Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Bom, como muitos de vocês, tive dificuldades nos primeiros tempos para encontrar as combinações certas de instruções. Em termos de posicionamento, já tinha tudo como queria. O resto falhava tudo :lol: Estava em Novembro e eu a meio da tabela (sou o Sporting). E prestes a ser despedido, depois de uma derrota em casa com o Rio Ave, vi este post do Michael antes de um jogo com o Nacional, fora.

E a história é esta:

Os resultados, no entanto, são enganadores, porque eu podia fazer 20 remates e eles também faziam 20, mas como eram equipas mais fracas não tinha consequências. Foi então que me lembrei de treinar posicionamento defensivo antes do jogo com o Belenenses e deu nisto:

Defensivamente muito mais seguros e ainda aumentamos a nossa avalanche ofensiva.

Obrigado Michael, por me salvares o emprego :mrgreen:

Então ? Dá ou não dá muito mais gozo pescar em vez de terem o peixe servido à mesa ? Ah, pois dá :-) Nada melhor do que criarmos algo nosso :biggrin:

Parabéns :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci-me de dizer que de acordo com o que tenho vindo a observar, há a considerar os seguintes aspectos:

a) o 433 transformado em 343 com os dois alas a atacar funciona melhor contra equipas que jogam com 2 avançados. Porquê ? Porque, por um lado, o pivô defensivo ao posicionar-se entre os centrais faz desde logo com que se ganhe superioridade numérica. Por outro lado, como este tipo de equipas quase sempre jogam com 2 médios no meio, também ficamos em igualdade numérica tendo os nossos dois médios. Também funciona bem contra equipas que jogam em 4231;

b) o 433 assimétrico (com um ala e um lateral) funciona melhor contra equipas que jogam em 433. Neste caso, precisamos que a nossa posição 6 seja um médio defensivo para termos 3 elementos no meio-campo e equilibrarmos o número de jogadores no meio-campo.

Compartilhar este post

Link para o post

que funçao devo atribuir ao PL como 2 avançados interiores atacar ?

trequartista, falso 9, avançado recuado se os interiores atacarem; qualquer outra função se um ou ambos os interiores apoiarem

Juro que isto é um 433 / 451 :biggrin:

ewls.png

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

trequartista, falso 9, avançado recuado se os interiores atacarem; qualquer outra função se um ou ambos os interiores apoiarem

ewls.png

ok , e se tivermos os dois alas a atacar e um PD que ponho nos centrais ? os 2 a defenderdefender ou um bloquear e o outro a cobrir ?

obrigado desde ja , e desculpem a ignorancia :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

ok , e se tivermos os dois alas a atacar e um PD que ponho nos centrais ? os 2 a defenderdefender ou um bloquear e o outro a cobrir ?

obrigado desde ja , e desculpem a ignorancia :biggrin:

Os centrais uso sempre um bloqueador com instrução de pressionar mais e um central a cobrir (não pressiona mais)

Compartilhar este post

Link para o post

:handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Que tipo de fluidez e de mentalidade devo por para esta tatica no porto ?

Depende do que pretendes que a equipa faça, isso só tu podes responder.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do que pretendes que a equipa faça, isso só tu podes responder.

Eu gosto de controlar /muito fluido

dava resultado no fm 2013 mas agora neste fm vejo toda a gente a jogar com uma fluidez rigida

Editado por Dextter

Compartilhar este post

Link para o post

Que tipo de fluidez e de mentalidade devo por para esta tatica no porto ?

para jogares num sistema mais fluido tens que ter mais posiçoes generalizadas e nao tao independentes ou seja, tu tens um CJR que a sua funçao é ficar mais recuado a organizar jogo mas depois dizes a ele para jogar fluido ou seja tas a pedir-lhe para subir quando estiverem a atacar, e isso é uma contradiçao, se é um jogador que a sua funçao é ficar pouco mais a cima de meio campo a organizar entao a filosofia deve ser rigida para ele comprir o seu papel, ao contrario de um medio centro puro que tanto pode jogar no ataque como nas alas a dar apoio como a defender esse sim ja deve jogar numa filosofia mais fluida pq faz mais que um papel durante o jogo

