Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Acabar o direito a pensão para qualquer indivíduo nascido no século XXI, colmatando o futuro buraco com o aumento da taxa de contribuição para a Segurança Social das empresas e outras eventuais medidas. É bastante radical mas também é bem mais realista do que esperar que as taxas de natalidade invertam tendências de longo prazo ou aumentar as contribuições sucessiva e indefinidamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Tirar subsidios a quem não precisa e dar a quem precisa. Não ia resolver tudo mas ajudava.

Eu sou de loures e não sou racista mas a quantidade de ciganos que ganham de subsidio mais que eu ganho de ordenado e que ainda por cima não descontam nem metade do que eu desconto é surreal.

E claro... tirar o subsidio de sobrevivencia a pessoas que ganham mais de 800/1000 euros. Como o proprio nome do subsidio indica, não faz sentido ser atribuido a estas pessoas.

Outra medida (e esta não sei se é possivel...) era baixar o IVA em alguns setores e baixar nos impostos e subir na taxa de desconto para a segurança social. Acho que era win-win

Fdx, adoro estes posts que surgem ciclicamente no CMPT. Um gajo ri-se sempre. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Fdx, adoro estes posts que surgem ciclicamente no CMPT. Um gajo ri-se sempre. :lol:

Qual é a mentira? ou melhor... a piada?

Compartilhar este post

Link para o post

Tirar subsidios a quem não precisa e dar a quem precisa. Não ia resolver tudo mas ajudava.

Eu sou de loures e não sou racista mas a quantidade de ciganos que ganham de subsidio mais que eu ganho de ordenado e que ainda por cima não descontam nem metade do que eu desconto é surreal.

E claro... tirar o subsidio de sobrevivencia a pessoas que ganham mais de 800/1000 euros. Como o proprio nome do subsidio indica, não faz sentido ser atribuido a estas pessoas.

Outra medida (e esta não sei se é possivel...) era baixar o IVA em alguns setores e baixar nos impostos e subir na taxa de desconto para a segurança social. Acho que era win-win

Eu deixo sempre esta notícia quando se fala disto. É de 2009 mas, tendo em conta que os anos passaram e os cortes aumentaram, duvido que o número tenha subido.

E eu acho sempre graça como é que as pessoas sabem quem é ganha subsídios :lol:

Editado por Koper

Compartilhar este post

Link para o post

Eu deixo sempre esta notícia quando se fala disto. É de 2009 mas, tendo em conta que os anos passaram e os cortes aumentaram, duvido que o número tenha subido.

E eu acho sempre graça como é que as pessoas sabem quem é ganha subsídios :lol:

Sim... é bastante complicado saber que mais de metade dos deputados da assembleia recebe subsidios de sobrevivencia, nem existiu noticias sobre isso nem nada :roll:

Quanto aos ciganos... basta viver em loures e ir a segurança social de manha e passar la o dia todo.

Compartilhar este post

Link para o post

http://ladroesdebicicletas.blogspot.pt/2015/05/a-miseria-moral-da-caridade-das.html Sobre a questão da caridadezinha vs Estado Social

Btw, sobre a segurança social, atualmente temos um buraco de 1000 e tal milhões e com as propostas do PS(que eu concordo) o buraco aumenta, embora a médio prazo as pensões também diminuam, o PS propõe uma série de medidas que embora ajudem, tenho perfeita consciência que não tapam o buraco naturalmente. Acho que uma solução pode passar por uma estratégia de atração de imigrantes bem pensada(através de vistos temporários) e pensar também nos emigrantes portugueses, aumento da idade da reforma e plafonamento das pensões mais elevadas como já existe em Espanha e Suiça creio. Para além disso, seria interessante que alguns impostos fossem afetados ao financiamento da segurança social o problema era perder-se receita do Estado que teria de ser compensada de outra forma.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim... é bastante complicado saber que mais de metade dos deputados da assembleia recebe subsidios de sobrevivencia, nem existiu noticias sobre isso nem nada :roll:

Quanto aos ciganos... basta viver em loures e ir a segurança social de manha e passar la o dia todo.

