Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Ontem estive a ouvir um professor de relações internacionais e parece-me claro que a Ucrânia necessita dos dois lados.

A Ucrânia necessita da Rússia para ter a sua energia e precisa da UE para manter a economia em funcionamento e crescimento.

E como o Manny disse bem, o grande problema da Russia é controlo da sua energia (e obviamente não pode simplesmente a "cortar") e ontem o José Milhazes disse que o Medvedev tem estado a aconselhar o uso da força militar ao Yanukovych contra os manifestantes porque considera que isto não passa de um golpe de estado que irá prejudicar a Russia.

E também segundo o Milhazes há algo receio em Moscovo que esta contestação possa alastrar para território russo visto que o descontentamento tem vindo a crescer desde as ultimas eleições.

Agora não me parece de todo que a Ucrânia possa ambicionar a entrar na UE (quer isso seja bom ou mau). Mesmo que por acaso quem saia por cima disto sejam europeístas moderados as ligações à Rússia vão além das questões económicas e energéticas.

Nos últimos séculos a Ucrânia tem sido praticamente sempre parte da Rússia e 20% dos ucranianos são basicamente russos. Também seria anti-natura cortar estes laços.

E visto que a UE e a Russia não se conseguem entender e chegar a um meio termo nas suas relações e continuam a se ver como rivais em vez de parceiros também não sei qual é a vantagem da Ucrânia neste momento em se dividir e olhar só para ocidente ou só para oriente.

O problema é que já se perdeu o norte à situação e agora há gente para quem as eleições não bastam e querem a cabeça do Yanukovych. Não sei se este acordo ira terminar com isto tão cedo mas espero que sim.

De resto, deram agora no telejornal que a policia de Lviv se destituiu em peso e se juntou aos manifestantes e o vice-chefe de estado maior das forças armadas se demitiu depois do chefe de estado também se ter afastado por se recusar a enviar o exercito para as ruas.

btw, mas é curioso que o Yanukovych só tenha aceite eleições para este ano depois da UE ter congelado as contas e os vistos dos membros do governo. Isto há coisas...

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Regresso à Constituição de 2004, Governo de unidade Nacional e eleições antecipadas, foi este o acordo assinado há minutos entre o Governo e Oposição.

Compartilhar este post

Link para o post

Regresso à Constituição de 2004, Governo de unidade Nacional e eleições antecipadas, foi este o acordo assinado há minutos entre o Governo e Oposição.

Constituição que foi mudada em 2004 por vários membros da oposição para dar mais poderes do Yushenko :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Seria se não se desse o caso de uma espiral recessiva conduzir inevitavelmente a saldos primários negativos. A receita baixa devido à recessão -> aplicam-se medidas de redução da despesa do estado para atingir o saldo primário positivo -> as medidas de emgrecimento do estado são recessivas -> a receita baixa devido à recessão. É este o ciclo da espiral recessiva. Inevitável até à destruição do Estado ou até que se trave a fundo nas medidas recessivas.

Na minha opinião isso está a acontecer não só devido à redução da receita (que essa era expectável e verificável à partida quando foram tomadas estas medidas) mas sim devido à má gestão da própria despesa em que os cortes são mal aplicados, ou quando são bem acabam por compensar o que cortaram com outras despesas.

Tem a ver com a disciplina das próprias instituições públicas. Não é por acaso que se consultarmos dados na Europa apenas países como a Alemanha e Suiça apresentam saldos primários aproximadamente zero.

Não quero deixar, no entanto, de sublinhar uma questão: é irónico que se implemente uma política com objetivos que visam salvaguardar essa superestrutura quando se sabe que foi exatamente essa superestrutura e os seus membros que nos conduziram ao fundo do poço e que, esses sim, não se coíbiram de viver acima das suas potencialidades.

Não estou a tentar defender os a maioria dos policy makers de m*rda que Portugal tem, concordo plenamente com essa nota…

Não é O Estado que gere mal os recursos.

Foram as gentes dos partidos PS, PSD e CDS que o fizeram. Os que gastaram dinheiro com swaps ridículos, com leasings escandalosos, com nomeações e salários sinistros, etc etc etc

Essas pessoas é que foram e são "O ESTADO".

Curiosamente, são os mesmos que dizem mal d' "O ESTADO".

