Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

O circo que vai na Catalunha :lol:

Basicamente o parlamento regional aprovou a semana passada uma lei que dá ao líder da região, Artur Mas, o poder de convocar um referendo numa dada data. Mas como é sabido o governo Espanhol tem o poder de o anular através de umas manobras legais que estão preparadas há muito e que serão activadas no momento em que o presidente Catalão anunciar oficialmente o dia do referendo.

Ora, hoje o Rajoy viaja para a China, onde vai passar a semana, então na Catalunha mantem-se o segredo de quando a comunicação sobre o referendo vai ser feita. Basicamente querem apanhar o governo Espanhol em contrapé, provavelmente com o PM enfiado num avião numas horas em que em Espanha os tribunais não funcionam, talvez na véspera do fim de semana, para anunciar o referendo e assim dificultar as manobras do governo central. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

não tem nada que saber, primeiros 5 minutos bons, perguntas e respostas concretas, António José Seguro aproveita a primeira oportunidade para mandar um golpe, a partir daí descambou durante 10 minutos de ataque pessoais de um lado e de outro. Depois acalmou, mais 5 minutos bons, depois voltou-se ao ataque pessoal puro e duro durante mais 15 minutos. Chegou ao ponto do Seguro, já desesperado, desmarcarar o porta-voz do António Costa relativamente a um caso de promiscuidade. Foi "engrassade".

Quem sai a perder é o PS. Que triste, triste imagem.

Mas ganha o António Costa. Nem que seja pela desinformação bem cuidada que se tem feito ao longo destas primárias. Na TV, nos jornais, nas opiniões, está tudo minado. Vai ser uma emenda a sair pior que o soneto, podem anotar. Quer dizer, neste caso nem há emenda nem soneto, são os dois maus.

Compartilhar este post

Link para o post

Façam um resumo para quem não viu, meus amigos. :mrgreen:

- koajdsjdoasjf

- kasfjiaofjiwejfiu

- kojsdofjuifuhfuerhg.... jjnfcidsjfjsaifjIIJIFJIFJISAFO

- JSNHDFISHIFIF... JAFHAIDFIADFI

- HFASIFUIAJFIUJIEKOIWIEJFJEOWFE..

- JDKFUHFIUWEFIU...

- ...WKJFIOEJWIJWF...

- ...HWEUFHUEWIUFE!!!...

- ...WKMDQKJWUJEF FGfica-te mal...

- ...smkasmdk ataques pessoais...

- ...KAJDKOASJDOI

- ...OJSADUUIWDW

Fim

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

O circo que vai na Catalunha :lol:

Basicamente o parlamento regional aprovou a semana passada uma lei que dá ao líder da região, Artur Mas, o poder de convocar um referendo numa dada data. Mas como é sabido o governo Espanhol tem o poder de o anular através de umas manobras legais que estão preparadas há muito e que serão activadas no momento em que o presidente Catalão anunciar oficialmente o dia do referendo.

Ora, hoje o Rajoy viaja para a China, onde vai passar a semana, então na Catalunha mantem-se o segredo de quando a comunicação sobre o referendo vai ser feita. Basicamente querem apanhar o governo Espanhol em contrapé, provavelmente com o PM enfiado num avião numas horas em que em Espanha os tribunais não funcionam, talvez na véspera do fim de semana, para anunciar o referendo e assim dificultar as manobras do governo central. :lol:

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Até se começou bem, ao defender-se as ideia económicas e sociais de Seguro e Costa, onde Seguro apontou para a falta de divergências políticas de Costa, sendo a única diferença Costa achar-se em melhores condições para ser Primeiro-Ministro, depois partiu-se para a peixeirada, que durou até ao final, Costa ganhou o final do debate, mas no geral foi equilibrado, tendo o início de Seguro sido melhor, na minha opinião.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

não tem nada que saber, primeiros 5 minutos bons, perguntas e respostas concretas, António José Seguro aproveita a primeira oportunidade para mandar um golpe, a partir daí descambou durante 10 minutos de ataque pessoais de um lado e de outro. Depois acalmou, mais 5 minutos bons, depois voltou-se ao ataque pessoal puro e duro durante mais 15 minutos. Chegou ao ponto do Seguro, já desesperado, desmarcarar o porta-voz do António Costa relativamente a um caso de promiscuidade. Foi "engrassade".

