Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
famaboys

[FM2014] Treinar equipas pequenas (Lower League Management)

Publicações recomendadas

Boas.

É a primeira vez que escrevo neste tópico, porque nunca me tinha dado sequer ao trabalho de vasculhar muito o CMPT. Fui ao EMEM e fiquei por lá e por lá fui passando de vez em quando.

O tempo também não é muito, mas aqui sempre se pode ir discutindo a problemática do jogo e do LLM, bem como ir postando uns resultados sem a obrigatoriedade cansativa do EMEM, para o qual atualmente não tenho tempo.

Foi refrescante entrar neste tópico e ver treinadores a serem despedidos, a passar por dificuldades. O EMEM, sem qualquer tipo de desprimor pelo tópico, está uma seca. Chego lá e vejo o Varzim a lutar pela Liga Portuguesa, vejo o Sousense a lutar pela Champions... enfim. Irreal.

Eu já tive neste FM14 um save onde andei 30 e tal épocas a treinar e só aos 50 e tal anos de idade é que cheguei a uma 1ª Liga europeia, neste caso a Sueca. E mesmo aí, com o Oster, só consegui ficar em 4º lugar, a uma grande distância dos 3 primeiros.

Não sei como alguns conseguem, mas nesse save eu vi que era praticamente impossível pegar numa equipa sem condições e leva-la a títulos maiores. Treinei na Bélgica, Holanda, Portugal, Suécia, Espanha... O melhor que consegui foi treinar o Gondomar e deixá-lo no top 8 da Liga de Honra. Optei por sair quando poderia ter construido uma equipa para subir de divisão. Eles subiram na época seguinte.

Consegui duas subidas de divisão no CNS para a Liga de Honra, mas nem sequer quis continuar nos clubes por falta de condições. Mas a minha reputação, apesar das 2 subidas (Operário dos Açores e Mafra), não dava para melhor do que treinar equipas dos países que referi mas que lutavam para não descer... às 3ª divisões desses países.

O meu objetivo era simples: treinar um grande clube e ser campeão. A meio o meu objetivo já era só treinar numa divisão de topo. Consegui, na Suécia, mas numa equipa que estava muito longe de poder lutar por títulos.

Foi um save muito desgastante, houve uma altura em que estive desempregado durante umas 9 épocas, não arranjava sequer emprego. Mas cheguei ao final e valeu a pena.

É isto o futebol. Não é tudo um mar de rosas...

Neste momento estou num save que não é LLM, pois comecei com o Paços de Ferreira. Mas depois de ter visto este tópico, tenho pena de não estar a jogar em LLM neste momento. Quer dizer, estou a jogar com as regras LLM, só não comecei por baixo... :) Não vou deixar este save para já, pois já investi muito nele e agora estou com o Braga a lutar pelos primeiros lugares, mas num novo save prometo passar por aqui e colocar os meus feitos e defeitos.

Bons jogos!

Diga se que o pessoal aqui fala de tudo!! Dos titulos e das derrotas enquanto no EMEM so ves pessoal vitorioso! E tb em minha opiniao este FM é o que mais real ate agora! Ja nao ha tacticas para ganhares todos os jogos! Ja nao consegues em duas epocas por o Casa Pia a ganhar ao Barça!

Tou no meu 1o save com as regras do LLM e esta a ser mt viciante mas ao mesmo tempo mt mais trabalhoso que qq outro save!

Compartilhar este post

Link para o post

Nova epoca! Transferencias para a minha 3a epoca:

Entradas:

Sv58LXE.png

GR ex-junior da nossa formaçao! Parece me ser o suficientemente bom para 2a opçao!

A0rXqUF.png

Central em fase de crescimento! Lento mas parece me com alguma margem de progressao! Como jogo com 3 centrais, tenho 5 no plantel! Sera a minha quinta opçao mas ira jogar nas taças! Tb ex-junior da nossa formaçao!

eUjYvPB.png

Vai ser usado como medio defensivo! Pelo que ja apresenta ira jogar mt!

Tb ex-junior da nossa formaçao!

Saidas:

F0ARJXi.png

Sairam 4 jogadores que ja tinham um ordenado consideravel e que eram segundas opçoes!

Como ja aqui tinha dito a minha aposta agora sera em jovens que ganhem pouco mas que possam ter alguma margem de progressao! Ate ao momento ainda nao me encontrado mais nenhum jovem que pudesse acrescentar algo aqui! A minha grande aquisiçao foi a manutençao de 90% do meu plantel!

Este ano nao irei fazer experiencias tacticas! Espero um campeonato tranquilo e se conseguir entrar nos 6 primeiros melhor!!!

Ja baixei a folha salarial, ja estou abaixo do orçamento dado pela direcçao, o que ja é algo positivo!

