Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

É impossível inferir causalidade através de um modelo de correlacional.

Aliás, vocês estão a falar do R2, mas esse é um coeficiente dos modelos de regressão, os modelos correlacionais baseiam-se no valor de r. Sim, porque uma coisa é uma correlação e outra é a existência de um modelo que preconiza a existência de uma variável dependente e uma (ou mais) variável (variáveis) independente(s).

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Nem é preciso um livro de econometria, isso até num manual de matemática do 12º deve vir.

A questão é que falavam aí para trás de duas variáveis e eu não percebi como é que queriam inferir causalidade através de uma hipotética correlação entre as duas séries.

De qualquer da forma R2 e ICs são coisas diferentes, o que é preciso é saber quando usar cada um deles e através de que métodos é que se chegaram a cada um dos resultados.

É impossível inferir causalidade através de um modelo de correlacional.

Aliás, vocês estão a falar do R2, mas esse é um coeficiente dos modelos de regressão, os modelos correlacionais baseiam-se no valor de r. Sim, porque uma coisa é uma correlação e outra é a existência de um modelo que preconiza a existência de uma variável dependente e uma (ou mais) variável (variáveis) independente(s).

Claro que não se pode inferir causalidade directamente através de r2. Alias a verdadeira causalidade nem tem forma de ser testada. O que pode ser feito é uma espécie de "causalidade" que é a causalidade à granger que no fundo diz que: X causa à granger Y se os desfasamentos de x forem importantes (significativos) para prever Y.

Aqui a abordagem mais correta para testar a existência ou não da curva de Philips é a de usar um modelo VEC (testando inicialmente a existência de cointegração).

Edit: note-se que dps teriam de ser feitos testes sobre os parâmetros para responder à questão.

Editado por brun0 SLB

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que não se pode inferir causalidade directamente através de r2. Alias a verdadeira causalidade nem tem forma de ser testada. O que pode ser feito é uma espécie de "causalidade" que é a causalidade à granger que no fundo diz que: X causa à granger Y se os desfasamentos de x forem importantes (significativos) para prever Y.Aqui a abordagem mais correta para testar a existência ou não da curva de Philips é a de usar um modelo VEC (testando inicialmente a existência de cointegração).Edit: note-se que dps teriam de ser feitos testes sobre os parâmetros para responder à questão.

Há modelos estatísticos que permitem a inferência de causalidade, ainda que a "verdadeira" causalidade seja muito complexa de aferir.

Compartilhar este post

Link para o post

Ler tantos posts de econometria e estatística deixa-me mal disposto.

Compartilhar este post

Link para o post

Imagina quem tem de brincar com modelos estatísticos quase todos os dias.

Compartilhar este post

Link para o post

Há modelos estatísticos que permitem a inferência de causalidade, ainda que a "verdadeira" causalidade seja muito complexa de aferir.

Que modelos? não te estas a referir à causalidade à granger? por acaso é uma vertente interessante (causalidade) .

Ahaha econometria é muito giro xD Depois de um ano a estudar so econometria se nao achasse bem que ja me tinha mandado da ponte.

Ja agora Vaart que aplicações fazes? isto ao nível da econometria (regressões).

Compartilhar este post

Link para o post

Não é ao nível da econometria, é ao nível da análise estatística.

Os modelos a que me estava a referir, que podem dar algumas indicações de causalidade, são os de equações estruturais.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é ao nível da econometria, é ao nível da análise estatística.

Os modelos a que me estava a referir, que podem dar algumas indicações de causalidade, são os de equações estruturais.

ah ok compinchas.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não tens de usar estatística no trabalho? Nas contagens e assim...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não tens de usar estatística no trabalho? Nas contagens e assim...

Como assim?

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim?

Eu tenho um amigo que estava em Auditoria na Deloitte e ele usava estatística nas contagens, como era por amostragem...

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, sim, claro. Faço algumas selecções por amostragem, recorrendo a métodos estatísticos. mas no fundo, é só meter os dados e deixar o excel trabalhar à vontade. :mrgreen:

Imagina quem vai fazer um exame de econometria, se senta na sala e lhe dá a volta à barriga.

Compartilhar este post

Link para o post

Imagina quem vai fazer um exame de econometria, se senta na sala e lhe dá a volta à barriga.

E o Mendes de Oliveira como agiu perante tal situação? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Não era ele que estava a vigiar naquela sala. Era o Armindo. Não me deixou sair. Fiz o que pude e entreguei. Tirei 20, com uma vírgula a seguir ao 2.

Compartilhar este post

Link para o post

Não era ele que estava a vigiar naquela sala. Era o Armindo. Não me deixou sair. Fiz o que pude e entreguei. Tirei 20, com uma vírgula a seguir ao 2.

Grande filha da putice! Mas, bem, eu no semestre passado assisti a uma pior. Mas vamos passar para aqui, que este tópico está interessante e não vamos andar aqui com off-topic.