Não estou a falar de figuras públicas, mas sim de cidadãos comuns.

Se andas a verificar a quantidade de ciganos que recebe subsídios, devias gastar melhor o teu tempo. Também devias saber que é impossível que quem receba o RSI ter acesso a um salário maior que o teu (a não ser que recebas 100€ por mês). Também devias saber que a fatia do RSI no orçamento da SS, em 2011, nem chegou aos 3% e tem vindo a cair gradualmente. Tendo em conta que desde aí os beneficiários do RSI desceram de cerca de 415000 para 315000, o que anulando os casos mal entregues, que os haverá como em qualquer apoio social (e não é em ciganos ou em malta do bairro), fará com que o impacto do que disseste seja muito, muito reduzido. Os apoios são importantes e neste caso o RSI, que é em quase 50% entregue a menores de idade, só é entregue a quem vive abaixo do limiar da pobreza. Se achas que conheces alguém que esteja a usurpar o rendimento, só fazes bem em denunciar o caso, porque vivemos numa comunidade. Mas certamente será difícil porque, tendo em conta que os tempos são cada vez mais difíceis, os cortes são cada vez maiores e o número de apoios cada vez mais reduzidos, não acho que haja assim tantos casos como tu, e muita gente que vai nessas balelas, acredita que haja.

Compartilhar este post

Link para o post

O Rsi é para aí 0.003% do pib e abrange mais de 300.000 pessoas. Nem é preciso dizer mais nada..

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

No campo da utopia, outra boa solução era termos o controlo público da exploração dos recursos naturais e com os ganhos dessa exploração criarmos um fundo que pudesse financiar, em parte, a Segurança Social.

O Fundo Soberano da Noruega funciona nestes moldes, uma parte das receitas da exploração de petróleo/gás vai directamente para o fundo. E o tamanho daquilo é de um absurdo... :lol:

Uma coisa que nunca vi ser falada e que até seria interessante é onde são aplicados os fundos da Segurança Social. Isto é, sabe-se que uma parte é aplicada em bilhetes do tesouro, mas e o resto? Muitas universidades americanas têm fundos dentro dos mesmos moldes de financiamento e risco (conservadores) e conseguem returns muito atractivas mesmo, com alguma ginástica e inovação financeira. Tenho sérias dúvidas que Portugal esteja tão evoluido neste aspecto.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Retirar o RSI aos gandulos que andam no café no facebook.

Parece-me fazível. Filtrava-se todas as redes wireless dos cafés em Portugal e depois via-se pelo MAC Address do equipamento a ser usado se o dono do mesmo estava a aceder ao facebook e se tem RSI.

Muito bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Criar um tecto para as reformas faz todo o sentido. No entanto so pode ser feito apartir de quem comeca agora a descontar e nao de quem descontou já 30 anos com base numa expectativa de reforma de x e descontando o equivalente a esse x, passando agora a receber x/2

No entanto essa medida a nivel pratico nao tem qualquer efeito nem no longo prazo porque criar um tecto para reformas signifca da mesma forma criar um tecto para as contribuicoes para a seguranca social. Ninguem de bom juizo vai taxar uma pessoa que ganha 10000 euros na mesma percentagem que um que ganhe 1500, sabendo que o tecto da reforma de ambos será 1100, isto porque para o que ganha 10000 a maioria dos descontos para a seguranca social passavam a ser impostos criando um escalao de impostos maior do que os existentes na Noruega.

Na Alemanha por exemplo existe tecto de reformas, mas os descontos para a SS também sao feitos apenas até esse tecto. Com isso concordo completamente.

O problema da seguranca social nao sao essas m*rda dos ciganos, é a enorme parte da populacao que se reformou antecipadamente nos anos 70, 80 e principio de 90; que descontaram 10-20 anos ou menos ainda e que recebem reformas durante 40 anos....isso é que torna o sistema insustentavel

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a mentira? ou melhor... a piada?

A piada é a tua capacidade para escreves um post com tanto disparate.

