Lip McBoatface Publicado 28 Outubro 2015 O Turismo emergente até pode servir de contra peso à compra de bens importados por cá, mas eu não basearia uma subida do salário mínimo nacional à volta disso. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 28 Outubro 2015 Antes de mais, é bom que saibas que as tuas dúvidas são totalmente legítimas, isto porque o foco tem estado apontado para todo o lado, excepto para onde interessa, que é (a meu ver), o que propõem aqueles que se apresentam como alternativa. Tem-se falado muito na legitimidade de este e daquele formarem governo, da borrada que o anterior governo fez nesta e naquela situação, na política de austeridade vs políticas de esquerda socialmente mais sensíveis, etc. Uma voltinha pelos jornais nos últimos dias vão levar-te, resumidamente, àquele conjunto de medidas que enunciei atrás - e vai ser por aqui que os próximos comentários vão tentar desmontar o meu argumento - vão dizer que o acordo não é público, que o PS não vai governar com o programa da CDU ou do Bloco, que não é possível discutir medidas que ainda não foram apresentadas, entre outras coisas. E é tudo verdade. O acordo não é público e as medidas que o compõem não são públicas. Desde logo, porque ainda não há acordo (nada que impeça os partidos de esquerda de deitar um governo abaixo e de pedirem que lhes seja dada uma oportunidade de fazerem governo, mesmo sem chegar a um consenso sobre o programa desse mesmo governo). Depois, havendo acordo, o PS estará refém dos partidos de esquerda pois rejeitou negociar desde logo com a coligação, logo terá de chegar-se forçosamente à esquerda - isto fará com que o PS seja obrigado a pôr de lado uma parte do seu programa, e abraçar algumas das medidas propostas por BE e CDU, que serão tidas como essenciais. Num exercício de lógica e tendo em conta informações internas que os jornais de referência por cá sempre vão tendo, chega-se aquele conjunto de medidas. Posto isto, se frequentas este tópico, espero que tenhas apreciado aquele momento delicioso em que, sem querer, entalaste um dos users que mais campanha tem feito aqui pela alternativa, e contra o governo anterior. Isto, porque é fácil para quem está do lado da alternativa apontar tudo o que tem sido feito de mal nos últimos anos, apontar a tal campanha do medo que se tem desenvolvido nos meios de comunicação e nas redes sociais, rir-se dos comentários patetas que são feitos por idiotas no facebook e meter no mesmo saco aqueles que por cá têm opiniões diferentes, válidas e fundamentadas (mesmo que erradas e mal fundamentadas, no entender de cada um), a falta de programa da coligação (que no meu entender, não precisam de o detalhar, já que tiveram 4 anos para mostrar o caminho que pretendem dar ao país), etc. Com isto, tem-se criado um ruído enorme na política portuguesa e que leva a que adversários sejam vistos como inimigos, que pontos positivos sejam esquecidos em favor dos pontos negativos quando não se concorda com uma opinião, que se crie este clima de guerra entre esquerda e direita, entre vencedores e derrotados, entre governos legitimos e legitimados. Com isto, os menos informados acabam por ser apanhados neste extremar de posições, e deixa de ser claro o que está em jogo. E o que está em jogo, neste momento é: continuar o caminho dos últimos 4 anos, com a PàF, ou escolher um caminho alternativo, que se resume neste momento, ao PS com apoio do BE/CDU. Tendo isto em conta, visto que com uns já sabemos com o que contar, é preciso ver o que propõem os outros, e é isso que não tem sido totalmente claro, por este e por outro motivo. As medidas que coloquei aí atrás e que vou retirando da imprensa nacional, são neste momento o único ponto de partida para quem quer comentar o valor da alternativa e a sua aplicabilidade. Apesar de eu não concordar com algumas dessas medidas, pelo menos para já, vou fazer aquilo que muitos dos elementos que por cá têm comentado têm sido incapazes de o fazer, visto que apenas estão concentrados em ridicularizar quem votou na continuidade e não admitem o sucesso de uma alternativa. Como já percebeste, um caminho que envolva aquele conjunto de alternativas, envolve desde logo um aumento da despesa do Estado e uma diminuição da receita fiscal, o que há primeira vista leva a um desequilíbrio das contas públicas. Esse desequilíbrio, em condições actuais, pode ser relativamente fácil de colmatar à primeira vista: lembras-te da célebre expressão da Maria Luís Albuquerque relativa aos cofres cheios? Esses cofres estão cheios de fundos provenientes de emissão de dívida a condições favoráveis, que serviriam de almofada para o Estado quando as condições de financiamento não fossem tão favoráveis assim, evitando que novas emissões de dívida acarretassem custos elevadíssimos para o Estado português. Esses fundos, imagino eu, seriam usados desde logo para cobrir parte do aumento da despesa. Se fosse caso disso, novas emissões de dívida seriam usadas para cobrir o remanescente. Isto serviria no curto-prazo. E