Compartilhar este post

Link para o post

para jogares num sistema mais fluido tens que ter mais posiçoes generalizadas e nao tao independentes ou seja, tu tens um CJR que a sua funçao é ficar mais recuado a organizar jogo mas depois dizes a ele para jogar fluido ou seja tas a pedir-lhe para subir quando estiverem a atacar, e isso é uma contradiçao, se é um jogador que a sua funçao é ficar pouco mais a cima de meio campo a organizar entao a filosofia deve ser rigida para ele comprir o seu papel, ao contrario de um medio centro puro que tanto pode jogar no ataque como nas alas a dar apoio como a defender esse sim ja deve jogar numa filosofia mais fluida pq faz mais que um papel durante o jogo

Depois de um empates a 0 com a academica vim ler o teu comentarios , mudei a mentalidade para atacante e a fluidez para muito rigida e obtive este resultado

eLg9lng.png

capone :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Epá voces quando falam em muito rigido até me faz impressão aos olhos... :mrgreen:

Agora vim aqui ver uma coisa e reparei nisto...

o silvio, nº28, deve estar a pensar que tá a jogar a medio defensivo... :estrelas:

siEPtAe.png

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Epá voces quando falam em muito rigido até me faz impressão aos olhos... :mrgreen:

o silvio, nº28, deve estar a pensar que tá a jogar a medio defensivo... :estrelas:

http://i.imgur.com/siEPtAe.png

Se calhar ele estava a fazer marcaçao individual a alguem que joga no meio, nao? É que isso é muito estranho...

Btw, tenho um 4-2-3-1 com Avançados Interiores a funcionar bastante bem e um 4-1-2-1-2 que também faz umas gracinhas. Agora comecei com o Tottenham e nao vou mexer na equipa para testar um 4-5-1 com dois extremos para ver como a coisa rola

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de um empates a 0 com a academica vim ler o teu comentarios , mudei a mentalidade para atacante e a fluidez para muito rigida e obtive este resultado

capone :prayer:

:handclap:

mete-lhe a opçao manter-se aberto

Compartilhar este post

Link para o post

Não vos acontece as vezes os gajos fazerem um passe e o colega de equipa ficar a olhar para a bola, a espera dela em vez de ir ao encontro dela? é que depois o adversário antecipa-se e recupera sempre a bola

Compartilhar este post

Link para o post

É a ultima chamada de atenção que faço para não se desviarem do tópico, já não é a primeira, segunda ou terceira vez que aqui venho ou sou solicitado para cá vir eliminar spam.

Compartilhar este post

Link para o post

Certamente não é este o locar ideal para vir postar diariamente screenshots de resultados ou para mostrar a posse de bola, há outros tópicos para o fazer. De qualquer das formas não tenciono alongar este assunto que é claro desde o seu começo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal dicas para ter um 4-4-2 a render ofensivamente e defender bem.

Na Premier. As minhas duvidas prendem-se mais à filosofia. E o papel dos avançados. Tenho jogado com um falso nove e um poacher.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal dicas para ter um 4-4-2 a render ofensivamente e defender bem.

Na Premier. As minhas duvidas prendem-se mais à filosofia. E o papel dos avançados. Tenho jogado com um falso nove e um poacher.

Há inúmeras maneiras. Tens que começar pela base que é definires a filosofia de jogo que pretendes, bem como a estratégia. A partir daqui tudo é possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Há inúmeras maneiras. Tens que começar pela base que é definires a filosofia de jogo que pretendes, bem como a estratégia. A partir daqui tudo é possível.

Como é a Premier jogo em equilibrado e normal de inicio. E estas instruções e funções:

Kbanmpj.png

407tt7j.png

:)

Compartilhar este post

Link para o post

Certamente não é este o locar ideal para vir postar diariamente screenshots de resultados ou para mostrar a posse de bola, há outros tópicos para o fazer. De qualquer das formas não tenciono alongar este assunto que é claro desde o seu começo.

Ricardo eu compreendo o que dizes, mas tb tens que reparar que mtas vezes o pessoal vem aqui por resultados e outras coisas mais, para mostrar as alteraçoes feitas no esquema tactico ou algo parecido! Agente sabe que isto é um gremio tactico, mas é smp interessante o pessoal postar aqui os resultados que conseguem com certas alteraçoes e modificaçoes que vao fazendo! Nao me parece que estejam a fugir ao assunto, talvez a alongarem se um cadito mais....mas pronto sao opinioes!