Quem sai a perder é o PS. Que triste, triste imagem.

Mas ganha o António Costa. Nem que seja pela desinformação bem cuidada que se tem feito ao longo destas primárias. Na TV, nos jornais, nas opiniões, está tudo minado. Vai ser uma emenda a sair pior que o soneto, podem anotar. Quer dizer, neste caso nem há emenda nem soneto, são os dois maus.

Fiz bem em não ver, portanto.

- koajdsjdoasjf

- kasfjiaofjiwejfiu

- kojsdofjuifuhfuerhg.... jjnfcidsjfjsaifjIIJIFJIFJISAFO

- JSNHDFISHIFIF... JAFHAIDFIADFI

- HFASIFUIAJFIUJIEKOIWIEJFJEOWFE..

- JDKFUHFIUWEFIU...

- ...WKJFIOEJWIJWF...

- ...HWEUFHUEWIUFE!!!...

- ...WKMDQKJWUJEF FGfica-te mal...

- ...smkasmdk ataques pessoais...

- ...KAJDKOASJDOI

- ...OJSADUUIWDW

Fim

Resumiste de forma mais explícita que o Jone :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Até se começou bem, ao defender-se as ideia económicas e sociais de Seguro e Costa, onde Seguro apontou para a falta de divergências políticas de Costa, sendo a única diferença Costa achar-se em melhores condições para ser Primeiro-Ministro, depois partiu-se para a peixeirada, que durou até ao final, Costa ganhou o final do debate, mas no geral foi equilibrado, tendo o início de Seguro sido melhor, na minha opinião.

Porquê? Por se ter armado em moralista?

Compartilhar este post

Link para o post

Porquê? Por se ter armado em moralista?

Eu tentei ser imparcial na minha análise, o que me é difícil (tal como é aos apoiantes de Costa), pois não concordo com o avanço do Costa, analisei segundo a impressão que cada um deu à maioria dos portugueses, o que nem sempre significa ter a razão do seu lado, eu por exemplo admito que o Costa possa ter saído por cima quando mandou os portugueses irem ao You Tube, no 2ºdebate, quando o You Tube diz exatamente o contrário do que Costa mandou ver.

Seguro ganhou o início do debate porque Costa não se conseguiu demarcar das ideias de Seguro, Costa ganhou o final, porque Seguro não aproveitou as hipóteses que tinha para destruir os argumentos de Costa, além do mais, com a acusação de Seguro a um dos maiores apoiantes de Costa, tal pode ser visto como um ataque à campanha de Costa, e consequentemente, ataque pessoal, apesar de ter sido o jornalista a pedir a Seguro para dar nomes concretos.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tentei ser imparcial na minha análise, o que me é difícil (tal como é aos apoiantes de Costa), pois não concordo com o avanço do Costa, analisei segundo a impressão que cada um deu à maioria dos portugueses, o que nem sempre significa ter a razão do seu lado, eu por exemplo admito que o Costa possa ter saído por cima quando mandou os portugueses irem ao You Tube, no 2ºdebate, quando o You Tube diz exatamente o contrário do que Costa mandou ver.

Seguro ganhou o início do debate porque Costa não se conseguiu demarcar das ideias de Seguro, Costa ganhou o final, porque Seguro não aproveitou as hipóteses que tinha para destruir os argumentos de Costa, além do mais, com a acusação de Seguro a um dos maiores apoiantes de Costa, tal pode ser visto como um ataque à campanha de Costa, e consequentemente, ataque pessoal, apesar de ter sido o jornalista a pedir a Seguro para dar nomes concretos.

Não concordo.

Na minha perspetiva o Seguro hoje arrasou o Costa. Começou, como tu dizes, por salientar a semelhança nas ideias e propostas entre os dois. Reforçando a ideia que nada se ganha com esta disputa que não passa, na prática, de ambição pessoal e sede de poder de quem o desafiou pela liderança do partido. O Costa não respondeu à altura. Começou a falar de cores de gravatas e clubes de futebol...