depois? Bem, provavelmente estarão a contar que um aumento da despesa pública servirá de estímulo para o consumo interno que por sua vez levará a um aumento do PIB, que por sua vez levará ainda a que o peso destas medidas diminua em percentagem do mesmo. O programa do PS era altamente ambicioso quanto ao aumento do PIB para os próximos anos e, se tivermos em contas esta expansão orçamental, não vejo porque razão ficarão por aqui, visto que ainda poderiam ser mais ambiciosos. É a famosa história dos multiplicadores económicos que se falavam na altura do Gaspar: se meteres mais 1 euro no bolso dos portugueses, x euros serão gerados e acumulados enquanto riqueza nacional. Quem está no Governo usa sempre os números que mais lhes convém: o Gaspar achava que tirar 1 euro aos portugueses levaria a um impacto mínimo na economia nacional, enquanto que o PS acredita que mais 1 euro na economia portuguesa levará a um impacto enorme e que gerará um aumento mais do que proporcional no PIB. Adicionalmente, presumo que o PS seja obrigado pelos partidos de esquerda a aumentar a sua receita através do aumento de impostos por parte dos grandes grupos empresariais (que levará, a meu ver, a um confronto entre Estado e Grupos Económicos) e aos mais ricos. Pelo meio, teremos ainda vontade de uma reestruturação da dívida - os juros que o Estado paga, em proporção do PIB, são dos mais altos na Área do Euro e são totalmente asfixiantes para o Estado Português. Todavia, a Alemanha já disse que não aceita perdões de dívida, e que renegociações de maturidades de curto prazo estarão fora da mesa. A Grécia já sofreu com isso e precisava mais do que nós, não vejo como seríamos capazes de avançar com essa alternativa. O resto, serão medidas menores do programa do PS e com que os restantes partidos não se incomodarão. E é isto que eu acho. Cabe a cada um formar a sua opinião e achar se concorda ou não, pode estar a escapar-me muita coisa e outras serem totalmente não-plausíveis :) 3 parágrafos para responder a uma pergunta. 2 são de mesquinhez e 1 de explicação. Eu não fiquei entalado porque nunca dediquei a minha participação a este tópico à explicação de assuntos sobre o qual não me sei pronunciar. E ao contrário do que a tua atitude autoritária em relação a este assunto faz parecer a minha participação neste tópico não tem que ser igual à tua de sabedoria empírica. Um abraço :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 28 Outubro 2015 (editado) A direita está à espera que a esquerda unida apresente o seu programa para poder centrar todas as atenções nesse mesmo programa e camuflar o seu como fez com o do PS durante a campanha. Daí toda esta pressão e desespera da direita em relação ao programa da esquerda unida. A esquerda unida está a defender-se bem ao não mostrar nada e a ser paciente. Essencialmente porque não tem prazos. Só precisa de o fazer quando forem chamados para apresentar uma alternativa. Já a direita, pelo contrario, está apertada com os pouco dias que tem para apresentar o seu programa. Não é por acaso que, uma coligação que está muito certa em relação às suas politicas e medidas para os próximo 4 anos, só vai apresentar o seu programa 8 dias depois da tomada de posse mesmo perto da data limite :lol: Não se percebe o atraso. (esqueci-me de referir a pressa que havia em mandar qualquer coisa para bruxelas, em formar governo para bem da estabilidade, em acalmar os mercados...) E deixo este mimo: Direita parlamentar propôs debate já na próxima semana sobre compromissos europeus, mas a esquerda opôs-se. :lol: Isso não era há uma semana atrás, quando queriam ser indigitados? Posto isto, se frequentas este tópico, espero que tenhas apreciado aquele momento delicioso em que, sem querer, entalaste um dos users que mais campanha tem feito aqui pela alternativa, e contra o governo anterior. :mrgreen: Editado 28 Outubro 2015 por Ego Sum Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 28 Outubro 2015 (editado) O novo ministro da saúde não é aquele zeca que disse que estava tudo bem quando há uns tempos a tvi fez uma reportagem a demonstrar o estado de degradação de alguns serviços de urgência dos hospitais públicos? Não sei se é coincidência ou não mas das últimas vezes que fui às urgências fui pessimamente atendido, ao contrário de toda a minha vida em que só posso dizer bem das urgências. Nessa primeira vez diagnosticaram-me uma gastroenterite e a médica era tão atadinha e falava tão baixo que nem consegui perceber nada do que me dizia. Receitou-me a medicação e explicou-me atabalhoadamente como devia tomá-los e até me passou uma ideia errada, vá lá que o fermacêutico depois esclareceu-me devidamente, e mandou-me embora sem me dizer os cuidados que devia ter com a alimentação e eu na altura também não me lembrei de lhe perguntar, mas ela no papel de médica tinha a obrigação de fazê-lo. Na segunda vez estive doente durante uma semana, fui lá e deparei-me com um africano que me deu a sensação de que percebia pouco mais daquilo do que eu. Disse-me "acho que é isto, vamos ver" e depois não me adiantou nada, nem que sim nem que sopas e prosseguiu com uma conversa que mais parecia conversa de café. Acabou por me receitar os medicamentos e depois disso permaneci doente por mais uma semana, portanto os medicamentos devem ter tido cá um efeito... E depois ainda há quem tenha a lata de dizer que temos um dos melhores SNS. Tudo bem que eu não posso generalizar com base no meu caso, mas então eu devo ter tido muito azar. :lol: É que eu sempre fui excelentemente tratado lá, sempre me diagnosticaram correctamente os problemas que tinha, sempre foram bastante esclarecedores e o que me receitaram teve sempre um efeito imediato. A excepção foi mesmo as últimas duas vezes. Ah, e numa delas deram-me uma pulseira amarela e estive lá 5 horas à espera e vi pessoas com pulseiras verdes a passar à minha frente. O que até nem me indignaria muito se não as tivesse visto na galhofa lá na sala de espera e eu estar literalmente na m*rda, e é mesmo no sentido literal (ir à casa de banho de 5 em 5 minutos...) Editado 28 Outubro 2015 por Enzo Dios Perez Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 28 Outubro 2015 (editado) 3 parágrafos para responder a uma pergunta. 2 são de mesquinhez e 1 de explicação. Eu não fiquei entalado porque nunca dediquei a minha participação a este tópico à explicação de assuntos sobre o qual não me sei pronunciar. E ao contrário do que a tua atitude autoritária em relação a este assunto faz parecer a minha participação neste tópico não tem que ser igual à tua de sabedoria empírica. Um abraço :compinchas: Nem eu tenho sabedoria empírica, nem qualquer tipo de autoridade. Aliás, eu formo a minha opinião consoante tudo o que vou ouvindo e lendo, e acho que já o demonstrei várias vezes neste fórum, sem querer estar a ser arrogante ou convencido. E tu, podes dizer o mesmo? Podes não recordar-te, mas eu lembro-me bem do circo que foi aqui no dia das eleições e no que se seguiu posteriormente, em que nem faltaram insultos directos a quem votou neste e naquele, inclusive para mim (e de mim, infelizmente). E eu não acho que a maior parte do meu post seja mesquinhez. Mas a verdade é que quem ler as últimas páginas e for minimamente imparcial, vai sentir-se envergonhado com o conteúdo de algumas das coisas que vão pondo aqui. Desde rebaixar genericamente quem tem uma opinião diferente recorrendo a posts de facebook e artigos de ressabiados a consecutivos posts assentes em mentiras ignorando argumentos válidos da outra parte, neste que deveria ser um tópico de discussão por excelência neste fórum e secção (e já foi, bons tempos). Achei então por bem dar a minha opinião sobre o que se passa aqui e no mundo real num só post, e acredita que estarei à vontade para admitir qualquer coisa menos correcta que me tenha escapado. :) Quanto ao teres ficado entalado ou não, que é a única razão porque pegaste no meu post: o que queres que pense? Nos últimos 20 e tal dias tens tido uma participação regular neste tópico a defender determinada ideia, através de argumentos contra a alternativa. Quando te vêm perguntar como vão implementar a ideia que tu defendes, tu não sabes dizer. E eu não tenho nada contra ti, mas esse tipo de posições deixam-me um bocadinho desconcertado, já que posso ser atacado pelas minhas ideias, mas não tenho forma de discutir as tuas (não tuas tuas neste caso, mas em geral). :) Editado 28 Outubro 2015 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 28 Outubro 2015 Nem eu tenho sabedoria empírica, nem qualquer tipo de autoridade. Aliás, eu formo a minha opinião consoante tudo o que vou ouvindo e lendo, e acho que já o demonstrei várias vezes neste fórum, sem querer estar a ser arrogante ou convencido. E tu, podes dizer o mesmo? Podes não recordar-te, mas eu lembro-me bem do circo que foi aqui no dia das eleições e no que se seguiu posteriormente, em que nem faltaram insultos directos a quem votou neste e naquele, inclusive para mim (e de mim, infelizmente). E eu não acho que a maior parte do meu post seja mesquinhez. Mas a verdade é que quem ler as últimas páginas e for minimamente imparcial, vai sentir-se envergonhado com o conteúdo de algumas das coisas que vão pondo aqui. Desde rebaixar genericamente quem tem uma opinião diferente recorrendo a posts de facebook e artigos de ressabiados a consecutivos posts assentes em mentiras ignorando argumentos válidos da outra parte, neste que deveria ser um tópico de discussão por excelência neste fórum e secção (e já foi, bons tempos). Achei então por bem dar a minha opinião sobre o que se passa aqui e no mundo real num só post, e acredita que estarei à vontade para admitir qualquer coisa menos correcta que me tenha escapado. :) Quanto ao teres ficado entalado ou não, que é a única razão porque pegaste no meu post: o que queres que pense? Nos últimos 20 e tal dias tens tido uma participação regular neste tópico a defender determinada ideia, através de argumentos contra a alternativa. Quando te vêm perguntar como vão implementar