Compartilhar este post

Link para o post

Boas

Eu já tive neste FM14 um save onde andei 30 e tal épocas a treinar e só aos 50 e tal anos de idade é que cheguei a uma 1ª Liga europeia, neste caso a Sueca. E mesmo aí, com o Oster, só consegui ficar em 4º lugar, a uma grande distância dos 3 primeiros.

Não sei como alguns conseguem, mas nesse save eu vi que era praticamente impossível pegar numa equipa sem condições e leva-la a títulos maiores. Treinei na Bélgica, Holanda, Portugal, Suécia, Espanha... O melhor que consegui foi treinar o Gondomar e deixá-lo no top 8 da Liga de Honra. Optei por sair quando poderia ter construido uma equipa para subir de divisão. Eles subiram na época seguinte.

Consegui duas subidas de divisão no CNS para a Liga de Honra, mas nem sequer quis continuar nos clubes por falta de condições. Mas a minha reputação, apesar das 2 subidas (Operário dos Açores e Mafra), não dava para melhor do que treinar equipas dos países que referi mas que lutavam para não descer... às 3ª divisões desses países.

O meu objetivo era simples: treinar um grande clube e ser campeão. A meio o meu objetivo já era só treinar numa divisão de topo. Consegui, na Suécia, mas numa equipa que estava muito longe de poder lutar por títulos.

Bons jogos!

Boas Jacoslacon. De facto LLM é um desafio exigente, e a malta tem de estar preparado para perder. É dificil começar por baixo e não subir época após época, daí que seja necessário dar valor a determinadas coisas que ás vezes nem ligamos muito (preparação da pré-época, ter em conta os adversários, gastos nas deslocações, cargas físicas, clubes a defrontar, quantidade de amigáveis, etc).

Este cantinho todos os anos tem captado pessoal para contar as suas aventuras, e são cada vez mais os fãs por este modo de jogo.

Em relação ás conquistas, depende de cada um. Eu neste não tive grandes conquistas, acho que a vertente táctica está um pouco mais complexa(e o retirar dos sliders complicou ainda mais..). Quer dizer, no primeiro patch acho que a coisa até não era muito difícil, mas agora está tramado. Sinceramente, desde o FM 13 que a dinâmica do jogo foi um pouco abaixo. Não me parece um jogo tão motivante como eram os anteriores. Desta forma, acaba por ser uma questão de paciência e motivação face ao desenrolar do save. Eu conta com um FM 2015 bastante diferente, até porque eles costumam mudar de 2 em 2 anos. Resta saber se para melhor, ou para pior.

Mas bem-vindo a este tópico, e vai partilhando as aventuras que iniciares :compinchas:

Editado por Fajo

Compartilhar este post

Link para o post

Diga se que o pessoal aqui fala de tudo!! Dos titulos e das derrotas enquanto no EMEM so ves pessoal vitorioso! E tb em minha opiniao este FM é o que mais real ate agora! Ja nao ha tacticas para ganhares todos os jogos! Ja nao consegues em duas epocas por o Casa Pia a ganhar ao Barça!

Tou no meu 1o save com as regras do LLM e esta a ser mt viciante mas ao mesmo tempo mt mais trabalhoso que qq outro save!

Boas Jacoslacon. De facto LLM é um desafio exigente, e a malta tem de estar preparado para perder. É dificil começar por baixo e não subir época após época, daí que seja necessário dar valor a determinadas coisas que ás vezes nem ligamos muito (preparação da pré-época, ter em conta os adversários, gastos nas deslocações, cargas físicas, clubes a defrontar, quantidade de amigáveis, etc).

Este cantinho todos os anos tem captado pessoal para contar as suas aventuras, e são cada vez mais os fãs por este modo de jogo.

Em relação ás conquistas, depende de cada um. Eu neste não tive grandes conquistas, acho que a vertente táctica está um pouco mais complexa(e o retirar dos sliders complicou ainda mais..). Quer dizer, no primeiro patch acho que a coisa até não era muito difícil, mas agora está tramado. Sinceramente, desde o FM 13 que a dinâmica do jogo foi um pouco abaixo. Não me parece um jogo tão motivante como eram os anteriores. Desta forma, acaba por ser uma questão de paciência e motivação face ao desenrolar do save. Eu conta com um FM 2015 bastante diferente, até porque eles costumam mudar de 2 em 2 anos. Resta saber se para melhor, ou para pior.

