Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

E se eu fosse de centro direita, para onde iria? PNR? A verdade é que uma pessoa pode achar que tem capacidade para mais do que fazer oposição e poder ter um impacto positivo na sociedade, e não pode ser empurrada para os extremos porque o centro, que é o lugar de excelência para se chegar ao poder em qualquer democracia que se preze, está ocupada por tachistas e comedores!

O centro não está reservado ao PS, PSD e CDS. De qualquer forma, qualquer tentativa de limpar esses partidos do jogo de favores era bem-vinda. Ao que parece o Rui Rio e o Marcelo tentaram...

Compartilhar este post

Link para o post

O BE sempre foi um partido de protesto. O que significa que muito dificilmente farão parte de uma coligação, 1 ou 2% é uma boa probabilidade para esse cenário.

O PP também era até entrar no governo do Durão. Não me parece assim tão improvável, até porque têm que mudar o perfil e cimentar um pouco o eleitorado >30 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão do BE é que practicamente só elege na grande Lisboa e Porto, daí que nestas eleições dificilmente terá muitos deputados uma vez que fora dessas zonas o "voto util" irá tornar dificil a eleição de qualquer deputado.

Compartilhar este post

Link para o post

O círculo eleitoral de Castelo Branco elege 4 deputados, provavelmente serão 2x2 PaF x PS. Tenho medo que ao não votar PS seja um voto perdido... Este sistema eleitoral perpetua os maiores partidos no poder.

Compartilhar este post

Link para o post

O círculo eleitoral de Castelo Branco elege 4 deputados, provavelmente serão 2x2 PaF x PS. Tenho medo que ao não votar PS seja um voto perdido... Este sistema eleitoral perpetua os maiores partidos no poder.

E de uma forma estúpida.

Eu pela primeira vez em anos estou a pensar em não votar nulo

Compartilhar este post

Link para o post

A questão do BE é que practicamente só elege na grande Lisboa e Porto, daí que nestas eleições dificilmente terá muitos deputados uma vez que fora dessas zonas o "voto util" irá tornar dificil a eleição de qualquer deputado.

Pois, mas agora imagina a hipótese (cada vez mais improvável) de a coligação ganhar por 2 ou 3 deputados, e o BE declarar estar disponível para ir para o governo. o problema para mim é outro, é que ao BE e PCP já cheira a uma grande derrota do PS (5 a 10%), e têm andado a conter-se para não atacar o moribundo. Podem estar a queimar pontes no caso de haver uma surpresa, que é sempre possível.

Compartilhar este post

Link para o post

A m*rda do voto útil está a moer-me o juízo.

:mrgreen:

é uma questão de ter a certeza do que tu consideras útil.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui em Braga p ex basta uns 5% para eleger 1, nas últimas ficaram a 1200 votos (num total de 448.000) de o conseguir. Como Braga poderá haver outros círculos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até entendo a vossa forma de pensar mas não penso assim. Faço parte do círculo eleitoral do Porto, um dos mais capazes de eleger pessoas de pequenos partidos, mas o meu voto vai sempre para aquele com melhor rácio competência/ideologia, tenha ele muitas ou poucas chances. Quando nenhum me satisfaz, é voto em branco.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou um pouco como o Peplin. Está fora de questão um voto no PàF (até louvo algumas medidas, mas outras, sobretudo as questões do desemprego e da saúde deixam-me de cabelos em pé), por outro lado tenho aversão ao Costa embora saiba que o rodeiam pessoas algo competentes (falo mesmo por conhecimento de causa) e talvez formasse um governo competente, mesmo sendo mau PM. Estou expectante no que isto vai dar, partindo do principio que uma coligação à esquerda está fora de questão.

Compartilhar este post

Link para o post

Também acredito que sim. Ouvi há uns dias um comentador na SIC Notícias a dizer que o mais importante nas sondagens é verificar as tendências e não os números em si, se formos por aí o BE tem disparado e o PS, em vez de se aproximar da coligação, vai-se afastando.

Sinceramente acho que não. Acho que quando chegar às urnas, o pessoal vai acabar por votar no PS. Seja por "fanatismo", seja pelo pensamento de voto útil.

Compartilhar este post

Link para o post

omg

Jeez...

Acho o voto útil uma m*rda para ser sincero..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sinto-me mal comigo mesmo porque me sinto obrigado a recorrer ao "voto útil", o que me faz sentir inútil e obrigado a votar no mal menor porque sei que o que eu quero tem à partida hipóteses demasiado remotas para ser representado. Se estivesse num círculo eleitoral maior não tinha grandes dúvidas relativamente ao meu voto.

