zps8cec1573.png

P.S: não liguem aos jogadores fora de posição :- tava com uma tatica diferente e so pus esta para tirar o print.

Editado por socio_pt

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só trocaria o desarme agressivo por desarme cauteloso, e o médio recuperador de bolas por um médio defensivo ou trinco.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só trocaria o desarme agressivo por desarme cauteloso, e o médio recuperador de bolas por um médio defensivo ou trinco.

Obrigado :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...