Mas bem-vindo a este tópico, e vai partilhando as aventuras que iniciares :compinchas:

Tenho que concordar com ambos no que toca a realismo. Ainda me custa perceber como é que há malta que consegue colocar uma equipa do CNS a ganhar campeonatos da Liga principal. Eu quando treinei o Mafra e o Operário consegui subir à II liga, mas os seus orçamentos eram tão fraquinhos e os jogadores interessados em vir para o clube por aqueles ordenados eram tão poucos e fracos que eu nem quis continuar para a época seguinte, decidindo na altura aventurar-me no estrangeiro. Só que lá fui encontrar a mesma realidade, ou seja, equipas com poucas possibilidades financeiras que não me davam alternativa a não ser lutar para não descer à 3a divisão. Como assim a minha reputação se mantinha em baixo, só conseguia ofertas de trabalho de clubes iguais ou piores. Era um ciclo vicioso. Eu até me considero bom treinador, mas era muito complicado fazer melhor. Acho que também prejudiquei a minha carreira por ser um pouco impaciente, saindo algumas vezes de clubes à procura de um trabalho melhor, em vez de tentar solidificar a minha carreira numa equipa ou num país, pelo menos durante um período mais longo.

Mas da próxima vez que começar um save venho aqui contar como corre. Eu passava pelo EMEM e ficava deprimido, a pensar que era mesmo fraquinho. Ainda bem que aqui podemos ver o lado mais real do jogo! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho que concordar com ambos no que toca a realismo. Ainda me custa perceber como é que há malta que consegue colocar uma equipa do CNS a ganhar campeonatos da Liga principal. Eu quando treinei o Mafra e o Operário consegui subir à II liga, mas os seus orçamentos eram tão fraquinhos e os jogadores interessados em vir para o clube por aqueles ordenados eram tão poucos e fracos que eu nem quis continuar para a época seguinte, decidindo na altura aventurar-me no estrangeiro. Só que lá fui encontrar a mesma realidade, ou seja, equipas com poucas possibilidades financeiras que não me davam alternativa a não ser lutar para não descer à 3a divisão. Como assim a minha reputação se mantinha em baixo, só conseguia ofertas de trabalho de clubes iguais ou piores. Era um ciclo vicioso. Eu até me considero bom treinador, mas era muito complicado fazer melhor. Acho que também prejudiquei a minha carreira por ser um pouco impaciente, saindo algumas vezes de clubes à procura de um trabalho melhor, em vez de tentar solidificar a minha carreira numa equipa ou num país, pelo menos durante um período mais longo.

Mas da próxima vez que começar um save venho aqui contar como corre. Eu passava pelo EMEM e ficava deprimido, a pensar que era mesmo fraquinho. Ainda bem que aqui podemos ver o lado mais real do jogo! :)

Assim estavas sempre a começar do 0, basicamente. Devias ter tentado ficar num clube e fazê-lo crescer aos poucos.

E lá está, é como dizes, é um ciclo vicioso, porque tu não mostravas grandes resultados, logo não iam aparecer melhores clubes com interesse em ti.

Mas pode ser que no próximo as coisas corram melhor ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Boas.

É a primeira vez que escrevo neste tópico, porque nunca me tinha dado sequer ao trabalho de vasculhar muito o CMPT. Fui ao EMEM e fiquei por lá e por lá fui passando de vez em quando.

O tempo também não é muito, mas aqui sempre se pode ir discutindo a problemática do jogo e do LLM, bem como ir postando uns resultados sem a obrigatoriedade cansativa do EMEM, para o qual atualmente não tenho tempo.

Foi refrescante entrar neste tópico e ver treinadores a serem despedidos, a passar por dificuldades. O EMEM, sem qualquer tipo de desprimor pelo tópico, está uma seca. Chego lá e vejo o Varzim a lutar pela Liga Portuguesa, vejo o Sousense a lutar pela Champions... enfim. Irreal.

Foi um save muito desgastante, houve uma altura em que estive desempregado durante umas 9 épocas, não arranjava sequer emprego. Mas cheguei ao final e valeu a pena.

É isto o futebol. Não é tudo um mar de rosas...

Neste momento estou num save que não é LLM, pois comecei com o Paços de Ferreira. Mas depois de ter visto este tópico, tenho pena de não estar a jogar em LLM neste momento. Quer dizer, estou a jogar com as regras LLM, só não comecei por baixo... :) Não vou deixar este save para já, pois já investi muito nele e agora estou com o Braga a lutar pelos primeiros lugares, mas num novo save prometo passar por aqui e colocar os meus feitos e defeitos.

Bons jogos!

Olá meu caro, como vai isso? Achei estranho o teu desaparecimento por aqui. Eu também concordo com muito do que aqui dizes, deixei de postar no EMEM por falta de tempo, mas gosto de ir lá sempre ver as novidades. Também concordo quando dizes que existem muitas coisas irreais por lá e também aqui no tópico ao lado, a maior parte não joga com as regras LLM, pesquisam eles próprios os seus jogadores e outros já têm listas pré feitas com jogadores e isso é meio caminho andado para o sucesso. Outros devem reiniciar bastantes vezes os seus jogos :mrgreen:

Entretanto também descobri este cantinho e a malta vem cá sempre que pode contar as novidades. Espero poder ver-te por aqui mais vezes e a contar as novidades. Quando acabares esse save no Paços, o caminho é mesmo as ultimas divisões!! Abraço

Nova epoca! Transferencias para a minha 3a epoca:

Entradas:

GR ex-junior da nossa formaçao! Parece me ser o suficientemente bom para 2a opçao!