Não há outros sistemas políticos mais justos neste aspecto?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sinto-me mal comigo mesmo porque me sinto obrigado a recorrer ao "voto útil", o que me faz sentir inútil e obrigado a votar no mal menor porque sei que o que eu quero tem à partida hipóteses demasiado remotas para ser representado. Se estivesse num círculo eleitoral maior não tinha grandes dúvidas relativamente ao meu voto.

Não há outros sistemas políticos mais justos neste aspecto?

Existe o sistema de voto direto na pessoa como no Reino Unido e States. Eu acho que o nosso sistema está bem, só acho que podiam existir um prémio ao vencedor calculado conforme a vantagem sobre o vencido, para que não exista o risco de o partido mais votado não ser aquele que tem mais mandatos.

Compartilhar este post

Link para o post

A m*rda do voto útil está a moer-me o juízo.

Verdade. Votem em quem querer ver ganhar, simples. Depois não se queixem que os resultados não foram os que queriam.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou um pouco como o Peplin. Está fora de questão um voto no PàF (até louvo algumas medidas, mas outras, sobretudo as questões do desemprego e da saúde deixam-me de cabelos em pé), por outro lado tenho aversão ao Costa embora saiba que o rodeiam pessoas algo competentes (falo mesmo por conhecimento de causa) e talvez formasse um governo competente, mesmo sendo mau PM. Estou expectante no que isto vai dar, partindo do principio que uma coligação à esquerda está fora de questão.

Mas a minha questão em relação ao voto útil é CDU ou BE, entenda-se. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O que é que é um voto útil no âmbito de uma decisão entre esses dois partidos? :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu li os programas principais, alguns com mais atenção e outros com menos (à exceção do da coligação que evidentemente nem sequer abri) e voltei a rever alguns apontamentos agora que estamos mais perto das eleições, visto que continuo indeciso.

Para o pessoal de esquerda, por exemplo que aqui diz que vai votar BE, qual é o argumento para votar Bloco em vez de Livre? É que os programas têm bastantes semelhanças mas o do Livre parece mais concreto e ligeiramente menos demagogo. Eu estou a pensar votar Bloco porque aqui em Braga eles não elegeram um deputado nas últimas (com o meu voto) por muito, muito pouco e acho que nestas eleições vão conseguir fazê-lo, o que já aumenta a representatividade de um partido de esquerda "semi-coligável" (ou pelo menos com possibilidade de estabelecimento de acordos de incidência parlamentar) na AR.

Basicamente, estou a pensar fazer o dito "voto útil", a uma escala menor, por saber que o Livre não vai eleger ninguém - muito menos cá em Braga terá essa hipótese - mas não é algo com que me sinta muito confortável ainda.

Exactamente a minha situação :lol: Apesar de sempre ter sido (ainda que não directamente) BE, acompanhei de muito perto e com entusiasmo o nascimento do Livre e depois a "coligação" com o movimento Tempo de Avançar. Ainda assim, fiquei muito satisfeito pelo "renascimento" do BE (no qual já não acreditava, já agora). É de facto um voto-útil em "pequena escala".

Compartilhar este post

Link para o post

agora é que baralhaste tudo :funny:

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui na minha zona (distrito de Setúbal) não tenho dúvidas: quando a cabeça de lista da PàF é a Maria Luís Albuquerque qualquer voto que não seja PSD-CDS/PP é sempre útil.

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

Eu no fundo percebo o sistema atual, e supostamente está feito de modo a que haja meritocracia, i.e. se p.e. o Bloco tem um excelente deputado em Santarém, onde as pessoas de Santarém reconhecem tal facto, tem mais chances de ir parar à Assembleia do que as que tinha se a % de votos em todo o país determinasse quantos deputados iriam para o parlamento. Só que as pessoas normalmente não votam para eleger deputados, votam ou a favor do primeiro-ministro ou contra ele.

Compartilhar este post

Link para o post

O que é que é um voto útil no âmbito de uma decisão entre esses dois partidos? :grin:

É um voto para que se consiga reforçar o poder de um deles no Parlamento, não vou enterrar o meu voto no PS. Em Setúbal, o BE pode conseguir eleger 2 deputados se atingir 11/12 % e a CDU 5 deputados se chegar aos 25 %.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...