Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Se andar de fato é sinónimo de competência então algo vai muito mal com o Mundo.

Existe um meio-termo entre andar de fato e apresentar-se de bermudas, t-shirt suada e croques...

É por isso que ninguem leva gente como o Maduro a serio...era ir a uma cimeira do G20 pedir adesão (situação obviamente impossivel e levada ao ridiculo) vestido com aquele fato de treino da Venezuela...tá a pedir para ser vitima de bullying por parte dos colegas...

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post

Se andar de fato é sinónimo de competência então algo vai muito mal com o Mundo.

Não, não é. Todavia, há uma diferença entre andar apresentável e andar de crocs, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

O Pablo Iglesias e o Errejón perceberam isso :mrgreen:

antes

Pablo-6.jpg

depois

Iglesias-e-Ejerron.jpg

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta de alguém que não percebe nada disto: qual é a celeuma de vender uma empresa (TAP) que soma prejuízos atrás de prejuízos, e dívidas atrás de dívidas? Eu até sou contra as privatizações, de uma forma geral, mas nesta não vejo grande mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta de alguém que não percebe nada disto: qual é a celeuma de vender uma empresa (TAP) que soma prejuízos atrás de prejuízos, e dívidas atrás de dívidas? Eu até sou contra as privatizações, de uma forma geral, mas nesta não vejo grande mal.

Para além de questões ideológicas, deves meter politiquice ao barulho.

Por fim, há quem tema, no caso de muitos trabalhadores, o fim da mama (daí a greve dos pilotos) e quem tema o fim da portugalidade da TAP.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até perceberia a celeuma caso estivéssemos a falar de um despedimento em massa mas, tanto quanto percebi, a ideia dos compradores até é contratar mais gente, nomeadamente pilotos.

Agora isso de se acabar a mama explica muito, de facto. Mas em termos económicos e para o país, é melhor assim, ou não?

Compartilhar este post

Link para o post

Não porque de certeza que vamos herdar dívidas em troca de "luvas".

edit: Vá, estou a especular mas a politiquice não tem limites. O problema é mesmo se a TAP sair de Portugal. Sobem logo aos preços.

Editado por Lip Zola

Compartilhar este post

Link para o post

Da própria TAP. Sim, sei que vamos ter 33% dela que vai ser vendida aos poucos. Opá, isto sou eu que estou farto de ver variadas dívidas a ser recebidas pelo Estado porque fazem o favor ao amigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Da própria TAP. Sim, sei que vamos ter 33% dela que vai ser vendida aos poucos. Opá, isto sou eu que estou farto de ver variadas dívidas a ser recebidas pelo Estado porque fazem o favor ao amigo.

Tudo bem. Vamos assumir que assim seja e sabendo que isso é trafulhice, é preferível esta situação ou a TAP fechada?

Compartilhar este post

Link para o post

Seria preferível chutar quem a deixou neste estado, e colocar lá quem a recupere e a torne viável ao invés de a vender ao desbarato.

Mas isto em Portugal é assim, não havendo competência e seriedade, vende-se. Porque é preferível livrarmo-nos das coisas antes que as estraguemos, que no fundo é a única coisa em que somos realmente bons.

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo bem. Vamos assumir que assim seja e sabendo que isso é trafulhice, é preferível esta situação ou a TAP fechada?

Subscrevo o Blackhawk parcialmente no que disse, porque eu estou a favor desta privatização, já o disse. Agora, se a vamos vender por este preço, é porque o preço real é isso + as dívidas. Se houver trafulhice e herdarmos dívidas, dívidas essas que são a razão mais importante para a venda da TAP e que estão "incluídas" no preço, o que eu prefiro é que não haja trafulhice, primeiro porque é trafulhice e segundo porque nesse caso estamos a pagar a nossa própria venda. Estou a pensar mal?

Editado por Lip Zola

Compartilhar este post

Link para o post

Seria preferível chutar quem a deixou neste estado, e colocar lá quem a recupere e a torne viável ao invés de a vender ao desbarato.

Mas isto em Portugal é assim, não havendo competência e seriedade, vende-se. Porque é preferível livrarmo-nos das coisas antes que as estraguemos, que no fundo é a única coisa em que somos realmente bons.

Verdade, verdadinha.

"Está sempre a dar prejuízo e só fazem greves, quando é que privatizam isso?"

