Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Cliché. E cliché errado ainda por cima. Se há situação que impede a consolidação orçamental é a recessão económica. Isto está escrito em todo o lado. Mas dá muito jeito persistir nessa ilusão para atingir os verdadeiros objetivos de emagrecimento do Estado e destruição das suas funções sociais em favor de uma classe restrita de privilegiados.

Não, não impede. Com saldos primários positivos é posivel consolidar as contas públicas mesmo com uma taxa de crescimento do produto negativa.

[quote name='Descartes' date='19 Fevereiro 2014 - 07:24 ' timestamp='1392837879' post='9251145'

]Discordo. Com a inflação há m*rda para todos. Com desemprego a m*rda acumula-se toda para alguns enquanto que os outros nem pisam m*rda nem lhe sentem o cheiro.

Dessa afirmação concluo que é preferível desemprego conjuntural. Ao menos desse modo a superestrutura pode-se desenvolver de modo a a melhorar a situação, mesmo que menos para uns do que para outros.

Essa história de vivermos acima das nossas potencialidades tem dois pontos de vista. Como portugueses é verdade, como europeus é completamente falso. O busílis aqui é que, quando toca a direitos, regalias e garantias somos portugueses pobrezinhos achincalhados em tudo o que é sítio conotados como preguiçosos e incompetentes. Mas se a questão vira para os deveres, obrigações e responsabilidades já somos encarados como europeus ricos e integrados no grupo dos países mais desenvolvidos do mundo. Obrigam-nos a abdicar do galheteiro e da colher de pau mas só nos concedem crédito para nos modernizarmos se demonstrarmos robustez económico-financeira.

A questão da dívida não é o problema. É apenas um indicador. Um sem-abrigo pode não ter dívidas que não é por isso que ele se sente mais feliz.

Ok, mas se pagaste a renda, as contas da casa, alimentação e afins e chegas ao fim do mês com 0 de poupança não vais gastar 50€ em ginásio (subsídios ao cinema, por exemplo).

É assim que penso, pois basta analisar dados concretos para ver que a gestão de dinheiros públicos quando o estado está metido em demasiadas coisas é ruinosa. A agenda política acaba por deturpar sempre tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é O Estado que gere mal os recursos.

Foram as gentes dos partidos PS, PSD e CDS que o fizeram. Os que gastaram dinheiro com swaps ridículos, com leasings escandalosos, com nomeações e salários sinistros, etc etc etc

Essas pessoas é que foram e são "O ESTADO".

Curiosamente, são os mesmos que dizem mal d' "O ESTADO".

Há coisas curiosas ...

Compartilhar este post

Link para o post

:funny:

já sei que tens cartão de sócio com a Aurora Dourada, não precisas de anunciar outra vez.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não impede. Com saldos primários positivos é posivel consolidar as contas públicas mesmo com uma taxa de crescimento do produto negativa.

Seria se não se desse o caso de uma espiral recessiva conduzir inevitavelmente a saldos primários negativos. A receita baixa devido à recessão -> aplicam-se medidas de redução da despesa do estado para atingir o saldo primário positivo -> as medidas de emgrecimento do estado são recessivas -> a receita baixa devido à recessão. É este o ciclo da espiral recessiva. Inevitável até à destruição do Estado ou até que se trave a fundo nas medidas recessivas.

Dessa afirmação concluo que é preferível desemprego conjuntural. Ao menos desse modo a superestrutura pode-se desenvolver de modo a a melhorar a situação, mesmo que menos para uns do que para outros.

Aqui estamos no plano ideológico. Na eterna dicotomia entre esquerda e direita. Não vou aprofundar a discussão porque está mais que batida. Tem a ver com a redistribuição da riqueza, com a universalidade dos sacrifícios e com a salvaguarda de interesses estabelecidos. Há quem julgue que todos devem contribuir para a salvação de um país em tempos de crise e há quem julgue que se deve preservar determinados estratos sociais porque se acredita que são eles os motores da recuperação quando as condições o permitirem.

Não quero deixar, no entanto, de sublinhar uma questão: é irónico que se implemente uma política com objetivos que visam salvaguardar essa superestrutura quando se sabe que foi exatamente essa superestrutura e os seus membros que nos conduziram ao fundo do poço e que, esses sim, não se coíbiram de viver acima das suas potencialidades.

Ok, mas se pagaste a renda, as contas da casa, alimentação e afins e chegas ao fim do mês com 0 de poupança não vais gastar 50€ em ginásio (subsídios ao cinema, por exemplo).

É assim que penso, pois basta analisar dados concretos para ver que a gestão de dinheiros públicos quando o estado está metido em demasiadas coisas é ruinosa. A agenda política acaba por deturpar sempre tudo.