Ao início ainda tinha a paciência de contrapor mas agora ela já lá vai e fico-me só a rir. Gabo o Koper por ainda ter forças. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Achar que o RSI é que está a matar o país, ou sequer a SS, é mesmo de quem vive num mundo à parte. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Btw, só aqui há dias é que descobri que o IVA da electricidade e do gás subiu há uns tempos para 23%. Mas então não é suposto a taxa mais baixa (6%, agora) ser para os bens essenciais? A electricidade e o gás são o quê?

Compartilhar este post

Link para o post

Deixava-se de pagar as reformas por uns meses, os velhos mais caquéticos morriam todos e ficava a questão da segurança social resolvida pelo darwinismo social.

Compartilhar este post

Link para o post

Btw, só aqui há dias é que descobri que o IVA da electricidade e do gás subiu há uns tempos para 23%. Mas então não é suposto a taxa mais baixa (6%, agora) ser para os bens essenciais? A electricidade e o gás são o quê?

Até o Hugo tem menos lag. :lol:

Mas sim, tens toda a razão.

Compartilhar este post

Link para o post

Este mês aqui no Porto vieram 220€ de Água para pagar. O Consumo foram cerca de 60 e tal. O resto é Taxas...

É normal? É que o Acerto anda diminuiu os valores, senão esta m*rda chegava aos 400.

Compartilhar este post

Link para o post

segundo um entendido que andava pelo fórum, mas que entretanto desapareceu, a eletricidade não é essencial.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

nunocspinto?

Compartilhar este post

Link para o post

Se não era isso, era algo de muito parecido. A explicação dele envolvia o frigorífico e o crl. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou a falar de figuras públicas, mas sim de cidadãos comuns.

Se andas a verificar a quantidade de ciganos que recebe subsídios, devias gastar melhor o teu tempo. Também devias saber que é impossível que quem receba o RSI ter acesso a um salário maior que o teu (a não ser que recebas 100€ por mês). Também devias saber que a fatia do RSI no orçamento da SS, em 2011, nem chegou aos 3% e tem vindo a cair gradualmente. Tendo em conta que desde aí os beneficiários do RSI desceram de cerca de 415000 para 315000, o que anulando os casos mal entregues, que os haverá como em qualquer apoio social (e não é em ciganos ou em malta do bairro), fará com que o impacto do que disseste seja muito, muito reduzido. Os apoios são importantes e neste caso o RSI, que é em quase 50% entregue a menores de idade, só é entregue a quem vive abaixo do limiar da pobreza. Se achas que conheces alguém que esteja a usurpar o rendimento, só fazes bem em denunciar o caso, porque vivemos numa comunidade. Mas certamente será difícil porque, tendo em conta que os tempos são cada vez mais difíceis, os cortes são cada vez maiores e o número de apoios cada vez mais reduzidos, não acho que haja assim tantos casos como tu, e muita gente que vai nessas balelas, acredita que haja.

Até podiam ser 0,0001% da população que continua a ser injusto. E muitos deles já são cidadaos portugueses, ou seja, essa percentagem não representa a totalidade.

Não ando a procura de nada, são situaçoes que vejo... já para não falar que pagam 2 euros de renda e mesmo assim não pagam. Nunca recebi qualquer ajuda do estado e desconto desde os 19... secalhar já existiu alturas que precisava da ajuda do estado e ninguem me ajudou. Facilidades na conta da agua, luz, descontos, casa, subsidios... eles ate fazem mais filhos para terem mais subsidios. Mas ya, isto não resolvia o problema da segurança social, mas temos que começar por algum lado... e não acho que seja a curtar na reforma de pessoas que descontaram uma vida inteira seja o primeiro passo.

Compartilhar este post

Link para o post

A piada é a tua capacidade para escreves um post com tanto disparate.

Ao início ainda tinha a paciência de contrapor mas agora ela já lá vai e fico-me só a rir. Gabo o Koper por ainda ter forças. :mrgreen:

Esta bem.

Vou pegar agora no meu BMW para ir buscar os subsidios dos meus 6 filhos.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...