Central em fase de crescimento! Lento mas parece me com alguma margem de progressao! Como jogo com 3 centrais, tenho 5 no plantel! Sera a minha quinta opçao mas ira jogar nas taças! Tb ex-junior da nossa formaçao!

Vai ser usado como medio defensivo! Pelo que ja apresenta ira jogar mt!

Tb ex-junior da nossa formaçao!

Saidas:

Sairam 4 jogadores que ja tinham um ordenado consideravel e que eram segundas opçoes!

Como ja aqui tinha dito a minha aposta agora sera em jovens que ganhem pouco mas que possam ter alguma margem de progressao! Ate ao momento ainda nao me encontrado mais nenhum jovem que pudesse acrescentar algo aqui! A minha grande aquisiçao foi a manutençao de 90% do meu plantel!

Este ano nao irei fazer experiencias tacticas! Espero um campeonato tranquilo e se conseguir entrar nos 6 primeiros melhor!!!

Ja baixei a folha salarial, ja estou abaixo do orçamento dado pela direcçao, o que ja é algo positivo!

Os miúdos são tão maus que doí só de ver, mas é o único caminho a percorrer neste momento. Fazes bem em não mexeres nas táticas senão terias de recomeçar o processo de aprendizagem das mesmas.

Fajo, há décadas que espero por algo teu aqui, só queres saber do SCP e isso só te dá tristezas :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente! Conseguiste passar o Braga que tem uma equipa muito, mas muito superior à tua. Uma equipa de Gibraltar na fase de grupos da Liga Europa. O objetivo de tornar o clube profissional fica mais próximo. Quanto te rendeu a entrada na fase de grupos?

Rendeu um milhão e poucos, perdemos todos os jogos mas nesta nova época já somos profissionais e já arranjei jogadores estrangeiros de qualidade superior e entramos novamente na fase de grupos da Liga Europa mas podiamos ter ido ao Playoff da champions.

Depois meto SS's

Grande diogt tudo fixe?

Olha tenho andado num save pelas divisões secundárias de inglaterra mas isto está mt mais complicado que no fm13 onde subi sempre de forma directa.

Cm tas de tct para esse fabuloso save teu?

Tou com uma tatica que eu fiz. depois meto SS

Compartilhar este post

Link para o post

Nova aventura

Com o crash no save do RC Gent, comecei um novo save LLM. Escolhi a pouco jogada, 2ª divisão croata.

A equipa

67b4efc1b0aeb22d1816132af8e8d017.png

Informação Geral

b23eb8c70e98cb102596f04d0210abe2.png

:arrow: Somos um clube modesto, com poucas ambições a nível da liga. O objectivo traçado pela direcção é evitar a despromoção, que nos daria automaticamente o despedimento.

Infraestruturas

32a250c6434c4ac8dd5bdfb1d7056d88.png

:arrow: Em termos de infraestruturas, um estádio muito antiquado e com poucas condições. O nível de treino sénior e dos escalões base, seguem a mesma tendência.

Transferências

f645638195cdbfeb93dfc7a461ab27ff.png

:arrow: Conseguimos algumas contratações a custo zero, recomendadas pelo único observador do clube. Não são super-estrelas, mas são importantes, até este momento, para equilibrar o plantel.

Plantel

feb8715fff062c60374601b09ddc45cf.png

:arrow: Agora sim, um plantel mais composto, mas ainda assim, com falta de uma 2ª linha, que será composta por jovens jogadores. É rezar para evitar lesões, castigos, etc.

Resultados

3bf7f9a99656e86903a8e31c6a50da2f.png

38476d11231de90ef02c42d03f706b8b.png

:arrow: A época foi muito muito longa e dolorosa, mas a verdade é que alcançamos o impensável, e apenas na última jornada, com a ajuda do campeão - HNK Gorica, que venceu por 1-0 o 2º classificado, Zagreb, e com a nossa vitória fomos capazes de garantir um lugar no playoff contra a equipa do Zadar, que, como seria de esperar, conseguiu manter-se na primeira divisão. Começamos bem a 1ª mão, e estivemos em vantagem por 3-1, mas a maior experiência e qualidade, ditaram um empate a 3 bolas. Na segunda mão, tentamos, mas não tivemos estofo. Derrota por 1-3, desfez o nosso maior sonho, a subida à primeira divisão.

Classificação

377fc04c50396a84a44bee40d3a88acb.png

Finanças

9f9490c16ad688a554cc7c241c5b956b.png

:arrow: Este é o único ponto, em que estamos num estado preocupante. A equipa não tem capacidade para obter lucros, e o clube começa a cair numa situação algo preocupante.