a ideia que tu defendes, tu não sabes dizer. E eu não tenho nada contra ti, mas esse tipo de posições deixam-me um bocadinho desconcertado, já que posso ser atacado pelas minhas ideias, mas não tenho forma de discutir as tuas (não tuas tuas neste caso, mas em geral). :) Quanto ao primeiro parágrafo tens que tirar satisfações juntos desses users. Não me encontrarás nesse rol. Eu recordo-me bem, sim. Lembro-me de te ver a ofender um user e a faltares-me ao respeito :) Saber ou não defender uma ideia, por não ter conhecimento aprofundado para tal, não me impede nem de a defender nem de me pronunciar sobre ela. Se tivesse conhecimento suficiente para responder a quem me fez a pergunta te-lo-ia feito. Muito menos isto me impedirá de participar neste tópico como bem entender usando o que tenho à minha disposição e acho útil. Tu farás o mesmo como bem entenderes. A tentativa de tornar este fórum num espaço elitista onde só alguns podem participar é uma nova vaga que não vou entender. E antes este tipo de participação do que aqueles users que se limitam aos smiles para mostrar que sabem tudo mas nunca vão explicar nada :lol: Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 28 Outubro 2015 Votei no Portugal à Frente porque para trás mija a burra. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 28 Outubro 2015 (editado) A direita está à espera que a esquerda unida apresente o seu programa para poder centrar todas as atenções nesse mesmo programa e camuflar o seu como fez com o do PS durante a campanha. Daí toda esta pressão e desespera da direita em relação ao programa da esquerda unida. A coligação só tem um caminho, e estão a manter-se focados nele: 1- manter um comportamento que mostre que tomar posse é normal, tudo o resto é um não-assunto, discutido só pelas suas segundas linhas 2- quando cair, espernear e dramatizar muito, vitimização levada ao extremo, parece que já estou a ver o outdoor com um velhinho a chorar "não foi para isto que votei ps" :mrgreen: 3- obrigar a esquerda a ter posições únicas na maioria dos assuntos, para atacar mais facilmente. já se sabe que criticar é das coisas mais fáceis e populares em política 4- sempre que houver diferenças de posições, atacar a do ps e se o estomago permitir dizer que a do bloco até tem algumas qualidades, que é o mesmo que atacar o ps A esquerda unida está a defender-se bem ao não mostrar nada e a ser paciente. Essencialmente porque não tem prazos. Só precisa de o fazer quando forem chamados para apresentar uma alternativa. Verdade. Mas a dúvida nem é se a esquerda se vai separar, é quando. E o jogo da direita é já a médio prazo. Já a direita, pelo contrario, está apertada com os pouco dias que tem para apresentar o seu programa. Não é por acaso que, uma coligação que está muito certa em relação às suas politicas e medidas para os próximo 4 anos, só vai apresentar o seu programa 8 dias depois da tomada de posse mesmo perto da data limite :lol: Não se percebe o atraso. Prolongar ao máximo o enredo. Simples, bem simples. Woy não tomes isto como ataque porque é mesmo uma duvida legitima mas no meio das propostas de SM de 600€, subida das pensões... onde vão buscar mais receita para fazer estas coisas todas? É fazeres as contas, a súbida do SMN até dá lucro ao estado. Em primeiro lugar são as empresas a suportar a maior parte dos custos. E quem receber mais 100€ não dá para poupar, vai gastá-los. Ou seja, o estado recebe mais 23€ de impostos imediatos. E ainda falta aqui contabilizar os multiplicadores na economia. E o descongelamento das pensões tinha que ser, o TC só aceitou por ser temporária. A coligação ia ter que fazer o mesmo, só que não podia fazer bandeira da decisão porque fazia figura de vencido. Editado 28 Outubro 2015 por Cabeça de giz Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 28 Outubro 2015 Quanto ao primeiro parágrafo tens que tirar satisfações juntos desses users. Não me encontrarás nesse rol. Eu recordo-me bem, sim. Lembro-me de te ver a ofender um user e a faltares-me ao respeito :) Saber ou não defender uma ideia, por não ter conhecimento aprofundado para tal, não me impede nem de a defender nem de me pronunciar sobre ela. Se tivesse conhecimento suficiente para responder a quem me fez a pergunta te-lo-ia feito. Muito menos isto me impedirá de participar neste tópico como bem entender usando o que tenho à minha disposição e acho útil. Tu farás o mesmo como bem entenderes. A tentativa de tornar este fórum num espaço elitista onde só alguns podem participar é uma nova vaga que não vou entender. E antes este tipo de participação do que aqueles users que se limitam aos smiles para mostrar que sabem tudo mas nunca vão explicar nada :lol: Eu insultei e fui insultado, é verdade. Peço desculpa por isso, mas a verdade é que também se esforçaram para me tirarem do sério com provocações, inclusive tu, não te faças de sonso agora ;) E pedir que, num fórum, se fundamente uma opinião dada é elitista? Se não consegues fundamentar com conhecimento técnico, o que é perfeitamente natural, fundamenta com as razões que te levam a escrever o que escrever. Presumo que haja alguma, certo? Quanto à última linha, concordo. O que não deixa de ser verdade que ambas não acrescentam nada às discussões. Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 28 Outubro 2015 O SMN deve ser aumentado mas se aumentar 50€, estamos a obrigar uma empresa de 10 pax a "perder" mais 500€ por mês. Além disso só o número do sálario não interessa. Os nossos 500€ são iguais a 1000€ no Luxemburgo (lá o custo de vida é mm muito caro. Um aluguer é na boa 1000€) Temos de ir com calma. Não nos podemos esquecer que há uma grande percentagem de pessoas que vive com o SMN e vive no limiar de pobreza. O salário deveria dar para aquilo que o Harvey disse "permita uma vida minimamente digna para quem trabalhou 8 horas por dia durante 1 mês inteiro". Obrigado pelo texto Elliot mas eu até conhecia a tal realidade do PS. O cerne da minha questão é qual a posição do Bloco na obtenção de receita? É igual à do PS? Jimpo, de facto Portugal tem que ser atractivo. Essa tal comparação com a Coxixina no meu entender não é grande exemplo uma vez que já fomos e somos a China da Europa. Portugal antes de chamar empresas, deve aumentar a produtividade. Portugal é muito menos produtivo que os outros países e uma das razões está relacionada com aquilo que o Tio disse. Nós só temos "produtozinhos". Se o produto fosse "escavações", a España é mais produtiva porque escava com a retro-escavadora e nós de pázinha. Se o foco for o estímulo for atractividade só podemos votar em liberais. Compartilhar este post Link para o post
_Nikon_ Publicado 28 Outubro 2015 É fazeres as contas, a súbida do SMN até dá lucro ao estado. Em primeiro lugar são as empresas a suportar a maior parte dos custos. E quem receber mais 100€ não dá para poupar, vai gastá-los. Ou seja, o estado recebe mais 23€ de impostos imediatos. E ainda falta aqui contabilizar os multiplicadores na economia. E o descongelamento das pensões tinha que ser, o TC só aceitou por ser temporária. A coligação ia ter que fazer o mesmo, só que não podia fazer bandeira da decisão porque fazia figura de vencido. Se ignorares os custos que o estado também vai ter com a subida do SMN e ignorares que o dinheiro a mais não é necessariamente gasto em Portugal. Muito do poder de compra vai para importações e também tens de te lembrar dos despedimentos que vão para o subsídio de desemprego devido à subida do SMN. Não estamos a falar de uma subida baixinha, são quase 20%. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 28 Outubro 2015 A subida do SMN já há muito que saiu do campo da economia e da igualdade social, isto é praticamente um caso de direitos humanos. Por amor de deus, mesmo fazendo contas ao 13º e ao 14º mês estamos a falar de pessoas que nem 600€ mensais recebem, isto é de uma indignidade que envergonha só de escrever. Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 28 Outubro 2015 É fazeres as contas, a súbida do SMN até dá lucro ao estado. Em primeiro lugar são as empresas a suportar a maior parte dos custos. E quem receber mais 100€ não dá para poupar, vai gastá-los. Ou seja, o estado recebe mais 23€ de impostos imediatos. E ainda falta aqui contabilizar os multiplicadores na economia. E o descongelamento das pensões tinha que ser, o TC só aceitou por ser temporária. A coligação ia ter que fazer o mesmo, só que não podia fazer bandeira da decisão porque fazia figura de vencido. Se ganhar mais 100€ são mais 100€ que meto de lado para ir de férias para fora por exemplo. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 28 Outubro 2015 O SMN deve ser aumentado mas se aumentar 50€, estamos a obrigar uma empresa de 10 pax a "perder" mais 500€ por mês. Além disso só o número do sálario não interessa. Os nossos 500€ são iguais a 1000€ no Luxemburgo (lá o custo de vida é mm muito caro. Um aluguer é na boa 1000€) Temos de ir com calma. Não nos podemos esquecer que há uma grande percentagem de pessoas que vive com o SMN e vive no limiar de pobreza. O salário deveria dar para aquilo que o Harvey disse "permita uma vida minimamente digna para quem trabalhou 8 horas por dia durante 1 mês inteiro". Em primeiro, se o SMN não chega para viver dignamente (verdade), e quem trabalha passa fome (também verdade), então ou se faz alguma coisa urgentemente ou o sistema político e a democracia são um parasita sanguessuga e devem ser abatidos o mais rapidamente possível. Nua crua e bruta, a minha opinião é esta. Agora com menos emoção... :mrgreen: onde é que se paga o SNM? 1- Nos serviços/comércio, onde o crescimento, exportações não são sustentáveis e são as 1as a cair numa crise. Além disso é um sector dominado por grandes empresas, onde este aumento significa dar 50M€ de lucro em vez de 52 ou 53 2- na hotelaria e restauração, que já já têm discriminação positiva pelo horário de trabalho semanal de 6 dias 3- na indústria transformadora de baixo valor acrescentado, mas aí o problema maior é a conta da luz. Mesmo nesse