Btw, aqueles que acusam a Europa de fazer chantagem pelo Sim, não podem acusar o governo de fazer chantagem pelo Não? É que se vence o Sim, será sempre mau ficar sem governo...

Compartilhar este post

Link para o post

Esta de parabens um meu conhecido com quem tive o prazer de jantar uma vezes, depois de varios premios, é merecida esta posição e pode ser que ainda vá para um sitio melhor:

Horta Osório é o 9º mais bem pago na banca mundial

Horta-Osório torna-se o primeiro cidadão sem nacionalidade britânica a assumir o cargo

Números são do Financial Times. Líder da tabela aufere quase 28 milhões de dólares anuais

António Horta Osório, CEO do Lloyds Bank, ocupa o 9º lugar da lista dos líderes bancários mais bem pagos do mundo, com uma remuneração anual de 12,9 milhões de dólares.

De acordo com a lista elaborada pelo Financial Times, este montante é alcançado entre o salário base, bónus em dinheiro e ações e opções, sendo este último formato o maior responsável pela origem da maioria da sua remuneração.

A tabela do jornal britânico é liderada por Jamie Dimon, CEO da JP Morgan, com uma remuneração de 27,6 milhões de dólares.

fonte: http://expresso.sapo.pt/economia/2015-07-02-Horta-Osorio-e-o-9-mais-bem-pago-na-banca-mundial

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de tanto ler e tentar perceber isto não cheguei a lado nenhum. :mrgreen:

Podem lá fazer um resumo, do que disseram aí atrás, para quem pensa que o R2 é o R2D2, e que Philips é uma empresa de electrónica?

Compartilhar este post

Link para o post

Esta de parabens um meu conhecido com quem tive o prazer de jantar uma vezes, depois de varios premios, é merecida esta posição e pode ser que ainda vá para um sitio melhor:

fonte: http://expresso.sapo.pt/economia/2015-07-02-Horta-Osorio-e-o-9-mais-bem-pago-na-banca-mundial

Estás a falar da hipótese de ir para o BCE daqui a uns bons anos? Ou estas a falar de ele ir a curto prazo para um banco maior

Compartilhar este post

Link para o post

BCE? nah...cargos publicos e semi-publicos é so para quem se quer fazer conhecer.

O Horta Osorio já está num outro nivel. Falava-se num banco maior sim...aliás até se falava na GS mas como ele não é judeu pode ser mais complicado

Compartilhar este post

Link para o post

BCE? nah...cargos publicos e semi-publicos é so para quem se quer fazer conhecer.

O Horta Osorio já está num outro nivel. Falava-se num banco maior sim...aliás até se falava na GS mas como ele não é judeu pode ser mais complicado

Vamos ver que o BCE não é um cargo de governadorzeco dum país qualquer.. O Draghi já passou há uns anos pela própria GS.

E não estou a falar de ele ir já para o BCE, estou a falar de uma perspetiva de pré reforma depois se exercer mais cargos na banca privada. Daqui a uns anos.

A Goldman Sachs já teve CEO's não judeus, a cena é que eram tipos americanos. Sem ser Judeu e sem ser americano fica difícil :razz:

Btw, agora em Portugal estão com esta cena de obrigar as empresas a ter 33% de mulheres nos cargos de administração, enfim, o politicamente correto a ir longe demais..

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos ver que o BCE não é um cargo de governadorzeco dum país qualquer.. O Draghi já passou há uns anos pela própria GS.

E não estou a falar de ele ir já para o BCE, estou a falar de uma perspetiva de pré reforma depois se exercer mais cargos na banca privada. Daqui a uns anos.

A Goldman Sachs já teve CEO's não judeus, a cena é que eram tipos americanos. Sem ser Judeu e sem ser americano fica difícil :razz:

Btw, agora em Portugal estão com esta cena de obrigar as empresas a ter 33% de mulheres nos cargos de administração, enfim, o politicamente correto a ir longe demais..

Sim tens razao, mas nao penso que ele seja muito de instituicoes como o ECB.. .

Isso dos 33% nem acho mal. Tem que se comecar por algum lado e a realidade é que sobretudo no sul da Europa muitas vezes as pessoas do sexo masculino evoluem mais rapido na carreira e chegam a cargos mais altos, sem que isso tenha muito que ver com a sua competencia.

Agora tocando um bocado no topico, gente verdadeiramente competente raramente toca em lugares governativos, porque é muito mais bem paga e tem muito menos chatices no privado...isso também é uma das razoes dos nossos governantes serem regra geral um bando de incompetentes.

Quando pagam menos de 7000 euros mes a um ministro, so podem estar a espera de apanhar com m*rda. "You pay peanuts, You get monkeys"

Compartilhar este post

Link para o post

O que vale é que agora é tudo 'politicamente correcto'. :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...