Não mistures a questão da dívida com os gastos supérfluos porque nesse aspeto estamos todos de acordo. A questão tem a ver com o facto de se dizer à boca cheia que estamos a viver acima das nossas potencialidades o que, no nosso caso, é o mesmo que dizer que temos que ser pobrezinhos e miseráveis e não podemos ter pretensões a viver de forma digna. É dizer a esse indivíduo imaginário que utilizaste como exemplo que ele não tem condições para suportar uma renda pelo que deverá morar numa barraca ou debaixo da ponte e dizer-lhe que não tem condições para comer bife tendo que se sujeitar a uma sopinha e um naco de pão dia sim dia não. É condená-lo à pobreza em vez de investir em políticas ativas que lhe permitam aumentar os seus níveis de riqueza.

Compartilhar este post

Link para o post

já sei que tens cartão de sócio com a Aurora Dourada, não precisas de anunciar outra vez.

outra demonstração de bom senso da esquerda...ou se é vermelho, ou fascista... :handclap:

Meanwhile in Venezuela:

1904226_10152654275208136_1027231033_n.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre a Ucrânia:

Sobre a Ucrânia, todos sabemos os interesses que há de ambos os lados. Mas a verdade é que, apesar da União Europeia ser um excremento do pior, a verdade é que não é a extrema direita a querer a revolução, é o povo em si. Apenas indivíduos de uma qualquer realidade alternativa são capazes de escrever certas e determinadas coisas, como foi o caso.

E aqui ao lado, tal como em Portugal, as estratégias utilizadas pelo presidentes são as mesmas...

Compartilhar este post

Link para o post

outra demonstração de bom senso da esquerda...ou se é vermelho, ou fascista... :handclap:

a melhor de todas é que eu nem sou de esquerda.

tu já deste a entender o que eras. Mais que uma vez. Nem sei porque escondes. És da direita direitinha que caminha direita pelo extremo da estrada. Não tentes esconder.

Compartilhar este post

Link para o post

a melhor de todas é que eu nem sou de esquerda.

tu já deste a entender o que eras. Mais que uma vez. Nem sei porque escondes. És da direita direitinha que caminha direita pelo extremo da estrada. Não tentes esconder.

E por acaso eu até sou filiado num partido rosa desde os meus 16 anos, mas como tu me conheces tao bem...

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post

E por acaso eu até sou filiado num partido rosa desde os meus 16 anos, mas como tu me conheces tao bem...

O LGBT já formou partido?

Compartilhar este post

Link para o post

O LGBT já formou partido?

nao sei mas se fosse desses nao tinha qualquer problema em admitir

só uma pergunta, pelo teor dos teus comentários tens que idade?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Sobre a Ucrânia, todos sabemos os interesses que há de ambos os lados. Mas a verdade é que, apesar da União Europeia ser um excremento do pior, a verdade é que não é a extrema direita a querer a revolução, é o povo em si. Apenas indivíduos de uma qualquer realidade alternativa são capazes de escrever certas e determinadas coisas, como foi o caso.

E aqui ao lado, tal como em Portugal, as estratégias utilizadas pelo presidentes são as mesmas...

O que eu vejo na Ucrânia é que a extrema-direita está a capitalizar de forma magnífica o descontentamento do povo, tanto dos que são pró-UE como dos que estão pura e simplesmente contra o Governo.

Promovendo as manifestações que temos visto nos últimos dias e incitando à violência contra o governo e contra a Rússia. Duvido muito que a grande maioria dos manifestantes que agora andam ali à pancada, se revejam nos programas de partidos como o Svoboda ou dos outros que vão beber muito à obra feita pelo Stepan Bandera. Estamos a falar de partidos declaradamente nazis (basta ver o logótipo do svoboda), anti-semitas, anti-comunistas, xenófobos, racistas.

Não é de estranhar, aliás, a cobertura e o apoio que a UE e os EUA estão a dar a isto. Sempre apoiaram estes movimentos de forma a ganharem influência em países onde não a tinham.

Mas numa coisa concordamos, quem está mal no meio disto tudo é mesmo o povo. Que tem de optar entre o lixo que é a UE ou a selvajaria que é a Russia actualmente.

Compartilhar este post

Link para o post

O actual governo da Ucrânia é comunista? Infelizmente ainda não me debrucei como deve ser sobre a actualidade na Ucrânia.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

O actual governo da Ucrânia é comunista? Infelizmente ainda não me debrucei como deve ser sobre a actualidade na Ucrânia.

É do Partido das Regiões, centrista, mas pró-Russia. Tiveram o apoio do Partido Comunista tb.

Mas logo que se soube o resultado das legislativas (2012) houve desconfianças de corrupção e manipulação, o Fatherland,o Svoboda e outros partidos da extrema-direita chegaram, inclusive, a não reconhecer os resultados e recorreram a instâncias internacionais para averiguar os resultados (que não deu em nada, que eu saiba).

Este governo sempre esteve associado a corrupção, daí haver também tanto descontentamento agora, naturalmente.