O Costa saca de um gráfico de uma alegada sondagem, que o dá como preferido para Primeiro-Ministro, que até pode funcionar em televisão, mas ele nem o soube segurar convenientemente para ser apanhado pelas câmaras. O Seguro responde-lhe à letra com a sondagem do Expresso em que ele aparece como o líder partidário com maior nível de popularidade. O Costa amochou...

O Costa acusa o Seguro de ter compactuado com o Governo no que respeita ao memorando da Troika. O Seguro responde que ele era o nº2 do partido quando se assinou o memorando. O Costa amochou...

O Seguro defende uma proposta de redução dos deputados e alteração da Lei Eleitoral. O Costa refuta dizendo que ele próprio apresentou uma Proposta de Lei nesse sentido em 2005 (e nós ficámos sem saber o que mudou entretanto para ter deixado de a defender) rejeitada pela Assembleia da República e que uma Lei dessa natureza iria prejudicar o CDS, o PCP e o BE (e nós ficámos sem saber o que raio terá o PS a ver com eventuais prejuízos de outros partidos).

O Costa acusa o Seguro de ter deixado o Governo fazer à sua vontade a reorganização administrativa das Freguesias enquanto que ele montou um processo correto em Lisboa. O Seguro devolve-lhe a bola lendo declarações do Costa enquanto Ministro dos Assuntos Parlamentares em que defendia a extinção de todas as freguesias com menos de 1000 habitantes. O Costa amochou...

O Seguro identifica, pelo nome, um dos principais apoiantes do Costa como exemplo da promiscuidade entre a Política e os Negócios, ligando-o diretamente ao processo de compra dos submarinos e ao BES. O Costa amua e diz que o Segura devia aceitar as suas lições de moral....

Foi isto que eu vi no debate. Confesso que, dos 3 debates, este foi o único a que assisti do princípio ao fim. E fiquei bastante surpreendido com a pobre "exibição" do Costa. Patético.

É claro que não é nada disto que vão ler amanhã nos jornais. Mas aí há bastante responsabilidade do Seguro que deixou o Costa "dominar" a imprensa e o grande parte do grupo de opinion-makers.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

Faço tuas as minhas palavras, Descartes. Também achei que o Seguro foi o grande vencedor.

O que não significa que o ache como a melhor opção para primeiro-ministro, obviamente.

aliás, basta uma pesquisa no twitter para ver os opinion-makers. É só cómico. Um vazio de conteúdo valha-me Deus.

Editado por Jone Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoalmente acho que o Seguro tem mais ideias. Ao mesmo tempo é porco porque quer sempre arranjar confusao e mandar abaixo o costa em vez de se elevar a ele.

O Costa tem mais Nome e é mais facil gostar do costa que do Seguro e por isso vai ganhar...

Compartilhar este post

Link para o post

Faço tuas as minhas palavras, Descartes. Também achei que o Seguro foi o grande vencedor.

O que não significa que o ache como a melhor opção para primeiro-ministro, obviamente.

aliás, basta uma pesquisa no twitter para ver os opinion-makers. É só cómico. Um vazio de conteúdo valha-me Deus.

Essa é outra questão. Não tem nada a ver com a prestação no debate.

Pessoalmente acho que o Seguro tem mais ideias. Ao mesmo tempo é porco porque quer sempre arranjar confusao e mandar abaixo o costa em vez de se elevar a ele.

O Costa tem mais Nome e é mais facil gostar do costa que do Seguro e por isso vai ganhar...

Põe-te, se conseguires, no lugar do Seguro. Numa altura dificílima para o Partido, com a saída do Sócrates, depois de ter perdido umas eleições legislativas, com o país em plena crise e com a Troika a assentar arraiais depois do próprio PS ter sido obrigado a chamá-la, o Seguro foi "empurrado" para a disputa eleitoral. Ganhou. Quando ele esperava que o partido se unisse à sua volta começou logo a perceber-se que o António Costa se posicionava como D. Sebastião, reunindo apoios, imprensa favorável e aumentando, no descanso da CM Lisboa, os seus níveis de popularidade.

Ao mesmo tempo ele tinha uma situação complicada a gerir. Ter de fazer oposição ao Governo, ter de fazer esquecer Sócrates e ter, ao mesmo tempo, de cumprir com os compromissos que o PS, através do Sócrates, assumiu com entidades externas.