sector, fora do grande porto, aveiro e lisboa sul a incidência do SMN é baixa. Na zona centro, então, em dezenas de fábricas que conheço não há nem uma a usar esse valor. Se ignorares os custos que o estado também vai ter com a subida do SMN e ignorares que o dinheiro a mais não é necessariamente gasto em Portugal. Muito do poder de compra vai para importações e também tens de te lembrar dos despedimentos que vão para o subsídio de desemprego devido à subida do SMN. Não estamos a falar de uma subida baixinha, são quase 20%. A maioria dos produtos importados (volume e valor) são automóveis e electrodomésticos. Achas mesmo que quem passa de 500 para 700 vai comprar carro novo, plasma e iphone? há excepções, mas a maioria desse dinheiro vai ser gasto em bens de primeira necessidade, onde a nossa balança comercial é positiva mesmo com os combustíveis. Se ganhar mais 100€ são mais 100€ que meto de lado para ir de férias para fora por exemplo. há sempre excepções. mas estás a dizer que se passasses de 500€ para 600€ por mês, ias gastar em viagens fora mais 1400€ por ano que agora? Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 28 Outubro 2015 há sempre excepções. mas estás a dizer que se passasses de 500€ para 600€ por mês, ias gastar em viagens fora mais 1400€ por ano que agora? Como é óbvio não. Estou só a mostrar que uma pessoa que tenha as finanças bem organizadas, não é obrigado a gastar o dinheiro. Aliás, alguns casos o facto de ter mais € > gastam mais > vivem pior. Porque não tenhas dúvidas que se muitas dessas pessoas que vivem mal porque o dinheiro não chega, mesmo se ganhassem 1000€ o dinheiro nao ia chegar. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 28 Outubro 2015 Portugal é muito menos produtivo que os outros países e uma das razões está relacionada com aquilo que o Tio disse. atenção ao bicho papão da produtividade que as tvs usam para justificar os salários baixos: produtividade = facturação/horas trabalhadas e a facturação está relacionada mais com o que se produz do que com o quanto. Ou seja, 100 trabalhadores preguiçosos a fazerem automóveis a 60% da capacidade instalada vão sempre ter uma produtividade muito superior a 100 trabalhadores super empenhados e lutadores que fazem rolhas a 150% da capacidade instalada. A produtividade avalia os patrões, e não os empregados, porque é directamente influenciada pelo tipo de negócio. E enquanto a maioria dos trabalhadores estiverem nos serviços... Como é óbvio não. Estou só a mostrar que uma pessoa que tenha as finanças bem organizadas, não é obrigado a gastar o dinheiro. Aliás, alguns casos o facto de ter mais € > gastam mais > vivem pior. Porque não tenhas dúvidas que se muitas dessas pessoas que vivem mal porque o dinheiro não chega, mesmo se ganhassem 1000€ o dinheiro nao ia chegar. Certo, mas isso para mim são excepções. E no caso de quem ganha 500, é mais uma questão de gastar mais em comida, roupa, gasolina. Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 28 Outubro 2015 (editado) Fdx, ó Stout, tens cá uma lógica da batata. Quem votou PàF está indirectamente a chamar burros a outros? Mas deixaram-te cair de cabeça quando eras miúdo ou isso é tudo lavagem cerebral que te fizeram? Então e quem votou noutra opção, não está a fazer o mesmo por essa lógica? Quanto ao que ficou melhor, já te responderam n vezes, tu é que ignoras. Se calhar queres chamar burro a alguém... Sim. Se não há alternativa ou esta resulta em bancarrota, quem vota para isso não é burro? Isso demonstra falta de sentido democrático, Stout. Quem votou PaF merece tanto respeito como quem votou noutras forças políticas, estamos num regime democrático, ao dizeres isso pareces o Cavaco Silva. O que eu disse é que não respeito quem acha que não dava para fazer melhor que isto. E isto é por exemplo isto. Se tu respeitas quem acha que isso é o melhor que nós conseguimos fazer é contigo, eu não posso respeitar alguém que pensa isso. Provavelmente o PS já tem alinhavado os traços gerais do acordo com os outros partidos, daí que se possa dar ao luxo de rejeitar definitivamente o acordo com a coligação. Portugal é o 23.º país onde é mais fácil fazer negócios http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-e-o-23-pais-onde-e-mais-facil-fazer-negocios_232963.html Subiram-se duas posições, boa notícia. Para o Stout, fui ainda ver o de 2010, e em relação a esse subimos 10 posições :) Grande notícia. A continuar neste ritmo ainda passamos à frente da Macedónia! Cum crl, da Macedónia! Como é óbvio depois de ler isto já estou arrependido do meu voto. Bora todos juntos cagar nos Portugueses que isto para os negócios está a funcionar bem como crl. IDH? Qu'essa m*rda? Negócios é que bate forte. Aliás sugiro que mudem de nome e passem a NAF. Negócios à frente das pessoas, da educação, da saúde, da dignidade, da defesa de Portugueses presos em ditaduras... bom lema este não? Por acaso, apesar de ser totalmente a favor da subida do SMN, ainda gostava de saber onde se irão buscar as verbas que permitam a