Ainda não temos conhecimento do orçamento para a nova temporada, mas certamente que não conseguiremos uma boa verba para contratações.

Objectivos para a nova temporada:

1. Requerer um clube-mãe
  2. Tentar evoluir as condições de treino
  3. Evoluir o staff existente
  4. Um lugar na metade superior da tabela.

Editado por Roma

Compartilhar este post

Link para o post

Fajo, há décadas que espero por algo teu aqui, só queres saber do SCP e isso só te dá tristezas :mrgreen:

Verdade grande Jonas, não tenho jogado nada. O ultimo save foi do desafio do Bdani (onde estou na 5ª época), mas não toco naquilo há muito tempo. Sinceramente, este FM não me criou grande bichinho.

Tenho saudades de ter aquela motivação de jogar a sério, mas está difícil. Tão e tu, andas por onde?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a ficar cansado do Frigg e da Noruega. Vou começar a abrir horizontes (até agora já tive alguns convites para entrevistas, inclusivé de clubes franceses, que rejeitei de pronto).

Compartilhar este post

Link para o post

Boa época Roma. Um campeonato diferente dos que temos acompanhado. Foi pena nao teres conseguido a promoção.

Verdade grande Jonas, não tenho jogado nada. O ultimo save foi do desafio do Bdani (onde estou na 5ª época), mas não toco naquilo há muito tempo. Sinceramente, este FM não me criou grande bichinho.

Tenho saudades de ter aquela motivação de jogar a sério, mas está difícil. Tão e tu, andas por onde?

Eu ando por terras de Sua Magestade. Tentei um projecto na CNS, mas acabei por desmotivar. A ver se também dou novidades brevemente.

Estou a ficar cansado do Frigg e da Noruega. Vou começar a abrir horizontes (até agora já tive alguns convites para entrevistas, inclusivé de clubes franceses, que rejeitei de pronto).

Se calhar esta na altura de mudares de ares, até já o devias ter feito mais cedo quando te apercebeste que dificilmente conseguirias fazer melhor. Ganhaste uma Taça da Noruega que já foi um feito enorme. Já agora que clubes Franceses foram?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado :compinchas:

2ª temporada @ Zelina

Transferências

d5193def416020b1abb367331e78c0fb.png

Este foi o nosso mercado de transferências. Conseguimos um excelente encaixe, e continuamos a ser poupados na hora das compras. A qualidade aumentou e de que forma.

Resultados

e09100a397c2efc5bad3425fd0bf8d72.png

Infelizmente, o mercado que nos trouxe qualidade, não se refletiu nos resultados. Começamos mais ou menos bem, e depois uma crise abateu-se sobre a equipa. Com a moral em baixo, foi necessário várias reuniões entre jogadores, treinadores e direcção, para voltar apresentar bons resultados. A série final do campeonato demonstrou que temos equipa para algo mais.

Classificação

1af955d518a8b0b67d9b75cf6d1c5e5e.png

Conseguimos subir muitos lugares com a série vitoriosa, mas os primeiros classificados já estavam demasiado longe. Sabor amargo, que fica nesta temporada...

Pedido á Direcção + Novas infraestruturas

402a940f97a619ee32d7602f0888d4fc.png

9b12443058d5d52b45524ac30aa57e90.png

Finalmente estamos a evoluir em termos de 'clube'. Passados de 1000 para 5000 lugares. Relvado que já não parece um batatal, e um pouco melhores as condições de treino.

Estatística Plantel

00475cae91ab8475334a39ec2a79f612.png

Finanças

cf9f1dd88d0a28e9952dea75cfb07df2.png

Editado por Roma

Compartilhar este post

Link para o post

bd0074fc0ec90c062d4042fa77d8df88.png

Vendi por 115m€ + 20% transf futura para o croacia zagreb :prayer:

Editado por Roma

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês treinam caracteristica por atributo especifico ou por tarefa?

Tenho aqui um gajo que tinha 14 a tecnica, tava no H. do Hospital e devia ter um treino tão mau que desceu para 13 enquanto eu adiava a transferencia 2 vezes. À partida ta com um 13 de sub-nivel elevado, não? (vi agora que também desceu a antecipação de 14 para 13.)

Compartilhar este post

Link para o post

Se calhar esta na altura de mudares de ares, até já o devias ter feito mais cedo quando te apercebeste que dificilmente conseguirias fazer melhor. Ganhaste uma Taça da Noruega que já foi um feito enorme. Já agora que clubes Franceses foram?

Boa pergunta! Sei que era um da 2ª Liga, não me lembro agora do nome. E agora não posso confirmar que o meu portátil foi para a garantia :(

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado :compinchas:/>

2ª temporada @ Zelina

Transferências

d5193def416020b1abb367331e78c0fb.png

Este foi o nosso mercado de transferências. Conseguimos um excelente encaixe, e continuamos a ser poupados na hora das compras. A qualidade aumentou e de que forma.

