Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Na RTP diz que o Syriza faz coligação com a Aurora Dourada. :blink: :blink: :blink:

É com os Gregos Independentes. Pelos vistos reuniram-se hoje de manhã e já chegaram a consenso. Vão tomar posse ás 16H (hora portuguesa).

É a primeira vez que algo deste género acontece.

Editado por K-Dot

Compartilhar este post

Link para o post

Os Gregos Independentes não estão mais alinhados à direita?

Sim, estão.

Editado por K-Dot

Compartilhar este post

Link para o post

É uma solução um bocado anti-natura, vamos lá ver como corre em questões mais sensíveis em termos ideológicos.

Sobre o novo Ministro das Finanças, Yanis Varoufakis:

logo.png

As três prioridades do novo ministro das Finanças, o marxista Yanis Varoufakis

Yanis Varoufakis será o ministro das Finanças da Grécia. O professor de Economia da Universidade de Atenas diz-se um "marxista errático". É um duro, mas garante não ter um "estilo conflituoso".

Resolver a crise humanitária na Grécia, atacar a oligarquia grega e renegociar as políticas económicas com os parceiros europeus. Estas são as três prioridades do novo ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis. O professor de Economia na Universidade de Atenas e autor de “O Minotauro Global” é um duro mas garantiu recentemente – antes de se saber que seria o escolhido de Alexis Tsipras para as Finanças – que o Syriza não deve adotar um “estilo conflituoso” nas reuniões com Bruxelas ou com Berlim. Yanis Varoufakis, que se confessa um “marxista errático“, garante que “uma saída da Grécia da zona euro não é um cenário em cima da mesa“.

As agências noticiosas internacionais adiantam que Yanis Varoufakis será o próximo ministro das Finanças da Grécia. Em entrevista recente ao britânico Channel 4, o professor de Economia da Universidade de Atenas elegeu as três prioridades para um Governo liderado pelo Syriza.

“Em primeiro, temos de lidar com a crise humanitária. É inconcebível que no ano de 2015 tenhamos pessoas que tinham empregos e casas e pequenos negócios e agora estejam a ir para a cama com fome à noite. É inaceitável que crianças estejam a fazer os trabalhos de casa à luz das velas, porque o fornecimento de eletricidade foi cortado porque o Estado, na sua sabedoria infinita, decidiu lançar um imposto sobre a riqueza cobrado através da fatura de eletricidade. Estas coisas custam muito pouco dinheiro e têm um efeito simbólico e moral muito importante”.

“A segunda coisa que precisamos de fazer neste país é reformá-lo. Reformá-lo profundamente. Reformá-lo de uma forma que ataque aquilo que chamo o pecado triangular que existe na Grécia. O pecado triangular na Grécia inclui as empresas fornecedoras de serviços que procuram alimentar-se de rendas estatais, os banqueiros e as empresas de media (comunicação social)”, controladas pela “oligarquia grega”. “Vamos destruir as bases sob a qual assenta a oligarquia que, década após década, suga a energia deste país“, promete Varoufakis.

“Em terceiro, renegociar com os parceiros europeus este contrato de empréstimo que tem sido prejudicial para toda a zona euro“. Varoufakis diz que, “assim que alguém do Syriza tiver o primeiro contacto com Bruxelas [agora, sabemos, será ele próprio, como ministro das Finanças] o que deverá fazer é falar a verdade sobre a insustentabilidade da dívida pública, sobre a enorme negação que marcou a forma como a Europa lidou com uma bancarrota no seu seio e com um problema relacionado com a arquitetura da zona euro”. E quais são as probabilidades de uma saída da Grécia da zona euro?”. “Zero“, respondeu Yanis Varoufakis, ao jornalista do Channel 4.

Yanis Varoufakis é um académico prolífico. Além de autor de múltiplos artigos académicos, publicou vários livros, com destaque para “O Minotauro Global: A América, as Verdadeiras Causas da Crise Financeira e o Futuro da Economia Mundial“. Tem também um blog pessoal onde discorre sobre “Pensamentos para um Mundo pós-2008″, o ano da crise financeira internacional. Está aqui o currículo integral de Yanis Varoufakis, o grego que se doutorou em Economia pela Universidade de Essex, no Reino Unido.

Nas últimas semanas, como apoiante do Syriza, deu várias entrevistas aos jornais internacionais, incluindo esta, traduzida em castelhano, ao El Mundo, em que dizia que “se a Grécia não crescer, um Governo liderado pelo Syriza não pagará a dívida”. Em junho de 2013, em entrevista ao Jornal de Negócios, garantia que “não há quaisquer dúvidas de que a dívida é insustentável e que irá haver uma terceira reestruturação”.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas juro-vos que a RTP estava a dizer a Aurora Dourada :lol: ou melhor o "amanhecer dourado" como disseram :lol: :lol: :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda pouca gente falou na aurora dourada. O Antifa saberá melhor mas o Aurora dourada foi criado pelo stablishment para destabilizar a esquerda que entretanto se descontrolou.

A aurora dourada continua bem implantada na polícia, por isso, é possível que comecem a existir problemas na administração interna, não?

Compartilhar este post

Link para o post

Isto da Grécia é tipo aquela situação em que está tudo num bote que começa a meter água e um gordo em vez de ajudar começa a comer para afundar mais depressa

Compartilhar este post

Link para o post

A Angola está a restringir ao máximo a saída de divisas do país. Cortaram com os cartões pré pagos, transferências pelas agências, transferências bancárias de bancos angolanos para bancos estrangeiros...