implementação dessa medida. Acho que li em qualquer lado que eram "apenas" 50 milhões que a medida custava ao estado, mas posso estar a atirar ao lado. De qualquer forma o estado não emprega muita gente com o salário mínimo e não é essa a questão. O estado até provavelmente tem um aumento de receitas com impostos(diretos e indirectos) se o SMN aumentar. A discussão centra-se é sobre os efeitos do SMN no desemprego. Cheguei a fazer 2 posts sobre isso. Como é que se gera dinheiro? Que ideias é que têm? Não tenho a menor ideia de como se gera dinheiro, onde é que posso ler sobre isso? https://en.wikipedia.org/wiki/Money https://en.wikipedia.org/wiki/Money_creation Como curiosidade mais de 90% do dinheiro que existe no mundo não tem expressão física(moedas e notas). Fazias ideia disto? Neste site tens umas luzes sobre isto. Se mais pessoas tivessem umas tivessem ideia disto, haveria muitos votos a mudar... O novo ministro da saúde não é aquele zeca que disse que estava tudo bem quando há uns tempos a tvi fez uma reportagem a demonstrar o estado de degradação de alguns serviços de urgência dos hospitais públicos? Exactamente. Mas tens de respeitar quem acha que não é possível melhor que isto ou tens falta de sentido democrático. A subida do SMN já há muito que saiu do campo da economia e da igualdade social, isto é praticamente um caso de direitos humanos. Por amor de deus, mesmo fazendo contas ao 13º e ao 14º mês estamos a falar de pessoas que nem 600€ mensais recebem, isto é de uma indignidade que envergonha só de escrever. Fds que esquerdalha do crl. "Passos: "Medida mais sensata" seria a de baixar salário mínimo" Este senhor é gestor e tu? Percebes alguma coisa de dinheiro? Não sabes que não há alternativa? Não ouviste senhores de gravata a dizer isso? E desculpa lá, mas Dignidade? Dignidade? Dignidade? Fds que raio de prioridades que tu mais essa tropa fandanga têm. Eu preocupo-me é com negócios, bizness, guito no bolso. Que se f*da a dignidade dos outros, eu quero é ter o último Iphone, ter bruto carro e casa. Não é para isso que estamos todos neste mundo? Que se f*da quem trabalha e não consegue viver com dignidade. Essa sub-gente que vá vender pipocas, tire um curso, bata punho e faça acontecer. Até lá desapareçam-me da frente, não façam greves nem manifestações que essa m*rda f*de o trânsito todo, não se queixem porque vocês são uns preguiçosos que viveram acima das vossas possibilidades e levaram o país à ruína. Não barafustem muito que isso dá má imagem de nós perante aqueles honrados senhores que nos emprestam dinheiro. Não se indignem com nós ter-mos tudo do bom e do melhor e vocês não terem meio tusto furado, porque isso não passa de inveja. Não sabem que Portugal é uma méritocracia? Não queiram que nós paguemos mais impostos porque se isso acontecer nós pegamos no guito, saímos daqui para fora e vocês que se amanhem. Não queiram, nem tentem ter melhores condições de vida porque vocês não merecem mais do que isto. Editado 28 Outubro 2015 por Stout Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 28 Outubro 2015 https://en.wikipedia.org/wiki/Money https://en.wikipedia.org/wiki/Money_creation Como curiosidade mais de 90% do dinheiro que existe no mundo não tem expressão física(moedas e notas). Fazias ideia disto? Neste site tens umas luzes sobre isto. Se mais pessoas tivessem umas tivessem ideia disto, haveria muitos votos a mudar... Tinha noção que era uma percentagem alta, mas não tão alta ;) Obrigado pelos links Compartilhar este post Link para o post
_Nikon_ Publicado 28 Outubro 2015 (editado) Fdx Stout, procura ajuda urgentemente. A sério. O Egas Moniz seria contra o que quer que seja que tu sofreste. Estás ao mesmo nível dos velhos do Restelo que clamam pelo Salazar. Tens palas nos olhos tipo cavalo e só olhas para uma coisa e tudo o resto é m*rda. E ao mesmo tempo dizes que os que votam nos outros é que são assim, porque não acreditam no mesmo que tu. És de uma esquizofrenia como só se encontram nos jotas com o cérebro feito em papa, só vêem uma cor à frente, a do 'clube' deles. Aprende a ter uma discussão com as pessoas sem lhes chamares nomes. Já perdi a conta a quantas vezes insultas quem quer que seja que votou PàF. É engraçado como os proclamadores da dignidade são, bastas vezes, os primeiros a infringi-la. Editado 28 Outubro 2015 por _Nikon_ Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 29 Outubro 2015 Fdx Stout, procura ajuda urgentemente. A sério. O Egas Moniz seria contra o que quer que seja que tu sofreste. Estás ao mesmo nível dos velhos do Restelo que clamam pelo Salazar. Tens palas nos olhos tipo cavalo e só olhas para uma coisa e tudo o resto é m*rda. E ao mesmo tempo dizes que os que votam nos outros é que são assim, porque não acreditam no mesmo que tu. És de uma esquizofrenia como só se encontram nos jotas com o cérebro feito em papa, só vêem uma cor à frente, a do 'clube' deles. Aprende a ter uma discussão com as pessoas sem lhes chamares nomes. Já perdi a conta a quantas vezes insultas quem quer