Há coisas curiosas ...

Yeah right, são os partidos que lá têm estado o problema. Se fosse outro qualquer a situação seria igual. Não é questão ideológica, é natureza humana.

Mas se formos analisar se fosse o PCP ou o BE, que foram os que não referiste: é muito giro ir para as TVs dizer para se apoiar os velhos e mais não sei o quê, mas nunca dizem de onde sai esse dinheiro. É estúpido dizer "dos impostos que eles pagaram!", é preciso analisar a atual situação orçamental de Portugal e responder consoante a mesma.

Ou então dizem como nas últimas eleições que quando questionei como estavam a contar suportar os custos de tudo aquilo que defendem prontamente respondem renegociação da dívida, como se fosse resolver alguma coisa. Era uma facada de todo o tamanho.

É a mesma coisa que eu ter o meu dinheiro num investimento e os gajos me dizerem que não me pagam os dividendos, que me pagam mais tarde ou menos. O que é que qualquer pessoa racional faz? Não mete mais dinheiro nesse investimento e até tenta é tirar o que lá tem e meter num sitio melhor.

E é escusado vir com acusações que sou de direita ou qualquer coisa do género, pq não sou. Sou apartidário.

As minhas opiniões são de forma partidária imparciais baseadas em princípios económicos e por componentes empiristas.

Este governo sempre esteve associado a corrupção, daí haver também tanto descontentamento agora, naturalmente.

A população está descontente com a classe política em geral sendo toda considerada corrupta, não é só com este governo. Até mesmo a Yulia Tymoshenko, principal opositora é mal vista como já referiram.

Não existe um "hero" (uma pessoa destacada como líder) do lado dos manifestantes, o que torna muito difícil a resolução do conflito pois não há centralização de decisão para cessar os conflitos.

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post

Arrancaram o olho ao policia, que foi feito refém, e deixaram-no a morrer :-|

Editado por Cra

Compartilhar este post

Link para o post

Muitas novidades de Kiev!

- O presidente abandonou Kiev durante a noite e foi para a cidade de Kharkiv, no Este

- Kiev acordou sem policia, não há um policia à vista, nem policia de choque nem policias de transito.

- Milicias de manifestantes fazem policiamento de Kiev

- Casa do presidente, palácio do governo e parlamento estão abertos.

- Novo governo começou a ser formado, o Parlamento escolheu novo "speaker" e ministro do Interior

- Foi dada ordem para a libertação da Yulia Tymoshenko

- Presidente não abdicou mas governo diz que vai fazer transição de poder tranquila para o novo governo.

Rumores

-Começa a faltar dinheiro nos ATM's

- Politicos da região da Crimeia e outras regiões do Este pedem protecção ao exército Russo e mostram-se disponiveis para anexação em território Russo. Afirmam que o poder central foi tomado por "radicais".

Outros.

- Rabi de Kiev diz à comunidade judaica para abandonar a cidade

- Checkpoints pela cidade organizados pelo grupo radical, Sector Direita

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Há também o rumor que o Yanukovich está em Kharkiv a preparar a sua demissão e a preparar um movimento separatista para a região.

Compartilhar este post

Link para o post

O chefe da policia especial Berkut, responsavel por algumas das mortes de há 2 dias atrás dirigiu-se agora ao parlamento a dizer que a sua unidade estava agora "com o povo".

Não tinha grande alternativa...

btw, para seguir em directo: http://www.theguardian.com/world/2014/feb/22/ukraine-crisis-uncertainty-after-yanukovych-signs-deal-live-updates

http://www.kyivpost.com/content/kyiv/euromaidan-rallies-in-ukraine-feb-21-live-updates-337287.html

Compartilhar este post

Link para o post

Eles sempre tiveram com o povo, é por eles que estavam nas ruas. Para proteger as pessoas que não estavam na praça dos extremistas.

Curioso que agora ninguém noticia o que passa-se no Ocidente da Ucrânia... E no Leste, as pessoas saem a rua porque estão preocupadas com a segurança deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que o presidente já practicamente se demitiu e estará a preparar uma comunicação.

Compartilhar este post

Link para o post

E claro, uma garagem privada

BhFCLlPIMAAakCd.jpg

O senhor gosta dos classicos

Compartilhar este post

Link para o post

.