Resultados

e09100a397c2efc5bad3425fd0bf8d72.png

Infelizmente, o mercado que nos trouxe qualidade, não se refletiu nos resultados. Começamos mais ou menos bem, e depois uma crise abateu-se sobre a equipa. Com a moral em baixo, foi necessário várias reuniões entre jogadores, treinadores e direcção, para voltar apresentar bons resultados. A série final do campeonato demonstrou que temos equipa para algo mais.

Classificação

1af955d518a8b0b67d9b75cf6d1c5e5e.png

Conseguimos subir muitos lugares com a série vitoriosa, mas os primeiros classificados já estavam demasiado longe. Sabor amargo, que fica nesta temporada...

Pedido á Direcção + Novas infraestruturas

402a940f97a619ee32d7602f0888d4fc.png

9b12443058d5d52b45524ac30aa57e90.png

Finalmente estamos a evoluir em termos de 'clube'. Passados de 1000 para 5000 lugares. Relvado que já não parece um batatal, e um pouco melhores as condições de treino.

Estatística Plantel

00475cae91ab8475334a39ec2a79f612.png

Finanças

cf9f1dd88d0a28e9952dea75cfb07df2.png

Estás a fazer um belo trabalho, parabéns! Uma primeira época quase perfeita e agora uma época segura. O teu trabalho está a permitir que o clube cresça, quiçá para no futuro atacar uma subida novamente. Quais os teus planos a médio prazo para este clube?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá meu caro, como vai isso? Achei estranho o teu desaparecimento por aqui. Eu também concordo com muito do que aqui dizes, deixei de postar no EMEM por falta de tempo, mas gosto de ir lá sempre ver as novidades. Também concordo quando dizes que existem muitas coisas irreais por lá e também aqui no tópico ao lado, a maior parte não joga com as regras LLM, pesquisam eles próprios os seus jogadores e outros já têm listas pré feitas com jogadores e isso é meio caminho andado para o sucesso. Outros devem reiniciar bastantes vezes os seus jogos :mrgreen:

Entretanto também descobri este cantinho e a malta vem cá sempre que pode contar as novidades. Espero poder ver-te por aqui mais vezes e a contar as novidades. Quando acabares esse save no Paços, o caminho é mesmo as ultimas divisões!! Abraço

Boas! Também estranhei o teu desaparecimento do EMEM. Quando comecei o meu save com o Tocha ainda apareceste muitas vezes a comentar, mas mais lá para o fim já não apareceste tanto. Assim como os teus saves também deixaram de aparecer no EMEM. Foi só falta de tempo ou algum desencanto com o jogo ou o próprio tópico em si?

Falando do jogo, no save que consegui fazer com o Tocha, até consegui fazer uma carreira brilhante, começando por baixo e chegando ao topo, sempre a jogar em LLM. Neste FM14 as coisas são mais complicadas, ou é de mim? Agora a sensação que tenho é que se subires de divisão com um clube pequeno é muito mais difícil manteres-te na divisão superior. Ou seja, eu subi na altura com o Salgueiros para a Honra e consegui logo ficar nos 5 primeiros na época seguinte. A minha experiência no FM14 tem sido totalmente diferente. Se sobes, a não ser que estejas num clube de maior dimensão, depois não tens grandes alterações nos orçamentos e torna-se muito difícil reforçar a equipa.

Falando do EMEM, foi muito bom colocar lá o meu primeiro save, e tentei começar outro há pouco mas não tive tempo para continua-lo. O que desmotiva lá é ver só contos de fadas. E contra mim falo. O único save que acabei lá foi um conto de fadas. Ou quase. Mas com este FM14, se tivesse postado lá os 2 ou 3 saves que já joguei iria contrariar um pouco essa tendência. Ganhei algumas coisas, mas também perdi muitas. E a reputação não subiu em flecha. Não consegui treinar um dos grandes 3 ou 4 épocas depois de ter iniciado o save. Aliás, nunca treinei um dos 3 grandes em Portugal neste FM. O mais alto que cheguei foi treinar o Bordeus e o Braga! E o Bordeus atravessava a maior crise financeira de sempre, a lutar para não descer.

Como disse, espero em breve começar um save por baixo. O objetivo será sempre o mesmo: chegar ao topo do mundo!!!! Eu jogo sempre para ganhar, mas se não conseguir sair das divisões inferiores é porque não tive arte nem engenho para tal... Vamos ver! Este cantinho é o lugar ideal para falhar!!! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês treinam caracteristica por atributo especifico ou por tarefa?