que seja que votou PàF. É engraçado como os proclamadores da dignidade são, bastas vezes, os primeiros a infringi-la. :cry: Não queres mesmo responder né? Para mim dizer que outro partido vai levar o país à bancarrota, enquanto se acusa os dirigentes de interesses pessoais e sede de poder, não é um respeitoso "acordemos em discordar". É um "vocês são uns chulos e querem roubar e enganar as pessoas". Se tu votas num partido que afirma que é a única alternativa viável e que todos os outros caminhos te vão levar à bancarrota, para mim é claro que só podes achar os eleitores do outro partido como burros, mal informados ou wtv. Se não há alternativa e o que os outros propõem resulta em bancarrota, como é que quem vota nessa bancarrota é inteligente? Reporta esses tais insultos que vou expulso. :yawinkle: Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 29 Outubro 2015 Grande notícia. A continuar neste ritmo ainda passamos à frente da Macedónia! Cum crl, da Macedónia! Como é óbvio depois de ler isto já estou arrependido do meu voto. Bora todos juntos cagar nos Portugueses que isto para os negócios está a funcionar bem como crl. IDH? Qu'essa m*rda? Negócios é que bate forte. Aliás sugiro que mudem de nome e passem a NAF. Negócios à frente das pessoas, da educação, da saúde, da dignidade, da defesa de Portugueses presos em ditaduras... bom lema este não? E fica assim bem resumida a tua participação :) Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 29 Outubro 2015 E, apesar do estilo, tem toda a razão. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 29 Outubro 2015 (editado) A subida do SMN já há muito que saiu do campo da economia e da igualdade social, isto é praticamente um caso de direitos humanos.Por amor de deus, mesmo fazendo contas ao 13º e ao 14º mês estamos a falar de pessoas que nem 600€ mensais recebem, isto é de uma indignidade que envergonha só de escrever. Exatamente. Quem trabalha deve ver o seu esforço reconhecido de forma digna, é inconcebível continuar a praticar-se um SMN tão baixo. Se tu respeitas quem acha que isso é o melhor que nós conseguimos fazer é contigo, eu não posso respeitar alguém que pensa isso. Eu respeito todas as decisões democráticas, concordando ou não com elas, não faço autos de censura a quem pensa de forma diferente. Entendes onde está a diferença? Eles acham que a continuação da PaF seria positiva, lá terão os seus motivos, quem votou à esquerda pensa que essa seria a solução para tirar o País do fundo do poço. Ambas as escolhas são legítimas, desde que perfeitamente justificadas. Acho que não é muito difícil perceber isto. Editado 29 Outubro 2015 por Vaart Compartilhar este post Link para o post
_Nikon_ Publicado 29 Outubro 2015 (editado) :cry: Não queres mesmo responder né? Para mim dizer que outro partido vai levar o país à bancarrota, enquanto se acusa os dirigentes de interesses pessoais e sede de poder, não é um respeitoso "acordemos em discordar". É um "vocês são uns chulos e querem roubar e enganar as pessoas". Se tu votas num partido que afirma que é a única alternativa viável e que todos os outros caminhos te vão levar à bancarrota, para mim é claro que só podes achar os eleitores do outro partido como burros, mal informados ou wtv. Se não há alternativa e o que os outros propõem resulta em bancarrota, como é que quem vota nessa bancarrota é inteligente? Reporta esses tais insultos que vou expulso. :yawinkle: Mas responder a quê? Fizeste alguma pergunta merecedora de resposta? Se os outros são burros? Mas alguma pessoa no seu perfeito juízo iria achar isso? Só mesmo tu é que tens isso na cabeça. E caso não tenhas reparado, todos os partidos dizem que a opção deles é que é. Tu é que tens a cabeça tão feita em papa que és incapaz ou avesso a dizer ou sequer pensar algo que não vá de encontro à tua opinião. Já todos aqui discutimos, opinámos e argumentámos opiniões diferentes em temas diferentes, mas tu és o único que continua cegamente a dizer que uns chamam burros a outros por terem uma ideologia diferente, que ninguém aqui fez, enquanto tu chamas de burros, idiotas, ignorantes, estúpidos e sei lá mais o que chamaste a quem quer que não vota na tua opinião. Dizes que os outros chamam nomes quando não o fazem e tu continuas a fazê-lo página após página. A sério que não vês a hipocrisia nisso tudo? Devias primeiro aprender os deveres e responsabilidades de viver numa democracia em vez de vires destilar ódio e insultar toda a gente que te aparece à frente. Tu és quem aqui tem demonstrado que é incapaz de aceitar uma opinião alheia. Editado 29 Outubro 2015 por _Nikon_ Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 29 Outubro 2015 A subida do SMN já há muito que saiu do campo da economia e da igualdade social, isto é praticamente um caso de direitos humanos. Por amor de deus, mesmo fazendo contas ao 13º e ao 14º mês estamos a falar de pessoas que nem 600€ mensais recebem, isto é de uma indignidade que envergonha só de escrever. Ora nem mais. Compartilhar este post Link para o post