Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Visitante

Alguém me resume o processo face oculta? Não acompanhei, nem sei do que se trata

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, a mais recente sondagem do YouGov mete o Sim com 51%. Isto quer dizer uma recuperação de 22% num mês.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Como alguém que já lá esteve eu se fosse Escocês até votava não, porquê mudar o que já está bem

Compartilhar este post

Link para o post

Quem vota no sim esta mesmo a pedir para ser parte de um pais mais pobre e com menos importância, até porque o PM ja disse que com independência não existiria união monetária... estes ímpetos independentistas são muito engraçados (queremos ser o rei do nosso quintal), mas as pessoas têm pouca noção do que significa separar o pais de um outro estável...

Compartilhar este post

Link para o post

É. Nem sei como é nenhum génio se lembrou ainda de referendar em Portugal uma aliança com Espanha e o regresso ao áureo período Filipino.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que os escoceses andam a prever receitas anuais em torno dos 1000 M £, sendo que reservariam 1/10 para a criação de um fundo de reserva.

Compartilhar este post

Link para o post

queres ver que é desta que o país se endireita? Até gajos como o Vara levam 5 anos de cana... Tá tudo maluco ou quê??

Não está ninguém maluco, faltam demasiados recursos para se falar em verdadeiras condenações.

Compartilhar este post

Link para o post

se a Escócia for independente como é que fica a exploração de petróleo no mar do norte?

90% pertence ao território Escocês. Se a Escócia se tornar independente, esses 90% da exploração são deles.

Editado por Sylvester

Compartilhar este post

Link para o post

Não está ninguém maluco, faltam demasiados recursos para se falar em verdadeiras condenações.

Discordo. Eu retiro alguns pontos positivos deste caso. Foi relativamente rápido (menos de 3 anos num julgamento com 36 arguidos). Estas condenações mostram que, afinal, sempre se fazem aplicar as Leis em Portugal. A existência de recursos, como disse anteriormente, não invalida que estas tenham sido condenações muito fortes. Mostram que, havendo enquadramento legal, os tribunais começam a levar cada vez mais a sério este tipo de crimes (para teres noção há homicídios qualificados com penas interiores a 17 anos).

Não que seja o teu caso (é mais um desabafo), mas custa-me sempre ouvir as críticas à falta de justiça. A sociedade é perita em julgar com base no que sai na CS e facilmente todos são rotulados de ladrões e corruptos. Infelizmente a nossa CS é uma máquina propagandista ao serviço de interesses económicos, políticos e pessoais. A facilidade com que se queima gente é gritante.

O mais grave disto é não desempenharem o papel que lhes é destinado: informar com isenção. Inversamente, a CS dedica-se, diariamente, a fazer o papel de investigador, mas com uma grande diferença, não está vinculada às mesmas regras e deveres. Por isso é que as Felicias Cabritas e Anas Leais desta vida conseguem sempre "descobrir" a pólvora em todos os casos. Não só não estão confrontadas com os limites legais impostos ao MP e OPCs, como ainda violam, constantemente, todas as normas deontológicas. Isto sim é uma vergonha e um caso de polícia. Contudo, o medo que há de se ser acusado de "ataque à liberdade de imprensa" faz com que esta gentalha passe impune, como meros slap on the wrist.

Mas isto é o que interessa ao "Zé Povinho". Se a Ana Leal ou a Cabrita pusessem um advogado conceituado a explicar as "regras do jogo", os portugueses iam ter mais fé na Justiça. Assim, ficamos com as capas sensacionalistas, as reportagens que envergonham qualquer jornalista sério e as constantes condenações em praça pública.

Não conheço o caso, a prova que foi produzida, o que foi admito, quais os factos dados como provados etc.. O que sei é com base no que li na CS e no que se vai falando no meio. Contudo, num caso em que houve 36/36 condenações, sendo uma delas de 17 anos e 6 meses, de alto perfil mediático, quero acreditar que o tribunal trabalhou 'bem' e fez Justiça. Mas de uma coisa podemos ter a certeza: são condenações verdadeiras. Resta saber em que moldes serão interpostos os recursos (direito que lhes assiste) e o que se passará posteriormente.