Por causa da queda do preço do petróleo :-|

Compartilhar este post

Link para o post

1º acto do Tsipras como PM: visita a um memorial às vitimas do nazismo na 2ª Guerra

1º encontro com um representante estrangeiro: embaixador da Rússia

Está forte está.

Compartilhar este post

Link para o post

Pires de Lima já veio apelar ao povo português "bom-senso e moderação" :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Grande queda que se está a verificar nos mercados da moeda. O Euro bateu mínimos dos últimos 11 anos face o Dólar.

desde Julho que o euro anda a cair.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Se já estava desconfiado do Syriza antes das eleições, agora com a coligação com o ANEL ainda mais desconfiado estou.

Compartilhar este post

Link para o post

É possível que seja apenas um acordo parlamentar sobre a dívida e assuntos similares.

Diz muito o facto de o ANEL chegar a acordo com o Syriza em alguns pontos como o da dívida e da troika mas o KKE não.

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post

É preciso ter muita falta de vergonha para negar um pedido de renegociação da dívida grega, depois dessa situação.

Compartilhar este post

Link para o post

Se já estava desconfiado do Syriza antes das eleições, agora com a coligação com o ANEL ainda mais desconfiado estou.

Podem fazer o pior trabalho de sempre, que esta eleição não deixa de ser positiva. Se eles deixarem os seus ideais para trás, o povo tira-os de lá com todo o direito.

Aqui em Portugal não acho que haja legitimidade nenhuma para fazer isso. Ninguém se devia sentir enganado pelo PSD/CDS, em termos gerais estão a cumprir com o que prometeram. Eu pelo menos não esperava outra coisa deles e acho que quem tivesse minimamente informado também não.

O primeiro passo tem de ser sempre eleger alguém com as ideias certas. Se depois elas não são postas em prática, logo se vê...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Podem fazer o pior trabalho de sempre, que esta eleição não deixa de ser positiva. Se eles deixarem os seus ideais para trás, o povo tira-os de lá com todo o direito.

Aqui em Portugal não acho que haja legitimidade nenhuma para fazer isso. Ninguém se devia sentir enganado pelo PSD/CDS, em termos gerais estão a cumprir com o que prometeram. Eu pelo menos não esperava outra coisa deles e acho que quem tivesse minimamente informado também não.

O primeiro passo tem de ser sempre eleger alguém com as ideias certas. Se depois elas não são postas em prática, logo se vê...

Claro, não disse que não era positivo, finalmente que as pessoas votaram em alguém diferente (não só um partido diferente do habitual, mas um partido que se identifica, à partida, com outros valores). Mas tb não quero festejar a vitória do syriza sem ver trabalho feito no caminho certo. Espero estar enganado nesta desconfiança...

Quanto a este governo e à sua legitimidade... quando andaram a prometer na campanha que não iam aumentar os impostos e que a carga fiscal já estava demasiado alta...que as pensões não iam ser mexidas...que o 13º e o 14º mês era para manter... e nada disto cumpriram, sim, acho que o nosso povo tb tem legitimidade para os demitir.

Compartilhar este post

Link para o post

É preciso ter muita falta de vergonha para negar um pedido de renegociação da dívida grega, depois dessa situação.

Eu acho piada é nos programas de debate. Tem de haver sempre alguém com um ar muito sério e respeitável, uma aura impoluta, uma moralidade inquestionável e uma convicção absoluta no que diz, mesmo que factualmente errado, a fazer os outros passar por malucos, lunáticos e crianças irresponsáveis por falarem na renegociação da dívida. Se for preciso malta que não tem nada a ver com a área faz este tipo de discurso contra mestrados em economia...

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, não disse que não era positivo, finalmente que as pessoas votaram em alguém diferente (não só um partido diferente do habitual, mas um partido que se identifica, à partida, com outros valores). Mas tb não quero festejar a vitória do syriza sem ver trabalho feito no caminho certo. Espero estar enganado nesta desconfiança...

Quanto a este governo e à sua legitimidade... quando andaram a prometer na campanha que não iam aumentar os impostos e que a carga fiscal já estava demasiado alta...que as pensões não iam ser mexidas...que o 13º e o 14º mês era para manter... e nada disto cumpriram, sim, acho que o nosso povo tb tem legitimidade para os demitir.

Tu estavas à espera que eles fizessem as coisas de forma diferente? Eu já estava à espera disto, se tiver meio país à frente da assembleia para fazer a p*ta da revolução, eu não ponho lá os pés. Se for para eles se demitirem e convocar eleições antecipadas é uma coisa, para os tirar de lá à força não contem comigo.

Em termos gerais eles estão a fazer o que diziam que iam fazer. Eles tinham um plano de austeridade e com mais ou menos intensidade(neste caso mais) estão a cumpri-lo.

Se o PCP dissese que ia subir 10% o salário mínimo e mas só conseguia manter as pensões e depois de eleito subisse 30% o salário minimo e 15% as pensões havia legitimidade para os tirar de lá?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso faz-me lembrar uma história. Uma vez, já há muitos anos, estive em Knsdahfyk, junto ao rio Habshsq, e estava lá uma senhora com fome que me disse: "Quero fazer uma sopa de peixe com o leite das minhas mamas". A Grécia é um bocadinho essa senhora.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...