Já agora, o Partido das Regiões teve ontem um percalço (que ainda não percebi muito bem o que se passou): uma das facções decidiu abandonar o navio. Veremos o que sai daqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Não. O Yanukovych foi eleito pelo Partido das Regiões que é centrista e pró-russo.

Não é uma questão de ideologia, é de interesses e dos parceiros que os os lados preferem.

O Yanukovych é pró-Russia enquanto a sua adversária nas ultimas eleições, Yulia Tymoshenko (entretanto presa por abuso de poder e apropriação de dinheiros, condenação que a UE vê como uma desculpa politica para a afastar) é pró-Ocidente e UE.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, o Partido das Regiões teve ontem um percalço (que ainda não percebi muito bem o que se passou): uma das facções decidiu abandonar o navio. Veremos o que sai daqui.

Pelo que li os membros do partido na região de Zhytomyr decidiram abandonar o partido, o presidente da câmara (ou algo semelhante) de Kiev também abandonou o partido, em Lviv o partido foi dissolvido e o partido pode também ser banido em outras regiões.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Pelo que li os membros do partido na região de Zhytomyr decidiram abandonar o partido, o presidente da câmara (ou algo semelhante) de Kiev também abandonou o partido, em Lviv o partido foi dissolvido e o partido pode também ser banido em outras regiões.

banido por quem e porquê? :o

Bem, nesse cenário o mais certo é o governo cair nos próximos dias, não?

Compartilhar este post

Link para o post

banido por quem e porquê? :o

Bem, nesse cenário o mais certo é o governo cair nos próximos dias, não?

Pelos parlamentos regionais. As regiões de Ivano-Frankivsk, Ternopil e Poltava baniram o Partido das Regiões bem como o Partido Comunista.

Eu nem sei se a demissão do governo e eleições salvam isto. Há umas semanas\meses talvez mas para isto não dar guerra civil vai ser preciso muita boa vontade de toda a gente o que já não me parece possível.

Não sei se não vamos mesmo assistir à dissolução do pais.

E como estamos num forum de futebol, tenho de deixar a nota que as claques dos grandes clubes se uniram oficialmente aos protestantes e servem neste momento de protectores contra a policia.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Bem então é ainda mais grave do que o que estava a pensar, pqp :o

Boa vontade é tudo o que não há ali neste momento.

estás a acompanhar onde, btw?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem então é ainda mais grave do que o que estava a pensar, pqp :o

Boa vontade é tudo o que não há ali neste momento.

estás a acompanhar onde, btw?

Pela net. De vez em quando procuro noticias no Google

Compartilhar este post

Link para o post

Sim a Yulia é uma GILF e a filha também é positiva mas não é preciso repetir 3 vezes

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Não. O Yanukovych foi eleito pelo Partido das Regiões que é centrista e pró-russo.

Não é uma questão de ideologia, é de interesses e dos parceiros que os os lados preferem.

O Yanukovych é pró-Russia enquanto a sua adversária nas ultimas eleições, Yulia Tymoshenko (entretanto presa por abuso de poder e apropriação de dinheiros, condenação que a UE vê como uma desculpa politica para a afastar) é pró-Ocidente e UE.

Ela foi presa e bem, só faltou muitos outros seguirem o mesmo caminho.

A bocado, cerca de mil militares iam de comboio para kiev. As pessoas, desta vez de uma forma pacifica o que não acontece em kiev, pararam o comboio e não o deixaram passar. Ali eram mesmo pessoas comuns e não extremistas que só estão a aproveitar-se da situação para ganharem poder, principalmente no Ocidente. O exercito acabou por voltar para trás.

Essas demissões em Ivano-Frankivsk, Ternopil e Poltava aconteceram porque os radicais nacionalistas tomaram posse da câmara a força. Alguém disse atrás que isto não se trata de extrema direita mas é isso mesmo que está a passar-se lá.

Compartilhar este post

Link para o post

É óbvio que infelizmente a extrema direita tomou o comando das operações e chateia-me ver a UE a não aprender com os erros e a dar força a esta gente quando devia era ter o papel de conseguir por os cidadãos descontentes a conversar com o governo e apoiar novas eleições democráticas e livres.

25 anos depois da queda do Muro, continuam sem perceber que só estão a se apunhalar nas costas ao escolher o lado desta gente só para ir contra o outro lado.

É que depois acabamos com regimes como o húngaro e a abrir portas ao regresso do facismo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eles sempre tiveram no comando. Conseguiram que as pessoas que querem o acordo com a UE juntam-se a eles sem saber as consequências que isso pode trazer.

Depois vê-se os lideres a dizer que aquilo é uma manifestação pacifica e que não querem que haja morte. No momento a seguir estão a mandar os que estão perto das barricadas atacar a policia. E ainda conseguem ter a lata de dizer que o único culpado é o presidente. São ambos os lados.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...