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Quem vota no sim esta mesmo a pedir para ser parte de um pais mais pobre e com menos importância, até porque o PM ja disse que com independência não existiria união monetária... estes ímpetos independentistas são muito engraçados (queremos ser o rei do nosso quintal), mas as pessoas têm pouca noção do que significa separar o pais de um outro estável...

qual união monetária?

Compartilhar este post

Link para o post

Usar a libra?

se ficarem independentes tem que haver um período de transição.

Eles deixam de ficar dependentes do Banco de Inglaterra e passam a ser regulados pelo banco deles, por isso é normal deixar de haver uma união monetária com o resto do RU. Outra coisa que tb, em princípio, deve acontecer é terem que pedir a adesão à UE caso queiram.

Compartilhar este post

Link para o post

se ficarem independentes tem que haver um período de transição.

Eles deixam de ficar dependentes do Banco de Inglaterra e passam a ser regulados pelo banco deles, por isso é normal deixar de haver uma união monetária com o resto do RU. Outra coisa que tb, em princípio, deve acontecer é terem que pedir a adesão à UE caso queiram.

Exacto e tal como surgiu ainda hoje um livro do Louçã para o escudo numa saída do Euro, o primeiro problema será que o "pound escoçês" terá uma desvalorização em relação às moedas fortes, com uma redução dos salários e um aumento da inflação. Durante os primeiros dois anos vai ser ali uma perda de poder de compra significativa...

Depois não sei bem quanto é o petróleo do mar do Norte que eles têm mas se são mesmo 1000 Milhões de pounds, isso não dá para mandar cantar um cego. Acho que esses 1000 milhões de pounds acho que são mais entre 120B e 1,500B de reserva...alem disso com a parca população e nivel de GDP per capita vão ser quase tão importantes a nivel internacional como a Islandia

Compartilhar este post

Link para o post

Marques Mendes veio dizer que existem 3 bancos espanhois e 1 ingles interessados em comprar o novo banco, os espanhois provavelmente são os que já foram noticiados, e o ingles?, alguma ideia?

Compartilhar este post

Link para o post

O congelamento das reforma só afetou os funcionários públicos ou também os privados?

Caso tenham afetado os privados podem-me indicar um local onde isso esteja escrito?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Marques Mendes veio dizer que existem 3 bancos espanhois e 1 ingles interessados em comprar o novo banco, os espanhois provavelmente são os que já foram noticiados, e o ingles?, alguma ideia?

Barclays? Querem sair daqui, talvez comprem e fiquem?

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje estiveram uns senhores de um grupo espanhol a ver o edifício da ES Viagens. Possíveis compradores.

Compartilhar este post

Link para o post

Um dos espanhóis ia arrancar de Portugal e decidiu ver no que isto dá.

Isto está a dar tanto mas tanto dinheiro aos maiores escritórios de advogados de Lisboa/PT. A quantidade de operações obriga a um enorme trabalho jurídico (nomeadamente as DDs gigantescas pagas a peso de ouro). O Inglês? Barclays seria a minha primeira aposta mas ontem alguém falou-se no Lloyds.

E este f.d.s fiquei a saber que quem apanhou as incongruências foi um 'puto' da KPMG (pelo menos foi ele que detectou o primeiro cheiro a m*rda). Esse gajo deve ter uma carreira pela frente...pqp!

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Barclays? Querem sair daqui, talvez comprem e fiquem?

Duvido que seja o Barclays.

E este f.d.s fiquei a saber que quem apanhou as incongruências foi um 'puto' da KPMG (pelo menos foi ele que detectou o primeiro cheiro a m*rda). Esse gajo deve ter uma carreira pela frente...pqp!

que incongruências?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...