Tenho aqui um gajo que tinha 14 a tecnica, tava no H. do Hospital e devia ter um treino tão mau que desceu para 13 enquanto eu adiava a transferencia 2 vezes. À partida ta com um 13 de sub-nivel elevado, não? (vi agora que também desceu a antecipação de 14 para 13.)

Eu por norma treino por posição, por atributo só mesmo se o jogador nao precisar de melhorar outros.

Boa pergunta! Sei que era um da 2ª Liga, não me lembro agora do nome. E agora não posso confirmar que o meu portátil foi para a garantia :(

Ainda estas motivado para continuar no Frigg?

Boas! Também estranhei o teu desaparecimento do EMEM. Quando comecei o meu save com o Tocha ainda apareceste muitas vezes a comentar, mas mais lá para o fim já não apareceste tanto. Assim como os teus saves também deixaram de aparecer no EMEM. Foi só falta de tempo ou algum desencanto com o jogo ou o próprio tópico em si?

Falando do jogo, no save que consegui fazer com o Tocha, até consegui fazer uma carreira brilhante, começando por baixo e chegando ao topo, sempre a jogar em LLM. Neste FM14 as coisas são mais complicadas, ou é de mim? Agora a sensação que tenho é que se subires de divisão com um clube pequeno é muito mais difícil manteres-te na divisão superior. Ou seja, eu subi na altura com o Salgueiros para a Honra e consegui logo ficar nos 5 primeiros na época seguinte. A minha experiência no FM14 tem sido totalmente diferente. Se sobes, a não ser que estejas num clube de maior dimensão, depois não tens grandes alterações nos orçamentos e torna-se muito difícil reforçar a equipa.

Falando do EMEM, foi muito bom colocar lá o meu primeiro save, e tentei começar outro há pouco mas não tive tempo para continua-lo. O que desmotiva lá é ver só contos de fadas. E contra mim falo. O único save que acabei lá foi um conto de fadas. Ou quase. Mas com este FM14, se tivesse postado lá os 2 ou 3 saves que já joguei iria contrariar um pouco essa tendência. Ganhei algumas coisas, mas também perdi muitas. E a reputação não subiu em flecha. Não consegui treinar um dos grandes 3 ou 4 épocas depois de ter iniciado o save. Aliás, nunca treinei um dos 3 grandes em Portugal neste FM. O mais alto que cheguei foi treinar o Bordeus e o Braga! E o Bordeus atravessava a maior crise financeira de sempre, a lutar para não descer.

Como disse, espero em breve começar um save por baixo. O objetivo será sempre o mesmo: chegar ao topo do mundo!!!! Eu jogo sempre para ganhar, mas se não conseguir sair das divisões inferiores é porque não tive arte nem engenho para tal... Vamos ver! Este cantinho é o lugar ideal para falhar!!! :)

Em relação ao EMEM, foi uma mistura de pouco tempo e de nao estar ainda à vontade com o jogo. Os bugs constantes e alguns que ainda persistem tiraram-me bastante motivação, tanto que voltei a instalar o FM13 e só à pouco tempo voltei para o 14. Comecei um save à pouco tempo, mas ainda só fiz a pre época e estou nas conferencias Inglesas. A ver se brevemente ponho aqui algo.

Roma, esta 2 época nao foi tao positiva como a 1. Porque?

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente? A Ai parece que se adaptou à minha táctica e depois como reformulei tudo, a equipa demorou a perceber o que eu queria. Os bugs também foram uma constante e a moral em baixo também não ajudou...

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente? A Ai parece que se adaptou à minha táctica e depois como reformulei tudo, a equipa demorou a perceber o que eu queria. Os bugs também foram uma constante e a moral em baixo também não ajudou...

O FM hj em dia ja nao baseia apenas em criar tacticas! Hj em dia ja tem toda uma panoplia de condicionantes que podem fazer uma grande tactica durante certas alturas deixarem de bombar!! Vou dar exemplo, o meu 5-3-2 baseia se passes curtos, por acaso agora na Irlanda do Norte nao noto mt, mas em Portugal qd xegava a altura de Dezembro\Janeiro\Fevereiro a equipa rendia mt menos e pq? Tudo tem a ver com estilo de jogo que tens...se jogas um futebol, curto, com bolas para o espaço, numa altura em chove mt e os campos tao em mau estado, a equipa vai se recentir!

è claro se treinares um Porto\Benfica....ou um Real Madrid devido á grande qualidade dos jogadores pouco ou nadas vais notar, agora em equipas com jogadores frakitos vais notar e mt!

Mt sinceramente prefiro perder 2 ou 3 jogos inesperados e manter a filosofia do que andar a mexer e ter que habituar a equipa a novos estilos. que vao levar tempo a ficar a 100% e que te vai levar a perder tb um ou outro jogo!