Ganha as eleições autárquicas. Ganha as eleições europeias. E quando se aproxima a altura de preparar o regresso ao poder por parte do PS, eis que surge o tal António Costa a desafiá-lo publicamente subvertendo todas as normas e regulamentos escritos e implícitos do funcionamento do partido. O Costa não tem condições para, seguindo as regras, convocar um Congresso e disputar a liderança. Decidiu fazê-lo na praça pública colocando o Seguro entre a espada e a parede. Se não aceitasse o desafio era apontado como cobarde e agarrado ao poder. Aceitando o desafio está a ceder a chantagem.

Com este enquadramento eu compreendo bem a vontade que o Seguro tem em insultar e mandar abaixo o Costa. Tenho até a certeza que, em privado, não deve ser nada bonito de ouvir...:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

"aceitou o desafio" como quem diz... convocou as primárias porque tinha a noção que numas diretas levava uma tareia daquelas...

Compartilhar este post

Link para o post

Aceitou o desafio da liderança. Mas definiu as regras do combate. Seria idiota que não tivesse feito, estando na posição para o fazer.

Não sei se levava tareia nas diretas, mas é certo que quanto mais tempo decorresse entre o desafio do Costa e a decisão final melhor seria para ele. Teria oportunidade para desmistificar a figura do Costa e expôr as suas fragilidades. Por isso as diretas foram uma boa solução. Boa para ele. Má para o partido e para o país.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post

A política em Portugal em grande parte é para os fracos. António Costa é fraco, Seguro é fraco, Passos Coelho é fraco, é tudo fraco. O objetivo é mesmo esse, meter lá umas marionetas sem cérebro que na hora de terem opinião própria e debaterem ideias saem estes debates ridículos. Já vi eleições em escolas públicas para associações com mais nível que isto.

Compartilhar este post

Link para o post

O Seguro, quanto a mim, venceu o debate de ontem. Um aspeto positivo que se retirou destes debates é que se desmistificou a figura do António Costa, por muitos encarado como um salvador da Pátria, deixando bem visíveis as suas fragilidades ao nível de discurso, propostas, etc. O que está em causa, basicamente, é a sede de poder do Presidente da Câmara de Lisboa, nada mais que isso, porque esta candidatura e oposição a António José Seguro são de um oportunismo imenso. Eu, na posição do atual líder do PS, tinha passado toda a campanha a atacar esta postura do António Costa, nomeadamente o seu oportunismo, e ontem tinha dado a estocada final, dizendo que enquanto António Costa estava a fazer campanha a sua cidade se desmoronava devido às cheias.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

O Passos Coelho numa de "agarrem-me senão vou-me embora!" e o Costa bastante prejudicado por estes debates promete para as próximas legislativas.

Compartilhar este post

Link para o post

Aceitou o desafio da liderança. Mas definiu as regras do combate. Seria idiota que não tivesse feito, estando na posição para o fazer.

Não sei se levava tareia nas diretas, mas é certo que quanto mais tempo decorresse entre o desafio do Costa e a decisão final melhor seria para ele. Teria oportunidade para desmistificar a figura do Costa e expôr as suas fragilidades. Por isso as diretas foram uma boa solução. Boa para ele. Má para o partido e para o país.

corrijam-me se estiver errado, mas estas eleições não são para definir o líder do partido, apenas o candidato às legislativas. um "cargo" que não existe em nenhum partido em Portugal, dado que normalmente o candidato é o líder que está no poder.

o Seguro fez uma coisa que quanto a mim é impensável (mas que infelizmente se faz) em democracia: alterar os estatutos de acesso ao seu cargo (ou neste caso a um dos poderes do seu cargo). O Costa podia ter ido muito mais por aqui, podia ter ridicularizado o Seguro como uma criança que está agarrada a um brinquedo e não o partilha com ninguém.

mas enfim, este filme já estava escrito há uns tempos: Seguro ganha, destrói o partido, e para o ano temos o "bloco central" salvador da pátria com o Seguro e Passos Coelho, que são amigos há uns anos valentes.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...