Compartilhar este post

Link para o post

Ora, isso é de facto muito bonito, mas... há três problemas graves:

1 - A TAP anda a ser maltratada desde que foi nacionalizada no 25 de Abril. Começou com a ponte aérea dos retornados, até às trapalhadas de hoje em dia. Eu até concordo com a medida, mas tens consciência que uma grande fatia dos coveiros da TAP já estão, eles mesmos, na cova=;

2 - Qual seria então, a solução, para o Estado enquanto accionista, poder recuperar a empresa? Sair da UE não vale.

3 - O problema da má gestão de companhias aéreas públicas não é, de todo, nosso exclusivo. Ver Alitalia, LOT, Olympic e, até, a Iberia.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora, isso é de facto muito bonito, mas... há três problemas graves:

1 - A TAP anda a ser maltratada desde que foi nacionalizada no 25 de Abril. Começou com a ponte aérea dos retornados, até às trapalhadas de hoje em dia. Eu até concordo com a medida, mas tens consciência que uma grande fatia dos coveiros da TAP já estão, eles mesmos, na cova=;

2 - Qual seria então, a solução, para o Estado enquanto accionista, poder recuperar a empresa? Sair da UE não vale.

3 - O problema da má gestão de companhias aéreas públicas não é, de todo, nosso exclusivo. Ver Alitalia, LOT, Olympic e, até, a Iberia.

ponto chave. as regras da UE neste tema levam a que os estados sejam obrigados a privatizar as companhias aéreas. deter uma empresa que não pode ser recapitalizada no caso de querer crescer ou das coisas darem para o torto é um risco grande e desnecessário

Compartilhar este post

Link para o post

Daqui a 10 anos eles não podem mudar as rotas à vontade? Vai dar mais ou menos ao mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Daqui a 10 anos eles não podem mudar as rotas à vontade? Vai dar mais ou menos ao mesmo...

Têm que manter o hub em Lisboa durante 30 anos.

E Portugal, pela sua localização geográfica que lhe garante condições de excelência para servir de porta giratória entre Europa, África e América Latina, nunca irá ficar sem hub. Se a TAP o fechar, alguém aparece. E se houver novo aeroporto (e daqui a 30 anos é previsível que haja) melhor.

Editado por Tio Hans

Compartilhar este post

Link para o post

A SATA está pelas horas da morte. Neste momento, só tem 2 aviões disponíveis: 1 A320 deles, e outro B767 em renting da Euroatlantic. Os voos andam todos a atrasar.

Fala-se que a SATA Internacional poderá não chegar ao final do ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Têm que manter o hub em Lisboa durante 30 anos.

E Portugal, pela sua localização geográfica que lhe garante condições de excelência para servir de porta giratória entre Europa, África e América Latina, nunca irá ficar sem hub. Se a TAP o fechar, alguém aparece. E se houver novo aeroporto (e daqui a 30 anos é previsível que haja) melhor.

Manter o hub significa exactamente o quê?

O que eu ouvi é que ao fim de 10 anos podem cortar as rotas que quiserem. Não é verdade?

Compartilhar este post

Link para o post

Manter a base em Lisboa. Mantendo o hub em Lisboa, se fecham umas rotas, abrem outras.

Compartilhar este post

Link para o post

um HUB é como se fosse um "centro" para as companhias áereas, tipo um connection point entre vôos de mais distâncias mais longas.

Frankfurt, por exemplo, é o maior HUB da Europa e usado por imensas companhias aéreas.

Compartilhar este post

Link para o post

A desgnição hub vem do inglês (eixo), portanto não sei se esse foi um post à depina ou se pensavas que era uma sigla. :mrgreen:

Em relação à questão da privatização da TAP, acho que o Tio disse tudo. Sinceramente fico incrédulo quando vejo tanta gente mostrar-se contra a privatização. Até dei por mim a sonhar com um universo paralelo em que o governo queria à força manter a TAP, e a oposição estava toda a cascar por infligirem a todos os contribuintes os custos de uma empresa que gera prejuízos atrás de prejuízos... Mesmo assim acho que era um cenário mais realista do que o atual.

Compartilhar este post

Link para o post

não sabia que significava "eixo" mas também sabia que não era uma sigla. Normalmente na faculdade falavamos sempre no "HUB de Lisboa", em caps lock e tudo. Mas obrigado pelo esclarecimento, a partir de agora vou dizer sempre bem :)

Editado por Boo Riquelme

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...