Isto depende de cada um e das ideias de cada um! ja falei com pessoal que usam estilos de jogo dependendo da altura do ano, outros prefererm rodar jogadores! Ja vai de cada eu!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu cá nem vou chorar mais, porque não vale a pena. O jogo está bugado, ponto. Mesmo com essas adaptações que temos que fazer em comparação com FM's antigos, é normal, mas eu ter uma ideia de jogo e não conseguir vê-la no 2d ou 3d e ver a AI a concretizá-la, é do mais frustrante que existe.

Por exemplo. Estou neste preciso momento a levar 3 secos com 2 golos em que vão à linha e cruzam para o meio dos meus centrais e o plc deles está sozinho e marca. O 3º golo, um balão que vai para para as costas da minha defesa - golo.

Eu tento fazer isto, e os gajos cortam sempre tudo, os meus extremos vão à linha e voltam para trás, ou rematam em vez de cruzar. Os meus balões, não passam do meio campo def. deles ou dos seus centrais, tendo os meus gajos bom passe (fiz questão de contratar gajos com bom passe e características do género para executar razoavelmente bem este tipo de lances. Os meus extremos são criativos e cruzam bem e as instruções, segundo a 'tradução' das mesmas, supostamente faria com que conseguisse essa ida à linha de fundo e cruzamento...

Assim sendo, onde está o problema? Para mim, é um jogo bugado. Ou tenho que tirar um curso especial sobre instruções omitidas que me dariam um boneco a fazer o que quero?

Não me lixem.... Este jogo perdeu todo o seu encanto. "Ah e tal, tem que ser mais dificil para dar pica". Este jogo para mim, era contratar, fazer equipas à minha imagem, e ver as bolinhas a fazer o que eu queria. Com mais ou menos sucesso, lá conseguia vê-las a mexer como eu sempre idealizava. Do ano passado para cá, muito longe disso...

Mas vejo tanta gente com sucesso, que começo a duvidar que preciso mesmo de me virar para outro jogo qualquer, porque este, já não pesco nada.

Desculpem o desabafo, mas este é dos jogos que mais perdi horas de vida, é o único que mesmo com bugs, erros, falta de conhecimento, falta de jeito, eu continuo abrir e tentar jogar. Se fosse um Fifa ou outro qualquer já estava desinstalado à muito.

Secalhar tenho que fazer como o Jonas, voltar ao FM'12 para me divertir. E atenção, aqui o divertir não é 'vencer sempre', mas sim, sentir que quando perco, perco com justiça e não com erros do jogo.

Edit: Não precisam continuar com a discussão sobre isto, para não spammar também este tópico. E também, por este assunto já estar mais do que debatido. :compinchas:

Editado por Roma

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui vai o meu ultimo desafio do FM. FC Famalicão.

2quniw9.jpg

Editado por manoxao

Compartilhar este post

Link para o post

Roma tas numa equipa frakinha! Nao tas á espera que os homens façam tudo bem!! Qts vezes eu nao vejo a bola a passar por cima do meu central e este nem salta.....sera que é bug ou sera que o meu central tem um mau jogo de cabeça. fraca impulsao. posiciona se mal!

Sofres golos com bolas nas costas da defesa...os teus centrais sao rapidos? teem bom posicionamento?? Ja tentas t baixar a linha defensiva! Os meus jogadores sao mt fracos, jogo numa filosofia atacante com a defesa alta e por vezes levo bolas nas costas da defesa, se jogar com equipas superiores com jogadores rapidos é o mais normal....mas tb s recuo a defesa, dps parece que os medios ficam mt longe dos avançados!

Isto é futebol actual....com jogadores fracos, tapas de um lado, destapas de outro! O jogo tem bugs?? Tem e sao mts!!

Os extremos nao cruzam? depende de mta coisa do que lhes podes pedir! Se por exemplo pedires á equipa pa ter posse, eles vao manter a bola e passar para tras, se pedes mais intensidade os homens ao minimo espaço disparam para a baliza!

Ja viste o jogo completo???

No meu 5-3-2 jogo com um medio defensivo recuperador de bolas e dps com dois medios box to box, noto que falta apoio ao ataque, mas se usar outro tipo de medio dps n consigo acertar com o apoio á defesa!

Epah isto ta mt complexo, eu gosto mt mais agora! Mas concordo que ha mts bugs e falhas a serem resolvidas, mas tb nao m digam que so perdem por causa dos bugs! Tenham calma e com equipas fracas temos que ter mta calma e qd criam uma tactica vejam o jogo completo!!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Rain Dog nem sequer cheguei a começar os outros. Tinha de ser algo que goste mesmo.

Este será o segundo e ultimop save a serio no FM 2014.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, já recebi o meu primeiro ultimato. As coisas não estão mesmo famosas. Tenho um mês para mostrar serviço...

:medinho:

a8c89d4bbefcfa4c658bbbbd53f855f8.png

58502c2b8696e68ef727a9c980f45ff5.png

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...