Capone ja exprimentei no meu Wimbledon tentar jogar fluido\ disciplinado, mas nao noto melhorias no jogo...pelo contrario, pareceu me a equipa mais distante! Agora ando a tentar o Rigido\ expressivo, no primeiro jogo ganhei 2-0 em casa com 63% de posse de bola, algo que ainda nao tinha conseguido....mas como foi o 1o jogo! Mas gostei do que vi! A equipa a jogar mais junta e sobretudo defensivamente mt mais fechada!

Qd jogas em rigido ainda das instruçoes para o adversario antes do jogo?

Compartilhar este post

Link para o post

Ricardo eu compreendo o que dizes, mas tb tens que reparar que mtas vezes o pessoal vem aqui por resultados e outras coisas mais, para mostrar as alteraçoes feitas no esquema tactico ou algo parecido! Agente sabe que isto é um gremio tactico, mas é smp interessante o pessoal postar aqui os resultados que conseguem com certas alteraçoes e modificaçoes que vao fazendo! Nao me parece que estejam a fugir ao assunto, talvez a alongarem se um cadito mais....mas pronto sao opinioes!

Capone ja exprimentei no meu Wimbledon tentar jogar fluido\ disciplinado, mas nao noto melhorias no jogo...pelo contrario, pareceu me a equipa mais distante! Agora ando a tentar o Rigido\ expressivo, no primeiro jogo ganhei 2-0 em casa com 63% de posse de bola, algo que ainda nao tinha conseguido....mas como foi o 1o jogo! Mas gostei do que vi! A equipa a jogar mais junta e sobretudo defensivamente mt mais fechada!

Qd jogas em rigido ainda das instruçoes para o adversario antes do jogo?

Não sei se não estamos perante um caso em que o pessoal vê aquilo que quer ver :-) quando utilizamos filosofias rígidas há maior discrepância de mentalidades nos jogadores, portanto será difícil que a equipa se feche mais a defender. O que acontece sim é que os defesas deixam de subir para criar desequilíbrios. Pelo contrário, quanto mais fluidez de filosofia mais semelhantes são as mentalidades dos jogadores, aqui sim fazendo com a equipa jogue mais em bloco, seja a atacar, seja a defender, aqui vai também estar dependente da estratégia utilizada. No caso do fluido / mais disciplinado não será tanto a equipa estar mais distante mas sim os jogadores ficarem mais condicionados pelas instruções dadas (independentemente de serem boas ou más) e com menos liberdade de exploração de acordo com os seus atributos e movimentos preferidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se não estamos perante um caso em que o pessoal vê aquilo que quer ver :-) quando utilizamos filosofias rígidas há maior discrepância de mentalidades nos jogadores, portanto será difícil que a equipa se feche mais a defender. O que acontece sim é que os defesas deixam de subir para criar desequilíbrios. Pelo contrário, quanto mais fluidez de filosofia mais semelhantes são as mentalidades dos jogadores, aqui sim fazendo com a equipa jogue mais em bloco, seja a atacar, seja a defender, aqui vai também estar dependente da estratégia utilizada. No caso do fluido / mais disciplinado não será tanto a equipa estar mais distante mas sim os jogadores ficarem mais condicionados pelas instruções dadas (independentemente de serem boas ou más) e com menos liberdade de exploração de acordo com os seus atributos e movimentos preferidos.

Sinceramente nao me pareceu Michael, pelo menos em termos defensivos a equipa parece m mt mais compacta!! Como disse, so tinha feito um jogo e agora tb so fiz mais um!! Qd exprimentei o Fluido\disciplinado ai sim como dizes o jogadores pareciam nao arriscar tanto, os meus laterais ficavam mais atras! Cm a filosofia rigida\expressivo o que notei ate a agora é uma defesa mais compacta, talvez se deva sim ao que dizes dos defesas nao subirem tanto, mas eu jogo com um ala do lado esquerdo a atacar com cruzamentos da linha de fundo e o que nele e nos outros é que usando o Rigido\expressivo e Atacante os rapazes atacam na mesma sem problemas. mas nao inventam...fazem 90% das vezes o que lhes indico, talvez por isso haja menos desiquilibrios defensivos!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...