Presidente garante que não se demite e chama a tudo isto um golpe de estado.

Não sei se foi dito aqui mas aquele grupo de extrema direita revelou que a revolução nacional irá continuar se o Yanuckovich não se demitir

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, o Presidente disse na televisão há momentos que não se demite, "não assina nada com bandidos que estão a aterrorizar o país" e compara golpe de estado à chegada dos nazis ao poder na Alemanha em 1933.

Enquanto isto, na cidade de Sebastopol, casa da frota Russa do Mar Negro, uma manifestação da população pede a reunificação com a Rússia.

Compartilhar este post

Link para o post

A cena que eu acho estranha é mesmo ontem terem chegado a acordo e hoje o presidente desaparecer de Kiev e dizer que não assina nada.

Uma coisa é certa, há muito jogo de bastidores para aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

A cena que eu acho estranha é mesmo ontem terem chegado a acordo e hoje o presidente desaparecer de Kiev e dizer que não assina nada.

Uma coisa é certa, há muito jogo de bastidores para aqui.

Muito estranho mesmo, assinou o acordo com a oposição, as coisas pareciam calmas e muito poucas horas depois, às 2 da manhã, fugiu de Kiev.

Ou soube de alguma ameaça do género deserção da policia/exército, ou então é uma manobra politica provavelmente ordenada pela Russia... Não consigo é entender o objectivo. Já pensei que poderia ser para provar como sem ele lá na capital como inimigo comum a oposição não se consegue unir e com sorte ainda se matam uns aos outros, o que não seria de estranhar.

Entretanto o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Russia acabou de dar uma conferência de imprensa onde diz que:

- A oposição não cumpriu o acordo assinado ontem

- A oposição é liderada por extremistas armados e "pogromistas" (=nazis?) cujas acções põe em risco a soberania da Ucrânia e a sua ordem constitucional.

Compartilhar este post

Link para o post

O Parlamento ucraniano considerou o presidente incapaz para o cargo e marcou eleições para 25 de Maio

Compartilhar este post

Link para o post

Muito estranho mesmo, assinou o acordo com a oposição, as coisas pareciam calmas e muito poucas horas depois, às 2 da manhã, fugiu de Kiev.

Ou soube de alguma ameaça do género deserção da policia/exército, ou então é uma manobra politica provavelmente ordenada pela Russia... Não consigo é entender o objectivo. Já pensei que poderia ser para provar como sem ele lá na capital como inimigo comum a oposição não se consegue unir e com sorte ainda se matam uns aos outros, o que não seria de estranhar.

Entretanto o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Russia acabou de dar uma conferência de imprensa onde diz que:

- A oposição não cumpriu o acordo assinado ontem

- A oposição é liderada por extremistas armados e "pogromistas" (=nazis?) cujas acções põe em risco a soberania da Ucrânia e a sua ordem constitucional.

Acho que no acordo dizia que a oposição teria que entregar todas as armas dentro de 24 horas, o tempo ja passou e os radicais continuam armados. O líder da extrema direita ja veio falar, e disse que o seu partido não irá recuar e que ele assumirá as responsabilidades se a oposição desistir. Entretanto, no Ocidente, os extremistas vão "limpando" tudo o que tem a ver com o partido das Regiões.

Compartilhar este post

Link para o post

O Parlamento ucraniano considerou o presidente incapaz para o cargo e marcou eleições para 25 de Maio

Exacto, o presidente foi oficialmente demitido pelo Parlamento e estão neste momento a escolher um novo governo. Isto faz com a Ucrânia tenha neste momento 2 governos.

Entretanto algumas noticias preocupantes, o novo ministro da amninistração interna pelos vistos irá nomear membros das brigadas de "auto-defesa" e do "sector direita" para altos cargos na policia. E o procurador geral que foi eleito é do Svoboda.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, o presidente foi oficialmente demitido pelo Parlamento e estão neste momento a escolher um novo governo. Isto faz com a Ucrânia tenha neste momento 2 governos.

Entretanto algumas noticias preocupantes, o novo ministro da amninistração interna pelos vistos irá nomear membros das brigadas de "auto-defesa" e do "sector direita" para altos cargos na policia. E o procurador geral que foi eleito é do Svoboda.

E não ficará por aí...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...